sexta-feira, janeiro 31, 2003

Eu quero Garagem!!!

Ô Paulão, eu tô com saudade daqueles "bate-papos-sem-noção" que rolavam com o JC e com o Boy no Garagem!
Por falar em Boy, estou com um CD dele aqui em casa e estou ouvindo direto! Quero ouvir o "Forró do Marcão" de novo no rádio...
Abraços!
Confirmado o horário do Na Geral na rede Bandeirantes

Conforme já foi noticiado nesse blog, dia 10 de fevereiro é o dia da estréia do pessoal do Na Geral na rádio Bandeirantes. A atração terá uma hora e meia de duração, em rede nacional, e será no mesmo horário em que era apresentada na rádio Brasil 2000, das 18h30 às 20h.
Atenção, radiouvintes....

....vai falar o grande Paulo Cesar Martins, nosso amigo Paulão, do Garagem. Ele diz a quantas andam as negociações para a volta do Garagem para o rádio paulistano:

"Oi, turma, tudo bom?
Desde que o Garagem saiu do ar nós fizemos reuniöes com quatro emissoras. Já estivemos na 89, na Kiss, na Imprensa e uma outra cuja reunião foi na semana passada, mas não posso falar o nome porque é a que demonstrou mais interesse em botar a gente de volta no ar. A 89 e a Kiss não nos deram resposta por enquanto. E a Imprensa está com a grade de programação fechada. Temos que aguardar um espaço no horário (até que seria legal ter um programa como o Garagem numa rádio especializada em
forró!). Não vamos desistir!

Um abraço pra vocês da Rádio Base e pra todo mundo que torce pela volta do Garagem.
Paulo César Martin, Paulão"
São Paulo - SP


=========================================

Opa, todo mundo fazendo uma corrente positiva pro programa voltar ao ar, tá certo? Valeu, Paulão, e boa sorte nas negociações. Ah, quando vocês conseguirem fechar com alguma destas rádios, permita-me dar uma sugestão? Que o programa seja nas segundas às 11 da noite, porém com reprise aos domingos à tarde. É para dar uma colher de chá aos ouvintes que tem de levantar cedo. Se isso for possível, vocês, a rádio e os ouvintes sairão ganhando, ok?

Kizumba santo de cada sábado!

Para não perder o costume, nesse sábado tem mais um programa Kizumba Net.
A partir das 14h, ouça o primeiro programa de humor transmitido ao vivo pela internet brasileira em www.radioficina.com.br!
Para falar conosco durante o programa, é só entrar no chat, ok?
Até lá...
Rádio valorizado no futebol

Amigos, saudações!

Bom, quem tiver rádio de onda curta - eu sou um, graças à Deus - e quiser tirar a curiosidade de ouvir um jogo aqui do Rio Grande vendo a partida e ouvindo uma rádio daqui ao mesmo tempo, pode tirar a teima segunda à noite: a TV paga Sky vai passar Inter x Juventude pra todo o país ao vivo, e nas ondas curtas dá pra pegar as rádios Gaúcha e Guaíba em tempo totalmente real. Vocês comprovarão que é o máximo curtir nossos competentes radialistas esportivos vendo o jogo, como eu sempre faço.

E pros amigos de São Paulo, vale a dica: fim-de-semana só do rádio, hein? O SBT decidiu largar mão de passar o Paulistão enquanto tiver rolando as brigas entre ela e a Globo, logo como eu não creio que a Globo vá passar jogos ao vivo, as partidas de Corinthians e São Paulo ficarão exclusivamente pra latinha. Ponto pro rádio de novo! Aliás, fico pensando: ainda bem que uma idéia maluca de um dirigente de um clube carioca, não lembro qual, que era de cobrar direitos de transmissão das rádios pra elas fazerem os jogos, nunca foi adiante!

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
O négocio é ouvir Coliid Disco nas madrugadas da Tupi!!!!!!
A família Altieris está no ar

Altieris Junior e o irmão Adriano Barbiero estrearam dia 27, na 9 de Julho (1600 AM). O programa "Agita Brasil" vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 6h às 6h30. "Por enquanto, o programa só tem meia hora. A programação da emissora está sendo reformulada", diz Altieris Junior. Uma das mudanças é que a rádio 9 de Julho conta agora com uma equipe de esportes para transmitir os jogos do Campeonato Paulista e um programa diário que vai ao ar a partir das 7h35.

"Futuramente, teremos mais espaço", garante. Os irmãos comandavam juntos horário matutino na América AM e saíram na reformulação da emissora, na época de contratação do Paulo Barboza. O pai, Altieri Barbiero, também saiu da América e foi para a 9 de Julho, e os filhos foram atrás. (Magaly Prado, Agora São Paulo)

Pessoal, acabamos de dar um tapa no visu do site Rádio Base. A quem interessa possa é só clicar no link à esquerda, abaixo do nosso contador. Ou anote: http://www.radiobase.hpg.com.br . Aproveita e assina nosso livro de visitas, ok?

quinta-feira, janeiro 30, 2003

A beleza de Tina Roma

Ei, pessoal, deixa uma brexa pra mim aqui....

Estava lendo o seu blog está koll(?). Mas eu não sabia que a Tina Roma era tão bonita assim, apesar de que este pessoal de rádio é muito dificil de saber da beleza deles porque não os vemos. Mas ela é do jeitinho que pensei !!! Sem dizer que aos finais de semana, ela está em quase todos os canais, digo na Rede Tv, Gazeta, Bandeirantes, com diversos comerciais. Pensei que era somente o da Direct TV junto com o galã Rodrigo Faro. Ela está também em outras, inclusive das Lojas Americanas. Será que ela tem o espaço dela na TV e não sabemos? Mas na boa, ela é linda mesmo.

Parabéns por este blog super Legal.
Alberto Leal
São Paulo -SP
33 anos
Os clones deste blog

Alô, Marcos

Prezado colega e amigo, você sabe que sou seu fã desde que bolou esse blog de notícias, por isso quero agora lhe dar os parabéns pelo novo site Rádio Base, muito mais bonito e técnico e dizer que depois disso estão aparecendo dezenas de clones pelo Brasil.

Abração
Roberto Miller ( pai do Maia) *
São Paulo - SP


===========================================

Muito obrigado pela sinceridade. Ainda sim, gostaria de saber quem são estes clones. Há tempos gostaríamos de saber a quem estamos influenciando: temos o TV Base, do amigo André e a Música Base, muito bem feita por sinal, mas que não anda seguindo muito o espírito desta página. Enfim....
Dois pontos
*O repórter Eduardo Castro, da Rádio Bandeirantes, é o novo correspondente da emissora, em Brasília. Ele vai trabalhar ao lado de Caiã Messina, que cobre o Congresso Nacional e o veterano Carlos Rodigues, que faz o dia-a-dia do poder executivo federal. Boa sorte, Eduardo.

* A CBN parece que decidiu tirar do ar a transmissão simultânea do "Programa do Jô", enquanto durarem suas eternas reprises. Ainda bem, quem é que aguenta tanta repetição? Ponto pra CBN!!!!!!!!
Sexta é para dançar
"Oxydance", da Metropolitana FM, marca ponto em mais uma casa noturna
Magaly Prado,
Do Agora São Paulo

A partir de amanhã, Carlinhos, que comanda o programa de flashback calcado em músicas dançantes, estará com a equipe do "Metronight", capitaneada por Paulinho Azeitona e DJs convidados, às 22h, no Venancio Bar, que fica na rua Venancio Aires, 900, na Pompéia. Na inauguração, a festa "Oxydance Metropolitana FM" contará com a presença do DJ Vadão. "Há mais de 20 anos no ramo, Vadão é um dos mais conceituados DJs de São Paulo e até fora do Brasil", afirma Carlinhos.

O programa "Oxydance" é transmitido ao vivo no estúdio aos domingos, das 22h à 0h. "O público é adulto, acima de 25 anos. Começo com a dance music dos anos 90 (até 94), depois anos 80 e termina com a disco music dos anos 70."
Aos enamorados, às 23h30, acontece o quadro "Toque de Classe", no qual Carlinhos escolhe músicas românticas. "Sucessos com Donna Summer e Bee Gees, por exemplo." O programa "Oxydance" já mantém programação às quintas-feiras na casa noturna Cabral desde 2002. Agora todas as sextas-feiras será no Venancio Bar.


====================================================

Bons tempos em que a finada Líder FM transmitia o Oxydancenos sábados à noite. Alguém se lembra que o programa chegou a ter 5 horas de duração e convidados pra lá de especiais? Pois é, isto foi entre 98 e 2000. Agora ele só tem duas horinhas? Ô, Wagner, diretor da Metrô, Vamos rever este programação de fim de semana da rádio, meu jovem!!!!!
Manufactura estréia ação para Rádio Nativa FM
Fernanda Bottoni
DO MM Online

A Manufactura de Propaganda conquistou a conta da Rádio Nativa FM e já estreou uma campanha de reposicionamento para o novo cliente. Os jingles estão no ar na própria rádio e nos próximos dias devem ser veiculados anúncios e outdoors.

==================================================

E por falar em MM Online, sábado tem o nosso tradicional chat na sala de bate papo do MM Online, a partir das 22h30. Leve sua cadeira e vamos trocar umas idéias sobre rádio, sobre a vida.....
Lingua de Trapo no Made in Brasil

Nesse domingo, a Kiss FM e o programa Made in Brasil apresenta as dez melhores músicas do Camisa de Vênus. O programa também contará com uma apresentação ao vivo do grupo Língua de Trapo, no estúdio da rádio.

Serviço:
Programa Made in Brasil - rádio Kiss FM (102,1 Mhz/SP)
Domingo, às 10h
Apresentação: Morcegão
www.kissfm.com.br
E por falar em Lúcio Ribeiro...

Na sua coluna Pensata, da Folha Online, Lúcio Ribeiro elogia a programação da Fluminense FM (ele está de passagem pelo Rio de Janeiro) e, para variar, dá uma cutucada nas rádios paulistanas.

As rádios de São Paulo deviam pegar uma ponte-aérea e passar algumas horas no Rio, escutando a Fluminense FM, que voltou recentemente à frequência modulada. Uma boa prova de que dá para fazer uma rádio rock mainstream sem ser repetitiva e estúpida. As DJs, só mulheres, embora amadores, não são insuportáveis como todo bom DJ de FM. E a programação mistura o ontem, o hoje e o amanhã sem ranço, nem "esqueminha". E muito menos, parece, sua programação é feita baseada em pesquisa com jovens universitários frequentadores de shopping center, como acontece em SP. Toca Beatles e Charlie Brown Jr. (é boa essa que o Chorão berra "então já eeeeeeera", não?), toca Police e Vines, toca Fatboy Slim e Ramones, toca Coldplay e Neil Young. A Flu FM incentiva a cena local e abre espaço para os eventos rock do Rio. O incrível é que você ouve a rádio por mais de duas horas e nem sinal de Men at Work e "Money for Nothing", "hino roqueiro" do Dire Straits, que infestam diariamente as FMs de SP.

quarta-feira, janeiro 29, 2003

Poposcene convida DJ's do finado programa Garagem
www.popscene.tk

A próxima edição da Popscene! vai rolar no dia 31 de janeiro, a partir das 21 horas. Sim, agora às sextas-feiras, quinzenalmente. E pra comemorar a nova fase da melhor festa rock da Baixada Santista, dois convidados mais do que especiais: Lúcio Ribeiro e Paulo César Martin, o Paulão.

Lúcio Ribeiro é jornalista da Folha de S. Paulo, onde tem uma coluna às sextas-feiras no caderno Ilustrada, a Popload. No Pensata mantém a coluna de cultura pop mais lida da internet brasileira. Paulão foi editor do lendário Notícias Populares, do Folhateen, e agora está na Conrad Editora. Ao lado de André Barcinski e Álvaro Pereira Jr. comandava o programa de rádio Garagem, que foi ao ar pela Brasil 2000 FM entre 1999 e 2002 e está em negociações com outras emissoras.

Os DJs residentes Flávia Durante, Hector Lima, Bruno Sosa e Thiago Baraldi fazem o aquecimento tocando o melhor do indie rock, eletrônica, hip-hop, clássicos dos anos 60 aos 90 e o chamado “novo rock”.

Serviço:
Popscene! A melhor festa rock da baixada
DJs convidados: Lúcio Ribeiro (Folha de S. Paulo), Paulão (Programa Garagem)
Data: 31 de janeiro de 2003, sexta-feira
Horário: Das 21 às 4 horas
Endereço: Retrô Bar & Lounge - Rua XV de Novembro, 47, Centro - Santos/SP
Fone Retrô: (13) 3219-1219
Ingresso: R$ 5 de entrada (sem consumação)
Mail: popscene@terra.com.br

Eu acho que o Salomão fica!.

