sexta-feira, fevereiro 28, 2003

Dirceu Maravilha no Sul

Algo muito divertido ocorreu hoje, amigos. Deu 8 da noite, e a Gaúcha esperou entrar o horário político, que anda roubando minutos preciosos da gente nas últimas quintas. Daí, ela ficou rodando sua trilha de identificação, esperando entrar os "eu prometo" da vida. Quando ouço, entra um som familiar e conhecido: a vinheta sonora do esporte da Rádio Bandeirantes de São Paulo, seguida de "Dirceu Maravilha" cantado.

Eu falei que "pra bom entendedor, meia palavra basta", né? Saquei de novo na hora: a Bandeirantes iria gerar o horário político, pois normalmente sempre é uma rádio que gera a propaganda pra todas as demais (até uma vez, achei num site do TSE, TRE, sei lá, o calendário de transmissões e geradoras). Só que devem ter cancelado momentos antes, mas a Gaúcha não soube disso. Logo, cometeu o ligeiro mico de colocar 5 segundos da transmissão da Rádio Bandeirantes de São Paulo, esperando colocar a propaganda política. Bem engraçada essa, hahaha....

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
Jovem Pan BH

Só respondendo ao comentário sobre a Jovem Pan, pode ser que à noite a Pan São Paulo toque mais flash-backs, porém é justamente nesse horário de 20h as 24h que a Pan BH entra com programacão 100% local. Acho que era onde a rádio poderia dar espaço as bandas locais no nosso caso: patu fu, skank,j.quest, virnalise,tianastácia,mandrake etc...só que fica no mesmo hit parede do dia a dia da Pan em rede.

Já sugeri em outro site e de repente nesse a Pan BH leia e estude a possibilidade de colocar uma edicão dos clássicos da Pan à noite, outra idéia boa para a programacão local ou até mesmo nacional seria um programa de uma hora de duracão com sucessos nacionais,poxa não é tão difícil fazer uma programacão boa e gostosa de se ouvir, aproveitando os horários que não são em rede para se aproximar da realidade local de cada praça que a Jovem Pan atua.

Abraços,
Henrique Gallo.
Belo Horizonte-MG
Jovem Pan em todo Brasil

Oi galera,

A Jovem Pan está de diretor novo de programação, até aí tudo bem. Mas pessoal da Jovem Pan 2, não sejam um novo clone da Mix FM, o problema da audiência é São Paulo, nos 100,9. Aqui em Porto Alegre, em BH, no Rio e em Curitiba a Jovem Pan 2 lidera o público jovem. Por causa de São Paulo não vão agora criar mais uma radiozinha pop/rock, pelo amor de Deus! Voltem com os Clássicos da Pan e os Sete Clássicos da Pan e continuem uma rádio pop.

Abraço
Getulio Suman Schifino Filho
Porto Alegre/RS
A preguiça das gravadoras

Voltando só um pouquinho ao assunto da crise das gravadoras:
Como esse povo é preguiçoso!!! Comprei ontem CDs do Nirvana e nada de português no encarte!!!! Tudo em inglês, nem pra traduzir os textos, as informações... meu parco inglês até me socorre, mas custaria muito dar uma traduzida rápida???
Flash Backs na Jovem Pan

Henrique, em alguns horários você pode ouvir algumas velharias na Pan, principalmente à noite.
Agora há pouco mesmo, rolaram Flash House daqueles de fazer lembrar, para quem é de S. Paulo, as noites da Toco e da Over Night.
Kiss e o Rock Nacional

Olá Radioamigos,

Domingo passado, 23/02, a KISS -FM - 102,1 - São Paulo/SP - apresentou, das 10 ao meio dia uma excelente programação no "Made in Brazil". Esse é o programa de domingo da emissora, dedicado ao Rock Brasileiro. Nesse dia, a rádio dedicou o programa ao que eles chamaram de refrões pegajosos, que traduzindo seria, música que o povo gosta, simplesmente isso.

Tenho a dizer o seguinte: A esperança venceu o medo. Se ser pegajoso é ser feliz quando se ouve uma música dessas, tenho a dizer que fiquei feliz, pois a KISS, emplacou com esse programa. Das 10 da manhã, só tocou música legal, de sucesso, rock dos anos 80 (fase muito boa do rock nacional), música que a gente gosta, rock popular, bom demais para ouvir num domingo ou em qualquer dia. Parabéns KISS, gostei. Repitam !

Nilson Sousa
São Paulo - SP


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Concordo em gênero, número e grau com tudo que você escreveu acima Nilson. E ainda digo mais: tá na hora da Kiss criar verginha na cara e incluir hits do rock ncaional dos anos 70 e 80 em sua programação nacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Antena 1 caidaça pode se levantar

Olá Radioamigos,

No sábado, 22/02, das 21:00 às 24:00 hs, ALPHA FM (100,1 - SÃO PAULO), 1.000.000 a Zero, contra a Melancólica Antena 1 (94,7 - São Paulo - SP).

Vamos lá pessoal da Antena 1, vocês não vão reagir ? Já vi (ouvi), essa rádio muito melhor. Vocês sabem e têm condições, basta um pouquinho de vontade e coragem. Vençam o medo e façam seus ouvintes um pouquinho mais felizes. Agitem essa rádio, botem prá fora a excelente categoria que está guardada aí, não sei, esperando o quê ?

Eu, como ouvinte antigo da Antena 1 e defensor número 1 da rádio, tenho que admitir que a monotonia parece ter tomado conta da rádio. Não tenham receio, falem um pouco mais, prestem informações aos ouvintes (está aí o Roberto Nonato, que todo dia dá show de bola na CBN). E mais uma coisa: anunciem o nome de quem canta as músicas. Já pensou, você faz um trabalho, se esforça
para divulgá-lo (inclusive artistas internacionais) e depois ninguém diz o seu nome, ninguém diz que foi você que fez.

A número 1 em música, já está provado, todo mundo sabe, que não existe formato de rádio que pérmita mais quantidade de música que o utilizado pela Antena 1. Com um pouquinho mais de criatividade, tenho certeza, abrindo um pouquinho esse formato todo certinho, vamos ter uma rádio com muito mais ouvintes. E por favor, não espantem o mercado publicitário, com aqueles slogans inoportunos e pouco éticos, tipo "sem intervalos comerciais, "em cada hora você ouve 56 minutos de música e apenas quatro de comerciais" e "música, música, música" e outros dessa natureza.

Antena 1, os tempos são outros, seus ouvintes, público adulto, já passou do tempo de ficar alienado do mundo, simplesmente ouvindo música sem parar. É preciso sim, relaxar com boas músicas, às vezes fugir um pouco dos problemas, mas saber o que se passa na sua cidade, no seu país e no mundo e se possível em tempo real é também importante. Se vocês conseguirem conciliar esses dois fatores, tenho certeza, a Antena 1 ocupará um ótimo posto na audiência. Continuo com a camisa de vocês, pois tenho certeza que ainda em vida, ei de ouvir essa rádio melhor.

Nilson Sousa
São Paulo - SP


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Existirá sobre a face da Terra melhores ouvintes do que estes, que se manifestam e dizem numa tribuna que tipo de programação eles querem ouvir de suas rádios favoritas? Definitivamente NÃO!!!!!
Dança das Cadeiras nas rádios brasileiras.

De todas as últimas mudanças que vêm ocorrendo no rádio brasileiro, uma em especial me deixou extremamente feliz. A saída (finalmente) do gerente artístico da Rádio Eldorado, Luiz Augusto Alper. Como ouvinte contínua da rádio há mais de 10 anos, senti como uma pedrada nos meus ouvidos, a decadência musical, que concidia com a sua entrada na emissora.

Quem sabe, o bom gosto volta a reinar pelos lados da Aclimação. Lamento pela Jovem Pan, que depois da 89 e da Eldorado, será a próxima a ver sua audiência despencar. Mas, como tudo tem seu lado bom, lembro que foi graças a essa criatura, que "aportei" nesse delicioso blog, em busca de informações sobre o responsável pelo extremo mau gosto que tinha tomado conta da Eldorado FM. E nao pretendo levantar âncora tão cedo. Ficaria mais feliz ainda se soubesse que a sua demissão foi por causa de pressão dos ouvintes, como aconteceu na 89. Vitória para os ouvintes da Eldorado!!!!

Daniela Brusco
uma ouvinte feliz
São Paulo - SP
Novo diretor da Jovem Pan

Bom, espero que a Jovem Pan trocando de diretor de programacão, dê uma balançada na sua grade de músicas. Como esse diretor vem da Eldorado FM, uma rádio adulta contemporânea, espero que ele coloque na grade da emissora mais flash-backs.

A programacão da Pan é muito boa, pois toca pop, rock, dance e até sucessos da black music. Porém é muito repetitiva e toca somente os sucessos mais recentes. Deveria dar espaço para o que já foi sucesso no passado. É muito bom quando você escuta uma rádio e de repente no meio da programacão entra uma música do fundo do baú, daquelas que você fala: "puxa já tinha quase me esquecido dessa". A Pan também podia tocar músicas mais suaves durante sua programacão, no estilo Antena 1, disco music, etc. Claro só uma pincelada, por favor não vão perder suas características de rádio jovem como a Transamérica.

Abraços,
Henrique Gallo
Belo Horizonte-MG


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Lamneto informar, Henrique, Mas a entrada do novo diretor na Pan não vai melhorar em nada a programação da emissora, só porque ele veio da Eldorado. Aliás, diga-se de passagem, segundo vários ouvintes da emissora, a Eldorado piorou muito depois da passagem de Luis Augusto Alper. O que pode acontecer é a Eldorado melhorar sua programação daqui em diante.

E parabéns por sua opnião sobre a Pan. Você simplesmente disse aqui quais são os principais pontos fracos da programação da emissora. A posto que há dezenas de ouvintes que concordam contigo. Espero que alguém na Jovem Pan esteja nos lendo agora e pense em fazer uma rádio mais voltada para seu público.
Programa Power Tracks

Amigos da Rádio Base,

Quem fala é Henrique do Valle. Eu recebi hoje um e-mail de meu amigo Windsom Clay com quem trabalhei na Jovem Pan 2. Na verdade, era o link deste site e fiquei surpreso com a pergunta de Cássio Silverio de Curitiba. Ele havia perguntado se nenhum de vocês que fazem parte deste forum sabiam dizer por onde eu andava. Pois bem, eu deixei o Brasil em março ano passado e vim para Los Angeles. Estou atualmente fazendo jornalismo e produções para algumas rádios daqui com o meu amigo Geoff St. John.

Para vocês que lembram da época em que o programa era transmitido pela Rede Transamérica, ele era o gringo que me acompanhava na produção e na apresentação do programa. Resolvi deixar o Brasil porque surgiram melhores oportunidades para mim e minha familia. No entanto, a saudade do meu trabalho nas rádios é muito grande. Se Deus quiser, logo mais estaremos de volta nos ares no Brasil inteiro. Assim que tiver mais informações de quando e onde o Power Tracks será transmitido, vocês serão notificados. Logo mais estaremos fazendo uma atualização do site do programa também. Portanto, aguardem.

