segunda-feira, março 31, 2003

Os 30 anos de "O Pulo do Gato"

Nesta quarta feira, às 6h, a Rádio Bandeirantes vai comemorar os 30 anos do programa O Pulo do Gato, líder de audiência no horário e um dos mais antigos do rádio brasileiro. Confira nas frequências de 840 KHz em AM, ou 90,9 MHz, em FM, no dial paulistano. Ou clique aqui.
Acabou a confusão!

Atendendo aos pedidos e algumas reclamações que recebemos, este blog continuará exercendo somente sua função inicial: falar de rádio!!!!
Para as dicas de festas, notas culturais e críticas diversas, você pode acessar nosso mais novo "filhote", que está em http://www.agendabase.blogger.com.br. De vez em quando pode aparecer por aqui alguma dica do tipo, mas sempre relacionada ao rádio, como festas de aniversários de programas, emissoras de rádio, etc.
Eu, particularmente, continuarei dando prioridade à Rádio Base, mas darei minhas tecladas por lá também.
O espaço está aberto para você mandar sua dica de festas também, beleza?

domingo, março 30, 2003

Kiss FM

Há tempos já vimos comentando aqui no blog o sucesso da rádio Kiss FM, uma rádio que tocando músicas de 15, 20 anos atrás consegue ser mais criativa que as rádios que tocam os lançamentos de hoje! É um verdadeiro oásis no meio do deserto.
No contra-ataque, a 89 FM aumentou o número de músicas de bandas roqueiras, como Queen, Deep Purble, Black Sabbath, entre outras. Apesar de continuarem tocando Bon Jovi, estão dando conta do recado e acordaram à tempo para a "invasão Kiss FM".
Sobre o rock nacional na programação normal da Kiss, nem preciso escrever mais nada, não é? TOCA MUTANTES AÍ, PÔ!
Tributo às Rádios do Rio de Janeiro

Não deixe de conferir as novidades do TRIBUTO AO RÁDIO DO RIO DE JANEIRO:

- VOZ DO BRASIL pode ser flexível.
Se quiser enviar comentários, agradeço antecipadamente.
Até a próxima.
Atenciosamente
Marcelo Delfino
Editor
TRIBUTO AO RÁDIO DO RIO DE JANEIRO
http://www.radiorj.cjb.net
http://geocities.yahoo.com.br/radiorj2002
Radio Flyer
======================================
Onda Kiss pega em cheio a concorrência

A coisa mais importante que aconteceu nos últimos tempos na trajetória das emissoras de segmento jovem de São Paulo não foi a "liderança" da Mix na audiência - aliás, creio que o amigo leitor está pouco se lixando pra isso - mas o rebu que a Kiss FM provocou neste meio com sua entrada no ar. porva disso é que a Brasil 2000 - ainda no tempo de Lélio Teixeira - criou um programa só com clássicos do rock.

A 89 não ficou muito atrás. Antes de perder ouvintes aos montes, resolveu colocar mais Classic Rock em sua programação, em detrimento dessas bandas pops modernosas e sem graças que abundam pelo dial afora. A própria Kiss se autoinfluenciou e colocou mais clássicos dos anos 80, para a alegria da colunista de rádio Magaly Prado, que não suporta Rock Progressivo.

Agora que o programa da Kiss Made In brazil vai de vento em polpa, eles poderiam aproveitar e tocar rock nacional na programação normal. Não sei que porra de medo é esse que eles tem de fazer isso. Se eles dormirem no ponto, a 89 é bem capaz de dar uma bela "rasteira" neles, pois a "Rádio Rock" não está muito longe de virar uma "Classic Rock" na verdadeira acepção da palavra. Tá dado o recado.
Achamos a Fabiana Ferraz do Clube das Mulheres e vice-versa

Caros amigos da Rádio Base,

Fico muito feliz de encontrar comentários sobre o " Clube das Mulheres" em sites especializados como a Rádio Base. Eu sou a Fabiana Ferraz, que fazia dupla com a Marcela, na Brasil 2000. Agora estamos juntas na internet, na All TV www.alltv.com.br e apresentamos o programa "Mulher de Lua", todas às quartas às 22h. Morro de saudades da época do Clube e com freqûencia encontro pessoas que o adoravam e sentem saudades daquela bagunça que fazíamos todas as manhãs no rádio de SP.

Agora estou na Transamérica fazendo o "Tim Tim por Tim Tim", com o Paulo Bonfá, todas as manhãs. Curto muito também, mas o Clube era o Clube. Quem sabe surpresas não vão rolar?

Obrigada
Beijos
Fabiana Ferraz
fabiferraz@uol.com.br


=================================================

É Fabiana, o Clube das Mulheres já passou para a história do rádio de São Paulo e do Brasil. Para bons profissionais como você, isso conta mais no currículo do que ser o primeiro no "Ibope", não é mesmo? Boa sorte em seu novo programa da All TV.
E em tempos de guerra!!!!


O cantor e compositor baiano Tom Zé fez duas canções alusivas à invasão do Iraque. "Companheiro Bush" você pode ouvir pelo link abaixo e "Urgente Pela Paz", cuja letra segue anexa.

URGENTE PELA PAZ
TOM ZÉ

PELA PAZ É URGENTE, É URJÁ
PELA PAZ É URGENTE, É URJÁ
POVO PERIGO PADECE
POVOA A PRAÇA DEPRESSA
DE PANDEIROS E PRECES,
URGENTE PELA PAZ.

DE PÉ, O PAÍS REPUDIA
VADIA GUERRA QUE ADIA
O DIA AZUL QUE SERIA.
URGENTE PELA PAZ.

PELA PAZ É URGENTE, É URJÁ
PELA PAZ É URGENTE, É URJÁ
NESSE FORRÓ BATO O PÉ
SOFISTICADO OU AXÉ
E NESSE TACO BOTO FÉ.
URGENTE PELA PAZ.

REPETIÇÃO, PETIÇÃO,
NOS QUATRO CANTOS, JAPÃO,
DAQUI ATÉ O SUDÃO,
URGENTE PELA PAZ.

OS PODEROSOS QUEREM GUERREAR
MAS PRA LÁ DO PAQUISTÃO SE CANTARÁ,
E BEM ALÉM DAS ÁGUAS DO JORDÃO,
PELA PAZ É URGENTE, É URJÁ,
PELA PAZ É URGENTE, É URJÁ.


=====================================

Esse letra me lembra um certo cantor da Boa Terra que era figura querida de um certo programa de rock que está pra voltar......(!)

sábado, março 29, 2003

Vamos discutir essa relação blog/leitor? O telefone aqui da Redação é (11) 9701-0398
Rádio Base - Pela Paz em Todo o Mundo

Concordo literalmente com o Sebastião da Silva, não deve-se desvirtuar o propósito do blog, que é o RÁDIO.
Zózimo, Teresina - PI
Crise no Sistema Globo de Rádio

Aqui no Rio, estão pipocando notas em jornais segundo o qual o sistema globo de rádio está em crise, vai ocorrer grande reformulação na programação, cabeças vão rolar, enfim... Alguém sabe ou tem alguma informação sobre o assunto?

Abraços
Sebastião Santos
Vale do Ipê - RJ


==============================================

Olha, Sebastião, não é segredo para ninguém que as organizações Globo não vão bem das pernas, por conta das dívidas contraídas pela Globocabo, a ponto do grupo decretar uma "moratória" por 3 meses. E não é de se estranhar que as emissoras de rádio da Globo não estejam bem, por motivos que a gente está careca de saber.

De concreto mesmo, só sabemos que a única empresa que apresenta uma boa solidez é a Rede Globo de Televisão, como pode se constatar nas leituras de publicações como a Forbes Brasil e a Carta Capital, ok?
Bate papo no MM Online, é neste sábado, sempre às 21h, para a gente falar sobre rádio, é claro.
Voz do Brasil pode ser flexível
Marcos Linhares, de Brasília

O radialista, hoje senador do PTB/RS, Sérgio Zambiasi apresentou, na sexta-feira, dia 7, projeto de lei propondo a flexibilização na transmissão do programa "A Voz do Brasil". De acordo com a Lei nº 4.117, de 27/08/62, as emissoras de radiodifusão são obrigadas a procederem com a divulgação do programa às 19h, impreterivelmente. ³Esse projeto representa a democratização da informação radiofônica. Por um lado, garante o fim do autoritarismo e do tolhimento da liberdade de expressão das rádios, e, por outro, atende a divulgação das informações oficiais em horário mais conveniente", argumenta o parlamentar.

Segundo a assessora de imprensa do senador, Bruna de Castro, já na terça-feira, dia 26, Zambiasi conseguiu ter ³um dia de vitórias para o projeto, pois teve uma audiência com o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, para apresentá-lo. O ministro, que também é jornalista e conhece a problemática da 'Voz', foi bem receptivo e falou que encaminhará o projeto dando completo apoio. No momento, não estamos encontrando resistências no Congresso Nacional², afirma Bruna.


Faixa mais ampla
Ainda segundo Bruna, pela proposta do senador, as rádios poderão ter uma faixa mais ampla de horário, podendo transmitir o programa entre as 18h e 23h. Por ser profissional da área radiofônica, Zambiasi sabe das dificuldades da interrupção da transmissão às 19h e defende que, entretanto, fatos de interesse jornalístico, como calamidades públicas, eventos religiosos ou esportivos ou pronunciamentos do presidente da República devem ser considerados na hora de decidir sobre o adiamento da transmissão do programa.

Em recente episódio, durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em janeiro, o presidente Lula começou a discursar por volta das 18h50. Em menos de dez minutos de cobertura, todas as emissoras de rádio foram obrigadas a interromper a transmissão para a Voz do Brasil entrar no ar. Em casos mais corriqueiros, o senador cita as grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde qualquer retenção no trânsito ou enchentes pode causar inúmeros prejuízos à população. Zambiasi afirma que o ouvinte deve ter garantido o direito à informação em tempo real. E no trânsito, somente o rádio tem esse alcance. Frustrar a divulgação de informações como estas, para o parlamentar, é uma atitude autoritária e inconstitucional. Por outro lado, ele argumenta que a veiculação da Voz é de fundamental importância para garantir às populações mais distantes a divulgação das atividades oficiais do Parlamento, do Judiciário e do Governo.

Zambiasi finaliza afirmando que é "defensor da Voz, mas saliento que sua transmissão em outro horário não acarretaria qualquer prejuízo para os ouvintes ou para os órgãos responsáveis pela sua produção", lembrando que o programa tem uma audiência de cerca de 40 milhões de ouvintes e não deve ser ignorado.

Em estudo
A assessora de Zambiasi adicionou que ³atualmente, mais de 400 rádios em todo o país têm provimento judicial para não cumprir a obrigatoriedade da transmissão do programa. O Secretário de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, informou que a manutenção da Voz tem sido alvo de muito debate e que a situação será estudada no âmbito do Congresso e do Governo Federal², acredita
.
Love's Theme

Olá Marcos Ribeiro e Amigos da Rádio Base :)

Sobre a música "Love´s Theme", Love Unlimited Orchestra , banda do Barry White, ela é de 1973/74, fez parte da trilha sonora da novela "Os Ossos do Barão!" Veinha pacas a música, mas eu gosto muito também :)

Um abraço
Rodolfo Milet
Brasília-DF


============================================

Olha, Rodolfo, essa eu nem sabia. Mas já que você puxou o assunto telenovela, é bom lembrar que várias delas possuíam ótimas trilhas sonoras, não é mesmo? Engana-se que Telenovela é coisa de mulher sonhadora. Grandes autores e dramaturgos brasileiros deram a sua contribuição ao gênero. E as trilhas musicais renderam alguns bons sucessos no rádio e vice versa. Até hoje várias canções são indetificadas por muita gente por ter entrado nesse ou naquele folhetim. S e alguém se interessar em saer mais sore trilhas de telenovelas é só ir até http://www.telenovela.hpg.ig.com.br.
... calma Sebastião!

Em primeiro lugar, muito obrigado pela audiência ao site!
Acho que você não entendeu nossa proposta, Sebastião! O rádio não perdeu espaço algum nesse site. Nosso assunto principal e prioritário ainda é o rádio, com discussões, críticas, elogios e tudo mais. Simplesmente, estamos adicionando mais informações ao blog, como dicas de eventos, festas e shows (undergrounds ou não). E vem mais coisa por aí...
Quanto à sua reclamação sobre a perda de tempo de ver dicas de festas de S. Paulo, sendo que você mora no Rio de Janeiro, infelizmente concordo com você. Por isso é que, da mesma forma que abrimos espaço para as pessoas de qualquer região do país discutirem sobre rádio, vamos abrir espaço também para a divulgação de festas e, em breve, você verá nessa página dicas de eventos de todas as regiões do país.
Espero também que outros leitores, como você, se manifestem sobre essas mudanças e nos digam suas opiniões e sugestões.
O Mundo é Bão, Sebastião, calma......