Amigo Marcos,

O Salomão Ésper não vai sair não da Rádio Bandeirantes só pelo fato da Maria Lydia somar-se à equipe do "Jornal Gente". Até porque a chamada que ouvi na rádio ("Quem será a nova jornalista do Gente?") é feita por ele e pelo Zé Paulo de Andrade. E depois, o "Gente" já teve um quarteto de debatedores (Zé Paulo, Salomão, Zé Nello Marques e Marcelo Parada). Acho que se for
pra sair alguém do time do programa, seria o Fernando Vieira de Mello, isso sim.

Quanto ao "Na Geral" ir pra Bandeirantes, realmente, realmente precisará se achar um horário em que se encaixe para todas as afiliadas poderem repetir o programa, já que aqui em Porto Alegre, por exemplo, pra entrar o "Você É Curioso" no ar, em abril do ano passado, toda a programação de sábado de manhã foi enxugada. E eu não gostaria que saísse do ar a "Rádio Clone" não. Acho que os dois quadros podem conviver perfeitamente juntos - até porque, pelo que consegui entender, o "Na Geral" seria um programa próprio, enquanto o "Rádio Clone" é um quadro do "Jogo Aberto" dominical. E pelo que eu vi anunciado no site da rádio, domingo agora já retornara de férias a turma da "Rádio Clone", porém não ouvi se deu mesmo.

E essa do Jorge Kajuru realmente achei uma boa mesmo, vai dar uma bela sacudida na rádio, além de diminuir o tempo no ar da maior mala do jornalismo esportivo paulistano, Roberto Avallone (que, de bom, só gerou as imitações). Quem sabe com um homem de opinião forte como ele na rádio, transformem o "Esporte em Debate" num programa parecido com o "Apito Final" da Bandeirantes Porto Alegre: conversa simplesmente, duas horas de bate-papo entre os integrantes da equipe de esportes, e só. Seria algo diferentíssimo no rádio de São Paulo.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS


==========================================

de fato, as novas contratações da Bandeirantes foram acertadas e estão dando realmente o que falar, principalmente seu Jorge Kajuru, que deu um banho de transmissão de mesa redonda no mudial de futebol, mesmo com Rede Tv não transmitindo a Copa.
O futebol e o rádio no sul

Amigos, como diria José Wilker, "oi".

Rodney, a CBN nunca transmitiu jogos do São José, muito menos do Cruzeiro. Nenhuma emissora mais daqui tem setorista nestes dois clubes. Mas eventualmente, alguns jogos do São José são transmitidos pelas emissoras, especialmente os que forem no seu estádio e que forem em horários bem distantes dos jogos da dupla Grenal.

Quanto à CBN, há um bom tempo já que o esporte local acabou completamente. O último resquício que tinha, o "CBN Esporte", que era às 16:30, acabou há horas. E na verdade, a emissora sempre transmitiu foi partidas de futebol de salão, coisa que não faz mais há um tempaço. Hoje em dia, futebol na CBN só se é o da rede (praticamente todos os jogos do Rio quando vem pra cá) ou retransmissão simples e direta da Gaúcha em jogos da dupla Grenal e jogos importantes que a CBN nacional também transmita.

Quanto à não ter setorista no jogo do Juventus, o que você deixa pro acontecido domingo na Bandeirantes, que nem setorista mandou pro jogo Portuguesa x São Caetano? E a grande verdade, Rodney, é a seguinte: se tem rádios em São Paulo, como Jovem Pan e Bandeirantes, que preferem transmitir apenas um jogo inteiro em rodada simultânea com os grandes ao invés de transmitir todos ao mesmo tempo num multiplex, o que dirá-se do nosso Moleque Travesso? Ainda bem que você pensa uma coisa que eu já notei, Rodney, que o Ulisses Costa é bem melhor narrador que o Oscar Ulisses. Acho até o Osvaldo Maciel melhor que o Oscar, a bem da verdade.

Essa da Bandeirantes poder contratar o Jorge Kajuru é muito boa, mas me bate à cabeça uma dúvida: vão contratar ele pra rádio ter mais um comentarista além dos dois que já tem? (Um, na verdade, pois o preguiçoso do Roberto Avallone só trabalha domingo!) Ou ele vai justamente pro lugar do Avallone?

Bom, devem ter sabido desta briga entre as TVs que voltou com tudo hoje, né? Pois bem, acho que a CBN São Paulo terá audiência maciça hoje dos palmeirenses, pois ela vai transmitir o jogo do Verdão ao vivo com exclusividade. E como os torcedores não terão de novo a menor idéia de qual TV ligar, é capaz do rádio de novo ser o socorro do povo. E só pra completar, um recado pros que gostam de falar de futebol na madrugada: hoje, volta o Cláudio Zaidan no "Bandeirantes A Caminho do Sol"! Ieba!

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
Fiori é o melhor

Prezados amigos da Rádio Base:

Com relação ao rádio esportivo de São Paulo, permito-me apresentar opinião diferente de alguns colegas. Primeiro porque não gosto de José Silvério, nem quando ele estava na Pan, já que, a meu ver, só sabe gritar usando seu estilo forçado. Gosto muito menos de Dirceu Maravilha, que já não me agradava no rádio, e agora no SBT está pior ainda, querendo narrar jogo na TV como se estivesse no rádio. Com isso, Maravilha corre o sério risco de se queimar nos dois meios. Não nos esqueçamos que o grande Pedro Luiz fez essa tentativa televisiva e saiu-se mal, assim como o imenso Osmar Santos, gigante no rádio, mas sofrível na tevê. Citaram-se em grande número os nomes de José Silvério e Dirceu Maravilha, "O Rei do Off-Tube". Mas temos em São Paulo nomes de peso como Nílson César, na Jovem Pan, Reinaldo Costa na Rádio,Record e a volta do grande Edemar Annuseck, na Rádio News, o que dá ao ouvinte uma opção diversificada para fugir da dupla da Bandeirantes Silvério / Maravilha.

Quanto à equipe da Globo, prefiro não comentar pois não sou ouvinte da emissora. A Pan ainda tem um grande narrador, aqui do nosso interior, mais precisamente de Americana. É o Rogério Assis, que vem fazendo um excelente trabalho. Com relação ao rádio esportivo de São Paulo, a verdade é uma só: enquanto estiver pelos gramados do Brasil, empunhando o microfone da Rádio Record um homem chamado Fiori Giglioti, todos os demais narradores não passam de meros amadores. Fiori sim!!!!!!! É a tradição viva do rádio, um exemplo de humildade e profissional que deve ser seguido por todos. Com Fiori Giglioti, o ouvinte vive o rádio esportivo e suas transmissões na sua mais pura essência, embalado pela voz de quem tem 56 anos de experiência, uma transmissão repleta de emoção e romantismo que tem num domingo de sol e céu azul no Pacaembu o seu mais fiel cenário, por pior que o jogo seja. É fogo, torcida brasileira...

Abraços.

Chico Fonseca
Rádio Educadora de Piracicaba - AM - 1060 kHz.
Piaracicaba - SP

Mara Lidya também vai para a Bandeirantes AM

A coisa anda movimentada pelos lados do Morumbi, conforme desconfiam os atentos leitores desse blog. A Rádio Bandeirantes AM, em fevereiro, está anunciando as estréias de eto Hora, Zé Paulo da Glória, Lélio Teixeira, Jorge Kajuru e.......Maria Lídia. É o que informa a nossa amiga, colunista do jornal Agora, Magaly Prado:

Maria Lydia no ar

Jornalismo opinativo, ênfase para notícias seguidas de comentário e entrevistas com personalidades da política e da economia. Trata-se do "Gente", de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Bandeirantes AM. Combina com Maria Lydia, familiarizada com esse tipo de programa. A estréia é prevista para fevereiro. "Tenho conversado muito com o Fernando (Vieira de Mello, diretor de jornalismo") e estou animadíssima com a idéia", diz Maria Lydia, que saiu da CBN por conta da reformulação da rádio Globo em rede. A ex-âncora da CBN vai formar dulpa com Zé Paulo de Andrade, que está no programa desde seu início, há 25 anos.
.


Com mais esta confirmação, outras perguntas surgem à nossa frente: o que acontecerá com Salomão Esper Salomão? Ele vai se aposentar? Vai se dedicar aoutra atividade dentro ou fora da Bandeirantes. A notícia não diz se ele continua ou não. É sempre bom lembrar que Salomão Esper está há quase 50 anos na emissora. Mais um coisa que só vamos sebar quando o Carnaval chegar....
Até que enfim!!!!!!!!

Já não era sem tempo. Sempre foi dito neste blog que o Na Geral era o programa certo na rádio errada. Ao ir para a Bandeirantes eles encontrarão um público muito mais afinado com o futebol do que o da Brasil 2000. Eles só têm a ganhar pois estarão sendo ouvidos por um público cativo e não flutuante como o que eles possuem agora.

Resta torcer para a bandeirantes arranjarem um dia e horário que vão ao encontro do estilo deles. Do contrário, será um projeto perdido como foi a segunda versão do Show de Rádio (1995) e o Diário do Dias (1996). A emissora está veiculando desde ontem uma chamada dizendo que vem aí um novo contratado para o esporte. Será que vem mais alguém? E a equipe da Rádio Clone, que é tão boa quanto o "armário" do Beto Hora? Será que a turma do Na Geral continuará podendo entrevistar profissionais de outros prefixos?

E o que a rádio escola aprendiz vai colocar no lugar do "Na Geral", uma vez que ela alegava que não tirava o programa do ar porque era líder de audiência? Vão tirar o programa deifinitavemente antes do dia 10? Vão criar outro programa de futebol? Ou será que vão tocar rock'n roll? Aguardemos pra ver....ou ouvir.
E o Rádio Clone?

Vale lembrar que o programa humorístico da Bandeirantes AM, o Rádio Clone, está em férias. Segundo Cadu Cortez, um dos integrantes do programa, eles devem retornar ao ar ainda essa semana.
O Brasil inteiro vai ficar Na Geral!!!!!!!!

Nossos leitores de São Paulo com certeza já conhecem o programa Na Geral, o debate esportivo da rádio Brasil 2000! A partir do próximo dia 10, todo o Brasil poderá ouvir o programa, sem precisar apelar para internet ou Tecsat.
Lélio Teixeira, Zé Paulo e Beto Hora estão de mala e cuia para a rádio Bandeirantes, onde farão o Na Geral em rede nacional AM e FM!
Como já foi dito aqui nesse blog, o programa começou quando Lélio Teixeira deixou a rádio Energia 97 FM e aceitou o cargo de coordenador artístico da rádio Brasil 2000 FM. A partir daí, Lélio, Zé e Beto conseguiram conquistar um público fiel e numeroso que, com certeza, deve acompanhá-los na rede da Band. Agora com alcance nacional, o programa tem tudo para repetir o sucesso conseguido na rádio Brasil 2000 FM. Sem contar que agora todos os brasileiros poderão rir com as trapalhadas das dezenas de personagens interpretados por Beto Hora.
Por telefone, Beto Hora informou à Rádio Base que o programa seguirá o mesmo estilo na nova emissora e permanecerá com seu perfil, que junta debate esportivo com intervenções de "entidades" como o Moacir Rose (o bêbado), o Vila (o malandro) e diversos outros personagens.
Pessoalmente, já tive a oportunidade de acompanhar três programas ao vivo, no estúdio, e pude perceber como é afiada a equipe. Como num time de futebol, Zé Paulo e Lélio Teixeira deixam Beto Hora na cara do gol para fazer suas tiradas e deixar sua criatividade tomar conta do programa. Sem contar que é muito divertido ver as caretas do Beto...
Estamos acompanhando de perto essa mudança e qualquer novidade, informaremos em primeira mão para você, leitor Rádio Base.
Kajuru na Bandeirantes AM

A Rádio Bandeirantes vem negociando com Jorge Kajuru. Ele deverá fazer parte da equipe de esportes da emissora, mas ainda não está certo se Kajuru também apresentará um programa próprio. (Patrícia Kogut, Diário de São Paulo)
Clique aqui e ouça a Rádio Jornal do Commercio, de Recife-PE

terça-feira, janeiro 28, 2003

Diretor superintendente deixa a Usina do Som

O diretor superintendente da Usina do Som, o maior e mais famoso portal de rádios virtuais da internet brasileira, Tércio Pacitti, está deixando o cargo no próximo dia 7 de fevereiro após seis anos no Grupo Abril. O executivo recebeu proposta de outra empresa não revelada e decidiu aceitá-la. Em seu lugar assume Felipe Savone, atual gerente de desenvolvimento de mercado para o site. Savone acumulará as duas funções. (MM Online)
Nova FM volta a transmitir futebol em Campinas

Olá, Marco e amigos da Rádio Base

Desde o último domingo, dia 26, a Rádio Nova Brasil FM de Campinas também transmite futebol. Segundo uma funcionária da Rede Central de Comunicação, a emissora vai transmitir o jogo de uma das equipes campineiras, sempre que houver jogos simultâneos que envolvam Guarani e Ponte Preta no Campeonato Paulista.