Um grande abraco.
Henrique Do Valle
Programa Power Tracks
Miami - Flórida
Scalla volta ao ar

A Scalla FM ficou três dias fora do ar por causa da troca de uma peça do transmissor. Mas a emissora volta a ser sintonizada hoje.
Livro sobre gente do rádio

A radialista Dauréa Gramático acaba de lançar o livro “Histórias de Gente do Rádio”. A publicação traz curiosidades de bastidores, informações técnicas sobre o funcionamento de uma emissora e entrevistas com radialistas de todo o país, como José Carlos Araújo (o Garotinho, da Globo Rio), Clóvis Monteiro e João Ferreira entre outros. (Diário de São Paulo)

quinta-feira, fevereiro 27, 2003

Aniversário da Nativa

Para comemorar o aniversário de 6 anos, a Nativa lançará em março várias promoções. Em uma delas, os ganhadores participarão da festa na sede da emissora que, além das promoções, está organizando um grande show. Os nomes dos artistas que se apresentarão ainda não foram confirmados. E pensar que esta rádio antes se chamava Pool FM e tinha uma bela programação de música dançante 24 horas por dia. Ai, ai... Nada no mundo do rádio é perfeito, não é mesmo?
Cicarelli vai pular Carnaval em Londres

Neste sábado, o “Dentro ou Fora”, da Metropolitana, não irá ao ar porque Daniela Cicarelli vai passar o carnaval em Londres. No horário, a emissora terá programação musical. Em tempo: em breve, o site do programa será reformulado e terá serviços gratuitos como consultas com psicólogos e astrologia. (Diário de São Paulo)

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Será que os leitores deste blog sentirão a falta da moçoila na programação da Metropolitana?
Ex-diretor da Eldorado FM vai para a Jovem Pan FM
Patrícia Kogut,
Do Diário de São Paulo

Luís Augusto Alper, ex-89 FM e ex-Eldorado, é o novo diretor de programação da Jovem Pan FM. Ele assume o cargo logo depois do carnaval e cuidará da grade da emissora de São Paulo. Marcelo Eduardo Santos continua como diretor de programação de Rede e Emílio Surita, na direção artística. Por enquanto, não há nenhuma mudança prevista na programação da Pan FM, mas há boatos de que a diretoria geral da emissora está bastante preocupada de outras rádios do segmento pop.
Brasil 2000 passa por mudanças
De Magaly Prado,
Do Agora SP

Desde o dia 7, data em que o programa "Na Geral" saiu do ar na Brasil 2000 FM e foi para a Rádio Bandeirantes, a rádio escola ainda não colocou nada no lugar. "Não há interesse em voltar com o formato [esporte e humor", pois destoa do restante da programação", diz o coordenador Juan Pastor, que diz achar que os humoristas estão perfeitos onde estão. "Estamos simplificando para só depois arrumar", diz Pastor, que faz ajustes no padrão de locução e, principalmente, altera algumas "distorções" que haviam na programação. Sobre a possibilidade de a emissora mudar de nome, Pastor reconhece que o assunto já foi cogitado, mas ainda está no campo das sugestões. Ele garante que a emissora vai trazer novidades em breve.

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A única novidade que a Brasil 2000 poderia trazer era a volta do Roberto Miller Maia e seus programas "Black Bird" e "Lançamento Nosso de Cada Dia", a turma do "Garagem", os "2000 graus", do Sandro Vieira e a "Sessão da Tarde" com o Kid Vinil. E de quebra, incluir mais rock independente nacional e gringo na programação da rádio. Se não for isso, duvido muito que haja alguma novidade realmente nova para a emissora da Vila Madalena.
Programação da Rádio Nacional

Turma da Rádio Base

A minha reclamação é contra a direção da Rádio Nacional-Rio que é muito passiva. Quanto a programação continua tendo alguns dos melhores programas do Rio, pode ser contraditório o ter a melhor programação com uma direção ruim. Tanto que eu continuo achando a Daisy Lúcidi disparado a melhor radialista do Rio de Janeiro, não sei se outros radialistas mais jovens, em emissoras mais aparelhadas como a Globo e a Tupi não tem chances de fazer coisa melhor do que todo o dia o mesmo tranco.

A Tupi, apesar de ter comunicadores bem melhores do que a Globo, hoje, é aquele mesmo tranco o dia todo, o pessoal acha bom por que tem audiência, mas quem os patrocina. Cade o bom patrocínio no rádio do Rio. E um que outro e nos bons programas: Sílvio Samper, Collid Filho...

Ou seja o bom chama o bom. Como dizia o Walter Clark, o melhor é o melhor e não o pior. Desculpe, a indelicadeza acho que não devias nem ter publicado o que escrevi.

Grato !
Isabel Pinheiro
Santa Maria - RS


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Não precisa pedir desculpas ,não, Isabel. Aqui na Rádio Base, todos têm o legítimo direito de escrever o que pensa e ponto final. Ainda mais as suas que refletem muito bem esse momento delicado por qual passa o rádio AM. Obrigado e volte sempre.
Ainda o Transglobe da Philco

Meu caro Marcos Ribeiro e amigos do blog:

Meus parabéns pela brilhante comparação feita entre o Transglobe Philco Ford e o Stradivarius. Realmente essa é a grande verdade, pois veja bem, esse Transglobe que eu tenho, deve ter no mínimo uns 35 anos de uso e se encontra perfeito, com um som espetacular e é o melhor rádio que existe, tanto para sintonizar em Ondas Curtas como em Ondas Médias, tanto que foi por ele que ouvi o jogo na Guaíba. Não sei se é o circuito, a qualidade do material em que ele foi fabricado, mas eu percebo isso fazendo comparação com outros Rádios que eu tenho em casa (no mínimo uns 5... todos com OC e OM).

Outro exemplo da qualidade desta relíquia é a seguinte: no dia do jogo entre Santos e América de Cali, consegui através do meu Transglobe ouvir a partida através da Rádio Guarujá do Guarujá nos 1550 kHz, que estava com a equipe na Colômbia ao vivo, (não como a Pan que fez no off-tube) e achei o máximo. Fui tentar sintonizar nos outros Rádios que tenho e não consegui.

Em tempo... vcs não sabem o quanto me enchem pra vender esse Rádio... mas de casa ele nunca vai sair!!! Vou assinar um documento em cartório para que ele fique na minha família por no mínimo 200 anos... rssss... Marcão... mais uma vez vc foi brilhante...

Abraços a todos
Chico Fonseca
Rádio Educadora de Piracicaba - AM - 1060 kHz
Piracicaba - SP

Descobrimos um Transglobe

Ao andar pela região da santa Ifigênia; na rua dos Andradas, especializada em equipamentos de som usado, encontrei vários rádios Transglobe à venda e em bom estado de conservação e inclusive adquire um. Esse rádio ainda fascina.

Obrigado, João Nilton - SP
A Magia do Rádio

Quando acesso rádios internacionais através da internet me recordo dos tempos em que ficava caçando rádios alternativas nas ondas curtas. A noite, quando a frequência é mais forte, conseguia escutar até uma emissora uruguaia. Realmente a sensação que temos quando ouvimos uma rádio internacional é de estar presente na cidade, no bairro ou nas ruas do local. Como se estivéssemos dentro do carro andando pela cidade. Que essa magia nunca acabe. O melhor veículo de comunicação do mundo é responsável por fazer nossa imaginação viajar. É o famoso poder imagético.

Abraços
Alexandre Moreira
São Paulo - SP
Projeto do programa "5 estrelas"

Nome programa: 5 ESTRELAS
Produção e apresentação: RODRIGO LARIÚ e SOL MORAS de 19h às 20h - toda quinta-feira no www.radiovivario.com.br
AO VIVO
Depois os programas ficarão armazenados por 2 meses no http://www.redevivafavela.com.br

JORNALISMO + OPINIÃO + BOA MÚSICA + INTERATIVIDADE
Um programa com música1, artistas novos e independentes, blocos jornalísticos com bandas clássicas e/ou importantes, entrevistas ao vivo e reportagens.
Um programa musical onde o playlist está ligado a algum acontecimento recente do mundo musical ou não. Este acontecimento será o tema do programa: das entrevistas (no estúdio com convidados), da participação do ouvinte por email, dos telefonemas, da matéria pré-editada...

O primeiro programa (27 de fevereiro) vai dar uma geral no BASTARD POP, ou POP HÍBRIDO. Uma invenção de nerds da internet que cria uma nova música juntando partes de músicas famosas do pop rock mundial. O segundo programa (06 de março) poderá ser um especial sobre PÓS PUNK, o movimento que começou na Inglaterra no começo da década de 80 e influenciou 10 entre 10 bandas do BRock.

1 boa música > um programa focado em bandas atuais, tocando artistas que estejam ou não na programação da rádio. Tocar versões (covers) de bandas nacionais e internacionais, versões ao vivo, blocos para >comemorar aniversários (de artistas ou de discos), bloco de 'demos'.
2- artistas novos > tocar antes músicas de discos que ainda vão ser lançados no Brasil e no Mundo. Tocar sempre dando informação. Nos primeiros programas (dia 27/ fevereiro e 06/ março vamos estar tocando músicas novas do White Stripes, Massive Attack, Morrissey, Johnny Marr and the Healers, Datsuns, Dsico entre outros)
3- blocos jornalísticos > montar blocos com bandas novas, bandas importantes dos anos 80 e 90 contando a história da banda e tocando 3 >músicas. Estes blocos seriam uma espécie de mini-matéria sobre o artista. Depois do bloco, estas bandas passam a ser tocadas no programa soltos dentro de blocos.
3.1 - no decorrer dos programas, alguns quadros serão incorporados: buraco negro, um cabra-cega por telefone; (neste 1º programa, a vítima será o DJ Lúcio K: era terá que adivinhar que músicas estão criando o BASTARD POP que estará tocando)
* faixa comentada;
* agenda de shows e festas;
* outro lado da moeda (com artistas conhecidos indicando sons não convencionais);
* duelo de estrelas;
* música 5 estrelas da semana;
* informe das universidades.
Nem todos estes quadros seriam semanais.

4- entrevistas cada programa terá um tema a ser discutido ao vivo no estúdio. Poderemos ligar para casa de artistas ou pessoas ligadas ao tema para esquentar a discussão. Entrevistas com artistas nacionais ou>internacionais que estejam lançando discos.

5- reportagens > Estas entrevistas seriam gravadas em shows, entrevistas coletivas, na casa do artista.

Rodrigo Lariú tem 29 anos, trabalha como produtor da sucursal de Jornalismo da MTV no Rio. De 1992 a 1994 produziu e apresentou junto com outros 3 amigos o programa College Radio na Fluminense FM e era líder de >audiência em seu horário. De 2001 a 2002 produziu e apresentou junto com Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) o programa Dado e o Reino Animal, primeiro >em rede nacional na Rádio Transamérica e depois na Usina do Som. É também responsável pela gravadora e site midsummer madness voltado principalmente para o novo rock nacional.

Sol Moras tem 26 anos é estudante de Jornalismo. Escreve colunas virtuais sobre comportamento e música. É músico da banda Stellar.

Contatos
Rodrigo Lariú: 21 2542 6810 / 2546 8163 / 9641 1587
info@mmrecords.com.br


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Quero só ver se a Jovem Pan, Transamérica, 89 ou mesmo aquela caca da Mix FM "líder de audiência" têm peito de colocar no ar um programa assim. Claro que não têm!!!!!!!!!!!! A Brasil 2000 já teve alguns programas assim, quando era dirigido por um cidadão chamado Roberto Muller Maia, que não tinha medo de cara feia e usava sua criatividade e sabedoria para fazer uma rádio pop decente..

quarta-feira, fevereiro 26, 2003

Antena 1 e Upis criaram a Anttena Upis
Marcos Linhares, do Comunique-se, em Brasília

Se a vida universitária estava monótona, uma faculdade de Brasília, a Upis, resolveu ousar. Afinal, ensino universitário necessita de constante experimentação e ousadia. Buscando esses ingredientes, adicionando uma pitada de serviço e notícia, o sistema de som da faculdade agora é uma rádio de verdade e exclusiva para seus alunos: a Anttena UPIS. Tudo graças a parceria com a rádio Antena 1, de São Paulo. A nova rádio traz informações da UPIS, da cidade e a já conhecida linha musical da Antena 1, ou seja, hits dos 60, 70, 80 e 90.

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Será que é por isso que a Rede Antena 1 anda tão monótona?
Radialista gaúcho é presidente do Comitê de Imprensa do Senado

O jornalista gaúcho Fábio Marçal, correspondente do Sistema Guaíba/Correio do Povo em Brasília, é o novo presidente do Comitê de Imprensa do Senado, composto pelos profissionais de veículos que fazem a cobertura do órgão. Fábio tem 41 anos e foi para o Distrito Federal na década de 80, como produtor do jornalista - e na época deputado federal - Mendes Ribeiro, que tinha programa na rádio Gaúcha. Em 92, Ribeiro transferiu-se para a Guaíba, levando Marçal, que atua até hoje na rádio.(website Comunique-se)
Grupo Estado pode se desfazer da Rádio Eldorado

A reestruturação do Grupo Estado está provocando um clima de expectativa em seus funcionários. As informações são desencontradas e muitas delas não passam de boatos. O que se sabe é que o ex-ministro da Indústria e Comércio Alcides Tápias e o consultor Cláudio Galeazzi são os grandes responsáveis pelo processo que, segundo fontes, vai afastar os Mesquita da direção do grupo - com exceção de Rui Mesquita, que deverá continuar no comando da linha editorial do Estadão e do Jornal da Tarde.

