sábado, novembro 30, 2002

Mais coisas para se pensar sobre a Transamérica

Uma interrogação é feita justamente para ser respondida e amolar a cabecinha, o cocuruto de quem efetivamente dá mancada e não está nem aí para o desleixo que porventura comete. Deixar que a superintendência das rádios retruque aos nossos questionamentos é a mesma coisa que dar esmola para surdo e fazer chover canivetes na cuca de um tecnocrata: não vai adiantar nada porque os suseranos taparão seus ouvidos e farão vista grossa para os radioescutas. Eles dificilmente irão nos responder. Estão mais preocupados com o dindim do anunciante, pois este financia boa parte da programação e paga o soldo dos funcionários.

Um indício de que o projeto esportivo, jornalístico e musical da Transamérica é frouxo desprovido de bom senso, não emplaca em nenhum lugar do planeta, e essa instituição de radiodifusão conta com profissionais de pouca expressividade, de talento raso (para não dizer mediano) no mercado sãos os acertos, as mumunhas, os entraves que se fazem nos bastidores desta emissora e quase ninguém aqui fora fica sabendo. Quando tais conluios vêm à baila, o ouvinte desligado se apavora; estranha o que ouve ou lê nos websites especializados, nos blogs da vida - como os da Rádio Base. Mas se tu parares o que fazes e prestares atenção na programação da Transamérica observará que os próprios funcionários dessa estação admitem que apresentam programas cafonas, de baixíssimo e não é à toa que boa parte dos seus empregados embaralha folguedo com retidão e o slogan da emissora é “primeiro lugar em diversão”. Tem gente que adora e os escuta. Fazer o quê? Mas isso não é coisa só da Transamérica, não. Várias rádios seguem tal mote.

Outra coisa: os conchavos, os acertos que são feitos nos bastidores, nos corredores da Transamérica, funcionam bem desse jeitinho que te contei (na base do companheirismo, da amizade com o patrão), não estou inventando história só para aparecer na mídia. Fui lá e comprovei, vi a coisa de perto; senti o problema, meu caro. Além disso, os próprios ex-notícipes da emissora relataram-me, de viva voz, as agruras e experiências pelas quais passaram quando lá fainavam. Acredite, se quiser.

Permita-me fazer um adendo: sim, eu sei que este é um blog de rádio, mas o que te colocarei a seguir vale para todos os mass media. Seguinte: o telespectador, o radioescuta quer acompanhar programas de qualidade na tevê, no rádio, e não apenas fenômenos de audiência, e que tais programas (informativos) se pautem pelos números do Ibope. Por que o telespectador vê sempre os mesmos programas na tevê? Por que o radiescuta ouve sempre a mesma ladainha no rádio? Por falta de alternativa, oras. As emissoras imitam umas as outras. Deveriam prezar mais o conteúdo dos programas que veiculam. É importante que haja uma legislação específica e que essa legislação proíba abusos que são cometidos pela mídia. Mas quando essa legislação entrará em vigor e os impostores serão severamente punidos?Tevê (rádio) reflete o comportamento da sociedade, ocupa um baita espaço na vida das pessoas. Mas também apela para o sensacionalismo, para a vulgaridade. Sempre, claro, na busca desenfreada pela audiência. Uma das coisas que mais colaboram para o baixo nível dos programas de tevê (ou de rádio) é a carência de instrução da população. Além disso, a tevê mostra muita desgraça (assassinatos, estupros, tiroteios). E o rádio veicula muita propaganda, faz bastante fofoca. Falo por mim, não pelos outros. Até quando terei que repetir isto? Quando os poderosos iram se conscientizar das suas falhas e corrigí-las? E até quando a arraia-miúda lhes dará ouvidos?

Quem não se questiona permanentemente, não raciocina. E quem cala, consente.

Abraços
Renato Kloss
Curitiba - PR
Se vocês me dão licença, eu vou começar a me arrumar para a festa do Garagem, logo mais à noite. De qualquer forma, os outros leitores estarão no nosso chat para participar de um animado bate-papo. Bom divertimento e até mais.
Mais sobre a Canção Nova
Caro Marcos,

Me desculpe, respeito mas discordo frontalmente de sua opinião, principalmente quando usa uma retórica desclassificatória, na sua avaliação, da pregação religiosa. Já lhe passou pela cabeça que numa cidade como São Paulo, com mais de 10 milhões de pessoas, haja gosto para tudo. Tem gente que ouve rádio apenas como um fundo musical do cotidiano, tem gente que prefere se informar e ficar inteirado de tudo o que acontece. Agora tem gente, e muita gente segundo o Ibope, que vê no rádio e quem fala nele, um companheiro. Um companheiro para trocar até sentimentos, falar e ouvir com o coração. Assim são os comunicadores populares que você classifica de popularescos. Podemos incluir também nessa categoria as pregações religiosas.

Sabe Marcos, como disse sou presbiteriano e discordo e muito da Igreja Católica, mas discordo principalmente dessas seitas que estão atrás de afirmação mercadológica e financeira e que buscam intensamente adquirir bens, entre eles, emissoras de Rádio e TV. Volto a ressaltar que se essas seitas são danosas porque extorquem os desavisados, e é danoso também jogar num balaio de gato toda pregação religiosa. Deus é coisa séria, é alegria, é liberdade e deve fazer parte do contexto de todos nós. Eu também não sou daqueles que passam horas ouvindo pregações no rádio, mas tem quem gosta e se sente acariciado, tocado por esse tipo de rádio. Acho que antes de sair fazendo ilações é preciso conhecer históricamente essas entidades.

Por acaso o amigo sabe a origem do Cristianismo, da Igreja Católica? Sabe quem somos nós, os Presbiterianos, no que concordamos e discordamos com os Católicos. Se quiser, posso indicar leituras que podem fazê-lo aprender um pouco ao menos sobre essas entidades, que são acima de serem religiosas, são históricas e isso data do Século XV.

Sabe Marcos, parece que lhe passou despercebido o relato que fiz sobre o meu primo, que por causa das drogas era um trapo humano e hoje é um ser recuperado, mais que isso, um papai. Percebe Marcos, é vida que leva a vida. Esse filho do meu primo não existiria se ele não buscasse ajuda, e saísse do vício. Essa ajuda, esse conforto, esse abraço veio através de uma pregação.
Mas essa é uma longa história que hoje todos nós da família temos enorme prazer e satisfação de contar e proclamar. E olha que, assim como eu e você, o meu primo detestava pregação no rádio e na TV, mas ela estava lá, esperando quem necessita ser atingido, e um dia aconteceu com ele, Deus falou especialmente pra ele. Pense nisso antes de classificar a Canção Nova como uma "coisa"
descartável, chula, piegas. Qualquer dia desses, desprovido dessa armadura protetora e contra essas pregações, para pra ver um pouco, preste atenção, faça uma oração sua, singular, enquanto assiste ou ouve, e poderá enxergar as coisas de maneira diferente.