Nesse domingo, por exemplo, enquanto a outra emissora do grupo, a Central AM (870 KHz), transmitia a partida entre Ponte Preta e Ituano, direto de Itu, a Nova Brasil transmitia Guarani e União Barbarense. No entanto, o locutor da FM identificava a rádio apenas como “103.7”, freqüência da Nova Brasil em Campinas. A próxima partida com transmissão da Nova será no dia 16 de fevereiro, se não acontecer mudanças no calendário da Federação Paulista de Futebol.

Em 2000, a Nova Brasil de São Paulo tentou algo similar, quando o jornalista Jorge Kajuru tentou implantar uma programação de esportes na emissora. Na época Kajurú tinha a famosa Rádio K em Goiânia, mas passava a maior parte do tempo em São Paulo apresentando seu programa na Rede TV!. O projeto não foi adiante e parte da equipe hoje apresenta o Futebol Paulista Show
na Record AM.

Outrara rádio que volta a transmitir futebol é América (1410 Khz). Cabeça de rede PauluSat, a emissora nomeou o retorno das transmissões esportiva como “Rede Brasileira de Esporte” e está a todo vapor: No domingo, a rádio permaneceu mais de 10 horas
ininterruptas no ar tratando apenas de futebol. Mas, segundo uma funcionária da casa, a emissora não transmitirá as partidas noturnas, em virtude da programação religiosa. Vamos aguardar para ouvir no que dá, pois as partidas do meio da semana serão
importantíssimas na fase final do campeonato paulista. Desse jeito o ouvinte não leva a sério a cobertura feita pela rádio. Nem a Record AM, da IURD, é tão radical assim.

Abraços,
Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

Cidade/Sucesso

Getúlio, você não sabe a dor de cabeça que foi essa mudança de nome da rádio Cidade para rádio Sucesso.
Tiveram que, em menos de 24h, "consertar" todas as vinhetas, chamadas e locuções para não entrar nenhum "Cidade" na programação e não desrespeitar a decisão judicial. Foi um verdadeiro plantão de locutores e sonoplastas!
Acredito que esse seja um motivo da semelhança das novas vinhetas com as antigas. E também tem outra: mudar de nome já é um "trauma" para uma rádio, e querer mexer na plástica da rádio seria pior. Não mexer na plástica da rádio ajudou a manter um pouco da sua identidade.
Mas que a vinheta "TripliSUCESSO" ficou um pouco estranha, ficou!
Mulher no Gente

Amigos,
Ontem ouvi uma chamada do "Jornal Gente" da Bandeirantes São Paulo, que anuncia pro dia 10 a estréia de uma jornalista mulher no time de debatedores. Agora fiquei curioso: quem será esta jornalista que eles contrataram? Alguém arriscaria algum palpite? Vou chutar um nome, que foi colaboradora um tempo da rádio, mas não sei se será ela: Lillian Witte Fibe. Quem sabe consigamos matar essa charada antes do dia 10, hehehe...

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre-RS
Escolhido o homen das concessões

O economista Eugênio de Oliveira Fraga, ligado ao PDT, é o novo titular da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicacões, responsável pelos processos de licitacão para concessão de emissoras de rádio e televisão no país. A notícia está no Plantão do Globoonline.

Henrique Gallo.
Belo Horizonte - MG
Sintonizando a Sucesso 969
Amigos da Rádio Base,

Muito boa a iniciativa de colocar o áudio da Sucesso969 à disposição. Obrigado pela dica. Mas me chamou a atenção nesta rádio, que eu nunca tinha ouvido depois que mudou de nome, é a semelhança com a antiga Rádio Cidade. As trilhas são as mesmas, as vinhetas idênticas, aquela famosa "uh, Cidade", virou "uh, Sucesso". Aquela vinheta romântica com uma voz feminina, que tem no seu "arquivos sonoros", só mudou o nome da rádio.

Então por que trocaram o nome da Rádio? Uma liminar impediu o uso Cidade. Todo mundo sabe que a justiça brasileira é lenta, liminar é uma decisão provisória, que pode ser derrubada a qualquer momento por um juíz de plantão. Até sair o julgamento definitivo em última instância, tu vai ser avô, Marcos.

Só sei que depois que trocaram o nome, a audiência caiu. Cidade é uma marca muito forte. Aqui é líder de audiência há 7 anos. E já tinha sido de 1979 a 1988.

Um abraço, pessoal.
Getulio Suman Schifino Filho
Porto Alegre/RS


===================================

Não fui uma liminar, Getúlio que fez a Som Puro Radiodifusão Ltda mudar o nome de sua emissora para Rádio Sucesso e sim, uma sentença judicial em favor do Sistema JB de Rádio, proprietária da marca Rádio Cidade. A detentora da marca teria alegado que a empresa afiliada não estava seguindo o padrão de programação exigido peor ela. E de fato, não estava mesmo, ainda mais que a JB virou uma "franquia" da Rádio Rock 89 de São Paulo.
Mais rádio esportivo 2

Edemar Anusek não narra em São Paulo há muitos anos. Estava, segundo notícias do fim do ano, narrando no Paraná, mas isto não tenho certeza. O extraordinário Ennio Caraça Rodrigues, também não narra em emissoras de ponta há muitos anos. Ultimamente narrava na Mundial LBV.

Ulysses Costa está na Globo AM de S. Paulo e na TV Record já há algum tempo. Se ele é clone do Oscar Ulysses? Acho que não. Ele é muito melhor que o irmão do Osmar Santos. Pensando bem, se o Costa imita alguém é o próprio Osmar que falava as palavras por inteiro e não gaguejava.


======================================

Atualmente Edmar Anusek está na equipe de esportes da Rádio News de São Paulo.
Mais rádio esportivo

Olá, Marcos, Eduardo Cesar e amigos da Rádio Base

Ainda sobre esse papo de futebol pelo rádio, queria saber do Eduardo se as rádios de Porto Alegre cobrem com setoristas e transmitem os jogos do Cruzeiro e do São José, times da cidade que perambulam pelas divisões inferiores da Federação Gaúcha. Pergunto isso por dois motivos: um é que, segundo um amigo meu, a CBN seria responsável pela cobertura das partidas desses times, usando a equipe da Gaúcha. O outro é que aqui em São Paulo o glorioso Juventus, o moleque travesso, vem sendo ignorado pelas rádios daqui de uns anos para cá.

Tá certo que existe a desculpa da representatividade do clube no quadro atual, mas eu lembro que no começo da década de 80 a Rádio Globo sempre transitia as suas partidas pelo campeonato paulista no sábado à tarde. Hoje teve partida do Juventus pelo Paulistão-03 contra a Portuguesa Santista, mas como não liguei rádio hoje, não sei se teve pelo menos aquilo que se chama "posto", ou seja, alguém in loco para entrar no giro e pelo menos dar o resultado. Se a Portuguesa tem uma equipe de rádio que só transmite seus jogos, pelo menos o Juventus poderia ter uma cobertura menos tímida das nossas emissoras.

E quanto ao Dirceu Maravilha, em que pese a divergência sadia de opiniões, eu creio que essa é sua grande chance de aumentar um pouco mais a sua popularidade e fazer com que bordões como "se for pro gol, me chama que eu vou", caiam no gosto de uma parcela maior do público.

Abraços
Rodney Brocanelli
São Paulo - SP
A pauta da beleza radiofônica do rádio

Caro Renato e amigos da Rádio Base,
Pela sua mensagem, percebi que você mora em Curitiba, o que me fez supor que você não tem muito contato com o Diário de S.Paulo. Até há bem pouco tempo, éramos o único jornal da cidade a ter uma coluna de segunda a sábado ("Nas Ondas do Rádio") dedicada exclusivamente ao meio rádio. Heródoto Barbeiro, da CBN, a quem você sugeriu entrevistar, é nosso colunista. Quanto a mim, pessoalmente, trabalhei durante um ano em rádio, experiência da qual muito me orgulho. Ou seja, não há porque não sabermos (eu e o jornal) que não devemos nos "preocupar tanto com a formosura dos locutores e locutoras de rádio" e que, na verdade, "o que importa é a voz deles e sua competência para desempenhar a função", como você afirmou em seu e-mail.

Em relação à Cléo Brandão, agradeço a sugestão, mas ela é uma figura já bastante conhecida do público. A reportagem tem a intenção de revelar ao público as figuras desconhecidas (e belas) de pessoas que ouvimos no dial todos os dias.
Mesmo assim, muito obrigado pela mensagem.

Aos demais leitores e editores da Rádio Base, muito obrigado pelas sugestões. Acho que consegui fazer uma "seleção". Quando a matéria for publicada, aviso a todos. Um abraço e parabéns pelo trabalho.

Denis Moreira (Diário de S.Paulo)
São Paulo - SP
Arthur Fraquini no programa do Kid Vinil

O nosso grande Arthur Franquini estará divulgando o seu primeiro disco (DUPLO!), que acaba de ser lançado pela Slag Record, no progama Última Hora do Kid Vinil!! O programa será nesta quarta feira, dia 29 de janeiro, as 23hs!!! Portanto, não deixe de sintonizar na 107,3MHz de São Paulo.

Família Slag
http://www.slagrecords.com
enviado por Rodney Brocanelli
Ouça a Sucesso 969 na internet

Você que mora fora de São Paulo e quer ouvir o Onda Urbana, o Cosmopolita e os demais programas da festajada madrugada 969 já tem uma opção na Internet. Clique aqui ou senão entre no site http://www.wstationradio.com que é a página do W Station, a webradio do nosso leitor, amigo e experiente homem de rádio Walmir Saccomano. Só lá você pode ouvir o som da Rádio Sucesso 969 com exclusividade.

segunda-feira, janeiro 27, 2003

Vozes bonitas

O Dênis, do Diário de S. Paulo, pediu alguns nomes de gente bonita no rádio, mas rapidinho mudaram a pauta para vozes bonitas. Então, vou dar minha contribuição também.
Na Kiss FM, temos o Fernando Barreto, que faz o horário da tarde, após as 14h. Esse é fera...
Sem contar as moças da Alpha FM, lógico!

domingo, janeiro 26, 2003

Locução esportiva

Amigos da Rádio Base

Concordo plenamente com o colega Eduardo, de Porto Alegre, que realmente o Garotinho da Rádio Globo do Rio, é imbativel. Em São Paulo, José Silvério, Fiori Giglioti,Edmar Anusek e Enio Rodrigues. Acho que são os melhores. Aqui em Minas, temos um bom time com Willy Gonzer, Alberto Rodrigues, Milton Naves, Mario Henrique e a revelação da Globo MG, Oswaldo Reis. Gosto muito também de locutores do Paraná (Ulisses Costa tenta ser clone do Oscar Ulisses). Para terminar, uma grande escola de locutores se encontra em Goiás, onde o lider é o grande Edson Rodrigues.

Para terminar vocês não acham que o nivel dos comentaristas baixou muito? Hoje só se salva o Apolinho. Ahhh, que saudades do Ruy Porto, Oswaldo Faria, Ruy Carlos, Ibsem Pinheiro, Mauro Pinheiro, Loureiro Junior, Antonio Porto, Milton Camargo, Avila Machado. Desculpe se me esqueci de alguém.
Abraços,
Elias T Silveira
Belo Horizonte - MG
Entrando na área
Amigos, saludos!

Getúlio, eu não vou grilar pelas opiniões do amigo, em absoluto! Fale o que quiser, gosto é gosto e eu sou totalmente democrático. Bom, sobre os narradores, eu gosto dos narradores gaúchos. Da Gaúcha, os narradores são bons todos. Os da Bandeirantes eu gosto muito - Daniel Oliveira, ao contrário do amigo, penso ser a melhor revelação de narrador do nosso rádio. Os da Guaíba eu até gostava, mas a rádio é tão antipática com essa história da primeira mão e da líder de audiência que eu larguei ela de mão - apesar deu gostar do PC Carvalho, que acompanhei o começo das narrações dele. Entre o Haroldo de Souza e o Willy Gonzer, ainda sou Haroldo, apesar de estar político demais pro meu gosto. Dos da Pampa, acho o Brauner muito bom, e os demais não tão no mesmo nível dele. Quanto ao papo de "colorados" e "gremistas", acho isso bobagem. Se é por isso então, falarei a mesma coisa quanto ao rádio de São Paulo, pois tem vezes que acho que o José Silvério narra melhor os jogos do São Paulo e o Dirceu Maravilha os do Corinthians. Mas eu não dou bola pra isso, sério!