Espero que esta mensagem vá ser publicada, pois de vez em quando minhas mensagens não são ou sofrem algum tipo de alteração.
Escrevo isto, porque mandei mensagens esta semana e nenhuma foi publicada, e isto não é a primeira vez.

Outra coisa é o blog abrir espaço para a divulgação de festas, brincadeira!!!!!!!!!!!!! O rádio dá maneira como ele discutido aqui já tem tão pouco espaço, e agora mais uma vez perde seu espaço.

Espero sinceramente que outros leitores deste blog protestem contra esta idéia infeliz. Uma sugestão: por que, a pessoa que teve idéia não cria um blog só para a divulgação das festas e deixa um link. Assim, outros leitores deste como eu não perderam seu tempo, descobrindo festas interassantíssimas em São Paulo, uma vez que nesta cidade não moram.

Péssimo, péssimo, péssimo esta idéia. Sinceramente espero que não vá para frente, mantenham o espaço do rádio, para o rádio e só.

Abraços
Sebastião da Silva (?)
Vale do Ipê - RJ

sexta-feira, março 28, 2003

"Mesmo que vc ache que não escreva bem,( o Marcão dá um jeito)"

Daniela, o Marcão mandou falar que não tem cara de corretor ortográfico e nem é parecido com o Pasquale... heheheh
Mudanças no blog

Você já deve ter percebido.
Agora aqui nesse bem frequentado blog você poderá ler algumas dicas de festas e shows, alternativas ou não, para dar aquela saidinha básica. Será aqui na página principal mesmo, no "corpo" do nosso diário.
Você que tiver uma dica de festa ou show interessante, mande por e-mail para nós que teremos o maior prazer em divulgá-la.
E mais coisas vão pintar por aí... aguardem.

quinta-feira, março 27, 2003

"PELA PAZ, PELA PAZ, PELA PAZ EM TODO O MUNDO" (CÓLERA, 1986)
Homenagem a Renato Russo na 89 FM

89 LIVE CONCERT - LEGIÃO URBANA
Nesse domingo, dia 30 de março, em homenagem a Renato Russo (que nasceu no dia 27 de março de 1960 e estaria completando 43 anos) a Rádio Rock vai exibir o "89 Live Concert - Legião Urbana". Das 18h00 às 19h00, vão rolar só músicas da Legião, a banda mais cultuada do rock nacional, em versões ao vivo e exclusivas da Rádio Rock.

A 89 vai mostrar, entre outros sons, "Sete Cidades" e "Geração Coca-Cola", gravadas com exclusividade nos estúdios da Rádio Rock do Rio de Janeiro.
Flyer da Rádio Revista Capital

O programa "REVISTA CAPITAL" deste sábado, dia 29, está bom de ouvir. Veja os destaques abaixo e confira na Rádio Capital AM (1040 kHz) ou pela internet clicando no ícone AO VIVO do site: www.radiocapital.am.br

SAÚDE – Clístenes Odir Silva, médico pneumologista e professor da disciplina de pneumologia da Unifesp – SP fala sobre a misteriosa pneumonia que assola países asiáticos e como saber se uma simples gripe pode virar doença séria
LAZER – Daniela Thomas, cenógrafa da exposição "Guerreiros de Xi´an e os Tesouros da Cidade Proibida ", explica como foi compor o ambiente para uma mostra que reverencia uma arte milenar.
MODA – Fabiana Dib, do Depósito de Meias São Jorge, põe o ouvinte em sintonia com a moda das meias ultracoloridas para a meia estação e as formas de usá-la
CULINÁRIA - Marcos Sodré, do restaurante Sawasdee, passa a deliciosa receita de um frango tailandês. E fala também um pouco sobre os temperos dessa cozinha milenar
BASTIDORES -- Os comentários de Fabíola Reipert estão cada vez mais apimentados. Sem papas na língua, Fabi abre o jogo sobre os famosos de plantão que adoram aparecer na mídia
Rádio: uma relação de amor-ódio

Muitos me perguntam, como é essa minha relação de amor-ódio com a rádio Eldorado. Ora critico, ora elogio. É simples: em primeiro lugar devo dizer que a Eldorado me satisfaz em mais de 50% das minhas necessidades radiofônicas diárias - principalmente depois da saída daquele um que foi para a Bandeirantes.

Mas...como todas, ela também acabou com o que tinha de melhor: os programas. E é aí que entra o outro lado da relação amoródio. Quem é ouvinte como nós do blog , sabe o quanto dói quando tiram do ar um programa que a gente curte.

Parece que arrancam um pedaço do nosso ouvido. Nossa vida muda. Fica um vazio naquele horário. É que não tem jeito. Ouvinte é sem vergonha. Ouve uma rádio, xinga, escreve, reclama, muda de estação, e xinga e escreve e reclama, mas.... não desliga. Parece um carma, uma mania.Vocês já repararam que absolutamente todo mundo escuta rádio? Nem que seja só por 10 minutos por dia, mas escuta. O seu patrão escuta, a sua amiga escuta, a vizinha escuta, a faxineira, o evangélico, o feirante, o porteiro, todo mundo enfim escuta rádio. E todo mundo reclama. Mas continua escutando. Diariamente. Por anos e anos.

Por que será? Que necessidade será essa que temos de, não digo ouvir, porque não é todo mundo que ouve, mas de escutar rádio?
É gente. Já que não tem jeito mesmo, que somos ouvintes compulsivos assumidos, vamos fazer e acontecer prá que o rádio melhore a cada dia. Talvez uma parcela de culpa da inércia que tomou conta das rádios, também seja nossa. Reclamar pro vento e não fazer nada, não resolve nicas.

Vamos dar trabalho pro Marcão do blog. Vamos encher a caixa postal dele de e-mails, contando tudo o que tem de bom e de ruim no rádio brasileiro. Sem censura. Mesmo que vc ache que não escreva bem,( o Marcão dá um jeito), que não tenha muita familiaridade com computador, independente de idade, sexo, cor ou posição social, escreva para o blog, participe, visite o chat aos sábados e dê o seu recado.

Vamos abrir um pouco essa mentalidade engessada que tomou conta dos "cabeças" das rádios. Quem sabe assim, tenhamos a volta de programas. Não precisa nem ser os mesmos programas, basta que sejam tão bons ou melhores que os antigos.

Ih! O Marcos vai me xingar depois dessa!

Beijo a todos
Daniela Brusco

==================================================

Ontem mesmo estava discutindo com um leitor nosso de campinas que disse que adora o estilo de locução dessas emissoras tipo as Mix da vida. Pode? Se aquilo que os caras de certas rádios jovens fazem é locução, vou sugerir à Cultura FM que contrate o Louro José ou o Gaguinho do Pernalonga, ou o Scooby Doo ou mesmo o Mel Blank como locutores oficiais da emissora. Mas tudo bem, isso não tem nada a ver com o assunto acima. Ou tem?

Eu sei que nessas minhas andadas por aí afora de ônibus, eu tenho sintonizado a Kiss FM 102, 1 MHz. E a programação melhorou muito nos últimos meses. Repetição, nem fodendo!!!!! A rádio toca tudo que é Classic Rock. Se começar a tocar clássicos do rock nacional dos anos 80, como a imensa maioria de ouvintes reinvindica há tempos, vai ficar perfeita. Vai parecer a Fluminense FM dos anos 80. E já pensou se o Garagem, o Maia e o Kid vinil se mandam pra lá? Aí ela fica insuperável. Mas como dizia a pessoa do Fernando, navegar é preciso, viver não é preciso.....
Se preparem para ouvir muita Legião Urbana no rádio hoje...
Pelo menos hoje há um motivo, não é???
Mande um canhão para a guerra

O programa Pânico, da Jovem Pan, continua com sua campanha "Mande um canhão para a guerra". Até agora, os integrantes já mandaram para a região do conflito canhões como Pepê e Nenêm, Elba Ramalho e Marlene Mattos. Dê sua sugestão pelo e-mail panico@jovempanfm.com.br.
Mudanças no blog

É isso mesmo, leitor!
Nosso foco principal continuará sendo o nosso querido e amado rádio, mas coisas novas virão por aí.
Em breve, daremos as "instruções" da Rádio Base... por enquanto, vamos mudando aos poucos, para não assustar.
Rádio Base em upgrade!!!!!! Opa!!!!!!!!

Nos próximos dias, o amigo leitor vai perceber algumas diferenças em nosso tão estimado blog. Não se preocupe, vamos continuar falando de rádio e ele não vai deixar de ser prioridade. Vamos, digamos, agregar valor à marca, como se diz no economês, para ampliar nosso foco de visão. Claro que a participação do leitor vai aumentar e o conflito de opiniões vai continuar existindo - assim espero.

Boa leitura, continue com a gente e contamos com sua colaboração..
'Barão' Fittipaldi no GP Brasil da Jovem Pan
Do MMonline

A transmissão do GP Brasil de Fórmula 1 na rádio Jovem Pan, a partir do dia 4 de abril, terá a participação especial do patriarca da família Fittipaldi, Wilson "Barão" Fittipaldi. Pai de Emerson e Wilsinho Fittipaldi, "Barão", de 82 anos, receberá homenagem por fazer parte da história do esporte, além de ter participado durante anos da transmissão de etapas da Fórmula 1 no passado. A narração será de Téo José.
Agradecimento

Quero agradecer à minha amiga Ana Amélia, que foi quem fez o flyer da festa do Kizumba Net. Se você não o viu ainda, clique aqui!
E quem quiser fazer algum tipo de divulgação por meio de flyer e estiver sem idéias, a Ana te dá uma "ajudinha gráfica", é só mandar um e-mail para mim, que eu encaminho para ela, clicando aqui!
Aqui, o barulho é outro!!!

Muito legal saber da festa do Garagem, já estava sentindo falta mesmo!
Então é o seguinte: dia 6 de abril você pode comemorar o aniversário de 2 anos do Kizumba Net, lá na Tribe House, em Pinheiros!
Já no dia 11 de abril, no Pacaembú, você poderá comemorar o aniversário da Espetacular Larissa e do Álvaro Pereira Júnior (e torcer para uma breve volta do programa ao ar!).
Então leitor, festa é o que não falta... é só comparecer.

quarta-feira, março 26, 2003

Rádio vira arma na guerra do Iraque

Laura Mattos
Da Folha Online

Um dos primeiros prédios destruídos pelas bombas dos EUA no Iraque foi a sede da principal estação de rádio de Bagdá, controlada pelo governo. Depois, aviões das forças anglo-americanas passaram a sobrevoar o país com transmissores potentes que emitem programação em ondas curtas, AM e FM. No ar, música árabe e mensagens para que o povo deixe de apoiar Saddam.

Nesse confronto, o rádio poderá ter um papel estratégico ainda mais importante que o da televisão, já que a maior parte da população iraquiana, pobre, tem pouco acesso aos caros_e raros_ aparelhos de TV do país.
Além disso, viabilizar uma transmissão de rádio "pirata" é bem mais simples para os Estados Unidos do que invadir as frequências da televisão de Saddam.

Os transmissores das aeronaves das forças de coalização tem potência tão alta que chegam a "cobrir" as estações locais do Iraque. Assim, além de falar diretamente à população do país, os EUA ainda dificultam a comunicação entre Saddam e seus súditos.

A "programação" despejada no dial da região chega a durar cinco horas por dia e já foi batizada de Rádio Iraque Livre.

A transmissão faz parte da guerra psicológica. À tentativa de cooptação dos civis, soma-se o objetivo de abalar os militares inimigos. "Esse método, parte do plano de operações psicológicas, é geralmente muito eficiente. Uma estação de rádio pode ter uma cobertura enorme e é montada com facilidade durante o confronto", diz Luiz Roberto Peret Antunes, 51, coronel do Exército brasileiro, que permaneceu como oficial de ligação do Brasil no Exército dos EUA, no Kansas, em 2000 e 2001.

Segundo ele, para essas ações, normalmente são usados civis especialistas em mídia, como, por exemplo, locutores e jornalistas.