Volto a dizer, discordo do conteúdo teológico mas respeito o trabalho da Canção Nova, que é séria. E oras, se ela não tira o emprego dos radialistas, se gera empregos, se os paga devidamente e se tem público, tem nicho nesse mercado paulistano, porque não termos uma Rádio Canção Nova. Afinal temos mais de 60 emissoras em São Paulo e se mesmo assim continuar com esse asco em relação a Canção Nova, você terá outras tantas emissoras pra ouvir, e ao menos uma será do seu agrado.

Hamilton Casagrande
São Paulo - SP

==============================================
Por que será que as pessoas acham que o pessoal que gosta de rádio não é letrado? Ac´ha que a gente não lê um bom livro, que não pesquisa sobre as outras coisas? É claro que eu conheço a história da Cristianismo, sim, Hamilton. Eu sei de onde vieram o catolicismo, o protestantismo, a Igreja Ortodoxa e outras denominações. Eu sei o que cada uma prega e como prega.e o que eles defendem como dogmas sagrados. Mas já disse: isso não vem ao caso discutir nesse blog.

A questão é: você, Hamilton já teve a curiosidade de conhecer a história da radiodifusão no mundo? Já se interessou em olhar a legislação do nosso país que trata da radiodifusão? Já olhou nossos Escritos Radiofônicos e ouviu os Arquivos Sonoros? Se já fez isso, ótimo. Você verá o que eu e Marcelo criticamos não foi sem fundamento, não foi feita na base do "chute". Temos nossas opiniões baseadas naquilo que julgamos ser o mais correto, o mais sensato. Não são meras "retóricas desclassificatórias". Ainda sim, cada um escolhe a rádio que quer ouvir. Creio que a intenção do Marcelo foi alertar o pessoal para o que está por vir. E se a Canção Nova resolve arrendar uma emissora que tem público cativo e certo como fez lá no Rio?

O que acaba me grilando é porque este tipo de emissora quer arrendar justamente estações que normalmente tem uma boa credibilidade, público cativo e o caixa no vermelho. Será que eles querem arrendar também a credibilidade que às vezes não têm? Antes que eu me esqueça, o conceito desse blog de sucesso não é o faturamento da rádio ou o que o Ibope diz ter audiência. O nosso conceito de rádio de sucesso é uma emissora que, independentemente do estilo, tem credibilidade entre os concorrentes, o respeito dos adbersários e a confiança de seus radioespectadores. É como se fossem "rádios de referência", como a Bandeirantes (AM), a Jovem Pan, a CBN, a Eldorado, a USP, a Cultura, a Antena 1, a Kiss e a Rede Paulus Sat.

Mas a minha pergunta inicial ninguém ainda respondeu. a Rádio Canção Nova oferece algo mais do que pregação de sua doutrina religiosa? Outra coisa, Hamilton: você disse que "dinheiro inclusive não é o forte da Canção Nova. Eles vivem em dificuldades, mas a trancos e barrancos vão tocando o barco" . Se a coisa é tão apertada assim, como eles conseguem fundos para arrendar rádios no Rio, aqui e ainda ser "o quinto cliente da Embratel, a quinta rede de TV, pois transmite simultaneamente de diversas capitais os seus programas de evangelização e também de educação"? Se é assim, eles não poderiam entrar numa concorrência para obter um canal de rádio? Isso eu também não entendi.
Rádio Canção Nova em São Paulo

Olá amigos,

O companheiro Marcelo de Jesus Delfino do Rio de Janeiro relatou a possível entrada da Canção Nova em São Paulo. Pelo relato e pelo comentário do Marcos Ribeiro, senti que querem comparar a Canção Nova com uma seita dessas que saem arrendando rádios e TVs. Cabe aqui informar que a Canção Nova é uma comunidade Católica, atrelada à Igreja como Instituição, e que não sai por
aí fazendo as coisas ao bel prazer. Deve explicações e as dá ao bispo da sua diocese. Sou Presbiteriano e tenho divergências bíblicas com o que pregam os sacerdotes católicos, mas sei reconhecer uma instituição séria seja ela até mesmo católica.

A Canção Nova tem 30 anos de existência, é dirigida por uma padre bastante trabalhador, o Padre Jonas Habib, tem uma rede de
rádio e Tv e emprega cerca de 3 mil pessoas em todo o Brasil. Tenham vocês a certeza, seja qual for a rádio a ser arrendada, muitos empregos permanecerão intactos, pois eles tem o hábito de gerar programas e integrar todas as afiliadas e São Paulo será muito mais que uma afiliada. Nesse mesmo programa que o Marcelo de Jesus Delfino citou eles esclarecem todo o balancete da fundação e fazem uma total prestação de contas.

O trabalho dessa "comunidade de leigos" é recuperar vidas destruídas levando a palavra de Deus. Eu mesmo tenho um primo e dois amigos dele, que eram dependentes químicos e se recuperaram assim que passaram a conhecer melhor a Canção Nova e ouviram, aprenderam e descobriram um Deus que salva. Caso algum companheiro queira conhecer o trabalho deles é só acomapanha-los através do canal 59 UHF de SP, TecSat, Parabólica,site (cancaonova.com), etc...

A Canção Nova hoje já é o quinto cliente da Embratel, a quinta rede de TV, pois transmite simultaneamente de diversas capitais os seus programas de evangelização e também de educação. Nenhuma outra rede valoriza suas afiliadas tão intensamente. Vocês podem ver que, quem conhece TV, sabe o quanto de mão de obra é necessária para se fazer programas em cada uma dessas praças. Esse é só um exclarecimento mais que necessário para que não comparemos as instituições sérias com outras
tantas seitas que crescem e usam seu poderio econômico para tirar empregos de quem trabalha no rádio. Dinheiro inclusive que não é o forte da Canção Nova. Eles vivem em dificuldades, mas a trancos e barrancos vão tocando o barco, pois acreditam ter uma missão: Salvar vidas através da palavra de Deus. Embora discorde do conteúdo teológico deles, respeito a idéia e pude comprovar que são eficientes naquilo com o que se comprometeram.