Sobre eu prestar mais atenção na transmissão que no jogo, não é verdade. Felizmente, consigo me deter tanto numa quanto noutra coisa. E Rodney, sobre a Bandeirantes: me perdoe, mas não gostei do Dirceu narrando na TV, não é a mesma coisa que no rádio! Tô até pensando seriamente em escrever um e-mail pra ele implorando pra ele largar a TV e voltar a animar meu radinho de onda curta junto com o Silvério! E meu amigo Odnei Edson que fique só na Fórmula 1 mesmo, onde ele é rei. Que nem eu disse num fórum de TV: narradores de São Paulo no rádio, gosto de poucos. Mas na TV, ela tem muitos bons. Então, o SBT que contrate outro narrador - que tal eles pegarem o Paulo Soares, que é homem de rádio? - e deixem o Dirceu pra RB!

Quanto ao José Carlos Araújo, que os amigos cariocas não fiquem chateados comigo, mas pra mim é o único narrador bom de verdade do Rio. Outros dois que eu gosto são mais mediozinhos, o Edson Mauro e o Luiz Carlos Silva (ausente hoje em dia). O pessoal da Tupi não falo por não gostar simplesmente.

Bom, já passou das 5, então vou correndo pra frente da TV ver o jogo do Paulistão, ligar na onda curta pra ouvir o Silvério na Bandeirantes e ligar no Edson Mauro aqui pela CBN, que hoje tá fazendo o jogo do Flamengo pro Rio.

Abraços!
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre-RS
Estamos colocando no ar os links das emissoras aqui comentadas. Se alguém souber de mais algum link que nós ainda não colocamos, por favor nos avise, ok?
Antena 1 deixa uma oportunidade de ouro escapar pelos dedos!!!!

Era uma vez uma rádio. Tinha no leme e na tripulação, gente que pensava com autonomia e podia faze valer a alcunha de radialista.Com o mestre Arnaldo Saccomani e um time de notáveis no microfone, fazia muita diferença e dava calor na concorrência.
Um dia, aquilo se perdeu.

O tempo passou e veio uma segunda chance. O velho lobo do ar resolveu reeditar os pontos altos da lendária Difusora, com novos talentos. Nasceu ali, um espelho de uma super programação: incríveis flash backs (Archies, Tommie Roe, Eric Burdon, Beatles, Three Dog Night, Randy Newman, muita Motown, e que tais, e que tais) misturados com o bom da Itália e do Adulto Contemporâneo americano plus R&B que vale a pena escutar. Maestro Cayon Gadia pulou fora também.

O que ficou? Nada ficou. Estagnação total. Uma equipe altamente capacitada está tocando a rádio, em dormente estado zumbi. Ninguém fala, ninguém tem opinião, ninguém diz ao que veio, todos obedecem. A quem? Ao dono. Que adora essa rádio sem vida; um desperdício. E ainda desafia o mercado publicitário com um velho slogan que alega que comerciais são...bem, todo mundo sabe.

Talvez a última chance da Antena 1 esteja por acontecer. Ela vai chegar quando Dr Orlando Negrão, deixar um garoto chamado Maurício Negrão tocar a rádio. É mais visionário que o pai, mais ousado, mais inteligente e sabe pensar. Dúvido que o Maurício Negrão deixasse escapar pelos dedos, o talento maravilhoso de gente como Maurício Barreira, que sabe tudo de rádio. Com essa dupla de Maurícios, aquela Antena 1 que eu tanto admiro, voltaria.

Quem sabe? Desculpem-me a franqueza.Mas rádio está no sangue.Quem gosta não faz rádio.Quem ama, o vive.

Um baita abraço,
Enio Martins
São Paulo - SP


========================================

Ora, Ênio, desde quando alguém aqui nesse blog precisa pedir desculpas por ser sincero? Um abraço e volte sempre.
"Banda que não quer se criticada, não deveria nem sair da garagem."

Tico, queridão!!!
Não sei quais foram os motivos que fizeram você se irritar tanto com o meu texto. Eu só faço uma análise do que toca no rádio brasileiro hoje em dia. De como a mídia e as gravadoras os tratam, como um produto descartável. Mas você, como um mal leitor, que não sabe interpretar as coisas direito, entendeu tudo errado. Paciência.

Eu só retratei, fiz um raio-x do que realmente acontece. A maioria dos leitores entendeu a mensagem que eu quis passar, e que sua banda é só um elemento na minha análise. Mesco, mesquinho mesmo é o tipo de comportamento que você tomou ao me criticar tão veemente. Como artista que é, deveria se envergonhar ao tomar esse tipo de ação. Tudo bem que um não conheça tão a fundo a história de sua banda, mas você muito menos nos conhece para no tratar de grosso modo, criticando a mim e ao espaço aonde expresso minhas opiniões e compartilho o meu conhecimento.

Peço desculpas se errei ao dizer a procedência de sua banda, afinal, todo ser humano é passível de erros. Eu disse muita coisa sim, mas prefiro pecar por excesso de informações do que por falta delas. Lógico, com conhecimento de todas elas, é claro. Aliás, como diz uma colunista amiga minha: "Banda que não quer se criticada, não deveria nem sair da garagem."

Não, eu não vou fazer comparações dessa vez, pois já vi que você não é capaz de as interpretar da forma correta. Só vou deixar claro que a minha opinião é pessoal e intransferível e que eu ainda continuo achando que o som de vocês é muitíssimo parecido com o do já consagrado Charlie Brown Jr. Porém só quem vai poder mudar a minha opinião são vocês mesmo, mostrando um som próprio e original, que não se assemelhe tanto com o da banda de Santos. Isso se a mídia e a gravadora os deixar...

Bom, parabéns pela disposição para conversar com a gente. Ao que parece, você tem personalidade sim, mas deveria passar isso também na música que fazem. Desejo muita sorte a vocês e espero que consigam passar da fase de "A melhor banda de todos os tempos da última semana"...
Continue com a gente.

Abraços,

Cássio Silvério
editor@planetaradio.zzn.com
http://www.planetaradio.cjb.net
Curitiba-PR
Narradores das rádios gaúchas

Aí amigos, e meu conterrâneo Eduardo de Oliveira Cesar. Desconfio que tu gosta mais de ouvir as transmissões esportivas do rádio, do que o jogo em si. Mas como sempre li teus comentários à respeito e nunca dei palpite é o seguinte:

Não tenho o menor prazer em ouvir jogo de futebol pelas rádios gaúchas, não tem um narrador que preste. Pedro Ernesto, narrador titular da Gaúcha é brincadeira. O cara é um bom guia de prostíbulo isso sim, Tia Carmem pra cá, Cassino Royale pra lá, e não narra porcaria nenhuma. O melhor narrador da Gaúcha, disparado, é o Marco Antônio Pereira, mas tem pouco espaço na emissora.
A Bandeirantes o Daniel Oliveira faz um escandâlo enorme, mas não tem estilo.

O Brauner da Pampa, é muito colorado pro meu gosto.E o Haroldo da Guaíba, que veio pra cá, no lugar do Willy Gonzer, que foi pra Itatiaia (que troca mal feita), já encheu o saco. Que saudades do Milton Jung! Narrador esportivo de rádio, é o José Carlos Araújo e o Edson Mauro da Globo/Rio, o José Silvério e o Dirceu Maravilha da Bandeirantes/SP, ou o Oscar Ulisses da Globo/SP.
Entrei na tua área, meu jovem.

Abraço, galera:
Getulio Suman Schifino Filho
Porto Alegre - RS
Dois dias nos bastidores da Fluminense FM
Marcelo Delfino

Mais anos 80 no ar

No primeiro dia, terça-feira, 7 de janeiro, permaneci cerca de uma hora na rádio. Deu tempo apenas para fornecer gravações de Lobão, Ultraje a Rigor, Barão Vermelho (músicas do CD "Na calada da noite") e Ultramen. O coordenador José Roberto Mahr e o programador Leandro Souto já colocaram no ar várias destas músicas, principalmente do Lobão e do Ultraje. Até o Pista Dupla foi turbinado: este quadro já apresentou músicas como "Vem quente que eu estou fervendo" (de Carlos Imperial, em regravação do Ultraje) e "Exodus" (de Bob Marley, em versão do Ultramen).

O quadro Pista Dupla é o mais valorizado hoje, na programação normal da rádio. Quem tiver regravações surpreendentes em casa, em mídia digital (CD, MP3 ou outros), pode entrar em contato com a rádio, e marcar uma visita, para levar o material. Se a versão for aprovada, logo logo irá ao ar.

Leia mais no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
Rádio esportivo paulistano

Olá Marcos, Eduardo Cesar e amigos da Rádio Base

Pois é, esses novos horários do Campeonato Paulista estão colocando os profissionais das equipes esportivas das nossas emissoras de rádio para trabalhar dobrado. Na verdade, o Odnei Edson teve de entrar na dança pela Bandeirantes porque tivemos a final da Copa Sao Paulo de Juniores, envolvendo o Palmeiras. E o José Maia foi destacado para narrar essa partida. Não ia dar para que ele saisse do Pacaembu correndo e fosse até a cidade de Marília (cerca de 400km distante da capital) transitir o jogo do time local contra o Corinthians. Por isso é que o Silvério teve de fazer o jogo entre Santo André e Santos.

Eu creio que no próximo final-de-semana, a situação se normalize. Quanto ao Dirceu Maravilha, acho que a direção da Bandeirantes deve ter pensado num esquema para encaixa-lo nas narrações. Aliás, ele está indo muito bem na tv, melhor até que no rádio. O que vocês acham?

Abraços
Rodney Brocanelli
http://onzenet.blogspot.com
O nosso chat de cada semana

Olá, Marcos Ribeiro! Fiquei esperando tanto pelo chat, mas imaginei que fosse no domingo. Gostaria de saber quais outros dias e horarios que voces programam um chat.

Obrigada
Priscila Roque
São Paulo - SP


=======================================

O nosso chat, Priscila, acontece todos os sábados a partir das 22h30, normalmente na sala de bate papo do MM Online. Fique ligada porque sempre avisamos no sábado mesmo onde ele será realizado. O Marcos está pensando em fazer um no domingo à noite. Se isto ocorrer a gente avisa, ok? Estamos vendo se a gente descola uma sala exclusiva nossa, tá certo?
Mais sobre a Antena 1

Quanto à Antena 1, realmente é um saco isso dela não dar os nomes das músicas que tocam! Já disse pra vocês, a maioria das músicas dela eu só fui saber o nome nas outras rádios. E quanto aos locutores, realmente dá pra aproveitar melhor eles. Caramba, a Antena 1 tem um grande apresentador, que é o Roberto Nonato, e ele não é bem aproveitado! Poderiam fazer um programa de manhã, tipo de 6 às 9, com notícia e música misturados.

Quanto à seleção musical, eu acho ela ótima, especialmente por tocar muitas músicas desconhecidas de grandes artistas. Agora, falta mesmo mais pop dos anos 80, quem sabe um pouco de oldies sessentistas, umas coisas mais atuais e dançantes. As músicas disco, posso dizer-lhes que eles até tem, e não tocam porque não querem. Lembro que há uns anos, ouvi na Antena 1 um Reveillon só de disco music, e tocou uma pá de artistas diferentes e tal, deu umas 6 horas de disco na virada. E a maioria das músicas eu nunca mais ouvi eles tocarem. Quanto ao sinal, não tenho o que me queixar, ela entra muito bem aqui no Centro da cidade.

Bom, chega por enquanto, que vocês já devem estar de saco torrado de mim, hehe!!!

Um bom fim de semana a todos
Eduardo César
Porto Alegre - RS
O radiojornalismo esportivo em Porto Alegre (que rolo, hein!!)

Amigos Marcos, Marcos e aqueles que não se chamam Marcos aqui na Rádio Base(hehe, quem é o engraçadinho agora?),

Lembram que ontem eu escrevi dizendo do jogo que não foi transmitido inteiro pelas rádios de Porto Alegre? Pois bem, nesta sexta passou-se o mesmo tipo de situação, só que com o discurso do presidente Luis Inácio Lula da Silva no Fórum Social Mundial. O discurso dele, que começou por volta de 6 e meia da tarde, acabou precisamente às 7 e 06. Bom, o que aconteceu então? A Gaúcha e a Pampa passaram por cima da Voz do Brasil, excluindo os primeiros 6 minutos da rede obrigatória. A Guaíba novamente decepcionou, cortando o discurso e entrando com a famigerada rede. E a Bandeirantes não teve problemas neste sentido, por seguir após as 7. Agora, vou te contar: nem pra passar por cima da Voz do Brasil pra cobrir algo importante como um discurso de um presidente em nossa cidade a Guaíba teve capacidade??? Ah, mas faça-me o favor, né???