As fontes contam que grupos de jornalistas, tanto do jornal O Estado de S. Paulo quanto da Agência Estado, foram formados para representar a área jornalística nas discussões sobre as mudanças que serão feitas. Galeazzi, que vem sendo chamado de "médico das empresas" porque prepara companhias para uma boa performance na área financeira, assumiria o comando do grupo durante um ano e meio. Ao fim deste tempo, ele indicaria outro executivo ao Conselho Consultivo, do qual os Mesquita fariam parte, para substituí-lo.

Uma das funções de Galeazzi seria olhar com todo o cuidado para os negócios não rentáveis, que é o caso da OESP Mídia, Jornal da Tarde e a Rádio Eldorado (agora Rádio Estadão). A direção disse, através de sua assessoria de imprensa, que agora nada pode comentar porque o processo de reestruturação ainda está em andamento.
(Website Comunique-se)

Exposição de rádios antigos em SP

Para aqueles que gostam de exposições interessantes e curiosas, o Shopping Eldorado, em São Paulo, realiza até o dia 02/03, a exposição Rádios Antigos. Na exposição é possível encontrar uma das relíquias da história do rádio no Brasil, o Rádio Cacique, de 1936. Além dele, mais de 100 peças raras compõem a exposição, incluindo o clássico Gramofone, de 1910, tão visto nas telenovelas de época. Entre os destaques também está o rádio Westinghouse “Refrigerator”, bastante procurado por colecionadores, já que o seu formato de geladeira lhe rende o apelido de Little Jewel ou Pequena Jóia.

Os visitantes ainda têm a oportunidade de conhecer a Victrola Portátil de Ferro RCA, de 1928, que, por assemelhar-se a uma maleta, substituiu o Gramofone. Prática, a vitrola podia ser levada a qualquer lugar, animando, inclusive, os piqueniques da época.
Rádios Antigos pretende resgatar a memória do rádio e relembrar toda a importância desse fantástico invento na vida das pessoas. A mostra só foi possível graças a Patrícia e Maurício Marchini, colecionadores há sete anos, que também são responsáveis pela coordenação da mostra. Os objetos fazem parte do acervo do casal.

Demissões na rádio CBN de Curitiba

Bia Moraes, de Curitiba
Do Comunique-se

A Rádio CBN de Curitiba está perdendo quase 50% da sua equipe de jornalismo. Depois que José Wille, diretor de jornalismo e âncora da emissora, entregou sua carta de demissão, no final da semana passada, outros quatro profissionais fizeram o mesmo entre terça e esta quarta-feira, 26 de fevereiro. Há rumores de que outros jornalistas da casa deverão seguir o mesmo caminho.

O motivo dos pedidos de dispensa seria a incompatibilidade da equipe com o atual diretor da CBN, Eudes Moraes, que assumiu o cargo há pouco menos de um ano. Moraes afirmou que a saída dos cinco foi "episódica" e que os cargos não serão repostos. "Vou remanejar os demais jornalistas da CBN e valorizar a prata da casa. Temos profissionais de alto nível aqui", relatou ao Comunique-se, lembrando que há uma repórter em período de férias, outra cobrindo o Litoral, que deve retornar após o Carnaval, e um terceiro cursando pós-graduação em São Paulo. "Por aqui está tudo tranquilo", emendou. Os cinco jornalistas que pediram demissão continuam trabalhando para cumprir o aviso prévio, mas o clima na emissora não está bom - Comunique-se apurou que Wille não fala mais com o diretor. Além de Wille, pediram demissão o chefe de reportagem Gladimir Nascimento, a chefe de redação Michelle Thomé, a repórter Jordana Martinez e o produtor Tiago Eltz. No total, a equipe de jornalismo da CBN é composta por doze profissionais.

Procurado para falar sobre o motivo da demissão - que foi noticiada hoje por colunistas políticos dos jornais O Estado do Paraná, Gazeta do Povo e Folha de Londrina - Wille preferiu não entrar em detalhes. O veterano jornalista, que está na CBN de Curitiba desde que a emissora foi fundada, há oito anos, apenas confirmou a entrega da carta de demissão e disse que não tem outro emprego em vista. "Estou tranquilo", afirmou Wille, que continua à frente do departamento de jornalismo da TV Bandeirantes de Curitiba, onde também apresenta o telejornal da noite. Michelle Thomé também não quis comentar o assunto.

Eudes Moraes listou os motivos dos pedidos de demissão. De acordo com ele, Wille já havia manifestado anteriormente o desejo de se afastar da CBN. "Ele alegou motivos de saúde, me disse que está estressado. Deve ser porque acumula muitas funções, na CBN, na Band e outras atividades que desconheço", comentou o diretor da rádio. Para Moraes, a saída de Michelle Thomé e de Gladimir Nascimento foi encarada como uma consequência natural do pedido de José Wille. "Os dois são do time do Wille. Michelle é o braço direito dele também na Band, e Gladimir comentou que tem outros projetos em vista em parceria com o Wille".

Já o pedido de demissão de Jordana se justificou, ainda segundo Eudes Moraes, porque ela teria vaga como repórter em uma emissora de TV e teria preferido a "maior visibilidade" da telinha. "O próprio Wille já tinha comentado comigo, anteriormente, que Jordana tinha outro convite". "Quero frisar que ninguém foi mandado embora. Todos pediram para sair, o que é uma boa notícia, tendo em vista tantas demissões e readequações que estão sendo feitas em outros veículos de imprensa", finalizou.

A reportagem do Comunique-se foi procurada hoje por diversas pessoas que não quiseram se identificar. Por telefone e por e-mail, três diferentes fontes repetiram os mesmos argumentos, e pelo teor dos comentários, pareciam ser funcionários ou amigos próximos de jornalistas da CBN. Todos afirmaram que Eudes Moraes tem sido um chefe extremamente autoritário, que menospreza a opinião da equipe de jornalismo. Moraes estaria subordinando as pautas a interesses comerciais. "Ele não entende de jornalismo, mistura tudo e está tirando a credibilidade do maior produto da CBN, que é exatamente o jornalismo", observou uma das fontes.

Outra fonte comentou também que há muito tempo Wille estava insatisfeito com o direcionamento dado por Eudes Moraes à CBN. "Ele foi levando, na esperança de que as coisas melhorassem, mas não aguentou mais. As diferenças de mentalidade são muito grandes e o Wille não consegue trabalhar desse jeito, sendo pautado pelo departamento comercial". Segundo a coluna política do jornal Folha de Londrina, "Wille cansou do estilo administrativo do ex-Inepar Eudes Moraes" e os demais jornalistas "pediram demissão em solidariedade a Wille".
A crise das gravadoras e o racionamento do jabá

Laura Mattos
Folha Online

A crise das gravadoras já se reflete nas rádios. As verbas de jabá (execução de música mediante pagamento), fatia importante do faturamento da maior parte das AMs e FMs, estão ficando escassas. Em tom eufemístico, as estações reclamam estar havendo diminuição da receita de divulgação das músicas. Em português claro, as gravadoras estão pagando menos para pôr seus artistas no ar.

Ninguém fala abertamente sobre o assunto. Mas, segundo esta coluna apurou, em FMs das mais conhecidas de São Paulo, o jabá chegava a ser responsável por 20% do lucro. Hoje, em alguns casos, caiu para 5%. Quem comemora a crise dos jabás, ao menos no curto prazo, são os programadores. Com a redução de contratos, há um número menor de músicas que devem obrigatoriamente ser incluídas na programação, sobrando mais espaço para a livre seleção.

Alguns artistas independentes também têm esperança de conseguir mais espaço nas emissoras. Um vocalista de uma banda pop iniciante, que prefere não se identificar, afirmou que o esquema do jabá é tão forte que até rádios comunitárias passaram a cobrar para incluir músicas na programação. Estações pequenas chegam a pedir até R$ 500 pela execução. No caso das grandes rádios, é praxe detalhar em acordos quantas vezes por dia determinada música tem de ir ao ar e em quais horários. Há rádios que vendem até as posições do ranking das "mais pedidas" pelos ouvintes.

Nem sempre o pagamento é feito em dinheiro. Há casos em que as gravadoras liberam artistas para tocar de graça em shows promovidos pela estação ou fazem parceria em promoções. Para uma música de um grupo novo chegar a ser conhecida, calcula-se que o investimento seja de, no mínimo, R$ 10 mil no interior. Nas capitais, mercado mais concorrido, as cifras impressionam.
Como as gravadoras estão cortando gastos, as rádios tentam elaborar uma maneira de compensar a redução dos jabás. Uma das saídas seria intensificar a participação de patrocinadores na programação. Batizar, por exemplo, um programa com a marca de uma empresa. Ou seja, aumenta a caça pelo anunciante.

A Associação Mundial de Rádios Comunitárias enviou carta ao Conselho de Comunicação Social, órgão ligado ao Congresso. reclama que a repressão continua na gestão Lula com a mesma intensidade da gestão FHC. O conselho está debatendo a situação das comunitárias e pretende redigir um relatório sobre o assunto.


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E o pior é que o jabá já virou praxe!!!!
Esses dias, um integrante de uma banda iniciante perguntou ao Rafael Marinari, meu colega de Kizumba Net, o quanto ele cobraria para tocar seu som no nosso programa!! Gente, isso não existe... quer dizer, não poderia existir, não é? Fazemos o que toda rádio deveria fazer: recebemos o CD, ouvimos e, se tiver a ver com a rádio e o programa, vamos tocar, como maior prazer!!! (Marcos Lauro)

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Uma desculpa que muitos produtores e diretores de rádio dão é que, se a rádio não entrar no Jabaculê, não consegue pagar seus funcionários nem suas despesas porque o mercado publicitário simplesmente ignora o rádio como veículo de propaganda, usando como mídia de apoio de grandes campanhas (isso quando usam) . E que cobrar para tocar é legítimo porque a gravadora está, no fundo, fazendo um comercial de seu produto na rádio.

Ao longo dos bate-papos que temos promovido, não se chegou a um consenso se o Jabá é legítimo ou não como instrumento de divulgação ou de promoção. Já que a polêmica está feita, dê sua opinião.
Divulge sua banda na internet

Olá, leitor da Rádio Base.

Algum amigo seu tem banda? Você tem banda? Então é com você que quero falar. Estamos montando um programa de rádio na internet para novas bandas e grupos alternativos. O endereço é http://distorcao.cjb.net . Entre e saiba mais como participar.

Valeu!!!
Marcos Ribeiro
distorcao@distorcao.cjb.net
Descobrimos um Transglobe

Amigos da Rádio Base,

Esses dias eu vi alguém no blog, se não me engano lamentando o fato de serem poucas as empresas que ainda fabricam rádios com Ondas Curtas. Sou obrigado a concordar. Me parece que só a Motobrás, antiga Motorádio é que ainda fabrica estes aparelhos. É uma pena, pois no meu caso que resido no interior, esses rádios são fundamentais para acompanhar o que se passa pelo Rádio no interior do Brasil. Feliz sou eu que ainda conservo em casa o Transglobe Philco Ford (lembram disso???) de 8 faixas, presente de um grande amigo meu, funcionando as mil maravilhas.

Em tempo, por um milagre da propagação das ondas, que ontem, 24 de fevereiro, estava uma maravilha, consegui ouvir Internacional x Caxias pela Rádio Guaíba em Ondas Médias, nos 720 kHz. O som estava ótimo, parecia que eu estava no Sul... são os milagres do Rádio.

Abraços a todos
Chico Fonseca
Piracicaba - SP


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Para quem não conhece, o Transglobe Philco Ford é o Stradivarius dos rádios de ondas curtas
Paulo Pontes deixa a Rádio Nacional

O jornalista Paulo Pontes deixou a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre. Após sete anos como comentarista de São Paulo, o jornalista não concordou com o novo formato do "Jornal da Bandeirantes Gente", que vai sofrer uma alteração em seu conteúdo e tornar-se mais popular, excluindo o noticiário de política e economia. Confirmação da notícia pode ser obtida com o próprio profissional, no e-mail: paulo-pontes@uol.com.br Agora, para ouví-lo no Rio Grande do Sul, só mesmo na edição nacional do "Jornal da Manhã", transmitida pela Jovem Pan FM 97,5 entre 6h e 7h.