No Iraque, todas as rádios (além de TVs e jornais) estão a serviço de Saddam. E ele deu ao primogênito a função de controlar os órgãos de comunicação. Foi pelo dial que Uday Hussein disse, pouco antes das primeiras explosões em Bagdá: "Este é o nosso dia. Vamos começar a lutar. Vamos todos morrer como mártires fiéis. Seremos vitoriosos".

Não é só na televisão que Portugal vai bem na cobertura da ofensiva. Além da TV estatal RTP, que furou a CNN nos primeiros ataques à capital iraquiana, a RDP (Rádio Portugal) também está investindo pesado nas notícias da guerra. A estação, que conta com correspondente no Kuait, pode ser sintonizada no Brasil em ondas curtas, de segunda a sexta, das 10h às 12h, em 21.655 e 21.725 kHz.
Arrebenta, moçada!!!!!!!!!!!! Vem aí mais uma festa do Garagem

Olá, caros amigos e amigas da Rádio Base!

O Garagem ainda não está de volta ao rádio. Ainda estamos tentando, negociando, insistindo... Não vamos desistir! Mas enquanto o programa não vai pro ar, decidimos atender os pedidos e voltar com as nossas famosas festas, as melhores de rock de SP!

Para comemorar esse retorno teremos uma DJ convidada especialíssima: Marina Person, da MTV Brasil. Também vai ter comemoração dos aniversários da nossa Espetacular Larissa e do Álvaro Pereira Júnior. E a festa vai ser no Salão Nobre do Pacaembu, um lugar super legal. Imperdível!!!

Chame os amigos. Esperamos você lá!
Paulão e Barcinski

A VOLTA DA FESTA DO GARAGEM
11 de abril - sexta-feira - 23h
Salão Nobre do Estádio do Pacaembu
Rua Desembargador Paulo Passalaqua, Portão 14 do estádio
Discotecagem: Paulão, Barcinski e Marina Person (MTV Brasil)
R$ 5,00 (entrada) + R$ 10,00 (consumação)

Apoio: MILLER, RED BULL, LONDON CALLING CDs e CIRCUITO


===================================

Algo me diz que o Garagem não vai demorar a voltar. Será? Tomara, né?
Sindicato participa de evento sobre democratização do rádio

O Sindicato dos Jornalistas é uma das entidades apoiadoras do workshop Genebra 2003 e a democratização do rádio no Brasil. O evento tem o objetivo de debater as propopstas e definir nomes e a forma de participação da sociedade civil brasileira na Conferência Mundial sobre a Sociedade de Informação, que acontecerá em Genebra, de 10 a 12 de dezembro deste ano.

O evento ocorrerá no auditório Freitas Nobre da ECA-USP, avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária, no dia 31 de março, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no endereço www.obore.com .
Calma, seo Vitor!

A vaca foi pro brejo? Seu time perdeu em casa? Tome Maracuji... ops, olha o "merchan"!

terça-feira, março 25, 2003

Carteirada e nervosismo na final no Morumbi

Marcos e amigos da Rádio Base, o que o senhor Nelson, de Iguapé, relata é verdade, a pessoa citada no e-mail com a camisa da Rádio Record sou eu. O Vitor Birner realmente estava meio nervoso, provavelmente pela derrota do São Paulo, e foi um pouco destemperado com o funcionário do São Paulo Futebol Clube que nem sabia de nada.

Talvez o Vitor Birner nunca tenha trabalhado numa final porque já é de
costume a Polícia Militar fechar o portão para que os torcedores não cheguem facilmente aos vestiários. Eu por exemplo esperei um pouco e depois dei a volta pela parte de fora do estádio.

Um grande abraço
Marcelo Santos
marcelodsantos@ig.com.br
São Paulo - SP


===========================

Olha, Marcelo, partindo do fato que vocês dois presenciaram o acontecido, eu diria que seu Vitor Birner, tem de segurar o seu nervosismo quando estiver trabalhando. Está certo que ninguém é de ferro, ainda mais quando se trata de Futebol, mas a gente tem de ver que o coitado do funcionário do estádio não tem culpa se o time do jornalista perdeu. As pessoas têm de se tratadas com o mínimo de educação, até porque é de se supor que o tal funcionário também não devia estar muito feliz com o resultado da peleja. Mesmo assim ele não foi descortês com quem lhe procurou.

Ainda sim, ficaria muito agradecido se o senhor Vítor Birner nos mandasse um email pra dizer a sua versão dos fatos.
Marcelo Parada inventou o "ouvinte-repórter"

Cara Daniela e amigos da Rádio Base,

Creio que o ouvinte reporter começou na época do Marcelo Parada, por volta do ano de 1994 ou 1995. Teve uma tremenda chuva em São Paulo e Baixada Santista. A coisa ficou feia mesmo, situação de emergência e aí o Marcelo Parada no comando do Jornal Eldorado, começou a colocar alguns ouvintes no ar para ajudar naquela
situação do salve-se quem puder. Bem, a coisa pegou e está aí até hoje.

Acho válido o recurso, já fui ao ar na condição de ouvinte repórter e também já escapei de muita confusão no trânsito (e hoje em dia as informações são não somente sobre trânsito, como também de bandidos assaltando motorista). Por tudo isso, considero o recurso válido.

Abraço pra você Daniela e para os demais leitores.

Nilson Sousa
São Paulo - SP
Nossa lista das FMs

Olá pessoal do Rádio Base

Vamos atualizar esta relação, que não está combinando com o que vocês oferecem para nós radiomaníacos, existem muitos erros, há emissoras que são citadas em várias cidades, há cidades que possuem várias rádios e vocês só registraram uma, ou estão com o nome errado, então por favor deixa eu dar uma dica.

Abram o site www.mc.gov.br, sigam até o link radio fm, em seguida "plano básico de radiodifusão", então há duas opções, plano básico ou consultar entidades outorgadas, usem esta última, que diz de onde as emissoras estão funcionando, informam também sua potência, canal e prefixo.(mesmo assim algumas emissoras mudaram de cidade irregularmente).

Parabéns pelo Portal, que é maravilhoso, e coloco-me a disposição de vocês para ajudar no que for possível para atualizar esta lista.

Sandro Cesar Ceccato
São Paulo - SP


================================================

Pois é, Sandro, a lista está meio desatualizada, mas acredite, já esteve muito pior. o número de emissoras é enorme e nenhum site da internet tem uma lista completa e atualizada, nem o do Ministério das Comunicações. Acontece que os donos de rádio conseguem concessão num canto e montam as rádios em outro local bem maior, filiam e se desfiliam das redes existentes, mudam de nome, de frequência, etc. Não há blogueiro nem webmaster que aguente. Só dá para ter com precisão uma lista de todas as rádios se o leitor nos ajudar mesmo, informando qual é o dial de sua cidade e quais emissoras pertencem a cidades vizinhas direitinho. E como tem mexe mexe, esta lista precisa ser constantemente atualizada, certo? E ela não está tão defasada assim porque checamos várias informações em vários site de emissoras de rádio, das redes e de outros blogs e home pages como o radios.com.br, RS Rádios e Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Nós não vamos colocar potência, canal e prefixo porque acreditamos que isso pouco interessa à maioria dos nossos leitores. Só aqueles que são mais aficcionados em eletrônica ou telecomunicações é que vão querer saber esses dados. E eles podem ser encontrados no site que você citou com riqueza de detalhes. A este blog interessa o que nos parece realmente importante: o conteúdo da proramação. A lista serve mais para ser um guia de quais e quantas emissoras atuam no Brasil afora. Um abraço e esperamos sua colaboração também.
GUERRA - A CENA POP DO IRAQUE

Lúcio Ribeiro
Da Folha Online

Uma estação americana chamada Radio Sawa, que funciona 24 horas por dia, começou a ecoar música pop pelo mundo árabe no exato mês em que a guerra EUA-Iraque pode começar (se já não começou, enquanto você está lendo isto). Os grandes hits da Sawa, segundo milhões de jovens árabes, são Madonna e Britney Spears. A rádio mistura música pop e notícias na língua árabe e é sucesso em Bagdá, a terra de Saddam Hussein.

Se a guerra permitir, Kazim Al Sahir, o mais famoso cantor iraquiano, o Roberto Carlos deles, lançará em abril o single "The War Is Over". O Iraque pop sofre muita influência também do europop da França, aquela disco house farofa feita em larga escala em Paris.
Extraído do TV Base, nosso filhote mais vistoso

A ARTE DE PENSAR
>
> >Carola Scarpa, pensa que é Mônica Lewinsky.
> >Luciano Huck, pensa que é Walt Disney.
> >Tiazinha, simplesmente não pensa .
> >Adriane Galisteu pensa que é Grace Kelly.
> >Maurício Mattar pensa que é Fábio Jr.
> >Fábio Jr pensa que é Brad Pitt.
> >Brad Pitt pensa que é James Dean.
> >E James Dean já não pensa mais...
> >
> >Ronnie Von pensa que é Ana Maria Braga.
> >Ana Maria Braga pensa que é Hebe Camargo.
> >Hebe pensa que é a Xuxa.
> >Xuxa não pensa, quem pensa(va) é(ra) a Marlene...
> >
> >Paulo Coelho pensa que é o Mago Merlin
> >Marta Suplicy pensa que é Hillary Cliton.
> >Nicea Pitta pensa que é Imelda Marcos.
> >Rosinha Garotinho pensa que é Eva Peron.
> >E Vera Loyola, simplesmente pensa que pensa...
> >
> >Marília Gabriela pensa que é Bárbara Walters.
> >Chico Anísio pensa que faz graça.
> >Miguel Falabela pensa que vai ser mãe.
> >Luciano Szafir pensa que é o pai...
> >
> >Luxemburgo pensa que é intelectual.
> >Gisele Bundchen, com toda aquela grana, pode pensar o que quiser...
> >Ronaldinho pensa que é o número 1.(ele é o 9)
> >
> >A Sandy pensa que é atriz e que seu irmão é hétero.
>Caetano pensa que é Deus.
> >Antônio Carlos Magalhães tem certeza...
> >
> >E...
> >Seu chefe pensa que você tá trabalhando...
> >O meu também..."
Esse tal de ouvinte-repórter

Caro Marcos e amigos da Radiobase:

conforme recomendacão do blog, li a entrevista no Comunique-se do ex-diretor da rádio Eldorado, Adhemar Altieri e causou-me espanto ver tanta celeuma em torno do "ouvinte-repórter". Não sei se, como ouvinte da Eldorado, estou tão acostumada com a presenca de um ouvinte repórter, que o dia que não tem um no Jornal Eldorado, sinto falta.

Aliás, na Eldorado, o ouvinte não é só "ouvinte repórter", é "ouvinte programador", "ouvinte locutor" e até há pouco tempo, "ouvinte repórter aéreo". Sim, a cada semana, um ouvinte repórter era sorteado e ganhava um passeio de helicóptero sobre São Paulo.

Teve uma época até que os ouvintes comecaram a "criar" novas classes de ouvinte repórter. Nasceram então, o "window repórter", e o "bike repórter" e que me conste nunca ouve houve nenhum problema de "desinformacão" por conta de ouvinte. Muito pelo contrário. As informacões dadas pelos ouvintes são sempre tão cheia de detalhes e minúcias, que ajudam, e muito outros ouvintes. Acho que as rádios têm os ouvintes que merecem.

No caso da Eldorado, os ouvintes são tratados com tanto respeito que é natural que recebam deles o mesmo tratamento. Os trotes, se existem, são muito poucos, como disse o próprio Adhemar Altieri. Só que no fim, ficamos sem saber, quem foi o "pai da crianca". Como nasceu o primeiro "ouvinte-repórter". Se alguém que nos lê, souber, por favor nos escreva.

Abraços radiofônicos
Daniela Brusco

===================================

Olha Daniela, acho que o recurso do ouvinte-repórter deve ser usado como extremo cuidado e parcimônia. Se o ouvinte liga para a rádio informando sobre o que acontece no trânsito é uma grande ajuda que ele dá ao pessoal da redação. Mas isso não dá ao jornalista o direito de deixar de checar a veracidade ou ao menos a coerência da informação, ainda que a fonte seja de extrema confiança. Ainda mais quando o assunto é trânsito, cuja situação pode permanecer igual durante horas e de repente mudar sem motivo algum.