Outra coisa, daí do rádio paulista: será que essa confusão do futebol na TV não afetará a Rádio Bandeirantes de São Paulo? Afinal, o Dirceu Maravilha, segundo narrador da emissora, é o primeiro do SBT. E se a emissora do patrão passar o Paulista, fatalmente ele terá de narrar dois jogos neste fim de semana, deixando a Bandeirantes só com o José Silvério e o José Maia. E neste sábado, são 3 jogos que ela fará - tem mais os juniores do Palmeiras.

Será que, daqui à pouco, por falta de equipe, terão de chamar o Sílvio Luiz ou até o Odnei Édson pra narrar algum jogo? E depois, a Bandeirantes continuará passando este mesmo tipo de apuro? Importante perceber que o Silvério narrará dois jogos neste fim de semana, quando ele sempre foi o narrador oficial dos domingos. Agora, é claro que se a Globo passar o Paulistão, esqueça-se tudo isso que eu disse e pronto.

Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre-RS

sábado, janeiro 25, 2003

Pessoal, o negócio é o seguinte: fomos todos para a sala de bate papo do MM Online, ok?
Hoje, tem chat lá no Uol. Grupo variedades, sala 27, às 22h30.
Guia Rádio Base
Ouça agora:
Chiaroscuro - música de cinema
Rádio Cultura FM 103,3 MHz

22h
Mapa Mundi
Rádio Cultura FM 103,3 MHz
São Paulo - SP

Amanhã, tem chat lá no Uol. Grupo variedades, sala 27, às 22h30.
Mais autonomia para as filiais

Pois é, Marco! Esse comportamento entre cabeças de rede/afiliadas está na pauta de discussão do pessoal ligado à area de comunicações. Já se sabe que para a TV há um projeto de lei obrigando as filiais a gerarem um certa quantidade de horas com conteúdo local. Vamos ver se virá para o rádio também.

sexta-feira, janeiro 24, 2003

A Rádio Globo vai mudar

Nossos leitores e colaboradores no Rio de Janeiro apuraram por estes dias que vem mudanças radicais por aí, na programação local e em rede da Rádio Globo. Comunicadores, comentaristas e produtores que já foram da rádio estão sendo contactados e há grande possibilidade de vir por aí uma grande mudança. O diretor regional do Sistema Globo de Rádio esteve na semana passada em São Paulo para acertar novos detalhes destas modificações. O motivo são as quedas sucessivas no Ibope em horários onde a Rádio Globo era líder de audiência, como de 11h ao meio dia e logo após às 14h.

De fato, as rádios Globos de todo o país precisam de uma remodelação geral. Minha sugestão é para que eles contratassem mais profissionais, pois percebe-se no ar que o quadro de produtores está reduzido, o que é muito ruim e prejudica a qualidade.

Outra coisa que eu sugeriria era o de aumentar o tempo de programação local das afiliadas. Vinte uma horas de programas de rede gerados no Rio e em São Paulo é demais. Diminuindo o tempo em rede, forçaria as afiliadas a contratar mais pessoas o que refletiria positivamente nestas emissoras, inclusive em termos de publicidade.

Afinal, a uma rede como essa não pode viver apenas do sucesso efêmero do Padre Marcelo Rossi.
Idéias para a Antena 1 e Onda Urbana

Oi, Marcos e turma do blog

Agora estou aqui, voltando a falar sobre Antena 1, não sei se deveriam mudar a programação, eu gosto dela assim como está. Mas, deveria ter um programa de flashbacks dançantes às sextas e sábados de noite. Com aquelas músicas que rolavam nos anos 80, quando eu começava a ir as reuniões dançantes do colégio (esta é do arco da velha).

Lembra Marcos, os meninos levavam refrigerante e as meninas salgadinhos? Pois é, queria ouvir de novo OMD, Human League, B-52's, Eurythimics, Kool & The Gang...as românticas, naquela época se convidava pra dançar, começavam pelo Lionel Richie, Cyndi Lauper... mas essas a Antena 1 já toca. Queria ouvir de novo aquela fase new wave dos anos 80.

Por fim, quando o Onda Urbana acabar na Sucesso 969, bem que o João Marcelo podia levá-lo para a Nova Brasil, Alpha, sei lá. De preferência uma rádio que tenha áudio na web. Coisa que a Sucesso não tem, e estou curioso pra ouvir este tão elogiado programa.
Abraço, galera!
Getulio Suman Schifino Filho
Porto Alegre/RS

Vozes e rostos de Curitiba

Olá Marcos!

É isso mesmo: "de voz bonita, a gente entende; agora, de beleza física... cada um tem o seu parâmetro". Gosto não se discute. Sugestão ao Denis Moreira: entrevistar a gatíssima Cléo Brandão, âncora do Transnotícias; e o competentíssimo Heródoto Barbeiro, gerente de jornalismo da CBN/SP. Há vários narradores e narradoras de ponta no rádio do Brasil. Tem que saber escolher os melhores e saber perguntar para que a reportagem saia bem feita.

Observação: quando a reportagem dele sobre locutores e locutoras ficar pronta, for editada pelo "Diário de São Paulo", me avise, pois gostaria de lê-la. Outra coisa: dizem que Luis Augusto Maltone se transferiu da Globo para a Transamérica por razões financeiras. Será? Não moro aí em São Paulo pra saber. Mas é o que comentam.

Alguém aí sabe me responder por que Éder Luiz é vulgarmente conhecido como "10 do rádio"? Não vejo nada de diferente na locução dele. Éder, a meu ver, narra esporte como qualquer outro locutor.

Aguardo retorno
Atenciosamente
Renato Monteiro
Curitiba – Paraná


==================================

O pau vai quebrar no Diário de São Paulo

É, Renato, já senti que o nosso amigo do Diário de São Paulo vai ter uma certa dificuldade. Se o critério fosse voz bonita, exemplares é que não faltariam. Mas como o assunto é beleza física..... Xiiiii, vai dar briga na redação do Diário eheheh. Mas, sem dúvida, a Cléo Brandão é presença obrigatória na pauta do nosso amigo Denis.

Não faço a menor idéia por qual motivo o veterano Luís Augusto Maltone saiu da Globo. Suponho que tenha recebido uma proposta de trabalho melhor da Transamérica. Mas isso só ele é que pode responder, se achar conveniente, claro.

Quem começou a chamar o Eder Luiz de "10 do rádio" foi alguém que certamente o achava o melhor locutor que tinha em São Paulo. Sinceramente, eu o preferia mais quando ele transmitia corridas de Fórmula 1, ao lado de Edgar de Mello Filho, na Bandeirantes, entre 85 e 93.
Os belos do rádio gaúcho

Alô, amigos do Rádio Base,

Pô, Denis Moreira, bonitona no eádio gaúcho é a Cristina Morassuti da Ipanema FM. É uma gracinha. Agora sobre voz, a Denise Cruz da 102 FM é a voz mais bonita no momento.

Isso me lembra quando morava em Curitiba, lá por 88,89. Tinha um programa romântico na Transamérica 100,3 Mhz daquela cidade, apresentado pela loira Fernanda Estevez. Dona de uma voz muito gostosa de se ouvir, alguns ouvintes mais afoitos chegavam a pichar o muro em frente a emissora fazendo declarações de amor à moça.

Quanto à voz masculina, não é minha área, mas o Sérgio Doerre fez muito sucesso na Atlântida FM lá por 83, 84 com suas cordas vocais. E o Milton Ferreti Yung, vozeirão da Guaíba AM. Cresci ouvindo o narrando jogos do Grêmio, gritando seu inconfundível "gol, gol, gol". Ele é pai do apresentador da CBN com mesmo nome.
Mais um evento da 89 para bandas independentes

Dia 30 de janeiro, será a vez das bandas Trapizombas, Randal Grave e Tubaína participarem da "Noite da Vez do Brasil, evento que a Rádio Rock organiza, promove e divulga especialmente para as bandas independentes mostrarem seu som ao vivo. A balada acontece no Morrison Rock Bar, em São Paulo, toda quinta.

A VEZ DO BRASIL é o programa da Rádio Rock que revela ao grande público as novidades da cena alternativa nacional. Todo domingo, às 23h30, a 89 toca os sons de bandas novas ou independentes que estão se destacando no circuito rock'n'roll brasileiro.

SERVIÇO: NOITE DA VEZ DO BRASIL
Shows: TRAPIZOMBAS, RANDAL GRAVE e TUBAÍNA
Data: 30 de janeiro (evento semanal)
Horário: a partir das 22h
Ingresso: R$ 8,00 (ou 1 brinquedo em bom estado + R$5,00)
Classificação: 18 anos
Local: Morrison Rock Bar
Rua Inácio Pereira da Rocha, 362.
Vila Madalena - São Paulo/SP
Fone: 11/3814-1022
www.morrison.com.br
Classificação: 18 anos

Onda Urbana da Sucesso 969

Olá, amigos da Rádio Base

Bom, pelo que ouvi nesse blog, o programa Onda Urbana da Rádio Sucesso 969, já nasceu com os dias contatos,,até mesmo porque o estilo musical não condiz com o perfil da emissora. Então sugiro aos diretores da Jovem Pan que, logo o programa saia do ar na Sucesso, levem-no para a Jovem Pan Sat. Com certeza, estará dirigido para o público certo e nós teremos o privilégio de ouvir e conferir a qualidade desse programa, uma vez que a Jovem Pan está presente em várias cidades do Brasil.

Sobre a Antena 1 também concordo com uma mudança na programacão. Talvez, aos finais de semana, colocando músicas dos anos 80 e um programa de dance music dos anos 90 também cairiam bem.

Abraços,
Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG

Rádio Revista Capital

O programa da Rádio Capital AM (1040 kHz ou pelo site: www.radiocapital.am.br) "Revista Capital" comandado por Magaly Prado, deste sábado, dia 25/1, das 14h às 15h, traz as seguintes entrevistas:
NUTRIÇÃO – A nutricionista Denise Madi Carreiro fala sobre o alimento como matéria-prima
CORPO – Você sabia que 40% da população mundial sofre de mau-hálito? Olinda Tarzia, da Universidade de São Paulo, .explica como se livrar desse mal
SAÚDE – José Eid, ortopedista e traumatologista, volta a explicar sobre o tratamento com ondas de choque.
LAZER – A atriz Cleyde Yáconis conta sobre a estréia da peça "Longa Jornada de Um Dia Noite Adentro", no Centro Cultural Banco do Brasil
SEXO – Carolina Ribeiro fala sobre a necessidade do uso da camisinha em todas as idades e circunstâncias.
CULINÁRIA – Paulo Maia ensina o preparo de uma deliciosa receita de rabada. Imperdível.
A volta do Zezinho

Pessoal, voltei!

Marcos, não insinue que eu trabalho na Brasil 2000. Não trabalho. Já trabalhei em rádio, faz muito tempo. Rádio não paga direito. Conheço muita gente que trabalha hoje em rádios. A Brasil, por exemplo, não ouvia muito, aliás quase nunca. Comecei a ouvir depois que conheci algumas pessoas de lá e quem fala muito de tudo o que acontece por lá é um locutor, amigo de um colega meu. Este cara sabe de muita coisa que rola por lá.

Eu brinco com relação ao Garagem só para sacanear, nada contra. Nem conhecia o programa e muito menos as pessoas faziam. Gosto de rádio, sou do tempo da Excelsior, Difusora, Band FM quando era mono, etc, etc, etc. Não é brincadeira quando falo que não sei quem é este tal Miller, quem é ele ? O que faz ? Parece que tem um bar que faz saraus de rock, não é ?

Abraços,
José Menezes
São Paulo - SP


==============================================

Para quem quiser saber quem é Roberto Miller Maia, leia os Escritos Radiofônicos que estão na Home Page da Rádio Base.
Engraçadinho, hein!

Caro Menezes, seus e-mails têm ficado cada vez mais engraçados!!
Se tentar uma vaguinha no Pânico, acho que eles aceitam...
Gente bonita no rádio!

Olá Denis!! Legal saber que você continua lendo nosso blog... como você tem paciência???????
Quanto aos bonitões do rádio, uma unanimidade é o Emílio Surita, da Pan... agora, chega de opinar sobre "bonitos", senão vai pegar mal pra mim! hehehe
Na Transamérica, temos a Fabi (deu branco, esquecí o nome completo dela), que era da Brasil 2000 (fazia o "Clube das Mulheres", criação do Roberto Miller Maia, quem o J. Menezes faz questão de ignorar). E na Pan, outra unanimidade: Tina Roma (que pode ser vista na telinha fazendo as propagandas da Directv).
No momento, não me vem mais nomes... mulherada, por favor, vamos ajudar o Denis, nos digam quem são os bonitões do rádio!!!!
Ah, tem um programa chamado Kizumba Net que tem uns caras muito bonitos!! Tanto que a Ford Models não quis aceitá-los em sua equipe devido ao excesso de boniteza, então eles acabaram fundando a Fusca Models. É de dar inveja ao Pedro de Lara!
A Antena 1 está rendendo, viu, Maurício?