Obrigado
Hamilton Casagrande
São Paulo - SP

==================================================
Olha, Hamilton, desenvolver atividades filantrópicas em prol da comunidade é praticamente uma obrigação de entidades sem fins lucrativos como as instutições religiosas. O que eu quero saber o que é que a Rede Canção Nova de rádio oferece para seus ouvintes além de pregação religiosa. A Jovem Pan - para pegar o exemplo de uma rádio laica - oferece informação de qualidade, prestação de serviços. De quebra, abre, toda Sexta Feira Santa, espaço para os ouvintes meditarem com os sacerdotes sobre a Paixão de Cristo e o seu significado nos dias atuais. A América, da Rede Paulusat, aposta no entretenimento, sem abrir mão de seus ritos católicos. E há outros exemplos espalhados pelo mundo afora e não só entre emissoras católicas, mas entre as protestantes e de outras crenças fora do cristianismo também. O problema é saber que faz um trabalho sério, como você diz ser o caso da Rede Canção Nova, e quem é o picareta que só deseja aliciar mais vítimas "fiéis".

O que eu disse a respeito de padre Marcelo Rossi é que, particularmente, não gosto do tipo de pregação que ele faz. Na verdade, o discurso dele é semelhante ao das chamadas igrejas neo pentecostais. Creio que, no caso dele, sua forma de comunicação seja muito mais para conquistar ou recuperar fiéis que a igreja católica vem perdendo para as seitas e entidades evangélicas nos últimos 20 anos. Mas isso não vem ao caso. O que interessa é que ele ocupa um espaço importante do dia no rádio que, penso eu, poderia ser melhor aproveitado pela Globo. No fim das contas, ele acaba "mascarando" uma audiência e a liderança que a rádio não tem. E por causa desse tipo de programação, um nome importante do rádio como Haroldo de Andrade acabou sendo tirado do ar.

Infelizmente, as emissoras da AM e FM aproveitam muito mal os recursos que têm. Dá para se fazer muita coisa boa em rádio, sem ficar apelando para pregação religiosa, apresentadores populistas, músicas falsamente populares, empulhações políticas, etc. E dá para fazer uma programação eclética, sem precisar abrir mão de suas convicções religiosas.

Um abraço
O Rebu no Rádio Gaúcho - parte 2

Olá Marco e amigos da Rádio Base

Li atentamente as notícias que vem de Porto Alegre. Apesar de ser paulistano, acompanho, quando possível, as coisas do rádio daquela capital. Sobre a saída de Rogério Mendelski eu creio que ela não se deveu apenas a seu comentário sobre a TIM. Deve ter rolado esse "conflito de interesses" de que falou o Eduardo Cesar, mas quando esse tipo de coisa acontece, é certo que houve outros tipos de atritos antes e que ficam restritos aos bastidores. Quanto ao novo formato do "Gaúcha Hoje" eu creio que ele ficará semelhante ao nosso "Pulo do Gato", apresentado pelo José Paulo de Andrade.

Sobre a descrição feita sobre a Pampa eu lembro de uma emissora aqui em São Paulo que "invade" em walkmens: a Trianon AM. No centro de São Paulo, seu sinal entra tão forte que chega a cobrir algumas emissoras. Não sei se isso já foi comunicado à Anatel, mas pelo menos quando eu morava naquela região esse fenômeno era comum.

Já tentei ouvir a Bandeirantes AM, de Porto Alegre, no Real Audio, mas nunca tive sucesso. Tenho interesse em ouvir sua programação local. A Gaúcha eu sintonizo nas noites limpas no meu velho walkman amarelo. Há muita variação de sinal, é verdade, mas dá para ouvir.

Abraços
Rodney Brocanelli
São Paulo - SP
Rebu no Rádio Gaúcho

Amigos do Rádio Base, especial os gaúchos como o Getúlio,

segunda-feira teremos sem dúvida uma grandiosa segunda-feira no nosso rádio, com grandes alterações na manhã, o horário nobre do veículo. Tudo isso que relatarei, simplesmente causado pela saída do Rogério Mendelski da RBS.

Vejam só as novidades:
RÁDIO GAÚCHA - estreará o novo formato do "Gaúcha Hoje", com o Antônio Carlos Macedo apresentando. O programa agora terá um nada de opinião e será todo de informação. COMENTÁRIO MEU: corre o risco de virar um clichê, já que o Macedão (que, ao
contrário do colega Getúlio, eu gosto, acho um bom profissional) já faz duas vezes por dia o "Chamada Geral", que deve ser o modelo pro novo "Gaúcha Hoje".

RÁDIO BANDEIRANTES - esta sim, a grande mudança de todas. Devo reconhecer que a rapidez de senso do Bira Valdez, diretor da Band-RS, realmente foi genial. Afinal, sabem os senhores que aqui em Porto Alegre também temos "Jornal da Bandeirantes Gente", que nem em São Paulo. O programa sempre começa depois do "Primeira Hora" nacional, e é super ouvido e com os melhores patrocínios da rádio. Pois não é que justamente agora o programa começará mais cedo para pegar o vácuo deixado pelo "Gaúcha Hoje", e arrancar a parcela da audiência que gosta de jornalismo opinativo?

A partir de segunda, o "Gente" irá ao ar de 6:00 às 9:00, parando entre 7:00 e 7:30 pra edição nacional do "Primeira Hora". Às 9:00, mais uma mudança: João Garcia deixa de ser concorrente direto de Lauro Quadros da Gaúcha, e abre seu "Manhã Bandeirantes" mais cedo, de 9:00 às 11:00. E posso garantir, caros: o que choveu de parabéns pra RB pela alteração da programação
não tá escrito no mapa! COMENTÁRIO MEU: já falei ali mesmo, a grande mudança de todas, tá de parabéns a
Bandeirantes!

RÁDIO PAMPA - estreará Rogério Mendelski, que seguirá nas manhãs. Seu programa entrará às 7:00, e irá até as 9:00, de segunda à sexta, saindo os debates esportivos recheados de gritaria fanática do "Impacto". Além disso, ele irá fazer um talk show musicado na Continental FM, sem horário definido. COMENTÁRIO MEU: he... Vai ser estranho - e aliviador pra quem não gosta - ligar
na Pampa segunda-feira, e ao invés de ouvir as brigas quase à tapa do Sadi e do Sérgio Vasques, ouvir os comentários inteligentes do Mendelski. Aliás, era sonho antigo da Pampa ele, mas só agora pôde concretizar-se a contratação.

Ainda sobre a saída do Mendelski, diz-se de palavra oficial da RBS, através do diretor da Gaúcha Armindo Antônio Ranzolin, que já haviam mudanças previstas na emissora, mas que esta foi simplesmente uma antecipação. Mas todo mundo tá plenamente convencido, na verdade, de que a demissão de Mendelski foi por causa de uma brincadeira feita por ele com a operadora celular Tim, recém egressa ao estado. Realmente, jogo minhas fichas em "conflito de interesses" como causa do acontecido, gente.