Um amigo meu costuma dizer que se uma rádio precisa da ajuda de ouvintes-repórteres que entram no ar para falar a quantas anda o trânsito é porque essa rádio precisa é contratar mais repórteres, isso sim. Veja a Jovem Pan, por exemplo. Além de ter o Aluani Neto, que sobrevoa a cidade todo santo dia, ainda tem mais um que fica na sala de controle da CET e mais 3 ou 4 que rodam pelas principais avenidas da cidade. A CBN tem o auxílio da Central Rádio Táxi - uma frota cujos taxistas informam pelo rádio a situação do trânsito para a sua sede - o helicóptero, as câmeras da CET, a checagem nas estradas e, claro, o serviço da radioescuta.

Mas de forma alguma dá para abrir mão das informações que os ouvintes tem para passar para as rádios sobre trânsito ou qualquer outro assunto. Agora se isso vai ser efetivamente aproveitado, se vai por o ouvinte no ar, se vai checar sua informação, se vai apenas falar o que ele relatou, ou ainda se o que o ouvinte disse vai ser "confrontado" com o relato das autoridades do trânsito ou seja lá do que for, vai depender da linha da rádio, do momento, da relevância do assunto e de outras dezenas de fatores que não vou explicitar aqui porque aqui não é curso de jornalismo online, certo?
Carteirada de jornalista no Morumbi!!!!!!!!!! Será?

Caros amigos da Rádio Base

Estava no Morumbi neste sabado e presenciei a atitude mais lamentável que poderia ter visto acontecer com um membro da imprensa paulista. O senhor Vitor Birner, na minha opinião, um péssimo repórter e pior ainda como comentarista ofendeu um funcionário do São Paulo que nem sabia o porquê da ofensa.

O portão que dá acesso da numerada ao sagão do Morumbi, estava fechado e, no momento em que o Vitor Birner chegou, começou a esbravejar com o único funcionário do SPFC que acabara de chegar, dizendo-se repórter. Birne disse que iria passar pelo portão de qualquer jeito e solicitava ao pobre e infeliz funcionário que abrisse o portão. O detalhe é que esse funcionário nem sabia da chave, e em determinado momento pensei que o Birne fosse partir para cima do funcionário. Um pouco depois que o senhor "Bravinho" saiu, apareceu um funcionário do clube e disse que era ordem da Polícia Militar manter fechado aquele portão.

O tal Vitor Birne deveria ser um pouco mais equilibrado, ainda mais que ele estava impunhando um microfone muito forte em sua mão, o microfone da Rádio Globo. Este fato foi presenciado por mais ou menos 10 pessoas entre elas posso citar o Toni José e o Márcio Spínpolo, também repórter da Rádio Globo, e um outro rapaz com camiseta da Rádio Record.

Uma pena que um cronista que é São Paulino, como ele mesmo diz no Panorama Esportivo, não saiba equilibrar seus sentimentos na hora de seu trabalho quando seu time perde. Esse desabafo eu fiz porque fiquei indignado com a atitude desumana deste rapaz que é um radialista e jornalista.

Nelson Tadeu
Cronista Esportivo
Iguapé-SP


=======================================

É, meu caro Nelson, o que posso dizer agora é que, se o repórter Vitor Birne quiser a respeito do assunto está com as portas desse blog totlamente abertas para ele. De qualquer maneira, é uma boa oportunidade para debatermos a forma como os profissionais de comunicação, às vezes, se comportam no meio de público. Alguns profissionais, que fique bem dito.

Por hora, eu me lembro do que o finado Wandir dos Santos costumava me dizer nos bons (bons?) tempos de DCI: jornalista é que nem artista. Se você maltrata alguém num local público, o povo pensa que você é estrela (no mau sentido). Ou como costumava ensinar Celso Antonio de Freitas. Quando um repórter de uma rádio, ou tv, jornal, etc, vai para a rua, ele é o representante do seu veículo de comunicação. Se o cara age com profissionalismo, o público que teve contato com ele vai comentar: "poxa, o pessoal daquela rádio é profissional mesmo, hein?" Agora ele agir como um troglodita, vichi menino, o público vai espalhar por aí: "meu chapa, os jornalistas daquela rádio são todos antipáticos e mal educados. Nunca vi gente mais grossa!!!!!"
Vichi, que tá acontecendo nesse blog, gente?
Missivistas de Belo Horizonte
(Na Kiss rola "Jail Break", do AC/DC)

Atendendo a solicitação do Leonardo, meu conterrâneo aqui de Belo Horizonte, informo que meu e-mail é hhpichioni@hotmail.com

Abraços a todos do blog,
Henrique Gallo
Belo Horizonte-MG

Qual é a música?

Caros amigos da Rádio Base,

O Locutor Sérgio Bocca tinha um programa na Rede Líder FM chamado Love Times. Qual era a música que eles usavam de BG para o programa?
Meu email para vocês me mandarem a resposta é comunitariafm@ig.com.br

Obrigado
Alexandre Pereira
São Paulo - SP


========================================

O nome da música é, salvo engano, "Love's Theme", do Love Unlimited Orchestra, orquestra da musicistas mulheres regida pelo Mister Barry White. Se não me engano, a música deve ser de 1978. Acho que ela pode ser encontrada no buscador Kazaa. O programa aqui em SP começou em 1984, na extinta Globo FM paulista e se chamava Good Times, que também era o nome de um programa semelhante que ainda passa na 98 FM do Rio de Janeiro. Depois, Sérgio Bocca se mudou de mala e cuia para a Metropolitana FM, em 1988, e o programa passou a se chamar Old Times Metropolitana, sempre usando o mesmo "Love Theme". Qualquer dia desses eu me zango e faço uma lista das músicas que viraram tema de abertura ou Bg pra tudo que é progaram de rádio e tv. Dizem que o campeoníssimo da chupação (no bom sentido) é o Jean Luc Ponty. Coitado, muito citado, mas pouco executado. Um abraço e continue na nossa sintonia.

domingo, março 23, 2003

E ai pessoal, blz?
Nosso 2º CD foi indicado para o prêmio de música independente da Revista
Dynamite, no estilo punk rock...
Caso queira votar é só acessar

http://premio.dynamite.com.br

Valeu pela força!
Deserdados
Mais manifestos pelas rádios pop de Belo Horizonte

A região metropolitana de Belo Horizonte é a terceira maior do Brasil, estando atrás óbvio do Rio e São Paulo. É um absurdo que tenha em Belo Horizonte duas emissoras de segmento jovem, bem que a sumida 97.3 (Altaneira) volte com Transamérica Pop ou até mesmo com uma franquia da Cidade ( pena só de saber que BH teve uma emissora própria da mesma do grupo Jornal do Brasil). Desejo ter e-mail do Henrique se possíve, aguardo retorno

Grato
Leonardo (?)
moraisl2@aol.com.br
Belo Horizonte - BH
Sons de rádio na Internet

É, amigo leitor, não são só os nossos Arquivos Sonoros que estão recheados de sons e produções radiofônicas interessantes. Há um site, indicado pelo nosso amigo Getulio Suman que é muito interessante. Anota aí no seu book mark:
DXCB - AUDIO DX - Memória DX. Já Il Marcos Lauro nos indica outro link interessante: http://www.vozesbrasileiras.com.br. É clicar e ouvir, moçada.

Kiss FM arrebenta com especial de Punk Rock nacional no Made in Brazil!!!!!!!

Foi o melhor programa da série Made in Brazil na Kiss FM, disparado!! Agora fica a pergunta: "quando iremos ouvir essas iguarias na programação normal, hein, doutor Morcegão?

Goulart de Andrade e a Voz!

Sensacional a reportagem que o Comando da Madrugada, do Goulart de Andrade, apresentou há pouco sobre a voz!
E ninguém melhor para falar de voz do que parte do elenco do Clube da Voz, que completou 10 anos de existência. Walker Blaz, Antônio Viviani, Odayr Baptista, Beto Hora, Lella e Sônia (desculpem se esquecí de alguém) contaram algumas histórias interessantes e mostraram um pouco dos seus trabalhos em publicidade e dublagem.
Uma fonoaudióloga e dois otorrinolaringologistas também participaram da reportagem, falando sobre problemas na voz que foram solucionados com terapias ou mesmo cirurgias.

sábado, março 22, 2003

Hoje é dia de Chat

É só clicar no link:MMonline
Adhemar Altieri defende "ouvinte-repórter

Clique aqui e leia a superentrevista com o ex-diretor da Rádio Eldorado e da Kiss FM Adhemar Altieri, sobre a questão do "ouvinte-repórter".
Festa do Kizumba - 2 anos

O que você faz aos domingos????????? Fica em frente à televisão o dia todo?????
No dia 6 de abril, um domingo, acontecerá a festa de 2 anos do programa Kizumba Net, na Tribe House, que fica no bairro de Pinheiros, em S. Paulo.

Nesse dia, estaremos trocando um Gugu e um Faustão pela festa, que tal? É um bom motivo para comparecer, hein!
Serão dois Djs (um de Dance e House Music e outro de Classic Rock e Rock Alternativo) e duas bandas (um defendendo o Pop Rock nacional e outra representando o Rock internacional), que farão com que o seu domingo muito melhor e menos monótono.

Não vá me dizer que está sem grana??? Não tem problema, entre no site do programa http://www.kizumbanet.hpg.ig.com.br e saiba como ganhar um ingressinho na faixa!!! No mesmo site, você pode visualizar o flyer, anotar o endereço e os telefones para informações.
Em relação ao programa, estamos aguardando a reformulação técnica da Radioficina Online para voltarmos... provavelmente em duas semana (uma antes da festa) estaremos no ar!

Aguardamos você por lá para curtir uma bela festança!
Até lá...
Marcos Lauro
Rádio fora do normal
Lúcio Ribeiro
Da Folha Online
12/06/2001

Gozado!

Uma amiga, em férias na Espanha, diz que encontrou uma rádio ensacional por lá, que toca rock em geral, e que das 10h às 14h abre espaço só para bandas independentes, meio ou total desconhecidas. Incentiva o novo. A rádio é estatal, não tem DJ falando "e aí, galera" e se mete a promover qualquer evento de rock decente que pinta por lá, de show de barezinhos até
festivais.

Um amigo, em férias no Chile, aqui do lado, se empolga com a cena local e diz que tem duas rádios de rock que ele não sabe qual é melhor. Aí eu penso nas rádios daqui... Em especial nas três rádios rock de São Paulo, que são as que às vezes eu fuço. Na última segunda apresentei junto com o reverendo VJ Fábio Massari, da MTV, o programa "Garagem" (Brasil 2000 FM), uma vez que os apresentadores titulares estão fora do país, cada um deles em um canto do planeta.

Diante do Massari, lembrei-me de um programa que ele apresentava no começo dos anos 90, o "Rock Report", na 89FM, no qual por duas horas ele desfilava o melhor do que estava acontecendo no rock. Bebi muito nessa fonte e conheci lá bandas das quais preservo bons discos até hoje. O "Rock Report" mostrava grupos de muitos lugares, mas pegou carona na
efervescência do som americano que dominava aquela era, em especial o que vinha de Seattle.

Era um programa essencial, cheio de informações, que me deu muita base e o escambau. Sabe o que eu fazia: naquela época gravava numa fita cassete Basf. Tal qual eu fazia com o mesmo "Garagem" daquele tempo. E antes com os programas do "Kid Vinil" na Antena 1. E do Fernando Naporano. E do José Roberto Mahr ("Novas Tendências"). Aquelas fitinhas eram minha vida. Carregava elas para onde eu ia.

Voltando ao Massari e ao "Rock Report", faz muitos anos que o programa não existe mais. O mundo mudou e mudou e mudou e lá estava eu com ele, fazendo um programa decente, o Massari mostrando ótimos grupos do Japão, Chile, Itália. Eu,
graças ao acesso que minha profissão me proporciona, levei para tocar no programa discos legais de bandas legais que ainda estão por sair.

Hoje não rola mais fitinha Basf. Cada um que tem computador na mão pode pegar o som que eu e o Massari mostramos e fazer um CD em questão de horas. Um amigo em Londres me disse hoje ao telefone que eu precisava ouvir uma banda chamada Beachbuggy. Disse: "Ouve agora!".

Estou quase com o álbum de estréia inteiro no meu laptop, disco que foi lançado no final de maio e que nem em sombra deve sair no Brasil antes de 2004, isso se a banda estourar. Se o grupo é bom ou não é o de menos. Preste atenção na acessabilidade da coisa. Pois, então. Final de "Garagem", eu e o Massari indo embora, volta a programação normal da rádio. Começou a tocar Men at Work!