Olá Marcos e turma da Rádio Base

Gostaria neste espaço de dar os parabéns a toda equipe da Rádio Antena Um pela excelente programação e principalmente pela qualidade do som, que melhorou consideravelmente aqui em Belo Horizonte nos últimos meses.

Parabéns
Robson Ribeiro
Belo Horizonte - MG


==========================================
Obs: O Maurício do título é o Maurício Barreira, diretor da Rede Antena 1
O horário do CBN São Paulo

Oi, pessoal da Rádio Base

Eu creio que, aos sábados, o horário do CBN São Paulo deva começar às 9h da manhã e terminar ao meio-dia. Eu tô em dúvida se o programa,aos sábados, começa às 9h, ou às 9h30min (horário de segunda a sexta).

Abraços radiofônicos de:
André Luis Alves de Amorim
Rio de Janeiro - RJ


============================================================

Faz o seguinte, André, liga o rádio 5 para as 9. Se o jornal terminar é sinal de que o CBN São Paulo vai começar. Se não, continua ouvindo o jornal que o programa começa às 9h30 mesmo.
Quem disse que ele foi para Darvos? O Zézinho está de volta!!!!!!!!!!!!

Buenas, gente do blog.

Tudo ok ? Estou retornando de férias e resolvi escrever. Primeiro para desejar a todos um grande ano de 2003 com muita paz, saúde, muita solidariedade e tudo mais. Li o papo do Detonautas. Rapaziada, vá em frente. O som é muito bom. Gostaria que alguém me falasse quem é esse Roberto Miller Maia ? É professor de que ?

Marcos Ribeiro, já está mais conformado com as rádios de São Paulo ou você prefere as rádios da Paraiba ? A Mix está cada vez mais legal. Fui para o litoral norte e o sucesso lá era Kelly Kee, Pocotó e The Book is on the table. Depois de um mês de férias e sem poder navegar fiquei sem saber. O Garagem já está em alguma emissora ?

Felicidades
J. Menezes
São Paulo - SP


========================================

Oi, Zezinho!!!!!!!!!!!!!! Estava sumido, belo? As suas férias foram boas? Legal, né? Legal, que você conheça os Detonautas e goste do som deles. Pensei que você fosse "detonar" os meninos. Que susto. Eu fiquei com dó deles, sabe? Não pude falar nada porque realmente não os conheço. Gostaria de conhecer.

De onde você tirou esta idéia esdrúxula que gostei das rádios de João Pessoa? Eu não disse que elas eram um tédio? Claro que nada comparado àquilo que vocês chamar de Mix FM, mas pelo menos a programação é mais interessante. Agora não entendi direito, você disse que a Mix está tocando essa tal de Kelly Kee.É aquela loura do quiabo e do cachorrinho? Me explique porque você tá ligado que eu não acompanho o som que rola na Mix. É para você ver, enquanto a Sucesso faz uma madrugada de qualidade, a Mix....bom, foi você quem disse, não sei de nada. Me inclua fora dessa!!!

Eu realmente estou estranhando o fato de você não conhecer o Roberto Miller Maia. Que é isso, cara!!! justo você que trab... quer dizer, ouve a Brasil 2000 há tantos anos? Que feio, cara, não diga isso. Fica até mal pra você.. Mas como você tem bom coração e eu sou um cara muito legal, vou sugerir que você vá até o nosso site. Clique em escritos radiofônicos e depois clique num texto chamado "Roberto Miller Maia abre o jogo sobre a Brasil 2000". Ou senão, clica aqui. Neste endereço você vai encontrar uma entrevista que o nosso amigo repórter Rodney Brocanelli fez com o "Homem Enciclopédia". É mais mole do que sentar no pudim, como diria o finado Vandir dos Santos, do Diário Popular e do DCI. Mais fácil do que isso, só se o próprio Maia for até aí na Bras..., ops, sua casa explicar quem ele é, certo?

O Garagem ainda não voltou ao ar. Por que você está tão interessado? Pensei que você tivesse achado o programa muito chato. Ou você é apaixonado pela espetacular Larissa e não quer dizer nada? Danadinho, hein! Fica desdenhando a nossa musa radiofônica, mas no fundo você não perdia um só programa da turma. Dizem que quem montou o software do "Vivo ou morto" para eles foi um tal de Jota. Era você? E que foi você que teria apresentado o programa ao Ari Robocop. É verdade? Dizem que na última festa que eles deram, o primeiro a chegar foi um cara que disse ser da Bras..., istoé, o primeiro ouvintes do programa, desde os tempos da Gazeta. Olha, estou desconfiado de ti.

Um abraço e escute todas as noites a Scalla FM durante 3 horas. É só para desintoxicar da sua mixite, tá?
Antena 1 - Locução Já!!!!

Olá Marcos Ribeiro e amigos da Rádio Base

Já algum tempo descobri esse blog, sempre fui fã de rádio e estou sempre visitando o site. O que me fez escrever esse email a você é sobre a Antena 1. Concordo com você em gênero, número e grau!! Os locutores não anunciam os nomes das músicas e de quem canta, nem no início, muito menos no fim dos blocos musicais. Só para você ter uma idéia, eu que escuto bastante a rádio, tem duas músicas que a rádio toca em sua programação que eu gosto muito de ouvir, porém já tem uns 2 anos que ouço essas músicas sem saber o nome da música e de quem canta!!!

Sobre tocar mais músicas dançantes, realmente a Antena1 toca muito pouco, sobretudo dos anos 70 e mais do final dos 80 (de 87 em diante, Rick Astley por exemplo). Quem é da minha época (estou com 32 anos) sente falta dos hits dançantes do início dos anos 80 até a metade dessa década. Quem não se lembra por exemplo de Genius of Love - Tom Tom Club, uma das febres dançantes da época? E Kool & The Gang? (a única dançante deles que tocam é Celebration, mas e as outras??), poderiam tocar também clássicos da disco dos anos 70 sem ser Donna Summer, Earth, Wind & Fire ou Gloria Gaynor.

É só para "ilustrar" como poderiam colocar mais músicas dançantes sim, tanto dos anos 70 como do anos 80 , pode ser dance, pop ou tecnopop não importa, o importante é que nós ouvintes que estão na faixa dos 30/40 possamos escutar também as músicas que tanto dançamos naquela época, em festas ou boates.

Termino por aqui parabenizando-o por essa excelente iniciativa, dando espaço à locutores, programadores, diretores e ouvintes opinarem sobre o que está acontecendo no meio radiofônico em geral.

Um abraço;
Rodolfo Milet
Brasília-DF


=============================================

Pôxa, Rodolfo, eu pensei que só pensasse assim. Mas vejo que deve haver milhares de ouvintes como eu, você e o Getúlio que pensam de forma parecida. Para quem já teve a oportunidade de ouvir a Inconfidência FM, de Minas, a MPB FM e JB FM do Rio, já percebeu que eles desanunciam ( dizer o nome da músíca depois que ela é tocada) o que você acaou de ouvir. Nem precisa botar aquelas porcarias de BG's que as rádios pop enfiam debaixo da gritaria de seus locutores. Se o pessoal tem voz bonita, como é o caso da Antena 1 e das emissoras citadas, vai a seco mesmo, certo?

Ah, o endereço do diretor artístico da Antena 1 é mbarreira@antenaum.com.br . Quanto mais gente enviando sugestões para ele, melhor para todo mundo, certo?
Aconteceu na Bandeitantes de Porto Alegre

Amigos,

Algo pitoresco aconteceu hoje no rádio esportivo gaúcho. O Inter fez um amistoso que estava previsto pra começar às 5 da tarde, mas o juiz fresqueou um pouco por faltar segurança e não começava o jogo. Aí, eu já fiquei pensando na hora: "se atrasar, não vão conseguir transmitir o jogo todo, por causa da Voz do Brasil...".

Bem, o jogo começou 17h19. Logo, liguei pras emissoras que transmitiam o jogo pra saber o procedimento delas às 19h.Da Gaúcha e da Pampa, recebi a resposta de que "a Voz do Brasil iria normal". Da Guaíba, consegui uma resposta curiosa: "estamos tentando a liberação, mas não conseguimos ainda. E pra complicar, com a Secretaria de Comunicação complicando pra nós..." Secretaria complicando, Marcos? Eu hein?

Bueno, deu 19h todas as emissoras tiveram de interromper a transmissão do jogo. Bem, todas não. A Bandeirantes segue normal às sete da noite sem "Voz do Brasil". Porém, ela foi justamente a única que não transmitiu ao vivo o jogo, somente estando com um repórter - a emissora estava fazendo uma cobertura ampla do Fórum Social Mundial, que começou hoje aqui em Porto Alegre.

Resultado: os primeiros 15 minutos do policialesco programa "Rádio Patrulha" foram dedicados à transmitir a informação do placar do jogo (0 x 0, no fim das contas) e as reportagens de fim de jogo. Sem dúvida, o rádio sofreu de novo por causa de:
1) Esta praga da Voz do Brasil;
2) Por causa da falta de consideração dos clubes e da organização do jogo, que não pensaram nas rádios - certamente, as de Pelotas sofreram o mesmo problema; e
3) Por causa da frescurada do juiz em atrasar o começo do jogo por faltar uns dois seguranças a menos ou a mais.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
Vozes e rostos bonitos do rádio

Olá, pessoal da Rádio Base,

Meu nome é Denis Moreira, sou jornalista, repórter do caderno de cultura (Viver) do jornal Diário de S.Paulo e leitor assíduo deste blog. Como vocês são experts em rádio, peço ajuda para uma reportagem sobre os (as) locutores (as) bonitões (onas) do rádio. Vale homem e mulher.

A idéia é mostrar que, nestes tempos em que o dial é infestado de modelos e celebridades, há radialistas de aparência legal e também bastante competentes. Eu conheço a Daniela Mel, da Kiss FM. Alguém pode fazer mais algumas indicações? Recebo
contatos por este e-mail mesmo. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

Um abraço
Denis Moreira
São Paulo - SP


====================================

De voz bonita a gente entende. Agora de beleza física a coisa complica. Cada um tem seu parâmetro. Eu acho que é humanamente impossível achar um locutor bonito no rádio...ehehehe. Agora mulher já é outra história.Então pessoal, vamos ajudar o Denis? Um abraço, desculpe-me pela brincadeira e qualquer coisa volte a entrar em contato, ok?
Critérios de filiação

Olá, amigos do Diário de Bordo

A rede Jovem Pan AM não tem muitos critérios para aceitar novas estações retransmissoras. No Rio de Janeiro, mercado importantíssimo e de grande potencialidade de audiência, a JP tem uma retransmissora dos seus principais jornais de qualidade sofrível. Trata-se da Super 1440 AM (1440 Khz), emissora reinaugurada no ano passado e que prometia ser uma rádio que valorizaria
o jornalismo. Pois bem, o que pude ouvir dessa rádio foi algo constrangedor:a programação da Jovem Pan (Jornal da Manhã, Jornal JP 1ª e 2ª edição e Milton Neves) está em meio a um vitrolão de músicas de gosto pra lá de duvidoso, pra lá de piegas.

E o jornalismo local praticamente não existe. O sinal da emissora é péssimo na zona sul da cidade do Rio, ou seja, o público alvo da
programação JP está abandonado pela retransmissora. Como a Jovem Pan pode aceitar que queimem seu filme junto aos ouvintes e patrocinadores cariocas desse jeito? Aliás é freqüente que ouvintes do Rio entrem no ar no programa do Thiago Gardinalli (que não é retransmitido no Rio) e demonstrem o descontentamento com a rádio carioca.

Com situações como essa e em Brasília, cidade que retransmite a programação paulistana na integra, sem reportagem local, duvido que essa rede alcance os 20 milhões de ouvintes que costuma divulgar em sua programação. A programação da rádio é ótima, mas esses números são apenas um slogan e não um fato.

Aproveito a oportunidade para agradecer o ouvinte Gabriel, de Brasília, por acrescentar mais informações a respeito do dial da capital Federal. E estou adorando essa abertura do baú do Nilson. Não sou da época dos slogans da Difusora e da Excelsior e por isso valorizo quem preserva essas raridades.

Abraços,
Alessandro Pereira,
Jundiaí - SP

quinta-feira, janeiro 23, 2003

Comentaristas da Rádio Globo

Será que o Apolinho vai voltar para a Rádio Globo ou vai continuar na Rádio Tupi? A Tupi tem de melhorar as vinhetas e ser mais ativa. O que há com a Rádio Globo do Rio em termos de comentaristas? Será que a ex-Globo Rio vai voltar a existir?Ah, o melhor comentarista da Globo-SP, Luis Augusto Maltone, deixou a emissora por quê?