Sobre o programa que ele fará na Continental (que terá algo que não aquele vitrolão computadorizado pra ouvirmos somente, aleluia!!!), acho que será algo semelhante ao "Clássicos de Domingo" que ele fazia na 102 FM. E sobre a Guaíba não querê-lo, é porque a linha de jornalismo da emissora não abre espaço para opinião, logo descarta-se o Mendelski.

Só pra fechar, duas coisas: a Pampa não transmite somente em AM 780. Ela também entra em AM 970 - o que, aqui no Centro, é muito bom. É que eu moro bem pertinho, acho que à uns 5 minutos, da Guaíba, que é 720. E o som dela, por causa disso, entra rachando em cima das demais emissoras (claro, com um potente rádio o efeito quase vai à zero; agora num walkman comum, é invasão total, hehe). Logo, os 780 são quase inaudíveis em certos aparelhos. E os 970 entram bem, com som um pouquinho inferior aos 780, mas bom o suficiente pra conseguir ouvir a rádio.

E Getúlio: tanta é a prova de que a RBS tá descendo é que apesar dela ter sido ainda a emissora mais vencedora do prêmio Press quinta passada, o narrador esportivo do ano de novo não foi dela (Roberto Brauner, da Pampa), e ela teve que aguentar a incrível ascenção da Bandeirantes na votação popular - ela colocou dois indicados em categorias importantes como narrador esportivo,
comentarista, repórter e apresentador de rádio. Em suma: tempos novos vivemos, ativamente...

Grande abraço à todos, e juro que não sabia do novo e-mail do blog, pois eu sempre escrevi pro e-mail do Ig!!!!!

Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS

================================================
Olha, pessoal, estou usando um novo email porque vou viajar e, convenhamos, é muito mais fácil usar o hotmail que o Ig, quando você está em trânsito.....
Arquivos Sonoros
Uma dica de arquivos sonoros de FMs paulistanas dos anos 80 para quem ainda não conhece, http://www.bn.com.br/~enac/rem.html . Coloque mais áudios da Rádio Cidade aí no Rádio Base,
Valeu, um abraço
Getulio Suman Filho
Porto Alegre/RS
===============================================
E por falar em programas de Dance Music, consegui recuperar dois trechos de programas da Chic Show na Bandeirantes FM.da década de 80.
1. Balanço Geral
2. Charm Dance
O novo endereço do nosso site é http://www.radiobase.hpg.com.br

sexta-feira, novembro 29, 2002

Ainda estou colocando meu PC em dia, reinstalando os programas... mas já estou na área!
Opa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nada como um HD novo no computador...
Ah, também tem algumas vinhetas da Eldopop

Vinheta 01
Vinheta 02
Vinheta 03
Vinheta 04
Vinheta 05
Agora clique e ouça as homenagens ao Miguel Dias, da Rádio Globo
Parte 01
Parte 02
Parte 03
Rapaziada e moçada, o babado é o seguinte: vou tentar pela última vez colocar o link de uma gravação dos famosos arquivos. Se não conseguirem abrir, me avisem, tá?

Programa Ferreira Neto

Que Deus nos ajude. aiiiiii-
E por falar em mexer, o nosso camarada Marcos Lauro conseguiu botar o PC dele para funcionar, graças a expert em tecnologia em rede Adry, que colocou os bits todos em ordens. Daqui a pouco ele deve mandar um salve para a turma. Enquanto isso leia mais um furo de reportagem da nossa equipe de leitores / colaboradores / sócios / cúmplices e maníacos por rádio.

Mendelski na Rádio Pampa 780

Não poderia deixar de opinar sobre esta surpreendente saída do comunicador Rogério Mendelski da Rádio Gaúcha. Acredito que a rádio da RBS cometeu um grande erro, o Rogério era a maior audiência disparada da emissora e o maior faturamento por consequência. É sempre bom lembrar de outros equívocos anteriores, para citar alguns exemplos a Rádio Itaí 880, quem tem 30 anos ou mais não tem como não se lembrar do "canhão" que era esta emissora nos anos 70 aqui em Porto Alegre. Líder absoluta
no Ibope nos áureos tempos do rádio AM, a direção achou que a audiência se mantinha só pelo nome e passado da rádio e foram deixando seus grandes comunicadores irem embora. Resultado, de tão decadente se tornou uma arrendada da igreja Deus é Amor.

Melhor para a Pampa que vai, com certeza crescer e muito em qualidade e retorno de audiência. Aliás, é bom lembrar que o Rogério Mendelski trabalhou lá em 1985 depois que ele deixou a Radio Guaíba que entrou em crise, e fez tanto sucesso que a Gaúcha foi lá e o contratou.

Eu já tinha largado o esporte da Gaúcha e ido pra Bandeirantes 640, agora aguentar o substituto que eles vão clolocar no horário da manhã, o antipático do Macedo é dose, jornalismo em Porto Alegre agora só na CBN, Band e Pampa.

Abraços
Getulio Suman Filho
Porto Alegre-RS

==============================================
Bom Getúlio, pelo que entendi não foi só a RBS que marcou toca, mas a Guaíba, que poderia ter tido um grande líder de audiência de volta. Mas ainda não entendi porque a Rádio Gaúcha dispensou o Rogério Mendelski. Ele tinha salário exorbitante? Era "populista" demais? Ou foi ciúme de algum diretor?

Aqui me lembro do Paulo Barboza que foi dispensado da Record e agora está na Rádio América brigando com o Paulo Lopes da Capital. Parece que a Record voltou um pouco atrás e colocou....Paulinho Boa Pessoa no lugar de seu xará Barboza. E no lugar do "Fala que eu te escuto radiofônico", eles puseram um jornal de futebol patrocinado pela Federação Paulista de Futebol. No que pese o fato deste programa ser bancado pela federação, devo admitir que o nível dele é bom e não fica muito atrás do Jornal dos Esportes" da Pan, nem do "Esporte Notícia" da Bandeirantes. É bem verdade que em certos assuntos eles defendem o ponto de vista da FPF. Ainda sim, Dalmo Pessoa, Fiori Giglioti e os demais participantes não se furtam ao direito de criticar a instituição quando acham que ela agiu de forma errada. Meno male. Até parece certo blog que fala de rádio que a gente conhece, né Getúlio?