Sábado passado, à noite, no rádio do carro eu coloco na Brasil 2000 FM: estava tocando Pink Floyd. Mudei para a 89 FM: Pink Floyd. Mudei para a Mix FM: Pink Floyd. É sério. Nesta última segunda, em uma rádio dessas, tipo 11h da manhã, horário comercial, começa a tocar Van Halen, uma balada velha chamada "Was It Love", acho. Mudei de estação: "Is This Love", do David Coverdale. Rádio na Espanha, no Chile, as daqui, dose tripla de Pink Floyd, Coverdale, Beachbuggy, grupos da Itália, canções que não saíram, Men at Work, fitinha Basf e CD caseiro.

Tá bom?


Enviado por Paulo Ueno
São Paulo - SP
O Dream Team da Rádio Bandeirantes AM

Quer saber quem está por trás da programação da Rádio Bandeirantes? Então,
clique aqui.

sexta-feira, março 21, 2003

Uma idéia para a Rede Itatiaia

Caros amigos da Rádio Base

Estou novamente entrando nesse conceituado blog para fazer um pedido à Rede Itatiaia de Rádio, que, com certeza, deve acessar esse blog. Bom, a Rede Itatiaia tem uma emissora de FM aqui em Belo Horizonte que se chama Extra FM. Por anos, essa emissora foi jovem, só que em 1999 passou a tocar hits populares.

No período em que era uma emissora pop chegou a estar em 4º lugar no índice geral no Ibope da capital mineira. Porém, com a programação popular, a emissora despencou para um 6º lugar, isso antes da entrada da Transamérica Hits em BH. Hoje já pode ter caído mais. Então pediria a equipe da Extra FM e da Rede Itatiaia que colocassem a cabeça para funcionar e voltassem com a programação jovem da emissora. A Extra poderia tocar sucessos adulto-contemporâneos misturados com música pop e de qualidade.

OBS.: Gostaria de saber também como está sendo a primeira semana da Paradiso FM do Rio. Espero que tenha mudado o conceito de rádio adulto contemporâneo aí do Rio.

Abraços,
Henrique Gallo
Belo Horizonte- MG

Sérgio Groismann no Rock Bola

Nesta Segunda, o Rock Bola, da 89 FM, recebe a visita especial do apresentador Sérgio Groisman, da Rede Globo. Na trilha sonora, mais uma equipe que jamais será rebaixada à segunda divisão: Ramones, Beatles, Led Zeppelin, Clash, Stones e muitos outros.O Rock Bola é o programa de futebol da 89 que vai ao ar toda Segunda feira, ás 21h, com a apresentação de Walter Casagrande, Zé Luis e PH.

Abraços
Equipe 89 FM
www.89fm.com.br
São Paulo - SP

Workshop discute democratização do rádio no Brasil
Do MMonline

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA), a rádio Popolare de Milão e a Oboré, Projetos Especiais em Comunicações e Artes, realizam no próximo dia 31 o wokshop Genebra 2003 e a Democratização do Rádio no Brasil. A abertura do evento será às 9h15 com a palestra Genebra 2003: E o Brasil com isso?, com a participação de representantes da assessoria de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e tecnologia, do Ministério das Comunicações e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. O workshop vai até as 17h e será no Auditório Freitas Nobre da ECA, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Marcelo Duarte estréia novo programa na Rádio Bandeirantes

"Um belo dia, o programa "Você É Curioso?' estava com a audiência muito legal, fui almoçar com o Fernando Vieira de Melo [diretor de jornalismo da rádio" e falei que o programa estava superapertado e acabei ganhando mais meia hora", conta o apresentador.

Depois de algum tempo, Marcelo Duarte foi sondado para fazer algum programa sobre São Paulo especificamente. "O lado desconhecido da cidade. Eu já havia lançado um livro com 550 endereços curiosos e poderia ser algo nessa linha", disse ele, acrescentando que é "meio no estilo do "Você É Curioso?', só que destacando personagens inusitados paulistanos". Exemplos? Entrevista com escultor de melancia, presidente da associação dos pedestres ou endereços como um hotel para bonsai, costureira para roupa de mergulho, loja especializada em farda militar.

No ar às segundas-feiras, das 14h às 14h30, o programa "Mania de São Paulo" faz uma crônica bem-humorada da cidade. O quadro "Traçando São Paulo" explica quem foram os ilustres que viraram nome de rua, como quem foi a Angélica, da avenida Angélica, ou quem foi Teodoro Sampaio, da rua de mesmo nome. "Nem todos os quadros ganharam nomes, mas um deles vai contar histórias do passado como aquele que lembra bem das sessões do cine Comodoro", diz Marcelo Duarte, que já está sozinho no microfone há um mês no "Você É Curioso", pois Silvania Alves, sua parceira, está de férias. Treinamento para "Mania de São Paulo", que ele comanda sozinho mesmo. "Perdi o medo", brinca Duarte, que, quando começou no rádio, tremia feito vara verde. (Magaly Prado, Agora S. Paulo)

Dentro ou Fora, agora com câmera!!!!!

A partir do dia 29, o “Dentro ou Fora”, apresentado por Daniela Cicarelli e Aldrin Mazzei na Metropolitana FM, terá transmissão on line. A emissora instalou câmeras no estúdio e as imagens estarão disponíveis em tempo real no site metropolitanafm.com.br E a equipe do “Dentro ou Fora” fechou parceria com a Ford, que cederá utilitários para buscarem os participantes durante a prova da corrida. O programa da Metrô vai ao ar todos os sábados, às 20h.

Ainda na Metrô: Paulinho Azeitona, que era coordenador de promoção e apresentador do “Metronight”, deixou a emissora. O programa ficou com Camila Massariol, que já o apresentava com Paulinho. Já a coordenadoria de promoção ficou sob o comando de Celso Henrique Rodrigues, ex-Mix FM. (Diário de São Paulo)
Acompanhe o conflito do Oriente Médio pela Rádio Bandeirantes
Acompanhe o conflito do Oriente Médio pela Rádio Jovem Pan
Hoje a coisa está difícil pessoal. Acho que o blog congestionou com tantas visitas...eehehehe
Vamos nessa!!!!!!!!!
Mais coincidências???????

Leitora de SP estava ouvindo rádio rock brasileiras dia destes e... É melhor ela contar:

"Sintonizei por alguns minutos duas rádios rock brasucas anteontem e, enquanto uma mandava Skank, a outra mandava Bon Jovi. Quando eu voltei na primeira, ela estava mandando Bon Jovi, depois a outra começou a tocar Skank !!!!!!!!!!!"

-------------------------------------------------
Retirado da coluna Pensata, de Lúcio Ribeiro.

quinta-feira, março 20, 2003

A invasão americana ao Iraque no rádio

Caros amigos da Rádio Base,

faz horas que não escrevo pra vocês, mas sigo sempre lendo-os. Bom, estou escrevendo pra repercutir como está a cobertura da guerra aqui em Porto Alegre: a melhor cobertura de todas é a da Gaúcha, sem dúvida. Com o comando no estúdio do Sílvio Benfica e do Jayme Copstein, está contando com a participação do enviado da RBS pra Jordânia, Ozires Marins, do rádio escuta Alexandre Aguiar e do correspondente em Israel, Naum Sirotsky. A Guaíba faz o feijão com arroz, contando com a apresentação do Dênis Luciano e comentários de Jurandir Soares e seguindo informações das TVs. A Bandeirantes Porto Alegre fez uma breve cobertura local com o pessoal do esporte - Alexandre Praetzel, Daniel Oliveira e Cristiano Silva -, que antes transmitira o jogo do Internacional em tubo. Depois da uma, entrou-se em rede com a Bandeirantes São Paulo. A grande decepção é a Pampa, que diz que voltou a fazer jornalismo, no entanto tá fora do que acontece quase que completamente. Fez normalmente os vestiários do jogo - quando nesta hora, as demais rádios já falavam ativamente na guerra. E em seu programa, Altair Venzon fez apenas um breve relato do discurso de George W. Bush, e segue com seu programa interativo de forma totalmente normal. Aí, levantar da cama o Rogério Mendelski para comandar a cobertura da guerra, eles não fazem! Bom, era só isso por enquanto.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre/RS
E tome Legião Urbana...
Marcos Lauro

Vou confessar uma coisa para vocês: estou com saudade de sentir saudade de ouvir o Legião Urbana! É sério! Sabe aquelas músicas que você fica tempos sem ouvir no rádio, não tem o CD e não consegue pegar na internet? Você fica com "saudade" da música... Pois então, o rádio FM não deixa brecha para sentirmos saudade da Legião..
Há bandas que você ouve direto, há 10, 15 anos, sempre as mesmas músicas. A banda pode ser ótima, seus integrantes podem ser pessoas inteligente e interessantes, mas chega uma hora que cansa!
Que os fãs não me levem à mal, mas Legião Urbana já encheu!!! Ontem mesmo, estava em casa curtindo uma folguinha do serviço e, como sempre, estava "girando" pelas rádios. Num determinado momento, fiquei nessa situação: duas rádios estavam tocando músicas da Legião, e mais uma, a nova do Renato Russo (que mal estreiou, mas já encheu também!). Ou seja, fiquei sem opções para ouvir... tive de pegar um CD do The Hives para contra-atacar.
O que faz, num memo momento, três rádios tocarem uma mesma banda?? Simplesmente uma coincidência ou falta de opção?? Preguiça de buscar coisas novas??
Por que sujeitar certas bandas a essa superexposição? Já pensaram em tocar umas coisinhas novas, diferentes?
Pode ser até Legião Urbana, mas "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo" eu juro que não dá mais pra aguentar.

quarta-feira, março 19, 2003

Pesquisa sobre o rádio.Urgente!!!!!
Olá, caros amigos da Rádio Base

Sou estudante de jornalismo da PUCPR e estou montando um programa sobre a história do rádio nas décadas de 20 até 50, chamado "O rádio em 4 tempos". Estou no processo enlouquecedeor de coleta de materiais e gostaria que vocês pudessem me informar, se tiverem arquivadas, quais as principais músicas tocadas, os cantores e locutores mais famosos dessas décadas.
Qualquer outra informação que puderem me oferecer será muito, mas muito bem recebida mesmo.
Tenho uma certa pressa.
Muito obrigado.
Luiz Henrique Haab
luizhaab@ieg.com.br

========================================

Olha, Luís,ajudaria bastante se você disse o que especificamente você quer dessa época. Se você puder informar, tenho certeza que os nossos leitores o ajudarão mais facilmente. Obrigado pela sua audiência.
Cobertura da CBN no Iraque

Caro Marcos Lauro,
a Rede CBN conta atualmente com as informações dos repórteres da BBC Brasil nos boletins "Dois minutos pelo mundo" e "BBC Especial: a crise no Iraque", além de matérias de correspondentes da Rádio França Internacional e da ONU e de agências internacionais, como Reuters e France Press. Eventualmente, a Rede CBN poderá acionar outros correspondentes que estejam na área do conflito, conforme a necessidade de se aprofundar a cobertura da guerra.
Atenciosamente,
Editoria Site CBN

Jabá de rádio é vendido pela internet

Laura Mattos
Da Folha Online

Foi-se o tempo em que as negociações para emplacar uma banda nas rádios ocorriam apenas na surdina. Agora, o jabá (execução de músicas mediante pagamento) tem tabela de preço e contratos explícitos na internet. As páginas não são de gravadoras (que tradicionalmente pagam para colocar seus artistas no ar e atualmente estão em crise), mas de uma nova classe do esquema: os jabazeiros intermediários.

São profissionais independentes, contratados por iniciantes para negociar com as rádios. Um deles, consultado por esta coluna, oferece pacotes com estações do interior de São Paulo. Traz uma lista com 28 FMs (entre elas, afiliadas de grandes redes da capital) que aceitariam jabá. A tabela é detalhada, com informações da população da cidade e a potência de transmissão.
O "plano de divulgação" básico dura seis meses, envolve 24 FMs e custa R$ 12 mil. São pagos R$ 500 para cada uma tocar uma música três vezes por dia, durante um mês. No primeiro, há contrato com quatro estações a cerca de 500 quilômetros da capital. No segundo, seis, e a distância diminui para 400 quilômetros.

Assim vai seguindo, aumentando o número de FMs e a proximidade com a região metropolitana de SP, chegando a 50 quilômetros.
O "divulgador" também exige que o artista forneça um "kit promocional", com 10 CDs e 3 discmans, para cada emissora.
A página de abertura do site traz a "filosofia" do negócio. Explica que é melhor começar do interior para a capital, pois "o custo cobrado pelas grandes rádios de São Paulo [capital], o famoso jabá, varia de R$ 10 mil a R$ 20 mil".