Isabel Pinheiro
Santa Maria - RS


=================================================

Olha, Isabel, destas questões todas, só uma eu tenho certeza: aquela Rádio Globo que nós conhecíamos e que enchiam os "olhos" de ouvintes cariocas e de outros lugares já era. Agora está aí esta Rede Globo de Rádio que, pra dizer a verdade, não tem 10% do charme e da empatia das Rádios Globos de outrora.
Redes de rádio

Gostaria de saber sobre os planos de expansão das redes de rádios Mix, 89 FM e Nova Brasil FM e também da FM O Dia do Rio de Janeiro que parece que se tornará rede. Bom essa curiosidade deve ao fato da frequência 97,3 MHz daqui estar a um mês fora do ar, como ela já foi ocupada pela Band FM e Manchete Gospel . Penso que esse canal deva estar sendo pretendido por alguma dessas redes que citei acima.

Abraços,
Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG
Antena 1 pega mal em Porto Alegre

Alô, amigos leitores da Rádio Base

Fiquei satisfeito com que a atenção Antena 1 deu para as sugestões do Marcos Ribeiro. Gostaria de aproveitar que eles leêm o blog, e perguntar sobre a Antena 1 FM, 89,3 Mhz de Porto Alegre (RS). É o seguinte: de uma semana para cá, o sinal da emissora está bastante precário. Tentei entrar em contato com a emissora aqui, mas não obtive sucesso. Moro na zona sul, e como esta região é cercada de morros, fica difícil sintonizá-la.

Pelo que eu sei, a Antena 1 de Porto Alegre, operava com transmissor de 35 Kw e 70 Kw na antena, um belo sinal que cobria a Serra e o Litoral. Espero que voltem à antiga potência, pois sou um admirador da rádio, desde que foi inaugurada por aqui, numa quinta-feira chuvosa, do dia 3 de junho de 1993.

E problema de sinal na Antena 1 não é novidade. No dia 2 de dezembro de 1994, a torre de transmissão da emissora no Morro da Embratel desabou com uma tempestade. No entanto, em menos de 24 horas a rádio voltou ao ar, numa prova de competência.

Abraço do ouvinte fiel da Antena e leitor do blog:
Getulio Suman Schifino Filho
Porto Alegre - RS
Aniversário de São Paulo pela CBN é as 9h30
Ah, e muito obrigado ao Google pela exatidão das buscas!
Estão achando o blog fácil, fácil!
Uau, que blog movimentado!

Vamos por partes:

Ao Tico, do Detonautas: Ninguém aqui em nenhum momento duvidou da dificuldade que vocês passaram até chegar ao nível em que estão. Pelo que sei, vocês se conheceram pela internet (me corriga se estiver errado, por favor), montaram a banda e alcançaram o topo da carreira ao abrirem os shows da banda Red Hot Chilli Peppers, o que deve ter sido uma emoção inenarrável. É que no pé em que as coisas estão, quando uma banda começa a fazer sucesso vem outras dezenas na cola. Por exemplo: você pode me apontar três diferenças entre Charlie Brown Jr. e O Surto??? Até o modo de andar dos vocalistas é igual!!!! Não sou nenhum fã ardoroso do Charlie Brown Jr., mas até gosto do seu som... agora, O Surto não dá, né??? De qualquer forma, muito sucesso para você e sua banda e espero que vocês consigam imprimir um estilo próprio para poder deixar essas "comparações" de lado, ok? Escreva quando quiser.

À Priscila Roque: Pra você eu nem preciso escrever muita coisa! Só quero dizer que você resumiu tudo o que penso sobre Roberto Miller Maia e Daniel Daibem! Até pensei que o texto era meu!!!!! heheheh

Para fechar: Qual o horário do CBN São Paulo, no sábado, aniversário de S. Paulo????
Comemorando os 449 anos de São Paulo

*Neste sábado, dia 25, a CBN vai fazer uma grande festa no Pátio do Colégio para comemorar os 449 anos de fundação de São Paulo. O evento será transmitido ao vivo pelo programa "CBN São Paulo", apresentado por Milton Jung. Particpe você também. Escreva para milton@cbn.com.br.

*A Rede Nova Brasil FM coloca no ar, também no dia 25, um superespecial com Gal Costa em que a cantora vai contar um pouco de sua carreira a e tocar as músicas que mais gosta. O programa começas às 16h, não perca.

* E duas emissoras paulistanas fazem aniversário no sábado: a Rádio Capital AM ( 27 anos) e a Rádio Sucesso FM ( 23 anos). Parabéns!!!!!
Professor Maia e as 100 mais da Rolling Stone

E por falar em "homem enciclopédia", olha ele aí, gente!!!

O tema da trilha sonora desta quinta feira no Rock Bar Café é a lista dos cem melhores discos de rock de todos os tempos , segundo os leitores da consagrada revista americana Rolling Stone (publicada na edição A partir das 20:00, Roberto Maia comanda os cds mostrando faixas destes discos. Controvérsias à parte, esta é mais uma das famosas listas do mundo do rock, algo mítico entre os apreciadores de música, pois todos nos temos nossa própria lista . Nesta quinta, dia 23 de janeiro, no Rock Bar Café .A seguir os vinte primeiros lugares , será que você concorda? Vá ao rock bar e dê sua opinião e concorra a uma coleção de dez discos.A lista completa você conhece no Bar e em breve no site do Rock Bar Café. www.rockbar.com.br

1 Beatles - Revolver (1966)
2 Nirvana - Nevermind (1991)
3 Beatles - Sgt Pepper's lonely hearts club band (1967)
4 U2 - The Joshua tree (1987)
5 Beatles - The Beatles (= the white album) (1968)
6 Beatles - Abbey road (1969)
7 Guns n' roses - Appetite for destruction (1987)
8 Radiohead - OK computer (1997)
9 Led zeppelin - Led zeppelin 4 (1971)
10 U2 - Achtung baby (1991)
11 Pink floyd - Dark side of the moon (1973)
12 Michael Jackson - Thriller (1982)
13 Rolling stones Exile on Main street (1972)
14 Clash - London calling (1979)
15 U2 - All that you can't leave behind (2000)
16 Weezer - Pinkerton (1996)
17 Radiohead - The bends (1995)
18 Smashing pumpkins - Mellon Collie and the infinite sadness (1995)
19 Pearl jam - Ten (1991)
20 Beach boys - Pet sounds (1966)

Roberto Miller Maia
São Paulo - SP
Blogs que falam de rádio

Olá, Marcos Ribeiro, e olá a todos da Rádio Base

Participo de uma lista de discussão sobre rádio e em uma das últimas mensagens que recebi li algo como *Blogs que falam sobre rádio* no meio de um texto que falava sobre rádios comunitárias. Resolvi entrar em um portal de busca para procurar blogs que discutem este tema pelo qual sou tão apaixonada - o Rádio. O primeiro blog que encontrei foi este, que certamente já se tornou um dos meus preferidos. Deixei o "offline" para ler os textos e queria aproveitar este e-mail para fazer alguns comentários sobre os temas discutidos nesta semana.

O primeiro comentário é sobre o texto do Roberto Maia. Fui ouvinte assídua do programa dele com o Tatola, na Rádio Brasil 2000. Mesmo com a internet e o aumento da importacão de revistas estrangeiras não tenho mais o mesmo conhecimento de bandas novas e lançamentos que eu tinha ao ouvir o "Lançamento Nosso de Cada Dia" e a "Sessão da Tarde". Infelizmente esta foi uma perda muito significativa para a formação da minha cultura musical e de muitos outros ouvintes.

Outro ponto que eu gostaria de destacar é sobre o texto da leitora Daniela Brusco (dia 19 de janeiro) sobre a Rádio Eldorado FM. Concordo que esse slogan é um tanto quanto pretensioso como disse a leitora. Porém, ainda acredito muito no potencial desta rádio, que conta com a participação de um dos melhores locutores da atualidade - Daniel Daibem. Quando sintonizo os 92,9 MHz no meu aparelho às 16 horas me surpreendo com a forma de trabalho do Daniel. Parece que ele está sentado na sala da casa dele mostrando os seus discos preferidos. Acompanho o trabalho do Daniel desde a época da Brasil 2000 e por esse estilo todo descontraído e profissional que ele conquista a todos os ouvintes. Posso dizer que este é um dos maiores motivos pelo qual decidi seguir pela carreira de jornalista e locutora.

Parabéns pela iniciativa deste blog. São pessoas como vocês, com conteúdo e grandes comentários que as rádios do nosso país precisam.

Priscila Roque
São Paulo - SP


===================================================

Oi, Priscila, seja bem vinda. Obrigado pela sua audiência e continue conosco, ok?
Resposta da direção da Antena 1

Caro Marcos,
Agradecemos o contato e as sugestões. Elas serão avaliadas com carinho.
Atenciosamente,
Maurício Barreira
Diretor Artístico
Rádio Antena 1 FM
São Paulo - SP


===================================================

É muito bom saber que há profissionais como os da Antena 1 e os da Globo FM, que se importam e pelo menos escutam a opinião do ouvinte. Muito obrigado pela atenção dispensada, Maurício.
Detonautas "detonam" a Rádio Base

Amigão !
Quer falar mal do Detonautas o faça !! Faça sem conhecer a história, faça sem saber o que levou 6 caras a lutarem honestamente 6 anos da vida todos os dias para ter a oportunidade de viver de um sonho. Cometa os mesmos erros que os pseudo críticos e intelectuais recalcados da música cometeram ao compararem Skank com Paralamas do Sucesso, Paralamas do Sucesso com The Police ( guardadas as devidas proporções ), CPM 22 com Charlie Brow Jr , Stone Temple Pilots com Pearl Jam e por ai vai.
Faça isso porque é o caminho mais fácil de tentar sintetizar coisas complexas.

Não é exclusividade do Charlie Brown fazer um rock nacional de boa qualidade, amigão. A propósito, o Detonautas é do Rio de Janeiro e o CPM 22, de São Paulo. Eu não costumo perder meu tempo respondendo gente como você, que só está aí usando espaço para falar mal dos outros, quando na verdade deveria estar dando graças a Deus que o Rock Nacional vem quebrando as barreiras impostas pelos 10 anos de bunda music.

Mas a vida é assim. Estava eu procurando coisas sobre o Detonautas e acabei me deparando com seu textinho mesco. Só que ao contrário de você , não vou me omitir (?). Estou aqui para trocar uma idéia e tentar entender o que leva um ser humano a falar tanta besteira sem conhecimento de causa. Ódio ?? Rancor ??? Recalque ???? Não sei realmente, mas estou aqui para conversar .

Tudo de bom.
Tico Santa Cruz
Detonautas Roque Clube
Rio de Janeiro - RJ


===================================================

Meu caro leitor Tico

Não sei a quem você dirigiu estas tão inflamadas linhas, mas suponho que tenha sido ao nosso amigo Cássio Silvério, de Curitiba. Não sei se você leu as mensagens do blog naquele dia, mas o Cássio estava comentando uma reportagem que saiu na revista Veja na edição de 15 de janeiro de 2.003, sob o título Genéricos Musicais, escrito por Sérgio Martins.

Não vou entrar no mérito se sua banda é cópia ou não do Charlie Brown Júnior. (que aliás, eu gosto e também foi objeto de crítica numa edição anterior da mesma Veja) Até porque ainda não tive o prazer de ouvir seu som. Mas creio que o Cássio não se furtará a discutir a qualidade do trabalho que você faz. Não concordo, em absoluto, quando você diz que o meu amigo "só está aí usando espaço para falar mal dos outros". Ele fez uma análise pontual do que o rádio anda tocando em termos de música nacional e vale ressaltar que ele colocou no texto muito da convicção dele como ouvinte. Pelo menos foi a impressão que ele me deixou. Mas isso quem pode lhe confirmar é somente ele.

Agora, mudando de assunto, você disse que é fácil analisar e meter o pau no trabalho de uma banda que ralou muito seis anos para ver seu sonho realizado. Imagino que deva ter sido um trabalhão grande mesmo com certeza. Mas não estamos aqui para avaliar a vida e o esforço de quem quer vencer com sua música. Todos os cantores e bandas nacionais (inclusive aqueles que você chama de "bunda music") que se aventuraram pelo mundo em busca de fama, sucesso e reconhecimento ralam muito, principalmente num país como o nosso que não dá a devida atenção ao que é produzido aqui dentro. Mas isso não dá a ninguém salvo conduto para que não seja criticado. Elas virão ou do público, ou da imprensa ou seja lá de onde for. Até os blogs estão sujeito a isso, embora o nosso seja de um blog rádio, não de música.