Retirado do site Comunique-se.
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS


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Pra quem não sabe, Paulo Pontes é um dos maiores conhcedores do Carnaval paulistano que o rádio possui. Será que ele vai cobrir os desfiles de São Paulo este ano?
Nas ondas da Rádio Nacional

Olá, amigos!
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro vai continuar com essa mesma chefia sem sal, sem criatividade, passiva de anos, por que não colocar um cara de peito tipo o que foi o Paulo César Ferreira. O cara tem de ir a Brasília e lutar pela Nacional não adianta ficar no Rio no gabinete ouvindo a Rádio Antena 1, como dizem que toca nos corredores da emissora. Nem a Nacional ouve a Nacional, por isso talvez, eles nem saibam que há bairros em pleno Rio de Janeiro que não a podem sintonizar.

Se continuar os mesmos Osmar Frazão, Gerdal do Santo e José Carlos Cataldi será o fim da Nacional. Na Radiobrás deve ter alguém de carreira com competência para dirigi-lá é a oportunidade de reerguimento da Nacional, especialmente com a decadência da Rádio Globo-Rio e com a programação fome zero(para pobre) da Rádio Tupi do Rio.

Grato!
ISabel Pinheiro
Santa Maria - RS


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Agora baixou o velho Abu em mim. Você não vai sair sem chumbo, não, Isabel. Tu vai ter que nos dizer o que você faria para melhorar a programação da Nacional. Ou você prefere um destino humano?

terça-feira, fevereiro 25, 2003

JW completa três anos de vida

O site Jornalistas da Web (JW) estará completando nesta sexta-feira (28) seus três anos de vida. No ar desde 28 de fevereiro de 2000, JW nasceu com a proposta de cobrir os cenários nacional e internacional de jornalismo online, abordando temas como mídia digital, usabilidade, webwriting, hipertexto e cibercultura.

Paralelamente nasceu a lista de discussão homônima, também com o objetivo de debater e pesquisar a prática do jornalismo online e assuntos relacionados. Hospedada no Yahoo! Groups, a lista de discussão possui mais de 950 assinantes, a maior do Brasil sobre o tema, com a grande parte dos membros formada por estudantes e profissionais de comunicação.

Abraços,
Mario Lima Cavalcanti
Diretor de conteúdo - Jornalistas da Web
mario@jornalistasdaweb.com.br
http://www.jornalistasdaweb.com.br

Jornalistas da Web. De olho no jornalismo online.
Caio Álex na Rádio Bandeirantes do Rio

A partir desta segunda-feira, dia 24, o jornalista Caio Álex passa a comandar o programa “Por Quê ? a sua mesa de debates” ao lado dos jornalistas Mônica Bloch e Ricardo Alexandre, na Rádio Bandeirantes 1360 AM do Rio de Janeiro. Estes três comunicadores são as mais novas contratações da emissora. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das seis e meia às sete da noite. Os três apresentadores vão discutir os principais assuntos do dia, que estarão nos principais jornais da Televisão, do Rádio e nos Jornais do dia seguinte. Estes temas serão debatidos entre os apresentadores e os seus convidados especiais.

Caio Álex já trabalhou como repórter na Super Rádio Tupi AM e FM, passou pela TV CNT-RIO como repórter e apresentador e também pela Rádio Manchete 760 AM. Este jornalista também foi assessor de imprensa de Luiz Eduardo Soares, quando concorreu como candidato à vice na chapa de Benedita da Silva ao governo do estado do Rio. Ele também foi assessor de imprensa do Instituto de Segurança Pública e da Ouvidoria de Polícia. Mônica Bloch passou pelas Rádios Globo e Manchete. Ela foi produtora de programas como Antônio Carlos, Aroldo de Andrade, Cidinha Campos. Na Rádio Manchete, produziu os programas dos comunicadores Wagner Montes e Maria Joana. Lá, ela também fazia participações ao vivo no ar e entrevistava autoridades.

O jornalista Ricardo Alexandre é um profissional de longa data no Rádio Brasileiro. Só na Rádio Globo trabalhou por mais de 20 anos. Foi produtor do programa Aroldo de Andrade. Ele também faz trabalhos de redator e escreve textos para agências de Publicidade.


Enviado por Daniela Brusco
Palavrões no rádio

Sou completamente contra. como disse o Marcos Lauro, de baixaria chega na tv, que já é em excesso. A língua portuguesa é rica o suficiente para não ter que apelar para palavrões.

Daniela Brusco
Você tem uma banda?

Ótimo, então divulgue-a em nosso programa de rádio virtual, dedicado principalmente a bandas de rock independentes nacionais (ou quase isso). Saiba como participar, entrando no endereço é http://distorcao.cjb.net

Um abraço,

Paulo Ueno / Marcos Ribeiro
Projeto Distorção
distorcao@distorcao.cjb.net
Ouça nosso primeiro programa piloto clicando aqui
Programa de rádio gaúcho abre espaço para bandas

Olá, amigos da Rádio Base!

Estou divulgando o meu programa na rádio comunitária de Cachoeira do Sul/região central do RS, o "Universo Underground", que vai ao ar nas quartas e sábados às 21 horas com três horas de duração, com notícias relacionadas somente ao underground nacional e divulgação exclusiva de artistas independentes.

Bandas, zineiros, etc que quiserem ter seu material divulgado basta mandar uma cópia do trabalho para o endereço abaixo que a
divulgação é garantida:
ALESSANDRO FERRONY / UNIVERSO UNDERGROUND
CAIXA POSTAL 12
CACHOEIRA DO SUL-RS
CEP 96508-970
panmixia@bol.com.br
Grato desde já pela atenção e colaboração

Enviado por Rodney Brocanelli

segunda-feira, fevereiro 24, 2003

Bicheira no blog

O "enviado por" sumiu!!!!!!!!!!
Se com os nomes, muita gente já confunde os "Marcos", agora então vai virar festa!!!!!!!!!!!!

Marcos Lauro
Power Tracks

Olá pessoal,
Alguém saberia me dizer em qual rádio trabalha, ou melhor, por onde anda atualmente Henrique do Valle, que apresentava seu " Power Tracks" na Metropolitana FM e na Jovem Pan 2?

Cássio Silvério
Curitiba - PR

domingo, fevereiro 23, 2003

Aproveitando a visita do Juarez Ferreira...

Quando o sinal da Dumont poderá ser recebido em São Paulo?
Pesquisa da Ana Paula

Olá Ana!
Material para te mandar eu não tenho, mas se você puder qualquer dia vir ao Centro Cultural S. Paulo, você vai se esbaldar!!!! Tem diversos trechos de discursos de Vargas (em K7 e vinil) que podem ser copiados em CD ou MD, caso você venha com a devida autorização.
Para maiores informações, ligue para o Centro Cultural: 0xx11 - 3277-3611.
Obrigado pela audiência ao site e boa sorte em seu trabalho.
Estudo mostra que público acha que locutores de rádio podem falar palavrão
Do site Kviar Music


Recente estudo da Edison Media Research descobriu que o público não vê nada de mal em locutores falarem palavrões durante a programação, e que se outros discordam, então são eles que devem mudar de estação.

A pesquisa se originou depois que vários incidentes desagradáveis envolvendo estações de rádio fizeram o público se perguntar se realmente vale a pena ter programações polêmicas. Em um exemplo típico, em agosto de 2002 os DJs Gregg [Opie] Hughes e Anthony Cumia da estação WNEW FM perderam seus empregos após numerosos ouvintes terem reclamado de uma idéia que tiveram: fazer com que um casal fizesse sexo dentro da Catedral de Saint Patrick [Nova Iorque]. Ambos DJ's já tinham anteriormente sido demitidos de outra estação de rádio quando anunciaram durante o dia da mentira a suposta morte em um acidente de carro do prefeito da cidade de Boston.

A pesquisa foi efetuada pela web entre 14 e 22 de Outubro do ano passado. Para isso, se colocou formulários em numerosos sites de estações de rádio Rock nos EUA. Esta conseguiu mais de 7 mil respostas, e ficou claro que o público teve uma visão mais liberal do que se esperava. Uma questão, por exemplo, perguntava o que o público achara do caso do sexo na catedral. A grande maioria afirmou que achou o caso desagradável, mas não ao ponto de fazer com que os DJs fossem demitidos. O público também afirmou achar que a rádio não é mais 'suja' do que a TV ou outras mídias, e somente 20% dos entrevistados achou a rádio atual ser depravada demais para seu gosto. Mais ainda, mais de 75% do número de pessoas questionadas afirmaram preferir estações de rádio que ousam passar dos limites.

Uma das razões sugeridas na pesquisa para essa atitude um tanto surpreendente para o careta público americano é o fato de mais de 70% dos entrevistados ouvirem rádio quando estão sozinhos. Isto eliminaria o fato de outras pessoas ficarem sabendo que o entrevistado estava ouvindo conteúdo polêmico, além de tornar mais fácil se mudar de estação.

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Como diz o texto, esse estudo foi feito nos EUA... tenho a absoluta certeza de que os ouvintes brasileiros não concordam com isso!
No caso desse fato da catedral, isso só mostra dois idiotas que ficam dentro de um estúdio e que conseguem achar pessoas mais idiotas que eles, que "compram" suas idéias. Espero que essas idéias imbecís não apareçam por aqui, já chega a baixaria na televisão, por favor!
E você, leitor Rádio Base, o que acha de palavrões no rádio???????
Aguardamos seus comentários...

Moçada, a gente está no chat a essa hora, quem quiser pintar por lá, Clica aqui.
Dumont FM pondo pingos nos iis

Alô, amigos.

Eu sou coordenador da rádio Dumont FM e fiquei sabendo do comentário sobre o projeto Garagem através de um locutor da Rádio. Acho que houve algum pequeno equívoco. O programa Made In Brazil já rola na programação da Dumont FM há mais de sete anos. Garagem é apenas o nome do projeto. Porque Garagem? Eu sei que esta nomenclatura já virou piegas! Mas expressa com total clareza o nosso objetivo - abrir espaço no Made In Brazil para bandas de selos alternativos.

Por não se tratar de um programa, mas sim de um projeto experimental procurei usar a arte de cortar palavras. Quando se fala em bandas associada a palavra garagem logo vem na mente bandas novas.

Obrigado
Juarez Ferreira
Jundiaí - SP
Sandy e Júnior estão entre os mais tocados nas rádios do Chile (não é verdade, Alex?)

Além do sucesso no Festival de Viña del Mar, Sandy e Júnior também comemoram a conquista do Top 20 Anglo do Chile, ranking que divulga as vinte músicas mais tocadas nas rádios do país, dentre os artistas estrangeiros. Duas músicas de Sandy e Júnior constam neste ranking: “Convence al Corazón” e “El Amor No Fallará”, em terceira e sétima posição, respectivamente. Eles são os
únicos artistas que aparecem duas vezes no Top 20.
Buraco Negro

Queridos amigos da radiobase:

Quero um dia abrir esse blog e encontrar elogios rasgados a alguma rádio brasileira, de preferência uma paulistana. Mas enquanto esse dia não chega, posto mais uma bronca extraída de um blog pessoal de um adolescente paulistano revoltado com as nossas rádios fms. ( com os devidos cortes nos palavrões originais, é claro!)

"P...Hoje esqueci os meus cd's em casa. O que significa que eu tive que ouvir RADIO tanto na ida, como na volta. Vamos às constatações:

40% do tempo, só toca Red Hot Chili Peppers, 30% só esses rock-bunda-americanos de hoje em dia, tipo Creed, Calling, e umas outras coisas que eu nem faço idéia, mas que soam exatamente igual. Nisso, já se foram 70% de toda a programação.
Os 30% restantes, ficam divididos em: 15% exclusivamente para o Legião Urbana, 10% para esses rocks nacionais merdas, tipo Charlie Brown Jr, Jota Quest, Jorge Vercilo, Max de Castro, Claudio Zoli, os famosos "clones de emergência" e 5% para todo o resto, incluindo aí as propagandas.

Tendo em vista que o "todo o resto" ainda envolve muita porcaria, vou fazer uma estimativa de que você tem 1% de chance de ouvir algo que preste no rádio. Ah, mas levando em conta que metade deste tempo é ocupado com aquelas propagandas INSUPORTÁVEIS, a sua chance real de ouvir coisa que preste é de 0,5%. Eu odeio rádio. E juro que passei a odiar Red Hot Chili Peppers também.Formaldehyde"


Ainda há alguma dúvida sobre a necessidade urgente de mudar radicalmente o conceito RÁDIO? Do jeito que vai, quantas gerações de ouvintes teremos ainda? Fiquem espertos vocês "gente que faz rádio", ou a profissão radialista vai pro mesmo buraco negro!!!