E há estilos musicais que o divulgador não aceita, nem pagando. São eles: heavy metal, hardcore, música eletrônica, grunge e "demais que não agradem a maioria dos ouvintes". Ele topa pagode, forró, sertanejo, MPB e "outros estilos comerciais".
Fábio Martins, 28, dono desse site e da Rock Shows Produções Artísticas, com sede na Lapa (SP), disse à Folha que abriu a empresa de "divulgação" há quatro meses.

"O que eu faço é dar espaço para novos talentos." Democratizando o jabá? "Não é isso. Quero mostrar para artistas iniciantes que é possível chegar ao sucesso." Martins diz que a crise das gravadoras abriu espaço para o seu trabalho. "Hoje há muitas bandas sem gravadoras e, como tenho vários contatos nesse meio, posso negociar direto com as rádios." Segundo ele, "jabá é um nome que assusta, mas todo mundo sabe que é difícil tocar uma música nova sem pagar e que esse esquema nunca vai mudar".


==========================================

Está aí um tema que, ao que parece, é praticamente proiido entre os profissionais de rádio. Até onde se sabe, a prática do jabaculê não é ilegal, mas será que é legítimo? Ao longo do tempo em que esse blog está no ar, já ouvi alguns profissionais do meio - que não querem aparecer nesse caso - dizer que as rádios tem de apelas para isso porque senão não sobrevivem. Eles alegam que o pessoal do mercado publicitário e os anunciantes tratam o rádio como uma mídia de importância menor. Há outra corrente de profissionais que acham que o espaço para a veiculação de música é um espaço publicitário como os intervalos comerciais, logo, é legítimo cobrar o "uso" desse espaço.

Há até quem diga que, quem determina o que vai ser veiculado em muitas rádios grandes brasileiras é a própria gravadora. Será? Não é bom perder de vista que, nas rádios que não praticam jabaculê, os critérios de seleção musical, por mais éticos que sejam, são totalmente pessoais (vai do gosto do programador ou diretor) e subjetivos. Afinal, o que faz o Jorge Versilo ser melhor ou pior do que Djavan? Ou o White Zombie ou The Strokes ser mais "rock'n roll" do que Limp Biskit ou Red Hot Chili Peppers? Ou ainda o Daniel Ser melhor ou pior do que Leonardo?

Difícil responder, não é mesmo? Talvez um profissional mais tarimbado leve vantagem pois saberá distinguir o que mais vale a pena tocar, baseado no seu "feeling" e na aceitação do público. É aí que a roda pega. Com o jabá da forma que é praticada aqui no Brasil, a sabedoria do programador fica tolhida por causa de "produtos pré-fabricados" nas gravadoras. E o ouvinte fica impedido de conhecer outros artistas que não tiveram chance porque não tinham o dinheiro entrar na "payola!.
Como diria o filósofo gay e inglês Boy George (aquele do Culture Club)

WAR IS STUPID!!!!!!!!!!!!!
WAR IS STUPID!!!!!!!!!!!!!
WAR IS STUPID!!!!!!!!!!!!!

Agora me lembrei de uma coisa. Por que não ouvi nenhuma rádio tocar essa música nesses dias tão sombrios? É, acho que vamos ter de reeditar nosso playlist para programadores com crise de inspiração.
Mickey Mouse também ouve a Rádio Base

O rato mais famoso dos quadrinhos e do cinema também é nosso leitor, pelo menos foi o que nos enviou o leitor e mestre da animação Roberto Miller (pai). Clique aqui.

terça-feira, março 18, 2003

O rádio na guerra
Marcos Lauro

Não quero aqui fazer nenhuma análise muito profunda, só alguns comentários.
Alguns intelectuais e educadíssimos dirigentes mundiais pretendem iniciar, em algumas horas, mais uma guerra. Não vou discutir aqui as razões (motivações pessoais, petróleo, "quem manda mais?", etc), deixo isso para Carlos Heitor Cony, Luiz Caversan e afins.
Assistiremos à essa guerra de longe (espero eu) e ficaremos totalmente dependentes das agências de notícias norte-americanas (em sua esmagadora maioria). Na TV, somente Globo e Bandeirantes enviaram repórteres ao oriente médio. Já no rádio, a cobertura deve ser mais fria ainda. Redatores, editores e locutores estarão de olho na tela do computador para informar as notícias... agora, quem dá o furo de reportagem não é quem está mais próximo da notícia, e sim quem tem a conexão de internet e o computador mais rápido! E não podemos esquecer que os correspondentes que foram enviados para tal cobertura estarão sob a "proteção" do exército dos EUA, cada passo será registrado e as informações, filtradas. Dificilmente ficaremos sabendo (de fontes seguras) o número de mortos civís iraquianos num determinado bombardeio, se o exército "aliado" acabou acertando "por engano" alguma escola ou hospital árabe.
Portanto, creio que o destaque da cobertura dessa provável (ou já certa?) guerra virá da internet; nem do rádio, nem da televisão.
Novos estúdios de rádio

A Bandeirantes acaba de inaugurar um estúdio avançado, de alta tecnologia , em Brasília, onde já mantém três repórteres especiais para cobrir todos os acontecimentos no governo federal. A emissora já começou a estudar a possibilidade de, dentro de alguns meses, gerar um jornal direto do Distrito Federal.

E em abril, a Cultura FM, especializada em música clássica, vai inaugurar sua nova unidade móvel de gravação digital, que foi montada num ônibus, com equipamentos modernos capazes de possibilitar gravações de alto nível, as quais farão parte do acervo da emissora, que tem o projeto de transformá-las em CDs a serem lançados ainda este ano pelo selo Audiocultura. (Diário de São Paulo)

Rádio Haroldo de Andrade

Olá, amigo, Marcos. Venho informar sobre o rádio carioca. O radialista Haroldo de Andrade está montando uma emissora AM . A informação é da coluna do Ancelmo Gois, do O Globo.

Abraços sonoros.
Willian Marques
Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, março 17, 2003

Equipe da Lusa

Mas se é mesmo verdade que os dirigentes da Portuguesa querem acabar com o futebol do clube, a equipe de Ênio Rodrigues vai transmitir o que??? Pólo aquático????
Problemas técnicos!!!!

Devido a problemas técnicos na Radioficina Online, o nosso programa Kizumba Net ficará fora do ar por, pelo menos, duas semanas.
Mas a festa continua de pé, viu gente!!! Inclusive, seria uma ótima oportunidade para encontrar os leitores desse singelo blog!
Para mais informações sobre a festa (até como entrar de graça!!!!!!), acesse www.kizumbanet.hpg.com.br e clique no link da festança!
Espero você por lá!!!

domingo, março 16, 2003

Remember Balancê

Todas as sextas-feiras, o “Na Geral”, agora na Bandeirantes, terá um auditório. Uma platéia de 50 pessoas poderá interagir com as apresentadores Zé Paulo, Lélio Teixeira e Beto Hora. A estréia do auditório será no dia 21 e os ouvintes que quiserem participar devem se inscrever no site da emissora (www.radiobandeirantes.com.br). Faz-me lembrar o Balancê, programa da Rádio Excelsior que revelou Fausto Silva como apresentador nos anos 80.

Será que o "Na Geral" dará certo como Balancê, que er a na hora do almoço e apresentado num teatro no centro da cidade? Talvez sim, talvez não. Afinal, é muito difícil chegar ao Morumbi no horário de pico de trânsito.
Vem aí o rádio digital para o AM. Será?

Um som de AM tão bom quanto o de FM. É o que promete um novo sistema de rádio digital, que a A RBS rádio, do Rio Grande do Sul, apresentou na última semana, informa Cássio Silvério, de Curitiba. Este sistema ainda está em fase de testes nos Estados Unidos. Se for implantado aqui no Brasil, os ouvintes terão de comprar novos receptores com a nova tecnologia, se quiserem escutar as maravilhas prometidas pelos fabricantes, como, por exemplo, uma qualidade de áudio melhor, que fará com que o som das AMs seja igualzinho ao que existe nas FMs atuais.

Mas aqueles que possuem os receptores atuais poderão sintonizar as emissoras que poderão operar neste novo sistema, porém não terão os benefícios desta tecnologia. A Rádio Gaúcha deverá ser a primeira emissora brasileira a usar a versão americana do rádio digital em caráter experimental. No entanto, a adoção desta tecnolgia depende ainda da aprovação da Anatel.

Para este sistema ser adotado de fato no mercado brasileiro vai depender de um fator decisivo: o preço dos novos receptores digitais. Se eles tiverem valor de venda compatíveis com o bolso do ouvinte, tudo bem. Mesmo que eles surjam no mercado num preço nas alturas, vai funcionar, desde que a demanda se encarregue de forçar a indústria eletrônica de fabricar mais aparelhos e, óbvio, abaixar o preço. Quanto á qualidade de áudio, só ouvindo pra "ver": temos de esperar mais um pouquinho porque não sabemos se há outra tecnologia mais eficiente ou definitiva.
É pra agitar até sair cheio de escoreações


Olá, caros amigos da Rádio Base,

Está no ar dois blocos do programa Distorção, exclusivo para os leitores da Rádio Base. Clique nos links abaixo.

Módulo 1
Módulo 2

Um abraço
Paulo Ueno
Programa Distorção - novas bandas no ar
São Paulo - SP

FLUMINENSE FM - A ESPERANÇA VENCERÁ O MEDO?
Escrito em 16 de março de 2003.

Carta aberta ao sr. Alexandre Torres, presidente do Grupo Fluminense

Sou ouvinte da rádio Fluminense FM, e como tal, quero enviar minhas impressões a respeito de coisas desagradáveis que estão acontecendo nos bastidores da rádio. Tais informações chegam até mim através de fontes confiáveis. Creio que o principal obstáculo ao sucesso da Fluminense seja o seu medo pessoal de que uma rádio 100% roqueira não tenha público no Grande Rio. Provavelmente está aí a raiz de sua ordem, em vigor desde julho, para que a Fluminense seja "pop" ou "comercial", para ficar viável.

Só que o público e o mercado esperavam que a Fluminense fosse uma rádio realmente rock, e não esta rádio envergonhada que já chegou a ter uma programação tão óbvia quanto à da rival Cidade. Aí está o motivo que faz a "Rede Rock" estar em média cinco posições acima da Fluminense, no IBOPE. Lembre-se daquelas cartas que o jornalista Alexandre Figueiredo lhe enviou. Ele me enviou cópias. Tudo que está ali reflete totalmente a realidade.

Quando a Fluminense estava operando em AM 540, pedi para que a rádio fosse transferida para FM 94,9, como era antes. Mas pedi também que fosse mantida a mesma programação que a AM tinha até julho de 2002. Este segundo pedido não foi atendido.
Na verdade, fiz aqueles pedidos depois de saber das negociações que o sr. estava tendo com figuras inimigas da democracia radiofônica, como Carlos Rodrigues e Marcelo Crivella. O sr. estava negociando arrendamento ou venda das duas rádios (a 540 e a 94,9). O sr. só não concretizou os negócios porque recebeu parecer contrário dos sócios do Grupo Fluminense e de membros da elite niteroiense (e eles tinham razão!).

A 94,9 encerrou o contrato com a equipe Jovem Rio, e voltou a ser Fluminense. A 540, como que para contrariar aqueles dois bispos os quais me referi antes, foi arrendada para um grupo católico (Canção Nova) que até hoje se limita a linkar a 540 com a matriz cachoeirense paulista, desrespeitando os ouvintes e radialistas do Rio. Depois, eles arrendaram também a Gazeta AM, e já estão inaugurando programação local, em flagrante privilégio aos paulistas.

O tempo passou, e a Fluminense FM começou a ser sabotada por dentro. Primeiro, começaram a demitir locutoras (nem Lia Easter foi poupada), a ponto de hoje sobrarem apenas a Kelly, a Tati e as duas folguistas. Depois, o departamento comercial foi trocado, não sei quantas vezes, apesar de a rádio possuir anunciantes de porte, tipo Skol e Telefonica Celular. Estas demissões não teriam acontecido, se o Sindicato dos Radialistas não fosse tão inoperante e cheio de pelegos.