Um abração e mande nos notícias, ok?
Se você acha que nosso blog anda meio parado, não se preocupe. Estamos tentando mexer (só tentando) nestas mal escritas páginas. Só Deus sabe no que vai dar. O objetivo é o mesmo de sempre: tornar este espaço cada vez mais leigo, cada vez mais crítico, cada vez mais parcial e cada vez menos jornalístico. Afinal, o que nos interessa aqui é o tráfego de idéias pelo bem do Rádio.
O rolo que se faz nos bastidores

Cléo Brandão, descobri um detalhe relevante nesse vai-e-vem; nesse jogo de dança de cadeiras; ida ou saída de profissionais desta para aquela emissora. Seguinte: quando aconteceu a contratação do pessoal do Osires Nadal pela Transamérica daqui de Curitiba, todos os que trabalhavam com ele (Christian Toledo, Irapitan Costa, Moisés Gonçalves,...) na rádio Clube Paranaense, a B-2, deveriam fazer parte da equipe da Transamérica, porém, logo depois de acertos verbais, muitos desses profissionais foram dispensados para a entrada de amigos da direção da Transa. Osires Junior, Silvio de Tarso e Osires Nadal foram desconsiderados e os demais: Luiz Augusto Xavier, Irapitan, Christian e Moisés, eram tratados na base de gente como “vocês nós contratamos a hora que quisermos”. Como a gerência da Transamérica ganha por percentual da diferença entre entradas e saídas, o negócio até então era enxugar custos em tudo para sobrar mais grana para a chefia – que ganhava dinheiro valorizando os patrocinadores. Mas a equipe de Nadal já superou esse problema. E migrou toda para a Capital Play FM. Há que se respeitar as preferências dos ouvintes – se eles gostam de ouvir futebol em AM ou em FM, se preferem acompanhar programas musicais nesta ou naquela emissora. Mas a gente tem que levar em conta que o rádio vive do dindim que arrecada com os anunciantes, pois são esses anunciantes que bancam financeiramente os projetos.

Outra coisa: cada pessoa tem lá as suas convicções e não tenha dúvida que encontrar o equilíbrio entre a descontração e a seriedade é extremamente difícil, principalmente para os analistas. Mas isto faz parte, é a vida... Antes de finalizar, responda-me: quem é esse seu amigo, Cléo, que abriu um restaurante lá em Goiânia e, segundo Calil, bebeu a cicuta da própria taberna e acabou saindo no prejuízo? Essa história que Calil difundiu no Transnotícias hoje de manhã está muito mal contada. Precisa ser melhor explicada. Com notícia, não se brinca.

P.S: baixinha, desconfio que a tua irmã, a Eliz, apresente junto contigo o Transnotícias não só pela idoneidade que ela tem, mas, principalmente, porque talvez tu e ela sejam mui amigas dos Srs. Luiz Guilherme Albuquerque e Nelson Marcelino – diretores geral e comercial da Transamérica. Se, para arrumar emprego, fulano tem que ser amigo de beltrano e este precisa se indicado por sicrano, as coisas ficam naturalmente bem mais fáceis e premia-se o coleguismo e não o mérito profissional do funcionário. Assim, até eu gostaria de fazer uma boquinha em qualquer empresa.

Atenciosamente
Renato Monteiro Kloss
Curitiba - PR

=============================================
Renato,
Serás que as coisas funcionam assim no rádio? Eu sempre achei a Transamérica uma empresa séria. Serás que ela permite que seus diretores façam este tipo de, digamos, negociata? Não responda esta pergunta agora: deixa que ela incomode as cabecinhas de nossos curiosos e atentos leitores.
Programa Rádio Revista Capital

Conheça alguns dos assuntos que estarão no programa "Revista Capital" deste sábado, dia 30/11, das 14h às 15h, na rádio Capital AM (1040 kHz ou pelo site: www.radiocapital.am.br)
Apresentação: Magaly Prado
Participação: Fabiola Reipert

NUTRIÇÃO - A Nutricionista Lígia Ferreiro, da CREEO - CENTRO DE RECUPERAÇÃO E ESTUDO DA OBESIDADE, fala como emagrecer de forma saudável para entrar nos biquinis e na lingerie branca do ano novo
SAÚDE - O médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Artur Zular, do Instituto Qualidade de Vida, fala sobre o stress, uma doença silenciosa que assola 10 entre 10 brasileiros.
CORPO - O fisioterapeuta Tame Massaiti explica de que forma a acupuntura pode auxiliar no tratamento das dores do dia-a-dia.
MODA - O colunista de moda da Revista Vogue e crítico do Valor Econômico Tarcísio D´Almeida, ensina como o homem pode vestir-se elegantemente com muito estilo.
SEXO - Tânia Santana, sexóloga, fala sobre os perigos da pedofilia e de outros desvios sexuais.
LIVROS - A sugestão é a coleção "Para alguém especial", de Helen Exley, da Editora ARX
CULINÁRIA - Gilbert, chef do Restaurante japonês KOI, dá uma deliciosa e prática receita de carpaccio.
E ainda: LAZER, BELEZA, promoções e muita música legal........

quinta-feira, novembro 28, 2002

Prezada equipe da Rádio Base
Tenho uma notícia bomba para vocês:

RÁDIO CANÇÃO NOVA NEGOCIA CHEGADA A SÃO PAULO

A notícia foi dada ontem, ao meio dia, no programa "Deus Proverá", transmitido pela própria Rede Canção Nova. O vice-presidente da Fundação João Paulo II (leia-se Canção Nova), Eto, disse que a fundação está negociando contratos de afiliação com emissoras de três capitais: São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Ele não informou se estas negociações visam arrendamento ou compra das emissoras.

Vale informar que a Canção Nova já arrendou este ano a ex-Fluminense AM 540, daqui do Grande Rio, e já está montando uma sede própria. O estúdio principal está pronto. Faltam ainda os links para os transmissores. Sobre a rádio de SP, Eto disse que é uma rádio grande, com TRÊS faixas de ondas curtas, capazes de transmitir para todo o estado de SP. No entanto, ele não pode dizer ainda qual é a rádio.

Pesquisando no portal do Ministério das Comunicações quais rádios da capital têm três ondas curtas, descobri a emissora que mais se encaixa no perfil de uma emissora capaz de negociar com a Canção Nova. Posso arriscar um palpite: trata-se da rádio Gazeta AM 890.

Um abraço para todos,
Marcelo de Jesus Delfino
Rio de Janeiro - RJ

=========================================================
Olha, Marcelo, como disse no post anterior, depois de ver muita coisa nessas 3 décadas e meia de vida, estou acreditando em tudo: Papai Noel, Coelho da Páscoa, Loura do Espelho, Bicho Papão. Ainda mais depois que tive de aguentar dois meses na orelha litralmente de blá blá blá do de Padre Marcelo Rossi tentando me convencer a me converter ao catolicismo. Justo eu, um católico praticante. Ainda bem que também sobrou pro Betinho, sobrinho do Roberto Nonato, da Rede Antena 1, e amigo do Seu Craysson, aquele.....