Um abraço
Daniela Brusco
São Paulo - SP
Confusões na Sky e na CBN

Amigos do Rádio Base, oi.

Caras, vocês nem imaginam a surpresa que tive hoje, por volta de 19:20. Liguei a TV para ver o jogo do Santos, e também para checar se a Rádio Globo tinha conseguido a liberação para transmitir completa a partida (ouço-a em tempo real pela operadora paga Sky). Pois bem, pelo menos não houve dois pesos e duas medidas como eu temia, assim a emissora dos 1100 sofreu o mesmo que as rádios Gaúcha, Guaíba e Pampa de Porto Alegre na terça, com o jogo do Grêmio: tiveram de exibir a Voz do Brasil. Porém, para quem ouvia a emissora pela Sky, ouviu-se algo bem diferente. E mil vezes mais divertido!

Primeiro que eu estranhei que ficou tocando a trilha de fundo da jornada esportiva (não a própria da Globo, e sim aquela que também é trilha de fundo do "Pré-Jornada", da Gaúcha), e inteirinha. Neste meio tempo, ficava cuidando o começo do jogo na TV e ligava meu radinho de ondas curtas para ouvir o jogo pela Bandeirantes, com a narração do Dirceu Maravilha. Pois bem. Daqui à pouco eu ligo de novo na Globo, pela Sky. Silêncio total. Depois mais alguns minutos se passam e entra o áudio da Vila Belmiro. Aí eu ouço o narrador Oscar Ulisses pedindo a escalação do 12 de Outubro pro Márcio Spimpolo. Embaralha minha cabeça neste momento. O Márcio dá o time completo pro Oscar, e fica nisso. Aí, mais alguns minutos, entra a voz do Paulo Roberto Martins, do estúdio (os outros dois estavam no estádio). E ouço os dois trocando ironias sobre uma banda que foi tocar os hinos dos países dos dois times. E eu estranhando aquilo. Porém, existe aquele 'deitado' de que "pra bom entendedor, meia palavra já basta". Logo, minha ficha caiu. O quê eu estava escutando? UMA GRAVAÇÃO PARA A CENTRAL TÉCNICA DA RÁDIO GLOBO, INDO AO AR PELA SKY NO LUGAR DO SOM DA VOZ DO BRASIL!

Incrível, mas verdade, Marcos Ribeiro, Marcos Lauro e amigos! Bom, resolvi aproveitar essa chance rara e azar, perdi os primeiros 20 minutos de jogo, mas fui ouvir a Globo, pra ver o que saía. E deu pra pegar muita coisa divertida. Primeiro, o Oscar acertou com a central que ia narrar alguns lances para a técnica ir gravando, no caso de sair algum gol para deixar gravado. Ele pediu o sinal do tempo do jogo, e observou: "entrou baixinho esse sinal". O pedido do Oscar foi certeiro, pois saiu um gol aos 3 minutos de jogo, quando ainda estava no ar a Voz do Brasil. Ele narrou direitinho e tudo. Daí em diante, ele foi narrando alguns lances que poderiam resultar em gol, e parava quando o perigo ia por água abaixo. Mais uma boa aconteceu momentos depois. Paulo Roberto fala pro Oscar: "o Santos não tá bem". E o narrador responde: "Libertadores não é pra jogar bem, é pra vencer jogo e fazer ponto". Mais alguns instantes, ele chama o Ângelo Ananias dum apelido, não lembro agora o quê, algo tipo "cenourinha" ou coisa que o valha. O suficiente pra tirar o âncora do sério e fazê-lo cair na risada. Mais alguns momentos depois, o Oscar brinca com o Paulo e com o plantonista Domingos Machado, com um papo do Paulo "ter dormido num desfile da Mangueira", completando com "essa história já chegou em Marília, ora".

Depois, mais três excelentes: Paulo Roberto fala para o Oscar que "tá todo mundo transmitindo, até a Rádio News tá transmitindo", ao que o lacônico narrador só responde "pô, só a gente que não conseguiu a liberação" (certamente mais ou menos o pensado por Pedro Ernesto Denardin, Paulo César Carvalho e Roberto Brauner em Montevidéu na terça-feira); depois, o Paulo Roberto chama um dos bandeirinhas de "mulherzinha", hahahaha!!!!; e ao final, o Oscar pergunta se já dera oito horas, ao que o Paulo Roberto responde "ainda tem mais três minutos de propaganda política". E eu nem aí pro jogo, e o rádio que estava ligado na Bandeirantes, com volume desligado. Deu 8 horas, acabou a Voz do Brasil, entrou a propaganda. Liguei um segundinho na CBN (também pela Sky, que transmite a cabeça de rede, de São Paulo) e ela furou o horário político. Na sequência, entrou o Oscar dando boa noite, e então finalmente começara a transmissão pra valer da Rádio Globo, após esta ótima meia hora de bastidores abertos que só quem escutava a rádio pela operadora paga acompanhou.

Aí resolvi ligar na Bandeirantes, pois finalmente ia ver o jogo. E eis que aquilo que eu sempre temi que ocorresse algum dia, acontecera: um gol não foi transmitido por causa da propaganda política. É que bem na hora do discurso dos manés, o Santos empatara. O Dirceu, na Bandeirantes, não teve dúvida. Quando voltou ao ar, narrou toda a jogada como se fosse ao vivo. Enquanto isso, o Oscar ainda estava no boa noite. Então, pra fechar, amigos, adorei demais ter tido a oportunidade única de conferir os bastidores do rádio ao vivo, neste descuido (não sei se da operadora, ao colocar o som da central técnica ao invés do que estava no ar, ou se da própria Rádio Globo ao enviar o áudio errado para a Sky) da Globo, e ter podido ouvir tudo aquilo que você fica imaginando que se faz nos intervalos, e não ouve. Foi realmente maravilhoso!

Ah sim: não foi a primeira vez que a Sky colocou no ar algo de bastidor de uma emissora do Sistema Globo de Rádio. Nos primeiros meses da CBN, entrava o sinal do satélite vindo do Rio de Janeiro, e podia-se ouvir nos dois horários do "CBN São Paulo" o corte do áudio do programa para a geração de comerciais e chamadas, além da trilha marcadora do tempo de intervalo que toca de manhã e de tarde, nos dias da semana.

Acho que essa foi única, hein, gente?

Grande abraço à todos,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
Pesquisa no rádio

Meu nome é Ana Paula, tenho 23 anos e sou estudante do 2º ano de Jornalismo (Santos). Estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre Getúlio Vargas e a Rádio no Brasil. Se vocês tiverem alguma informação, material, ou local de pesquisa, gostaria muito de receber!

Desde já agradeço a atenção!!!
anapafelo@ig.com.br
apfl@provida.org.br

sábado, fevereiro 22, 2003

Já ouví esse nome em algum lugar 4 - o último round

Em nenhum momento falei sobre plágio disso ou aquilo. E outra, a Kiss FM não plagiou o nome do programa de rádio alguma, já que esse é o nome de uma das melhores bandas que o nosso Rock 'n' Roll já teve. E o "Made in Brasil" da Kiss é com "s", como deu para perceber...
De qualquer forma, muito obrigado ao pessoal da Dumont FM pelo rápido esclarecimento e continuem na sintonia da Rádio Base.
Moçadinha linda da Rádio Base, a nossa sala de bate papo já está aberta. Vamos lá?
Já ouvi esse nome em algum lugar 3

O pessoal da Dumont FM, por ICQ, esclarece que o programa "Made in Brazil" está no ar na emissora há mais de 7 anos e que "Garagem" é só o nome de uma promoção que eles estão fazendo. Se é assim, então é a Kiss FM que plagiou o nome do programa da Dumont FM. De qualquer forma, esse negócio de copiar nome de programa é mafuá só.
Falso Lula na aprazível Paraíba?

Um gaiato que faz uma imitação perfeita da voz de Lula tem dado entrevistas a rádios do interior da Paraíba e até de cidades-satélites de Brasília, fazendo-se passar pelo presidente.

Uma falsa assessoria marca a conversa ao vivo. Aí, o Lula 171 entra no ar e sai tagarelando. A turma cai no trote. Já aconteceu em Patos e Cajazeiras (PB). E, segunda-feira, a vítima foi a Rádio Mega, do Gama, no DF. (Ancelmo Góis, no Diário de São Paulo)

Enviado por Magaly Prado

Rádio Revista Capital

O programa "REVISTA CAPITAL" ancorado por Magaly Prado está muito bom de ouvir. Confira no sábado, das 14h às 15h, ná Rádio Capital AM (1040 kHz) ou pela internet clicando no ícone AO VIVO do site: www.radiocapital.am.br

OPINIÃO – Vicente Adorno, editor de internacional e chefe de redação do Jornal da TV Cultura, explica o porquê do conflito entre EUA e Iraque
LEITURA – Uma deliciosa entrevista com o jornalista Xico Sá sobre o lançamento do livro “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea”, pela Record

Magaly Prado
programa "Revista Capital" (sab-14h-15h) nos 1040 khz
ou pela internet, clique no "ao vivo" do site abaixo:
http://www.radiocapital.am.br
Conheço esses nomes de algum lugar... 2

Mas vem cá, plagiar nomes de programas de rádio pode? Ainda mais de um programa semelhante que está no ar? Está aí uma coisa que eu gostaria de saber...
Conheço esses nomes de algum lugar...

A rádio Dumont FM está lançando um novo programa para novos músicos e bandas. É um programa diário (ao meio-dia) com as novidades da música pop e do Rock 'n' Roll, que ainda não tiveram espaço nas rádios e gravadoras.
O nome da promoção é Garagem e o nome do programa é Made in Brazil!
A iniciativa é boa, mas, engraçado, conheço esses nomes de algum lugar...
Caldeirão do Kizumba

Oi!
Nesse sábado, receberemos em nosso estúdio a bruxa e clarividente Sandra Susi! Saberemos mais sobre bruxaria e todos os mistérios que envolvem a clarividência, o feng-shui e o reiki, entre outras coisas! Você pode também pedir suas previsões ao vivo, por e-mail (noar@radioficina.com.br) ou pelo chat, que Sandra responderá para você durante o programa. É a sua chance de saber se terá chance com aquela garota ou aquele carinha da faculdade ou do trabalho... não perca!
Sábado, a partir das 14h, em www.radioficina.com.br acontece mais um mágico Kizumba Net e, como diria Sandra Susi, "que volte três vezes mais forte para você tudo o que você deseja para mim" (você tem de ver essa frase vinda de uma bruxa, que medo que dá!).
Até lá...

sexta-feira, fevereiro 21, 2003

Vai dar susto na mãe!!!!

Ontem não estava conseguindo acessar o blog! Dava uma mensagem de "site não encontrado"!!!!!
Ô Blogger, vai dar susto na mãe!
Rádio da Dinamarca indeniza sindicato
Da Redação do Comunique-se

A rádio pública da Dinamarca foi condenada a pagar uma indemnização de 134.500 euros ao sindicato dinamarquês dos jornalistas, por ter reemitido peças e programas de jornalistas que se encontravam em greve. A paralisação dos jornalistas da Danish Radio decorreu no verão de 2002 e prolongou-se por quatro semanas, até ser alcançado um acordo quanto aos aumentos reivindicados pelo sindicato Danish Union of Journalists.

A organização sindical dos jornalistas dinamarqueses processou posteriormente a rádio por esta ter reemitido programas elaborados por grevistas, durante a paralisação. O Tribunal Arbitral deu razão ao sindicato e multou a estação em um milhão de coroas dinamarquesas, verba que reverteu a favor do Danish Union of Journalists. No ano passado, a Justiça dinamarquesa tomou posição a favor dos direitos dos jornalistas, num caso relativo a transferência de direitos de autor e defendendo o direito de um jornalista a não revelar as fontes.


Rádio Vaticano faz duras críticas ao governo dos EUA
Da AFP


A emissora Rádio Vaticano, da Santa Sé, criticou duramente hoje o governo dos Estados Unidos por sua arrogância e falta de consideração para com seus aliados na gestão da crise com o Iraque. "Enquanto o Vaticano pede a razão, defende toda ação diplomática e o direito internacional, temos do outro lado uma superpotência, governada por uma administração que se atribui ela mesma uma missão salvadora com as atitudes e o estilo das cruzadas", declarou o diretor da emissora oficial do Vaticano, padre Pasquale Borgomeo.