Em fevereiro, ocorreu o golpe do fim dos programas específicos "Guitarras", "Embaixada Reggae" e "Na Base", restando apenas o "Maremoto". Agora, fiquei sabendo dessa reunião tensa que o sr. teve com José Roberto Mahr e Leandro Souto Maior. Mais uma vez, o sr. não atendeu às reivindicações dos dois, proibiu a volta dos programas específicos e ainda ameaçou demitir todo mundo. José Roberto até teria perguntado: "Então porquê o sr. não vende ou não fecha de vez a p*** da rádio?". O sr. encerrou a reunião dizendo que ia dar um parecer final até o fim de março.

A verdade é que, se a Fluminense ainda tem algum charme, e ainda é melhor do que todas as rádios do Rio, devemos isso ao talento de José Roberto Mahr, de Leandro Souto e dos demais produtores. O sr. deveria prestigiar o trabalho desta equipe, e não trabalhar contra eles, e contra a vontade dos ouvintes. Trabalhando como está agora, devo concluir que o sr. só quer mesmo administrar arrendamentos, e que só aceitou devolver a Fluminense para o FM não para atender a uma reivindicação justa, mas para liberar o canal 540 para o arrendamento em vigor hoje. Ou então devo pensar que o sr. já prepara a bandeira de rendição, para ser estendida à família Camargo e ao Alexandre Hovoruski, os líderes da "Rede Rock" (no Rio, Cidade FM).

Se preferir atitudes realmente ousadas, o sr. pode convidar o jornalista Luiz Antonio Mello para assumir a direção geral da Fluminense, já que ele se recusa a critica-lo publicamente. Luiz Antonio traria um novo conceito de rádio rock (não aquela visão anárquica de 1982) e exigiria apenas um departamento comercial eficiente. O sr. ficaria apenas cobrando os dividendos, em seu gabinete.

A outorga da FM 94,9, da AM 540 e de todas as rádios pertencem à toda a sociedade. O Grupo Fluminense é concessionário da outorga, e deve prestar contas, como os concessionários de outros serviços. O Grupo é dono apenas dos estúdios, dos parques de transmissão e do restante do patrimônio físico. Entregar a outorga ao Luiz Antonio Mello, mesmo sem o nome "Fluminense" ou o slogan "Maldita", seria muito mais digno e original, para o Grupo e para Niterói. O maquinário da rádio poderia ser revendido para Luiz Antonio ou para rádios menores. Lembre-se daquela frase do fim da campanha eleitoral do Lula: "A esperança venceu o medo". A mesma frase poderá ser dita a respeito da Fluminense FM. O sr. precisa apenas acreditar, e agir com coragem e originalidade.

Estarei pronto para apoiá-lo, se passar a tomar as atitudes corretas.
Obrigado pela atenção.
Marcelo Delfino.
Rio de Janeiro - RJ


=================================================

Agora que o rock e pop/rock tá dando audiência, querer acabar com a Flu seria burrice. Não digo pra Flu ser como a Rede Rock, mas os jovens começam ouvindo essas rádios mais comerciais e depois vão abrindo a cabeça até encontrar uma mais autêntica no segmento como a Flu. Eu ouvi Faith no More, Nirvana e Metallica nas rádios comerciais, e depois fui descobrir a Ipanema e então Felusp 107,1, como rádios de rock mesmo.

Um abraço
Getulio Suman S. Filho
Porto Alegre - RS

A equipe que só transmite jogos da Lusa

Olá Marcos e caros amigos do blog Rádio Base...

A Equipe Líder, que acompanha há mais de 30 anos os jogos da simpática Portuguesa de Desportos, mudou mais uma vez de prefixo. Após ficar quase dois anos na Trianon AM, o novo prexifo no qual os torcedores do clube deverão sintinizar agora é o 1370Mhz, da Rádio Boa Vontade. O esquema é o mesmo: transmissões apenas dos jogos da Lusa, independente se for por campeonato oficial ou amistoso. O narrador principal é o veterano Ênio Rodrigues, com passagens pela Bandeirantes e Gazeta e o seu indefectível bordão: "Aveeee Maria..." Com a atual situação da Portuguesa, acho que nem mesmo Maria dá jeito.

Abraços
Rodney Brocanelli
http://onzenet.blogspot.com
Mickey, mais um leitor da Rádio Base

O nosso leitor e amigo Roberto Miller (pai) nos enviou um gif animado em comemoração aos 40 mil visitantes que tivemos em um ano. E ainda mandou dizer. " Vocês erraram...na Internet 40 mil equivale a 400 mil :-) Meus parabéns...Roberto Miller". Gostaria muito de mostrar a arte que ele fez pra gente de tão bom grado, mas ´so que não consegui copiar para o meu PC. Se o mestre Roberto estiver nos lendo, por favor, nos envie esta arte para fransousa@uol.com.br, ok, professor? Obrigaduuuuuuuu!!!!!
Os números da propaganda no rádio

Caros amigos da Rádio Base,
A MediaSpot, serviço de monitoração de comerciais em rádio, tem o prazer de divulgar os resultados do mês de Fevereiro de 2003.

São Paulo

Posição - anunciante - spots - share

1 BCP 2010 10,04%
2 CASAS BAHIA 1683 8,41%
3 TELESP CELULAR 808 4,04%
4 TALENTOS BRILHANTES 717 3,58%
5 TIM CELULAR 686 3,43%
6 PONTO FRIO 680 3,40%
7 SKOL 671 3,35%
8 SADIA 596 2,98%
9 CREDICARD HALL 568 2,84%
10 PREFEITURA DE SAO PAULO 466 2,33%

Rio de Janeiro

1 TELEFONICA CELULAR 1544 6,85%
2 MINISTERIO DA SAUDE 1455 6,45%
3 ATL / GOLDEN CROSS / R.CHEVROLET 1224 5,43%
4 SUPERMERCADO GUANABARA 1156 5,13%
5 CASAS BAHIA 1019 4,52%
6 SUPERMERCADO MUNDIAL 959 4,25%
7 SUPERMERCADO SENDAS 702 3,11%
8 SKOL 652 2,89%
9 DM 603 2,67%
10 SUPER MAGRI DIET 565 2,51%

Belo Horizonte

1 DROGARIA ARAUJO 721 6,14%
2 CARBEL 464 3,95%
3 TIM CELULAR 439 3,74%
4 TELEMIG CELULAR 405 3,45%
5 KAISER 381 3,25%
6 FIAT 371 3,16%
7 PREFEITURA DE BELO HORIZONTE 365 3,11%
8 LIVRARIA LEITURA 360 3,07%
9 IBMEC 358 3,05%
10 MERCURIO AEREO 312 2,66%

Obs.:
1. Dados compilados eletronicamente referentes às veiculações de peças publicitárias nas rádios aferidas diariamente na lista de clipping
2. Foram aferidos spots, testemunhais, patrocínios e apoios
3. O escopo da monitoração é de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00

Abraços,
Paul Smith
Crwonley Broadcast Analisys do Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Rádio Revista consolida audiência

Olá, caros amigos da Rádio Base,

Campeã de audiência no horário. Há dois meses, o Ibope apontava que eu estava empatada com o João Ferreira, da Globo. Hoje, já o deixei bem pra trás, estou com praticamente um terço a mais no número de ouvintes. Agradeço de montão todos que me ajudam a fazer com que a Revista Capital seja o programa mais ouvido do sábado, das 14h às 15h. Beijos sonoros!

Magaly Prado
Programa Rádio Revista Capital
www.radiocapital.am.br
São Paulo - SP

Onde está Pedro de Alcântara?

Gostaria de saber se seria possível conseguir contato com o radialista "Pedro de Alcantara" que em 1983 tinha um programa na Rádio Bandeirantes, escutava seu programa por ondas curtas, hoje não faço a mínima idéia de onde possa estar. ficaria muito grato se conseguirem.

Paulo Gomes
xxxxxxx (?)- (xx)(?)


=============================================

Olha Paulo, tudo bom? Pelo que sei, o Pedrão está na Terra FM, emissora da rede CBS de rádio www.redecbs.com.br. Aqui em São paulo você pode ouvi-lo em 98,1 MHz. Um abraço e, por favor, se possível, da próxima vez, escreva a cidade e o estado de onde você mora, para que possamos ajudá-lo melhor, ok?

sábado, março 15, 2003

Pois é, A Paradiso nem entrou no ar e já tem site... e a Flu FM, cadê seu áudio na rede?????
Hoje à noite tem chat no MM Online, não percam. www.mmonline.com.br.Sempre a partir das 21h30.
Endereço da Paradiso FM

Olá, Marcos Ribeiro, Marcos Lauro e equipe Rádio Base:

A Rádio Paradiso só entrará no ar na 2ªfeira, dia 17 de março, mas o endereço da rádio já está disponível. O endereço eletrônico da rádio é: - www.paradisofm.com.br A programação e o formato da rádio prometem revolucionar a história do rádio adulto-contemporâneo brasileiro, quiçá(talvez) mundial. E até das rádios em geral.

Abração radiofônico de:
André Luis Alves de Amorim
Rio de Janeiro-RJ
40 MIL ACESSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
40 MIL ACESSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
40 MIL ACESSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
40 MIL ACESSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E há quem diga que somos apenas um reles blog.
OBRIGADO, MEU POVO!!!!!!!
OBRIGADO, MEU POVO!!!!!!!
OBRIGADO, MEU POVO!!!!!!!
OBRIGADO, MEU POVO!!!!!!!

40 MIL ACESSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Só uma palavra: obrigado

sexta-feira, março 14, 2003

Leia os Escritos Radiofônicos

Já está no ar a edição ataulizada de nossos Escritos radiofônicos, que traz, entre outras coisas, um perfil de Fernando Vieira de Mello (pai), escrito em 1988. Confira: http://escritosradiofonicos.cjb.net
Respondendo sobre a Paradiso FM 95,7 - Rio de Janeiro

Em contato com Adriana Aranha, produtora da Paradiso FM, fui informado que a emissora entrará no ar nesta segunda, 17 de março, e, segunda ela, o lançamento oficial da rádio será também na segunda à noite em coquetel no Copacabana Palace. Adriana Aranha (ex -Cidade, ex- JB e ex-Mania) adiantou ainda que coordenação da Paradiso FM ficará a cargo do competente Alexandre Amorim que manterá a programação adulto comtemporânea.

Um abraço
Willian Maques
Rio de Janeiro - RJ
Um pouco mais sobre a Band (mas só um pouco mesmo)

A ida de Datena para a TV Bandeirantes agitou até a programação da rádio Bandeirantes AM. Vira e mexe ele aparece, dando flashs do seu programa, comentando notícias, etc.

========================================

Que estranho, né, Marcão? A Bandeirantes que se vangloria de ser líder de audiência em jornalismo, precisa do auxílio luxuoso do senhor Datena para chamar atenção para si? A Band tá tão esquisita.....
Band FM tem nova afiliada em Curitiba

A partir do dia 24 de março a Band FM terá mais uma afiliada, a Estação FM, de Curitiba. A emissora fará uma campanha publicitária na capital paranaense para divulgar a novidade a partir do dia 15. São outdoors, anúncios em revistas, jornais, comercial em televisão e spot em rádio desenvolvidos pela própria equipe da rádio. Com a Band FM de Curitiba a rede passa a ter 42 emissoras afiliadas.
FONTE: MEIO E MENSAGEM
--------------------------------------------------------------------
Mais sobre o "pager" medidor de audiência

Caros amigos do blog,

É com muita satisfação que li a notícia sobre o lançamento do "pager" que "sabe" qual rádio o cara tá ouvindo em qualquer lugar que seja. Bem, vocês devem saber melhor do que eu, mas anotem: muitas surpresas aparecerão nesse novo sistema.

Aquelas rádios que misteriosamente não são de fácil sintonia em São Paulo mas que estão lá em cima, serão as primeiras a
desaparecer do ranking. Outras, como por exemplo, a Alpha, aparecerão lá em cima (é impressionante como essa rádio é ouvida em lojas, táxis, etc.). É lógico que vai depender da amostragem e tal, mas mesmo assim, muita coisa vai mudar. Ninguém fica na mesma rádio o dia inteiro pra depois numa pesquisa de rua dizer "eu ouço a rádio XYZ". Não existe isso. Resta saber qual das 300
rádios da "Rede CBS" aparecerá em último (tirando a Kiss, que é a única que presta e pega bem).

Abraço,
Ricardo Pavkala
São Paulo/SP


===============================================

Opa, Ricardo, tudo bem?