Mas a questão é: estaria nossa doce musa dos torpedos de mel e leiga honorária Daniela Brusco certa ao prever que o rádio como conhecemos uma espécie em extinção? Estaremos condenados a ouvir ad infinitum cada vez mais pregações religiosas, e rádios "jovens" cujos locutores pensam estar falando com débeis mentais com QI abaixo do previsto? Será que estaremos eternamente condenados a ouvir rádios "populares" que se acham o máximo por estarem no topo de audiência empurrando a ouvidos alheios programação de tão baixa qualidade?

É, parece que o futuro será cada um montando sua rádio em seu PC. Se depender da maioria dos profissionais de nossas FMs, esse será o caminho. A idiotice paira sobre grande parte das emissoras. Excetuando-se emissoras que fogem a este padrão, está tudo correndo para a extinção. Ou será que alguém acredita no Ibope? Eu não acredito. Nunca fui procurado para dizer qual rádio eu mais ouço. vai ver que eu não faço parte do tal público alvo. Bom, pelo menos não estou na mira desses incompententes do éter. Espero que não.

Um abraço, Marcelo, e aguardamos novidades, ok?

quarta-feira, novembro 27, 2002

ROGÉRIO MENDELSKI DEIXA A RBS

Sob o argumento de alteração no formato da programação da emissora, a Rádio Gaúcha dispensou nesta terça-feira o comunicador Rogério Mendelski, líder de audiência com o Gaúcha Hoje, programa matinal responsável por um dos maiores faturamentos da empresa. Mendelski havia sido suspenso na sexta-feira passada por conta de uma brincadeira que fez com uma operadora de celular que está entrando no mercado gaúcho. Antes de reassumir o programa, ontem, foi convidado a conversar com a direção. Às 18h30, o jornalista se encontra com o vice-presidente da RBS, Geraldo Corrêa, para assinar a rescisão com todos veículos da empresa. Depois disso, o próximo projeto do apresentador já foi anunciado por ele: “Vou tomar um porre porque não preciso mais acordar às 4 horas da manhã”. Fora a brincadeira, Mendelski, um dos mais conceituados e premiados comunicadores do Estado, diz que ainda não tem planos para o futuro. "A RBS apenas antecipou o que iria acontecer daqui a 100 dias", explica Armindo Antônio Ranzolin, diretor da Rádio Gaúcha, ao definir a saída de Rogério Mendelski da empresa. Vale lembrar que, além de comentários na TV, Rogério comandava o Gaúcha Hoje, programa de maior audiência e faturamento da Gaúcha.

"Ao longo de um relacionamento sempre existem bons e maus momentos entre a empresa e seus funcionários", afirma Ranzolin, ao ser indagado se a uma brincadeira feita por Rogério, envolvendo a operadora TIM, havia sido o motivo da aposentadoria do apresentador. "A RBS tem com o Rogério uma relação cordial. Está tudo zerado", afirma Ranzolin. Até sábado, Oziris Marins apresenta o programa e a partir de segunda-feira o programa vai ao ar com novo formato e novos apresentadores.

Amigos muito próximos de Rogério Mendelski afirmam que a saída dele da RBS foi muito complicada. "Apesar do clima amistoso, ele está traumatizado com o episódio", afirma um grande amigo dele. "Até alegaram que ele saiu com uma grana muito boa, mas esse não é o problema dele. Aliás, ele não tem esse tipo de problema", explica.
Acostumado a acordar as quatro horas da manhã, passou boa parte da manhã deitado.

Concorrência de olho no seu passe - Para sorte do ex-líder de audiência da Rádio Gaúcha, a briga pelo seu passe parece ter começado por parte da concorrência. Mesmo assim, as coisas não serão tão fáceis para Mendelski. Até hoje,dia 27, pela manhã, a direção da Rádio e TV Bandeirantes não havia decidido por um convite a Rogério Mendelski. De qualquer forma, é difícil que a rede faça um convite a ele. Ontem, logo depois de ser anunciada a demissão, um emissário da Rede Pampa, de alto escalão, ligou para o jornalista. "Dessa vez tu virás trabalhar conosco. Esse sonho antigo, agora, vai se concretizar", disse o executivo. Ainda nesta semana, vai acontecer encontro com Otavio Gadret, presidente da Rede.

Nas Organizações Caldas Júnior é muito difícil que Renato Ribeiro, diretor da empresa, decida contratá-lo. Ele é considerado na Caldas Júnior como um jornalista de "opinião muito forte", o que não é aceito na Guaíba e Correio do Povo. No entanto, nas redações dos veículos era dada como certa a contratação de Rogério. Como se diz, conversas de corredor...

Mendelski somente vai definir seu novo endereço profissional na semana que vem. "No fim de semana vou pescar no sítio e descansar. Aí, sim, na semana que vem tomo uma decisão, porque não quero ficar muito tempo fora do mercado", diz ele. Tem apenas uma certeza: se for trabalhar em alguma rádio vai fazer algo diferente. "O Gaúcha hoje terminou. Não vou fazer nada parecido. Levo apenas a minha ironia, o meu humor. Nada mais".

Bom, depois disso tudo que mandei, só tenho duas coisas a dizer: 1) a RBS errou feio, ao demitir um profissional com anos de casa, e uma das maiores credibilidades deste estado. E 2) se por acaso comentário contra empresa fosse motivo pra demitir profissional, então a Bandeirantes São Paulo ia ter que demitir o José Paulo de Andrade pelo seus quadros do trombone, estou certo??? Realmente, aqui não tá sendo digerida corretamente esta notícia, tá brabo mesmo, Marcos!!!

Abraços,

Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
======================================================
É dado aos últimos acontecimentos aqui, aí, no Rio e em outras praças e não duvido de mais nada, Eduardo. Acho que vou voltar a acreditar em Papai Noel. Se bem quem que, no caso do Mendelski, parece que ele contrariou interesses do patrão.
Porto Alegre (RS)

terça-feira, novembro 26, 2002

Rádio Rock comemora superfesta com show inédito

Para celebrar 17 anos da Rádio Rock, os californianos do Crazy Town se apresentarão com exclusividade no palco do Credicard Hall em São Paulo. Um show inédito no Brasil! A banda que conquistou o público com o sucesso "Butterfly", vendeu mais de 2.5 milhões de cópias do álbum de estréia “The Gift Of the Game”, lança novo disco “Darkhorse” e promete um show inesquecível. A festa continua com Capital Inicial, banda nacional de maior sucesso em 2002, que também fará um show exclusivo para a 89, com vários convidados especiais! E não para por aí! Ainda vão rolar as apresentações das bandas CPM22 e Tihuana.

Show de 17 anos da 89: uma grande festa para reunir músicos, ouvintes e toda equipe da Rádio Rock, que comemora mais um ano de sucesso.