"Essa administração parece considerar a política e a diplomacia como algo nocivo, uma perda de tempo, o direito internacional como um problema, as Nações Unidas como um clube de sofistas e a opinião pública como algo que se deve influenciar se possível ou ignorar quando não se consegue", afirmou Borgomeo. "A opinião pública mundial demonstrou sua existência e importância nos últimos dias", disse Borgomeo, que defende a campanha do Vaticano contra a guerra no Iraque.
Rádio Rural deve sair do ar

Segundo informações que circulam no mercado, e nos corredores da empresa, há fortes indícios de que a Rádio Rural, do Sistema RBS Rádios, está saindo do ar. A emissora deverá ser reformulada, deixando de cobrir assuntos ligados ao meio rural para veicular uma programação voltada unicamente para o jornalismo esportivo. A estrutura onde funciona a Rádio Rural hoje já sofre modificações e a equipe também está sendo reformulada. O diretor executivo da RBS Jovem, Antônio Tigre, foi contatado pelo site Coletiva.Net, nesta tarde, e até o momento não esteve disponível para conceder entrevista.

Quanto ao fim da Rádio Rural, fica a pergunta: será que a RBS pretende montar uma rede nacional de rádio esportivo? Pergunto isso pois é importante lembrar que a Rádio Rural transmite para diversos estados do Brasil, logo com todo o poder de fogo da empresa, não se sabe, né... E acho que este projeto, que já tinham me contado que poderia acontecer, mas há muito tempo, tá saindo agora pela Rádio Pampa em março separar uma de suas duas frequências para fazer esporte 24 horas de novo. Fica agora a curiosidade de conferir isso posto em prática.

Grande abraço à todos,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre / RS

Beth Carmona será presidente da TVE e rádio MEC
Do MM Online

Na sexta-feira, dia 21, Beth Carmona toma posse na presidência da Acerp - organização mantenedora da TVE e Rádio MEC. O evento será realizado na sede da TVE, no Rio de Janeiro, às 11h. Beth já foi diretora de programação da TV Cultura, de São Paulo, onde trabalhou de 1987 a 1998. Em junho de 1999, ela assumiu a direção de programação e produção dos canais Discovery Kids e Animal Planet, do grupo Discovery para a América Latina e Ibéria. Em janeiro de 2002, assumiu a supervisão dos seis canais do grupo Discovery no Brasil e, em outubro de 2002, foi convidada para a direção de programação e produção dos canais Disney e Fox Kids Brasil, com a responsabilidade de orientar a produção local e de identificar talentos e projetos criados especialmente para o público brasileiro dos dois canais.
Prefeituras vão conceder alvará para as rádios comunitárias?

No caso de São Paulo, é certo, vai vender alvarás. E caro! Primeiro virá uma lei municipal proibindo o funcionamento de qualquer rádio comunitária, mas , mediante uma "taxa", conseguirá uma licença "provisória", que se estenderá para todo o sempre.
E não demora, virá rapidinho, uma "taxa rádio", para a população pagar, com a desculpa que a Prefeitura precisa se "equipar" para fiscalizar as rádios clandestinas. Afinal ela não tem recursos para isso. Alguém duvida?

Daniela Brusco
São Paulo - SP

Calma pessoal, vamos ver o que está acontecendo?

quinta-feira, fevereiro 20, 2003

Prefeitura dando concessão de rádio?

Esse pessoal está ficando doido mesmo!
A prefeitura não está dando conta de dar concessão nem pra perueiro fazer transporte público, nem pra camelô trabalhar e querem que ela dê conta de concessão de rádio comunitária? Aí é que o processo emperra mesmo.
Governo pode dividir concessões de rádio e TV com prefeituras

O Ministério das Comunicações pode firmar convênio com as prefeituras para agilizar a regularização das rádios comunitárias que operam no país. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, durante reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS), no Senado, que tratou também de capital estrangeiro e baixaria na programação da TV, entre outros pontos.

Pela proposta, o Ministério dividiria as concessões com os governos locais. De acordo com a conselheira Regina Festa, é impossível analisar todos os processos já entregues. Ela considerou interessante sugestão do convênio entre o Ministério das Comunicações e as prefeituras que sediam as emissoras requerentes, para agilizar o processo de legalização.

Regina observou no entanto que a concessão via convênio deverá ser feita estritamente para emissoras que não têm finalidade comerciais e que são operadas por associações e fundações sem fins lucrativos. Estudo apresentado nesta segunda-feira na reunião do CCS estima que existem atualmente 20.000 rádios comunitárias em funcionamento no país e que apenas
1.707 estão autorizadas pelo Ministério a operar. Outras 7.366 emissoras estão com requerimentos à espera de análise.

Tecmídia, com Agência Brasil


Enviado por João Nilton, SP

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Cada macaco no seu galho!!!!!!!!!!

Vou direto à questão: isso daí vai dar merda!!!!!!!!! Como é que uma prefeitura vai se equipar tecnicamente para avaliar o funcionamento de uma emissora de rádio? Vai contratar uma empresa especializada em tele comunicações? Vai pedir socorro à Anatel. Prefeitura tem de cuidar do trânsito, do mobiliário público, do ensino fundamental, do atendimento à saúde aos munícipes, das construções civis e obras que são realizadas em seu território, da coleta de lixo, da iluminação pública e de um sem-número de serviços que só ela pode fazer.

O que ela poderia - e deve -fiscalizar é se a empresa de radiodifusão está instalando seu parque de transmissão de acordo com o código de obras da cidade, a lei de zoneamento, às leis de combate à incêndio da cidade, etc. Isto, é claro, depois que a Anatel e o Ministério das Comunicações fizerem a parte deles.

O que o MC e a dona Ana tel têm de fazer é criar vergonha na cara, deixar de preguiça e por mais gente para fiscalizar as rádios que alguns insistem em chamar de "comunitárias". Dessas 20 e poucas mil emissoras "comunitárias" em funcionamento, 99,9% são piratonas mesmo e tem de ser fechadas, isso sim!!!!!!! Ainda mais na capital paulista que não tem mais espaço pra uma rádio sequer!!!!!!!!!!!

Prefeitura não tem nada que dá dando alvará pra rádio pirata. Quem tem de resolver são os órgãos federais competentes!!!!! Se a moda pega, daqui a pouco o DAC (Departamento de Aviação Civil) vai pedir para dona Marta Suplicy fiscalizar o espaço aéreo de São Paulo. Deus me livre!!!! O pessoal da prefeitura daqui não consegue nem organizar o trânsito em terra, imagina pelos ares. Eu hein!!!!!!!!!!
Onde encontrar

Amigos, parabéns pelo site. Adorei!!!!! Gostaria de Saber onde encontrar uma lista igual a das FMS. Mas de Rádio AM de São Paulo. Bem que poderia estar no site Rádio Base.

Um abraço,
Damião Gonçalves
São Paulo - SP


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Damião, tu nem imagina a encrenca que é fazer uma lista dessas atualizada. Mas, quem sabe, a gente ainda faz uma no site, né? Mas se você quiser se aventurar, anote aí: http://www.mc.gov.br ou http://www.anatel.gov.br. Boa sorte!!!!!!!

quarta-feira, fevereiro 19, 2003

Fora de sintonia
Estações locais preferem hits à programação diferenciada que conquiste novas faixas de público

Ricardo Sabag
Da Gazeta do Povo
Curitiba, PR

Ligue o rádio, ajuste o volume e comece um passeio por todas as FMs de Curitiba. Nessa viagem auditiva que deverá percorrer as 17 estações do dial curitibano, poucas serão as probabilidades de você não esbarrar em "Meu Cachorrinho", de Kelly Key; "Já Sei Namorar", dos Tribalistas, ou ainda "The Zephyr Song", do Red Hot Chili Peppers. Há, ainda, grandes chances de se topar com Avril Lavigne, Santana, Daniel, Detonautas, Sandy & Júnior, e, claro, um indefectível MC Serginho e sua "Egüinha Pocotó". Canções que estão na boca do povo e músicos que estão vendendo como água nas lojas de discos. As rádios vêm a reboque, dando ao povo o que o povo gosta, certo?

A lógica por trás da escolha na programação das FMs é simples: tocar hits é garantir público. E garantir público é garantir receita. A pergunta que fica, no entanto, é: em tempos em que se discute no Congresso medidas de moralização da programação televisiva, em que pé anda a produção das rádios locais? Como forma de colocar o assunto em pauta, o Caderno G ouviu profissionais relacionados à área e perguntou: Como está a qualidade do rádio que se ouve em Curitiba?

"Há várias tendências a serem exploradas, como a world music e esse nicho de música étnica. Falta, acima de tudo, interesse no mercado independente, como falta também gente correndo com seu material próprio", analisa o produtor musical Cyro Ridal, responsável pelo programa radiofônico Ciclojam, levado ao ar pela rádio Educativa. Cyro lembra que existe uma grande produção paralela na cidade que não chega na mão dos programadores das rádios. "As rádios deveriam dizer Œdanem-se Rio e São Paulo!¹, já que nos consideram isolados mesmo. Essa seria a única maneira da cena independente se realizar", diz ele, um entusiasta das bandas de rock locais.

Segundo o produtor musical, as rádios também deveriam investir mais em comunicadores que tivessem um conhecimento musical aprofundado. "Há colecionadores que têm materiais que ninguém mais tem. Assim, a gente poderia ouvir muito mais música independente, world music ou r&b. As rádios precisam assumir sua identidade", afirma ele. Cyro, tem entre seus próximos projetos para rádio uma reedição radiofônica da Guerra dos Mundos, clássico da ficção científica escrito por H. G. Wells em 1898 e levado ao ar por Orson Welles em 1938, causando furor em toda a audiência.

Na opinião do maestro Osvaldo Colarusso, produtor e apresentador do programa Falando de Música, levado ao ar também pela Educativa, Curitiba precisava ter pelo menos duas rádios estatais ­ uma que executasse música popular, outra que tocasse apenas música erudita, como nos moldes das grandes cidades do mundo. "O ouvinte de música erudita gosta de exclusividade", diz o maestro, que, conta, adquiriu boa parte de seus conhecimentos musicais ouvindo a rádio Cultura de São Paulo, que só executa clássicos em sua programação.

Colarusso não enxerga como uma rádio que toque apenas clássicos ­ eruditos ou populares ­ ou ainda jazz, por exemplo, seja mantida pela iniciativa privada. "Essa é uma obrigação do estado. Esse tipo de música não dá lucro. Mesmo nas grandes cidades européias, as rádios mais fortes nesse sentido são as estatais", relata o maestro.

Já para a regente do grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná, Doriane Rossi, o público interessado em música popular brasileira não tem muitas opções quando procura por música "que não seja efêmera e não-comercial". De acordo com ela, mesmo as rádios que se preocupam em executar esse tipo de canção também têm preferência pelo que já é consagrado. "Mas há espaço para o novo", afirma ela, dizendo, ainda, que sente falta de alguns programas de biografias de músicos.


Enviado por Cássio Silvério
BBC e a mina de ouro brasileira
Laura Mattos,
Da Folha Online

Tudo começou há quase 65 anos, no dia 14 de março de 1938, com as seguintes palavras: "... O senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena, no meio de um entusiasmo formidável. De pé, no seu carro aberto, respondeu repetidamente com saudações nazi às aclamações da multidão".

A notícia marcou a primeira transmissão da inglesa BBC ao Brasil. E foi com a cobertura da Segunda Guerra, transmitida em português por ondas curtas, que a rádio passou a ser conhecida pelos brasileiros. Mas aí veio o estouro da FM, a indústria parou de fabricar aparelhos com OCs (ondas curtas) e a audiência da BBC no país praticamente morreu. No início dos anos 90, seu serviço em português quase foi extinto. Só sobreviveu em razão de parcerias feitas com AMs e, principalmente, FMs, para a retransmissão do noticiário de Londres.

Mas a situação mudou. Com a crise da mídia brasileira, quase não há estação que consiga manter correspondentes no exterior. Nesse contexto, a BBC ampliou seu espaço no dial e hoje tem contrato com mais de 40 emissoras. Em SP, está com a Eldorado há quatro anos e recentemente fechou acordo com a CBN. No Rio, sua programação será levada ao ar a partir de março pela JB FM.
Depois de beirar a extinção, o serviço em português hoje está entre as prioridades de empresa. Das 43 línguas estrangeiras contempladas pela BBC, ocupa o quinto lugar em investimentos, só perdendo para o árabe, espanhol, russo e chinês.