Olha, a gente precisa lembrar algumas sobre esse aparelho medidor de audiência. Somente no fim do mês é que ele será testado pelo Ibope e pela Rede Bandeirantes (rádio e tv). O teste não terá caráter estatístico, apenas técnico. Eles querem saber se o sistema funciona satisfatoriamente numa cidade como São Paulo. Mesmo que o novo sistema seja aprovado, o Ibope fará estudos para ver se compensa a sua instalação. Mas por que eles vão fazer isso? O instituto acredita que ele só será rentável se for usado tanto para a medição de audiência no rádio, como na tv, pois seus custos operacionais são muito altos e eles acham que as emissoras de rádio não terão como arcar com as despesas sozinhas. Como a tv fatura bem mais, atenuaria esses custos para todos.

Quanto ao problema de sintonia, creio que ele, se for instalado por aqui, é claro, poderia ajudar muito aos pesquisadores e às próprias emissoras a detectar problemas de transmissão, incluindo a maldita praga da interferência das rádios piratas, que em alguns locais da Grande São Paulo intefere até em estações com grande potência. Até a Anatel poderia usar uns aparelhos. Num estágio mais avançado, seria possível detectar não só qual emissora, mas também qual comercial o pesquisado estaria ouvinda em determinada hora, e também se o público alvo estaria sendo atingido satisfatoriamente pela peça publicitária correta.

De qualquer maneira, o sistema de medição de audiência portátil é muito mais eficiente que o sistema atual, em que a equipe de pesquisa vai às ruas e pergunta a 200 pessoas "que rádio ela ouviu ontem e a que horas ele escutou". Esse trabalho gera um relatório com 18 mil entrevistados num espaço de 3 meses, e daí se tira o ranking geral de audiência, a audiência por região da cidade, por sexo, idade, classe social, enfim, um verdadeiro calhamaço cheio de tabulações e cruzamentos.

Esse sistema tem dois probleminhas: por ter conclusões trimestrais, não detecta automaticamente qualquer variação no quadro de audiência. Além do mais, ainda que use os métodos científicos reconhecidos de pesquisa de opinião, ele é arcaico até para as práticas do Ibope, que nem usa mais esta modalidade de levantamento nem mesmo para televisão, segundo disseram seus diretores. É aguardar para ver no que que vai dar.
Rádio Revista Capital deste sábado

E o programa "REVISTA CAPITAL" deste sábado, dia 15, está imperdível. Presto homenagem a Celly Campelo, a namoradinha do Brasil. Confira na Rádio Capital AM (1040 kHz) ou pela internet clicando no ícone "Ao Vivo" do site: www.radiocapital.am.br

HOMENAGEM – Tony Campelo, irmão de Celly Campelo, nos conta sobre a carreira, os trabalhos e um pouco da vida de sua irmã, que morreu dia 4. Uma conversa emocionante e esclarecedora sobre o percurso da precurssora do rock´n' roll nacional.

HOMENAGEM II – Vicente Adorno, editor do jornal da TV Cultura, além de situar o Brasil na era JK, fala sobre a trajetória e a herança deixada por Celly Campello.

CAMPANHA – Marília Marone dá o alerta sobre a Campanha Nacional contra Osteoporose que começa domingo em várias capitais brasileiras e esclarece sobre essa doença silenciosa.

MUNDINHO - Fabíola Reipert, colunista do Agora, conta em primeiríssima mão, os babados que rolam no bastidor dos bastidores dos famosos de plantão.

quinta-feira, março 13, 2003

O que interessa realmente saber sobre a crise da Brasil 2000
Marcos Ribeiro

Sinceramente, Daniela, não houve nenhum desrespeito ao "código de ética" dos jornalistas por parte da Laura Mattos em sua reportagem reproduzida aqui. A própria resposta da Fundação Brasil 2000 á Folha deixa isso claro, quando diz que "a Brasil 2000 foi procurada pela repórter da Folha e já naquela ocasião deixou claro que as informações (sobre o arrendamento para a Bandeirantes) não passavam de boato".

O que é interessante informar para o nosso leitor é que há uma crise de imagem e de identidade atingindo a emissora, fato que não foi nem contestado nem confirmado pela Brasil 2000, como bem lembrou o leitor Rodney Brocanelli.

Além do mais, como bem retrata a reportagem da Folha, a crise ficou evidente com o fim do programa "Blog do Tas", que era parte integrante importante de um projeto que previa dar "uma nova cara" à programação, usando o marketing politicamente correto da cidadania para atrair novos anunciantes. Soma-se a isso a retirada de vários programas que há muito faziam parte da grade da Brasil 2000 e que eram de fato " a cara" dos 107,3. Tudo começou a dar errado de vez com a saída do programa "Na Geral" que, apesar de não ter nem a imagem antiga nem a imagem "nova" da rádio, era um forte trunfo do projeto por sua boa audiência e seu bom faturamento comercial.

Como se vê, Daniela, a crise na Brasil 2000 é muito mais profunda do que se imagina. Há quem acredite - e eu concordo com esta teoria - que ela teria começado com a saída de Tatola e Roberto Miller Maia, em janeiro de 2.001. A dupla era responsável pela linha de programação da emissora e por parte da comercialização dos programas. Foi Maia, com a ajuda posterior de Tatola, que deu uma imagem de rádio segmentada para o público jovem, com o conceito de "college radio", que ele trouxe para o Brasil e soube muito bem desenvolvê-lo aqui.

Com a saída de Maia, entrou Lélio Teixeira na direção. Nesta época, muitos ouvintes temiam que o novo diretor transformasse a Brasil 2000 em uma rádio de "dance music", tal como fez com a 97 FM, a primeira emissora roqueira em São Paulo, e que em suas mãos se tornara a "Energia 97", uma emissora em estilo "dançante". Os temores dos ouvintes da Brasil 2000 não se confirmaram, pelo menos em parte: Lélio manteve a maioria dos programas de então, mexeu na grade da programação, fez uns ajustes aqui e ali, criou outros programas, mas não transformou a rádio numa concorrente da Energia 97. Em compensação, levou para a rádio o programa de futebol e besteirol que criara na sua ex-estação e o rebatizou com o nome de "Na Geral". No entanto, isso não atrapalhou a imagem da rádio, apesar de o "Na Geral" ser um estranho no ninho e de não atrair a atenção do público para outras atrações da casa. Não é exagero dizer que o atual diretor, Juan Pastor, está segurando uma bomba que está em contagem regressiva há dois longos anos e que agora está prestes a explodir.

Daqui do blog a gente fica torcendo para que ela não vire uma mera repetidora de uma rádio AM ou, pior, uma emissora que dá abrigo à pregação religiosa eletrônica (Vá-te retro, Satanás!!!!). E que ela volte aos bons tempos de "college radio" (tomara!!!!)
Fofocassss, Boatossss, ou Verdadesss?

Afinal, a Brasil 2000 está ou não em processo de falência e será arrendada, ou é apenas um boato que nos ouvidos de uma repórter sem ética virou notícia? Será que ela tem idéia das conseqüências morais que uma empresa pode sofrer com um boato desses? Acredito que a princípio não se deveria divulgar notícia não confirmada. Principalmente em um veículo de comunicação de alta credibilidade como é o caso da Folha de São Paulo. Eu que não sou jornalista, sei que existe um Código de Ética dos Jornalistas, que me parece, foi desconsiderado pela jornalista Laura Matos. E olha que eu não morro de amores pela Brasil 2000!! E bem na semana do Dia Internacional da Mulher! ! Depois, reclamam quando dizem que somos fofoqueirassss e boateirasss!!

Daniela Brusco
(algumas são verdadeirassss)

A resposta de Laura Mattos

Cara Daniela,

A versão oficial das duas emissoras foi publicada na coluna. A apuração jornalística, no entanto, não poderia ficar apenas no que é confirmado oficialmente. Ou a história dos grampos na Bahia, por exemplo, não estaria nas páginas do jornais.

Abraços
Laura Mattos

Mais "obrigados"

Gente, estamos chegando aos 40 MIL ACESSOS a esse humilde blog!
Muito obrigado a todos pelo apoio, pelos acessos, pelos e-mails... essa está sendo uma experiência muito boa e gratificante para mim e, acredito eu, para o Marco também!
Continuem escrevendo e participando, é muito bom ver que não são só "dois ou três" gatos pingados que se preocupam com a qualidade do rádio que ouvem!
Daqui a pouquinho o Marco Ribeiro vai colocar as suas opiniões sobre o PPM também...

E muito obrigado à Eunice Dornelles e toda a assessoria do IBOPE pela atenção!
IBOPE apresenta o PPM
De Marcos Lauro

Foi apresentado hoje pela manhã na sede do IBOPE o PPM (Portable People Meter), aparelho do tamanho de um pager (75 gramas) que "escuta" o que seu portador está ouvindo ou assistindo e envia esses dados ao IBOPE, para medições de audiência.
Essa nova tecnologia permite ao IBOPE aferir a audiência não só dentro do lar do colaborador, mas também em qualquer outro lugar onde ele esteja, pois seu tamanho permite que ele seja transportado facilmente pelo usuário, não atrapalhando seu cotidiano.
O funcionamento: TODAS as emissoras de TV e de rádio terão de incluir um código (inaudível para o ouvido humano) em seu sinal. Esse código é captado pelo PPM, que armazena a informação. Esse código fica armazenado no "pager" e é anviada ao IBOPE quando o colaborador coloca o aparelho numa base (como um carregador rápido de celular). Nesse momente, faz-se a medição de audiência de todo o período em que o aparelho foi utilizado; tudo o que foi ouvindo pelo usuário (inclusive áudios de rádios pela internet) vai para o relatório.
Inicialmente, o que podemos perceber é uma vantagem para o rádio com esse tipo de medição, pois sem sombra de dúvida é bem mais precisa do que o "que rádio você ouve?", usado atualmente pelo instituto. Já para a televisão, é usado, entre outros métodos, o People Meter acoplado ao aparelho de TV. Esse People Meter tem uma dimensão um pouco menor do que a de um vídeo cassete.
O PPM já vem sendo testado há cerca de 10 anos na cidade da Filadélfia pela Arbitron, empresa líder na medição de audiência de rádio nos EUA, mas aqui no Brasil ainda depende de testes mais precisos e avaliação do mercado para inplantação. O prazo é de cerca de um ano.

quarta-feira, março 12, 2003

Onde está a Paradiso?

Cadê a Rádio Paradiso que ainda não entrou no ar? Não iria no ar no dia 11 de março?

Maurício Martins
Rio de Janeiro - RJ

======================================

Ué, Maurício, ela não entrou no ar? Então, por favor, rapaziada do Rio, quem souber o que houve, ou que não houve, escreva pra cá, tá?
Festa de Aniversário do Kizumba!!!

E aí, pessoal! No dia 6 de abril vai rolar a festa de aniversário de 2 anos do programa Kizumba Net, lá em Pinheiros, na Tribe House.
Serão dois DJs e duas bandas que farão a festa a partir 17h... nada melhor que trocar um Gugu e um Faustão pela festa do Kizumba!

Para mais informações, é só acessar www.kizumbanet.hpg.com.br e clicar no link da festa... nesse mesmo endereço, você fica sabendo como entrar na festa na faixa, sem pagar os R$ 10,00 de entrada. Um abraço a todos e aguardo vocês por lá!

Marcos Lauro
www.kizumbanet.hpg.com.br
kizumbanet@ieg.com.br
Produção Kizumba Net
Rádio Clip FM de Campinas já está no ar

Olá, amigos da Rádio Base,

Aqui na região de Campinas existia até semana passada uma rádio em Indaiatuba que se chamava Modelo FM em 88,7 MHz. A Modelo tinha uma programação adulta de mpb e flash back, algo como a Alpha FM de São Paulo. Mas desde o domingo passado ela mudou de nome e de programação, passando a se chamar Rádio Clip, e com programação pop rock, mas com qualidade pelo menos por enquanto, nada de uma rádio ruim como 89 ou Mix.

Mas a rádio está no começo. Esperamos que ela se firme e mantenha a qualidade, pois estamos carentes de uma boa programação. Sucesso para a Rádio Clip FM.
Um abraço a todos.
Marcos Ferrari
Valinhos - SP


============================================

Olha, Marcão, se você conhecer algum programador da nova emissora, diga pra ele vir até São Paulo e dar um pulinho nas galerias do centro. Lá ele vai ecnontrar uma porrada de CD muito bons dos mais variados gêneros da música pop - do Punk ao Rap, passando pelos hits dos anos 70 e 80. Vale a pena desembolsar algum. é melhor do que ficar dependendo das rações de lançamentos das majors, não é mesmo? Valei pela dica.