Um abraço,
Sucesso
E agora que descobriu a gente, volte sempre, ok?
(Marcos Ribeiro, editor do Rádio Base)

Outra coisa: não sei se você pode notar, mas este é um blog de discussão sobre assuntos ligados à radiodifusão, e não à música.
Esclarecendo dúvidas sobre a Jovem Pan Sat

Caros Amigos da Rádio Base

A Jovem Pan AM não possui emissora de onda curta. Quanto a outras edições do Jornal da Manhã que o Renato Kloss de Curitiba solicita, embora com outros nomes, ela apresenta :

Hora da noticia (várias vezes ao dia).
Jornal Jovem Pan 1a. edição (após o Jornal dos Esportes na hora do almoço).
Hora da Verdade (fim da tarde)
Jornal Jovem Pan 2a. edição (fim da noite)

Um abraço
Jota Roberto
São Paulo - SP


===============================================

Só uma informação a mais, Jota. A Rádio Tabajara, afiliada da Jovem Pan em João Pessoa, não apresenta os boletins "A hora da Notícia" ao longo de sua programação, nem a Hora da Verdade, pelo que eu me lembre. Creio que a apresentação desses e dos demais programas - com exceção do Jornal da Manhã e das Jornadas Esportivas - sejam opcionais. Não sei se ocorre o mesmo nas demais repetidoras da rede Jovem Pan.

quarta-feira, janeiro 22, 2003

Modelo no rádio

Conforme noticiou hoje Laura Mattos em sua coluna da Folha de S. Paulo, a modelo Daniela Cicarelli estréia na rádio Metropolitana FM nesse sábado, às 20h.
Todos podem ter a certeza que eu vou fazer questão de NÃO ouvir e NÃO querer saber como foi essa estréia.
Rádios comunitárias têm que ter autorização, diz TRF
Do website Comunique-se

O Poder Público afirma que qualquer emissora de rádio, mesmo comunitária, que opere só com fins sócio-educativos, só poderá funcionar com sua autorização. Esta conclusão é da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que recebeu o pedido da Anatel contra a Fundação Obra Assistencial para Integração Social da Comunidade (Fundação Oásis), que é responsável por uma rádio comunitária em São Vicente, Rio Grande do Norte.

Apesar da emissora funcionar apenas em caráter experimental, a Anatel interrompeu os serviços da rádio em março de 1999. A Fundação Oásis entrou com mandado de segurança alegando ter habilitação com data anterior à medida da Anatel.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região confirmou a sentença, alegando que o funcionamento da rádio comunitária para fins educativos, sócio-culturais e religiosos, independentemente de permissão, autorização ou concessão do poder público, não constitui ilegalidade.

Ao contrário das emissoras que exercem atividades comerciais, o TRF entendeu que as rádios comunitárias com fins educativos não poderiam ser incluídas no artigo 223 da Constituição Federal. A decisão ressaltou que, na época da interrupção dos serviços, a lei 9.612/98 ainda não estava em vigência.

terça-feira, janeiro 21, 2003

100,5 Mhz

Marco, até onde eu saiba, a frequência acima era da própria rádio News, só que para o interior de S. Paulo...
Aproveitando a postagem anterior......

Gostaria de mandar um recado pro pessoal da Antena 1. Que tal tocar mais htis da música européia e mais antigos sucessos dançantes, hein! Por que não aproveitam e diminuem o número de cantores americanos que berram nos nossos ouvidos - tipo Whitney Houston - e aquelas musiquinhas xaroposas que parecem ter sido feitas para os atuais desenhos da Disney? E que tal colocar um pouco mais de tecnopop dos anos 80? Inclua aí mais hits dos anos 70 também. Ah, não se esqueçam de colocar o que há de novo dentro da música adulto contemporânea atual.

E outra coisa: por que os locutores, que tem vozes tão bonitas, falam tão pouco? Pelo menos eles poderiam anunciar e desanunciar as músicas de cada bloco, certo? Nenhuma rádio perde tempo só porque eles fazem isso, concordam comigo?

Bom, eram estas minhas sugestões. Espero que alguém me dê ouvidos em alguma coisa. Valeu.
Críticas e sugestões à Jovem Pan

Prezados Senhores

Por que razão a Jovem Pan (FM-103,9 MHz) daqui de Curitiba não retransmite o programa “No Mundo da Bola”, que é exibido, em São Paulo, aos sábados, das 9h30min às 13h, pela Jovem Pan (AM-620 kHz)? Invistam mais no conteúdo da programação, em jornalismo. Ampliem a grade de programação dessa estação com notícias relevantes ao invés de simplesmente recheá-la com programas de entrevistas monótonos e músicas e bandas pouco expressivas.

O “Jornal da Manhã” é um noticiário bastante eclético, por sinal. Conta com profissionais altamente abalizados na formação da sua pauta – vide como parâmetro os experimentados jornalistas Anchieta Filho e Reali Jr. Além disso, apresenta opiniões bastante consistentes (com as de José Nêumane Pinto e Carlos Chagas), que sevem para fazer com que os ouvintes reflitam. Isso é bom porque nos deixa a par de determinadas situações. O dito cujo, aliás, deveria, a meu ver, ter mais duas edições: uma vespertina e outra noturna. Por que, não?

O sinal da Jovem Pan (AM-620 kHz) deveria chegar com mais nitidez aqui na minha cidade (Curitiba). Ele é captado apenas à noite. E com extrema dificuldade. Por quê? Não tem como o departamento técnico dessa rádio aumentar a potência dos transmissores dessa estação e a Pan passar a transmitir também em ondas curtas (OC), nas faixas de 25, 31 e 49 metros, como faz, por exemplo, sua concorrente, a Bandeirantes?

Atenciosamente
Renato Kloss
Curitiba - PR
Iguatemi FM? Sensacional!!!!

Olá, radioamigos,

Estou ouvindo a Rádio Iguatemi FM 100,5 Mhz - S. Paulo - Sensacional!!! Olha, vou ser franco com vocês. Ando meio parado em outras rádios adultas e fazia tempo que não dava uma girada por aí, para ver como anda o dial. Valeu a pena, encontrei a Radio Iguatemi FM. Agora, meia noite, deu a identificação: "Uma rádio do Sistema CBS de Rádio e televisão". Parabéns, CBS !!!!!!!!!!

Alguém sabe a quanto tempo existe essa rádio ? Quais os seus planos ? Terá locução ? Para quem é da época, essa Iguatemi lembra a Rádio Joven Pan 2, bem no início, decada de 70, precisamente ano de 1977, quando o principal era a boa música. Acreditem a Jovem Pan 2 FM já foi bem diferente do que é hoje. Tudo bem na era Disco foi bem balançada, o jeitão era um pouquinho diferente, mais agitado, mas foi muito bom mesmo deixou saudades. Agora a Iguatemi, está tocando Lobão, com Revanche.

Um abraço
Nilson de Sousa
São Paulo - SP


===========================================

Olha, Nilson, pelo que pude apurar, esta emissora está transmitindo de Sorocaba e possui uma reprtidora em ondas curtas na faixa de 49 metros. Ela tem uma programação semelhante à Rádio News, do mesmo grupo CBS Trata-se da ex- 100 FM, a emissora do forró, ou algo assim, que saiu do ar porque "andou demais", entende?.

E aqui pelos lados do ABC/ Zona Sul ela pega muito mal por causa de uma merda de uma rádio pirata que fica nos 100,7 MHz. Eu não mereço isso, meus Deus!!!!!!!!!
Fecharam a Rádio Planeta 90... Mas ela está no ar

Olá, Marco e amigos da Rádio Base,

No apagar as luzes de 2002, a Polícia Federal finalmente conseguiu uma boa investida contra a Rádio Planeta 90 FM, que funciona sem concessão aqui em São Paulo. Foram apreendidos equipamentos, fitas contendo a programação da emissora e até armas ( ! ), segundo a notícia que saiu no Estadão . Porém, o Padre Francisco Silva é incansável e, enquanto eu escrevo essa nota, sua emissora sem concessão continua em pleno funcionamento. Para quem quiser entender um pouco mais dessa polêmica, sugiro a leitura deste meu artigo publicado no Observatório da Imprensa.
Para terminar, fuçando na Interntet, achei este site de ódio às rádios piratas: Odeio Rádio Pirata http://www.odeioradiopirata.hpg.ig.com.br/index.htm

Abraços
Rodney Brocanelli
http://onzenet.blogspot.com


========================================================

Xiii, Rodney, agora não entendi mais nada. acaei de ligar o rádio nos 90,1 e está tocando pagode. Será que alguma tática desse "padre" para escapar de fiscalização? Onde ele arranja tanta grana para ter a rádio apreendida, lacrada e no dia seguinte, pima! Tá lá ele de novo? O trabalho de fiscalização da Anatel mal começou aqui em SP. E valeu pela dica do no site, viu?
Top Time e as caixas "mal assombradas".

Uma coisa puxa outra, Nilson. Sabe este comercial da Top Time? A primeira vez que ouvi esse anúncio foi na época em que a TV Bandeirantes retransmitia o som da Bandeirantes FM das 8h ao meio dia, antes de sua programação entrar no ar. Isso foi lá pelos idos de 1979, 1980. E também era na voz de Antonio Celso.

Foi por causa deste anúncio da Top Time que eu descobri o que era FM estéreo. Foi numa bela tarde de quinta feira, quando minha mãe resolveu ir ao centro de São Caetano fazer compras e me levou junto. Na volta para casa ela parou na porta das Lojas Arapuã (ainda existe esta loja?) e ficou paquerando um belo fogão Brastemp de seis bocas que pretendia um dia comprar enquanto eu "flertava" aqueles enormes aparelhos 3 em 1 com aquelas gigantes caixas acústicas de madeira de lei.

Por sorte, os vendedores haviam deixado todos os aparelhos ligados na Bandeirantes FM, bem na hora do programa do Miguel Vaccaro Neto (aquele do "Não diga não nem né", lembra?), o Clube do Disco, que era patrocinado pela lojas Pró-Som (que nem deve existir mais).

No primeiro intervalo comercial do programa, entraram 3 comerciais. O terceiro era aquele mesmo da Top Time com Antonio Celso. Como o aparelho era estéreo, tomei um susto quando ouvi a voz de Antonio Celso falar "relógios" na caixa esquerda e "Top Time" na direita. O vendedor me olhou e disse: "que foi moleque, nunca ouviu isso não?" . Não sabia que essas caixas eram mal assombradas", disse a ele. O rapaz deu uma bela gargalhada. O mico foi grande, mas, no dia seguinte, pude dizer aos colegas de ginásio que havia descoberto o que era FM estéreo. Ninguém sabia mesmo.....
Mais slogans para o deleite do leitor

Olá, pessoal da Rádio Base,

Gostaria de colaborar com algumas frases e verbetes antigos. Preparem-se, vou abrir o Baú: Vamos lá:
1. "Cada um na sua e todos na Difusora" (Slogan veiculado mais ou menos nos anos de 1975 e 1976, na Rádio Difusora AM 960 Khz)
2. "Difusora, o som alegria da cidade" (Prefixo da Rádio Difusora, tocado em destaque partir do ano de 1978 até o final de Difusora)
3. "Disco de ouro Difusora, o passado de presente pra você" (Rádio Difusora AM 960 S. Paulo, para anunciar destaques de flash back. Esse prefixo foi tocado entre os anos de 1973 a 1975)
4. "US Top, o seu jeito descontraído de viver, com pesquisas das revistas Cash Box, Bill Board, Europe Music and Record World, a Difusora Apresenta...Sucessos de Todo o Mundo" (Radio Difusora AM 960 - S. Paulo, para anunciar destaques da música internacional)
5. "Shopping Center Iguatemi, um show até as 10 da noite" (Radio Excelsior AM 780 - S. Paulo, para anunciar destaques flash back, esse prefixo tocava no ano de 1976)
6. "Agente Internacional" (Prefixo para anunciar a entrada do Antonio Celso, ex-locutor da Rádio Excelsior AM 780 - S. Paulo, para destaques de música tocada em outros países)
7. Top Time...Top Time, uma loja que vende relógios...relógios (esse era só um comercial, mas deixou sua marca na Rádio Excelsior AM 780 - S. Paulo)
8. "Jet Music Difusora" (Vinheta principal da rádio, até mais ou menos o ano de 1976)
9. "O Som de São Paulo" - (Rádio Excelsior FM, antes de ser Nova Excelsior, nos anos de 1977 a 1979)
Bem chega ! Talvez esteja cansando os mais novos. Espero que os mais > velhos tenham recordado pelo menos alguns.

Um abraço a todos,
Nilson Sousa
S. Paulo - SP