Serviço: SHOW DE ANIVERSÁRIO DA RÁDIO 89
Apresentação das bandas: Crazy Town, Capital Inicial, Tihuana e CPM 22
Data: terça-feira 03/12, 21h00
Ingressos a partir de R$ 10,00
Local: Credicard Hall
Avenida das Nações Unidas, 17.955
São Paulo - SP

segunda-feira, novembro 25, 2002

Olá leitores da Radio Base!
Infelizmente estou sem computador por mais ou menos uma semana, mas procurarei saber o que está acontecendo por aqui, ok?
Muito obrigado aos leitores que compareceram à festa no sábado! Houve alguns problemas técnicos, mas nada que atrapalhasse o bom andamento e o clima da festa. Estava realmente muito bom!
Agora, nossa próxima missão é prestigiar a festa do Garagem, que é nesse próximo sábado. Um abraço a todos... em breve estarei de volta no blog para colocar mais lenha na fogueira!
Até!
Marcos Lauro

domingo, novembro 24, 2002

Mexeram no time da Transamérica!!
Pergunta:
Senhor Marcos Ribeiro,

Por que razão a simpática Cléo Brandão foi afastada do “Transamérica Esporte”? Ela se desentendeu com algum locutor? Saberia me informar o e-mail dela? Outra coisa: o que motivou a transferência do Casagrande, ex-jogador do Corinthians e comentarista da TV Globo, da Transamérica para a 89 FM? O projeto esportivo da equipe capitaneada por Éder Luiz é muito fraco? Não dá retorno?

Aguardo resposta
Atenciosamente
Renato Monteiro Kloss
Curitiba-Paraná
rkloss@curitiba.org.br

===================================
Resposta:
Não faço a menor idéia, seu Renato!!!!!
Locução é a alma do negócio

Dani

Sobre “brasileiro, profissão locutor”: concordo em número, gênero e grau com o teu ponto de vista exposto no blog da Rádio Base. Foste de uma delicadeza inefável. Não sei o que Marcos Ribeiro achou de tão deselegante. Tu simplesmente tocaste o dedo na chaga, oras.

Faltou acrescentar os seguintes tópicos: que o bom narrador precisa tomar diversos cuidados durante a transmissão de um evento para não cair no marasmo das repetições; tem que saber ouvir a opinião dos que estão ao seu redor; evitar excessos (falar o óbvio/ tem que dizer algo que acrescente ao que está sendo lido/ou visto); consultar otorrinolaringologista para que o ensine a manter a garganta em dia; ler bastante para ter bom improviso; etc e etc. No rádio, o locutor tem que passar as informações além do trivial e evitar exagerar nos adjetivos. Na tevê, não poder falar somente o óbvio, tem que passar as notícias de forma pincelada, mas com clareza e sem divagar.

Para encerrar, uma pergunta: se Marcos Ribeiro diz que a maioria dos locutores tem predicados, um conhecimento musical excepcional, por que as rádios insistem em não abrir mais espaço para que esses profissionais possam expor seus conhecimentos e tais aptidões ficam eminentemente restritas aos bastidores da emissora? O que é preciso fazer então para que além de serem bem pagos os locutores demonstrem suas aptidões e todos os ouvintes possam apreciá-la sem temor? Se é para valorizar os narradores, que os proprietários da rádio deixem eles ditarem as regras do jogo, pois somente assim os locutores se sobressairão.

Beijos!
Renato Monteiro Kloss
Curitiba – Paraná

===================================
Epa, me inclua fora dessa, Renato!!!!!! Quem está fazendo comentários sobre locutores é o Marcos Lauro, não eu!!!!

sábado, novembro 23, 2002

ALÔ, PESSOAS, INTÉ!!!!
Brasileiro, profissão locutor!!

Querido Marcos Lauro
Talvez por causa do calor da minha indignação, eu tenha me expressado mal. A minha revolta e espanto, foi em saber que esses profissionais (os locutores) são desvalorizados pelas FMs. Eu achava, na minha santa ingenuidade, que eles eram respeitados e valorizados, pois afinal de contas, são as "estrelas" de uma radio. Os únicos que, realmente "aparecem". E quando eu falo em ser valorizado, quero dizer financeiramente também. Acho que deveriam ser muito bem pagos.

Mas como eu não sou dona de rádio, nem nunca trabalhei em uma, a única coisa que posso fazer é usar esse espaço para protestar em nome dos locutores, e a você pedir desculpas pelo mau jeito com as palavras.

Um abraço
Daniela Brusco
Uma leitora

sexta-feira, novembro 22, 2002

Torpedo?

Olá Daniela!
Bom, não entendí muito bem o porque de você discordar do que eu escreví, sendo que o que você mandou no seu e-mail vem reforçar a minha idéia de que os locutores (em geral) são de qualidade e detém um conhecimento musical fora do normal, só que não acham espaço nas programações das rádios para expor esse conhecimento, que acaba ficando para os bastidores.
Mas tudo bem, valeu pela participação!
Quem tiver alguma opinião formada a respeito, pode mandar, ok?
Abraços!
Programa para o final de semana

Festa Mocinhos e Vilões

Sábado dia 23 de novembro, a partir das 23h, na rua Heitor Penteado, 59, do lado do metrô Sumaré.

O esquema é o seguinte: cerveja, vinho e refri NA FAIXA. Mulher paga R$12 e homem, R$15 (preço para ingresso antecipado).
Também vai ter crepe francês a R$ 1.

No som, muito rock'n'roll, black music, glam e indie.

E vai ser à fantasia! Vale qualquer coisa: até vir de band-aid na testa e dizer que é o Rocky Balboa!

Os ingressos serão vendidos antecipadamente e para conseguir o seu entre em contato com a gente pelo tel. 9681-9651 ou por esse e-mail: semquererquerendo@yahoo.com.br.

Contamos com a sua presença!!!!

------------------------------------------------------------
Convidado especial no Programa Kizumba Net

Bem, depois de um bom feriado emendado e ensolarado, estamos de volta com o programa Kizumba Net!!!
E voltamos com tudo: nesse sábado, teremos um convidado especial!
Vindo diretamente do Rio de Janeiro para lançar o seu novo CD, Skylab III, Rogério Skylab vem a São Paulo para shows no Centro Cultural São Paulo e para uma participação especial no Programa Kizumba Net! Tocaremos em primeira mão algumas músicas do novo CD e também algumas do, ao vivo, Skylab II, como os clássicos "Moto-Serra", "Matador de Passarinho", etc.
O poeta e cantor carioca falará sobre seu novo trabalho e responderá suas dúvidas, isso se você entrar no chat!!!!!!
Então não perca: sábado, dia 23 de novembro, a partir das 14h, em www.radioficina.com.br acontece o programa Kizumba Net, entrevistando Rogério Skylab!
Até lá!