Na semana passada, foi anunciado aumento de cerca de 15% no orçamento anual da equipe de 35 brasileiros, que passa para US$ 3 milhões. Américo Martins, 34, diretor da BBC Brasil, acaba de deixar São Paulo, onde selecionou mais quatro profissionais para ampliar seu quadro. Está também desenvolvendo um projeto ambicioso para comemorar a primeira transmissão: ampliar o noticiário, atualmente com quatro horas e meia diárias de duração, para doze horas, e encontrar uma FM disposta a ceder seu horário nobre à íntegra da programação londrina.

Segundo ele, já há candidatas. "A idéia é deixar buracos para notícias e anunciantes locais." Além dos programas jornalísticos, também estão sendo criados musicais para completar a programação de 12 horas. Se vier o ataque dos EUA, aumentam as chances de parceria da BBC. Já há dois jornalistas brasileiros seguindo para um giro pelo Oriente Médio e um terceiro aguarda visto para o Iraque. "A guerra acaba valorizando nossos serviços. Infelizmente é assim." Tudo como há 65 anos.
BBC de Londres no Brasil

Olá Marcos e amigos da Rádio Base,

A Laura Mattos informa em sua coluna de rádio publicada na Folha que a BBC (rede de rádio e tv estatal sediada na Inglaterra) está investindo pesado no serviço brasileiro de notícias, feito totalmente em português, veiculado em ondas curtas, internet e retransmitido por algumas emissoras de rádio daqui.

Os investimentos não se limitam ao aumento do número de profissionais. A BBC Brasil quer alguar o horário nobre de qualquer FM brasileira disponível para veicular sua programação, que seria estruturada no seu já consagrado jornalsimo e em atrações músicais como bônus. Espero que nesse pacote estejam incluidos dois programas: o apresentado pelo venerando DJ John Peel (com direito as Peel Sessions) e o Som de Londres, comandado pelo Thomas Pappon. Eles deixariam no chinelo qualquer rádio que se diz de rock, principalmente as que operam em São Paulo...

Rodney Brocanelli
São Paulo - SP

Torcedor não pôde ouvir primeiro tempo

Uma decisão inexplicável da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República impediu o torcedor de ouvir o primeiro tempo de Peñarol e Grêmio pelas três emissoras gaúchas que deslocaram equipes para Montevidéu. Contrariando o que ocorria nas administrações anteriores, a Secom indeferiu o pedido da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) para que o programa A Voz do Brasil fosse transmitido em outro horário.

Representando as rádios Gaúcha, Guaíba, Pampa, Cultura de Santa Maria e Cultura de Quixadá (Ceará), a Abert encaminhou o pedido de liberação do horário com antecedência. Somente na última segunda-feira é que a Secom comunicou o indeferimento "por falta de amparo legal". Nem a interferência dos senadores gaúchos Paulo Paim (PT) e Sérgio Zambiasi (PTB) foi suficiente para alterar a decisão. Depois de esgotar as tentativas de negociação, a Abert ainda tentou a via judicial, encaminhando um pedido de antecipação de tutela ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, indeferido pelo desembargador Amaury Chaves de Athayde.

No mínimo, insensibilidade

Só mesmo a inexperiência na administração pública explica a atitude burocrática e insensível da Secretaria de Comunicação. Não foi a primeira vez que emissoras de rádio comprometidas com transmissão esportiva solicitaram a liberação do horário do programa A Voz do Brasil para prestar um serviço informativo ao público do futebol. Não haveria prejuízo algum para o noticiário radiofônico oficial, já que o programa seria gravado e transmitido em outro horário, como já aconteceu várias vezes. Porém, os responsáveis pela medida mostraram-se inflexíveis, desprezando totalmente o interesse e a paixão de milhares de torcedores que dependem do rádio para acompanhar seus clubes. A decisão é especialmente preocupante porque ignora um questionamento que a sociedade brasileira já vem fazendo há muito tempo, sobre a obrigatoriedade de um programa radiofônico pouco atraente, que a priva de informações e serviços todos os dias entre as 19h e as 20h mesmo quando há uma calamidade pública, como aconteceu recentemente durante inundação em São Paulo.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre / RS
Projeto de programa de rádio

Saudações a todos;

Meu nome é Ricardo Labajos dos Santos, sou estudante do 7º semestre de jornalismo na Univali em Itajaí - SC, mas resido em Balneário Camboriú. Eu e outros estudantes estamos com um projeto de transmitir o Campeonato Brasileiro de 2003 pela radio da universidade. Gostaria de saber onde posso (algum site) arranjar um modelo de um projeto de rádio. Outra dúvida minha, é em relação a cotas de patrocínio. Essas deverão ser pré-negociadas por nós e definidas já na apresentação do projeto? Ou quem
cuidará disso seria a diretoria da Rádio?

No aguardo de esclarecimentos, Obrigado
Ricardo Labajos dos Santos
Itajaí - SC

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Ricardo, dê uma olhada na página da Transamérica na opção Transabusiness, depois clica em Rede Transamérica e depois em Banco de Projetos. Lá você encontrará bons exemplos de históricos de promoções e patrocínios de programas musicais e transmissões esportivas. O endereço é http://www.transanet.com.br. Dê uma olhada também na página comercial da Rádio K do Brasil, no endereço www.kajurunet.com.br
MediaSpot expande Clipping para a Praça de Belo Horizonte

O MediaSpot, serviço de monitoração de rádios para o mercado publicitário da Crowley, está expandindo o serviço de Clipping para rádios do mercado de Belo Horizonte. As rádios disponíveis em clipping são 98 FM, Alvorada FM, CBN FM, Globo AM, Itatiaia AM e Jovem Pan FM, as demais estão disponíveis para checking e análises específicas.

“O Clipping identifica, para uma determinada grade de rádios, todas as ações comerciais e promocionais reallizadas a cada dia. Com isso, não somente as Agências ficam sabendo o que está ocorrendo no mercado como um todo, mas também possibilita realizar análises de concorrência e comparações de influências sazonais dado o histórico mantido.”, afirma Paul Smith, Diretor Geral da Crowley.

Essa ferramenta, já disponível para São Paulo e Rio de Janeiro, vem sendo utilizada por agências, anunciantes e rádios. No caso das rádios, o Clipping é importante pois aponta prospects para seus departamentos comerciais e também o movimento promocional da concorrência dando suporte aos seus departamentos artísticos. Outra característica importante é que as análises podem ser requesitadas retroativamente uma vez que o histórico é mantido. Para as praças incluídas no Clipping os dados estão disponíveis desde Julho de 2003.
O novo site da Globo FM

Finalmente entrou no ar o novo website da Globo FM. Ele está mais ilustrado com belíssimas fotos da cidade maravilhosa e mostra as novidades da programação de emissora, como por exemplo o "Parabólica", boletim que traz a qualquer momento notícia do show business, uma nova versão escrita para o "Personalidade", programetes de fim de semana que enfocam algum artistas que rola na emissora. E Área Vip, que pormete colocar o ouvinte nos melhores lugares dos melhores shows ao vivo.

A página de comunicadores ganhou novas fotos dos locutores da emissora, mas as informações que ali estavam, ficaram reduzidas a nome, idade, signo e naturalidade. Pôxa, que enxugamento, hein!!!!!! Na página de contatos, o internauta pode sugerir a música que mais gosta, a que gostaria de ouvir e aquela que ele não aguenta mais. Bom saber que alguém se lembrou dos pobres ouvintes!!!! Eu mesmo sugeri que eles baixassem a taxa de transmissão do link ao vivo na internet porque ela está muito alta para quem tem conexão dial up. Se baixar para uns 20kbps a 16khz ou 18kbps a 16khz a trasnmissão perde uma pouco de qualidade, mas termina aquelas infindáveis interrupções na transmissão.
Como participar do blog

É só um lembrete:
Para participar do blog, você tem duas opções: pode mandar um e-mail, clicando no link que há embaixo de cada post ou ainda escrever no nosso livro de visitas, cujo link está aqui do lado esquerdo da página.

terça-feira, fevereiro 18, 2003

Novidades das rádios gaúchas
Confira agora no RSRádios:

- Rádio Guaíba na cobertura do carnaval
- Rádio Gaúcha faz cobertura nacional do carnaval
- Getulio Suman Filho - Liberdade FM
- Eduardo de Oliveira César - Bandeirantes às 7

Rafael Ludke
Webmaster - Editor
rafael@rsradios.cjb.net
http://www.rsradios.hpg.ig.com.br
Contra a guerra!

A divulgação de números em manifestações são sempre divergentes, sempre achamos por aí três ou quatro números diferentes. Costuma-se confiar mais na informação transmitida pela Polícia Militar.
Confirmando o que disse Vieira de Melo na Bandeirantes, passei sábado a tarde pela Av. Paulista e o número de manifestantes era muito pequeno, não chegavam nem a ocupar um quarteirão inteiro da avenida!
Já no Parque do Ibirapuera a história foi diferente. Lá foi o local da maior concentração popular, mas não tenho idéia do número de participantes.
Os maiores anunciantes do rádio

Caros amigos da Rádio Base,
Seguem os números do mercado publicitário em rádio AM e FM para Rio e São Paulo. Estes são as empresas que mais anunciaram nas duas cidades, durante o mês de janeiro.

nº - empresa - spots - share

São Paulo
1 CASAS BAHIA 1712 8,49%
2 TELESP CELULAR 960 4,76%
3 BCP 850 4,22%
4 PONTO FRIO 818 4,06%
5 SABESP 697 3,46%
6 PARADOXX MUSIC 672 3,33%
7 UNICAPITAL 618 3,07%
8 SADIA 572 2,84%
9 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL 528 2,62%
10 BUILDING RECORDS 519 2,57%

Rio de Janeiro
1 TELEFONICA CELULAR 1457 6,05%
2 SUPERMERCADO GUANABARA 1401 5,82%
3 SUPERMERCADO MUNDIAL 1138 4,72%
4 ATL 1133 4,70%
5 CASAS BAHIA 1061 4,40%
6 JORNAL O DIA 933 3,87%
7 SUPERMERCADO SENDAS 834 3,46%
8 ATL / GOLDEN CROSS / R.CHEVROLET 754 3,13%
9 PERFUMARIA MARCIA 740 3,07%
10 DM 705 2,93%

Obs.:
1. Dados compilados eletronicamente referentes às veiculações de peças publicitárias nas rádios aferidas diariamente na lista de clipping
2. Foram aferidos spots, testemunhais, patrocínios e apoios
3. O escopo da monitoração é de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00
4. A lista de rádios que constam do clipping diário são:
São Paulo (FM): 89, Band, Gazeta, Sucesso, Metropolitana, Mix, Nativa, Trasncontinental, Jovem Pan, Transamérica, Alpha, CBN, Eldorado, América (AM)

Rio de Janeiro: 98 FM, Antena 1 Lite, Cidade, O Dia, Globo, JB, Transamérica, Nativa, Nova, Melodia, MPB, Jovem Pan, Fluminense (FM); Globo, CBN (AM);

Obrigado,
Paul Smith
Crowley Broadcast Analysis, Brazil (CBAB)
Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, fevereiro 17, 2003

Lugar de repórter é na Rádio Bandeirantes

José Paulo Lanyi
Do website Comunique-se

Ouço eu, nesta segunda-feira, o bom Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes de São Paulo. À frente do programa, a dupla histórica José Paulo de Andrade e Salomão Ésper. Nos comentários, o diretor de Jornalismo da emissora, Fernando Vieira de Melo, e a recém-contratada Maria Lydia.

Num dado momento, Vieira de Melo refere-se aos participantes paulistas da passeata contra a guerra no Iraque como uma “meia-dúzia de gatos pingados”. Pude-lhe vislumbrar a careta enojada. “Foram oito mil pessoas”, disse o meu xará José Paulo, em seguida. “Brasileiro não costuma ir nem a reunião de condomínio”, acrescentou o diretor-comentarista.

Bem, trata-se, a meu ver, de uma observação impertinente. Parece que a percepção de cultura de massa acabou prevalecendo em algumas mentes jornalísticas. Oito mil pessoas... uma meia-dúzia de gatos pingados (o Estadão calculou 30 mil; a Folha Online, no sábado, informou: entre 10 mil e 20 mil pessoas, conforme os organizadores do protesto; 3 mil manifestantes, de acordo com a Polícia Militar. Ainda assim, o maior do País).

Será que Vieira de Melo tem razão? Afinal, estamos na maior cidade da América do Sul, uma das maiores do mundo. Depois, qualquer joguinho chulé leva pelo menos umas quinze mil pessoas aos estádios de futebol da cidade (ou pelo menos levava, algum tempo atrás).

Quantitativamente, temos, a priori, um punhadinho de gente a sacrificar seu sábado com essa besteira que é uma guerrinha com potencial suficiente para destruir o mundo, a longo prazo. Esta é uma conclusão fundada numa relação de proporcionalidade. Tudo bem, temos pouco mais de meia-dúzia de planetas no sistema solar; isso, portanto, não é relevante.

Não acredito que o diretor de Jornalismo da Rádio Bandeirantes tenha se oposto à tal iniciativa, salutar e premente. Mas deixou claro: faltou-lhe sensibilidade para entender quão custosa (e desproporcional) vem a ser a resistência popular contra qualquer governo que tenha uma, digamos, meia-dúzia de mísseis apontados para a cabeça do povo. Convém lembrar que são mesmo as minorias que fazem o agito. No mundo inteiro, mesmo nesse episódio, tem sido assim. No sábado, milhões de manifestantes foram às ruas pela paz. É de se desprezar? Talvez, a população do globo, que se saiba, é muito maior do que isso.

Fiquei, hoje cedo, a lembrar aquela cena do chinês solitário a tourear um tanque de guerra na Praça da Paz Celestial. Pois é, não era nem meio por cento desse balaio de gatos ingênuos do fim de semana paulistano. E olha que foi na China, hein...

Concordo, é preciso ir aonde os fatos estão. Parece-me, entretanto, que nem a Rádio Bandeirantes anda conseguindo fazê-lo como deveria. Meses atrás, um repórter da emissora me contou que a maioria das matérias eram apuradas pelo telefone; dias atrás, um ex-repórter de lá me disse que não estava encontrando os jornalistas da Bandeirantes nas coletivas, nos acontecimentos importantes, em lugar nenhum. E me mandou esta: “O engraçado é que eles falam em corte de custos e contratam profissionais a peso de ouro, como a Maria Lydia, o Jorge Kajuru e o trio Na Geral. Mas muito repórter não vai pra rua fazer matéria”.

Grave, isso. Nada tenho contra a Maria Lydia, o Jorge Kajuru e a turma do Na Geral (Lélio Teixeira, Beto Hora e meu outro xará, Zé Paulo). Ao contrário. São profissionais que merecem cada centavo que recebem. Competentes. Espero que progridam cada vez mais. Mas é preciso administrar melhor a distribuição dos recursos de uma emissora jornalística.

É verdade que a gasolina está muito cara. Talvez, aliás, fosse um motivo a mais para a emissora considerar a seriedade do esforço das minorias nos protestos contra a guerra no Iraque. Porque, do jeito que as coisas vão, se o conflito e o preço do petróleo estourarem, é capaz de a RB ter de cortar mais custos em outras áreas.

A não ser que dispensem repórteres para ficar com os telefones, os carros, os móveis...


Rádios de MPB

Caro Marco e amigos da Rádio Base

Li o manifesto sobre a volta da Nova FM. Só lamento que com uma rádio tão boa como a MPB FM, que toca não só os medalhões, mas artistas e bandas promissoras como Casino (prestem atenção neles), o pessoal lamente a falta de uma emissora como a Nova, que apensar de se dedicar ao som nacional, não acrescenta nada. Toca as músicas mais manjadas dos grandes astros e estrelas e não procura variar, abrindo espaço para o novo.

Abraços
Rodney Brocanelli
São Paulo - SP

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De fato, Rodney, seria muito amis interessante que eles tivessem uma repetidora da USP FM, essa sim, uma ótima rádio de música brasileira. Eu não sou só eu que digo isto não, o Boris Casoy também o disse na reprise de seu programa Passando a Limpo, na Tv Record. No emio de entrevista que fazia com Zeca Baleiro, o jornalista informou que a rádio USP FM, aqui em São Paulo seguramente era uma das que executava suas músicas e de outros novos compositores brasileiros.

domingo, fevereiro 16, 2003

MANIFESTO PELA VOLTA DA NOVA BRASIL FM AO RIO

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
Escrito em 12 de fevereiro de 2003.

O Rio de Janeiro não pode mais permanecer sem a Nova Brasil FM. Esta excelente rádio MPB surgiu no dial carioca no dia 1º de novembro de 2000, e nos foi tomada no dia 1º de outubro de 2002, conforme podemos conferir na história da rádio. Desde que a Rede Central de Comunicação traiu a confiança dos ouvintes cariocas, a divulgação da MPB no dial carioca foi imensamente prejudicada. Porque aconteceu o que já prevíamos: a única rádio MPB restante, a MPB FM 90,3, se acomodou, e ficou ainda mais chata, exagerando ainda mais na divulgação de MPB ortodoxa, sem prestar atenção nos nomes e segmentos de MPB mais recentes. Das outras rádios, apenas a Globo FM 92,5 e a Paradiso FM 95,7 mantiveram o espaço para a MPB não-ortodoxa.

Por tudo isso, resolvemos lançar este manifesto. Lançamos este manifesto pela volta da Nova Brasil ao canal de onde jamais deveria ter saído, os 89,3 MHz cariocas. Repudiamos a Inquisição, que se instalou neste canal, e também rejeitamos a jocosa afirmação de colegas nossos de São Paulo, que afirmam que "o Rio não perdeu muita coisa", com a saída da Nova Brasil.

Se você mora no Rio, e gostaria de ouvir, pela primeira vez ou novamente, a Nova Brasil, faça o seguinte: Entupa de mensagens a caixa postal da matriz paulistana da Nova Brasil: novabrasilfm@novabrasilfm.com.br.

Coloque no campo Assunto algo como "VOLTEM PARA O RIO!", e no texto, faça sua reivindicação, e repudie a programação da "Nossa Rádio FM". Se quiser, você pode se comprometer também em não ouvir mais a MPB FM ou outra rádio adulta, se a Nova Brasil voltar ao Rio. E mais importante ainda: divulgue este manifesto a todos os seus amigos que moram no Rio.

Marcelo Delfino
Rio de Janeiro - RJ

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Legal a iniciativa, Marcelo, apesar de continuar achando que a MPB FM é quase tão boa quanto a USP FM e que dá de 10 a zero na Rede Nova Brasil FM daqui.
Ninguém está livre da Geléia de Mocotó

Ué, só porque você lê esse sisudo e sério blog radiofônico, achava que estaria livre da Eguinha Pocotó? Do famoso equino, pode ser, mas de seu clone geléico, jamais!!!!!!!!! Aí vai a letra, de autoria de Ricardo(?), cronista dos Cronistas Reunidos. Pra quem está azul de fome.......

PS: Essa letra jamais será gravada em CD ou será executada em qualquer rádio. Assim espero, hehehehe!!!!!!!!!!!!

A Melo do Mocotó (para se ler cantando)

Batida de Pancadão 01

Fui convidado pruma festa mas estava só o pó,
Eu tava muito gripado, delirava, dava dó !
Minha mãe falou que tinha remedinho, daqui ó !
Era só experimentar, geléia de mocotó,

Mocotó, mocotó, mocotó, mocotó, eu estava só pó,
Mocotó, mocotó, mocotó, mocotó, geléia de mocotó,

(repete o refrão e Virada para batida Pancadão 02)

Da minha gripe eu fui sarado
E para o baile arrastado,
Meus amigos espantados,
Não sabiam que eu só ...
... Só estava bem alí
Graças à geléia de mocotó !

Mocotó, mocotó, mocotó, mocotó, eu estava só pó,
Mocotó, mocotó, mocotó, mocotó, remedinho daqui ó!
Mocotó, mocotó, mocotó, mocotó, falei pra gripe: Aqui ó!
Mocotó, mocotó, mocotó, mocotó, geléia de mocotó!

(break da batida para o MC entrar rimando)

Minha mãe é legal, minha é 1000 grau
Se não tou legal, tomo melhoral
Se não fico bom, eu saio do tom
Não tiro o meu, pijama marrom

(volta pancadão 01)

Vamo lá, vamo lá, vamo lá, vamo lá, geléia de mocotó,
Vamo lá, vamo lá, vamo lá, vamo lá, o meu pijama marrom!
Vamo lá, vamo lá, vamo lá, vamo lá, a minha mãe é 1000 grau,
Vamo lá, vamo lá, vamo lá, vamo lá, é o funk do mocotó!
Luiza Borges vai reeditar “Salve Seu Bolso”

Do website Comunique-se

A diretora de Jornalismo da Rádio Capital de São Paulo, Luiza Borges, vai lançar a 2a edição de sua obra “Salve Seu Bolso” (Fundação Peirópolis). A 1a edição chegou a vender mais de 2 mil exemplares. “É um guia para o consumidor, antes, durante e depois das compras”. A atualização deverá ser publicada ainda no primeiro semestre. Na Rádio Capital, Borges está satisfeita com os primeiros resultados da transmissão digital. “O sinal já está chegando às regiões onde a rádio não entrava, como a Zona Leste da cidade”.
Daniel e Daniela, esta dupla bate um bolão no ar..........

Locutores & Locutores:


Quando eu digo que quando locutor tem criatividade e jogo de cintura, não compromete nunca qualquer programa!!! Acabei de "presenciar" uma façanha do locutor Daniel Daibem, da Rádio Eldorado FM, que acredito, acidentalmente desplugou uma tomada, e lá se foi tudo pros ares, a música que já estava no fim, inclusive. (Um belo Cranberries ao vivo) Mas, com toda elegância e charme, tirou um sarrinho no ar da tomada, descontraiu a "platéia" engatou o "piloto automático" e começou a música do zero de novo. Perfeito! É! Tem profissionais, que ainda respeitam em primeiro lugar, o ouvinte!
Um abraço
Daniela Brusco


No dia seguinte:

E ainda veio resposta!(por email, é claro!)
"É Daniela Tá sempre ligada hem? Me diverti também. Na verdade eu queria que esses imprevistos acontecessem o tempo todo. Isso faz as pessoas felizes.
Um abraço Daniel Daibem
Eldorado FM.

Que sirva de exemplo para uns e outros!
Daniela Brusco
Saiu na Vejinha carioca
Uma onda diferente no dial carioca



José Wilker terá um programa sobre cinema; Miguel Falabella vai ser a voz oficial da rádio, além de ter um horário mensal; Hildegard Angel entrará diariamente com notícias quentes; Luciano Huck falará de música; e Ricardo Amaral, das coisas boas do Rio. São as atrações da Rádio Paradiso FM, no ar em 11 de março, com o slogan Não É para Qualquer Música. "Nosso público-alvo é adulto, mas teremos uma linguagem moderna, descontraída", diz Luís André Calainho, um dos sócios da emissora, ao lado de Alexandre Accioly, Arnaldo Cardoso Pires e William Crunfli – o quinto dono é Luciano Huck.

Enviado por Maurício Martins
Rio de Janeiro - RJ

As dúvidas de Renato Kloss

Marco e turma da Rádio Base:

Em sendo a tevê uma concessão pública, ela necessita de licença (renovável) para operar. Pergunto: quais emissoras de televisão renovam essa licença atualmente, se a maioria delas é controlada por políticos e políticos adoram aparecer na mídia, na telinha? Se nenhum canal efetua essa renovação, não há motivo para a existência da mesma, há? Se é assim, a dita cuja da licença existe pra quê?

Outra questão: por que emissoras de AM, que possuem afiliadas em FM, não podem mesclar seus programas em sua grade de programação? Por que a Jovem Pan de Curitiba, que opera em FM 103,9 MHz, não pode, por exemplo, repetir, reproduzir o programa “No Mundo da Bola”, que a Jovem Pan/SP AM-620 kHz difunde semanalmente aos sábados, das 9h30min às 13h? Dizem que programas feitos por estações de AM não podem ser reproduzidos por FM. Por quê?

Última interrogação: a diferença que existe de AM para FM é só de som, de qualidade sonora; ou o alcance do AM é maior que o do FM?

Aguardo retorno
Atenciosamente
Renato Monteiro
Curitiba – Paraná