Marcos Henrique Lauro
kizumbanet@ieg.com.br
www.kizumbanet.hpg.com.br
Produção Kizumba Net
A palavra de quem sabe fazer rádio

Caros Amigos,

Acho pouco ético comentar sobre a situação da rádio Brasil 2000 atual, mesmo porque foi a gestão que me substituiu, e teoricamente substituições devem ser direcionadas para se obter algum resultado que se deseja. Talvez o estado atual seja o desejado.

Meu único lamento é que deixei por lá uma estrutura muito boa, montei uma discoteca com muitos discos que eram meus pessoais, criei e deixei todos os programas estruturados, eu fui o único responsável pela entrada do Garagem na rádio ( se é que alguem sabia disso, acho que nem eles sabiam) e por outros detalhes chave, estruturas promocionais, até o conceito de rádio escola eu desenvolvi desde 1989, que não passa do conceito de college radio, só que não explorei de maneira alegórica.

Eu trabalhei com um corpo que sempre incluía pelo menos 70% de estudantes. Eu apenas acho que, com esta estrutura e conceito, qualquer profissional razoável colocaria uma rádio no mínimo entre os 15 primeiros lugares. Bem é isto.

Abraços
Roberto Miller Maia
Lá vem torpedo!

É com indignação que leio certas coisas nesse blog. Como uma do Marcos Lauro de que locutor é uma figura desvalorizada pelas FMs. Como pode ser desvalorizado, se é uma das únicas razões de se ouvir rádio?

Ou alguém ainda acha que são as programacõezinhas "meia boca" que abundam, literalmente as rádios, é que seguram o ouvinte?
Essa "figura desvalorizada" não tem só uma formação acadêmica. Tem muito mais. Tem talento, inteligência, raciocínio rápido, senso de humor, criatividade, jogo de cintura, conhecimento de música nova, velha, moderna, antiga, tem cultura, informação, etc., etc. Além de uma voz privilegiada é claro!

O que mais uma rádio precisa para dar valor aos locutores? Locutor é o cartão de visita da rádio. É o porta-voz da rádio! Para os donos das FMs, basta engatar um "piloto automático", com cara de coerência que só sirva para alimentar a máquina de mau gosto de suas programações?

Reforçando as palavras do Marcos Lauro, ainda bem que temos os "Daniel Daibem" , que têm o poder de grudar a orelha do ouvinte no rádio, fazendo-nos escutar as "musiquelhas" da programação até o fim, só para ouvir seus comentários que são o que dão cor e sabor a programinhas "xoxos" e aguados, prolongando assim nosso tempo de escuta.

Não fossem eles, a arte rádio já teria morrido! E não dão valor?

Daniela Brusco
uma ouvinte

quinta-feira, novembro 21, 2002

Onde está o prêmio Bola de Ouro?

Prezados senhores,
Olá tudo bem? Gostaria de saber se seria possivel vocês publicarem os ganhadores dos prêmios do "Bola de Ouro 2002" para jornalistas esportivos, ou passar o website com a referida lista.
Atenciosamente,
Elias T Silveira
Belo Horizonte - MG
Rádio Revista Capital

Conheça alguns dos assuntos que estarão no programa "Revista Capital" deste sábado, dia 23, das 14h às 15h, na rádio Capital AM (1040 kHz ou pelo site: http://www.radiocapital.am.br)

LEITURA - O publicitário corinthiano Washington Olivetto, escritor do livro "Corinthians É Preto no Branco", fala sobre a paixão pelo time do Parque São Jorge e da sua primeira aventura no ramo literário.
SEXO - Tânia Santana, sexóloga, fala sobre os limites da sexulidade no campo das perversões.
SAÚDE - O cirurgião plástico Charles Yamaguchi dá as dicas de quando e em quem o Botox pode ser aplicado.
LAZER - João Suplicy conta sobre o lançamento do CD Cafezinho.
CULINÁRIA - Peninha, do Restaurante Pitanga, dá a receita de um um prato inusual e exclusivo: a Moqueca de Caju.
CORPO - Pra quem não quer ficar cheio de não me toques nesse verão, Luciana Vilanova, da Natura Cosméticos, indica o protetor solar adequado e os cuidados com o vilão do meio-dia.

Apresentação: Magaly Prado
Participação: Fabiola Reipert

Um abraço e até lá
Blá blá blá

Parabéns, Marcos,

Também defendo essa idéia. É muito blá blá blá sem conteúdo, o que não significa, no geral, que o locutor não tenha informação. O formato de algumas rádios, se não a da maioria, exige essa agilidade no ar e a informação fica de lado. Sofremos desse problema aqui no sul também, além das emissoras religiosas e das sertanejo pop que tomam conta do dial.

Um abraço !
Fernando Machado
Caxias do Sul - RS
Afanásio Jazadi vai para a Rádio Trianon

Em março de 1983, Afanasio Jazadji obteve cerca de um milhão de ouvintes por minuto, na capital e Grande São Paulo, segundo o Ibope. O programa que levará seu nome irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, pela Rádio Trianon AM (740 kHz) de São Paulo.

Além das costumeiras reportagens policiais, ouvindo, sempre que possível todos os personagens envolvidos em crimes, o mais famoso repórter policial do rádio brasileiro também retornará com a tradicional prestação de serviços, orientando ouvintes e, principalmente, procurando desaparecidos.

Aliás, foi pela seção "Gente Procurando Gente" que Afanasio Jazadji entrou para o "Guiness" por ter localizado duas primas que não se viam há 75 anos, fato ainda não superado por nenhuma emissora de rádio ou de TV do mundo, segundo assessoria de Jazadji.
A produção do "Programa do Afanasio" funcionará 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, atendendo pelo telefone 3241-4422.(Magaly Prado - Folha Online)
Viciada em rádio
89 FM foi o primeiro emprego da VJ Sara, da MTV
Magaly Prado, da Folha Online

Sarah apresenta o "Rock 10 - EUA", às quintas-feiras, das 21h às 22h, com informação, e o programa mensal "Rock na Aula", no qual leva bandas nas escolas. Ela já é o recorde de mensagens por e-mail. E prepara para janeiro mais novidades na rádio onde começou.

Sarah Oliveira, 23 anos, é formada em rádio e TV pela Faap. "O rádio foi uma grande escola", confessa. Sarah gosta mesmo é de fazer entrevistas e está feliz, pois na 89 FM tem espaço para reportagens e possibilidade de dar informações.
Quando tinha 17 anos começou no departamento de jornalismo da 89. "Me encantei. Fiquei uns seis meses como estagiária e depois fui contratada como repórter." Sarah trabalhava com os temas musicais e comportamentais nos programas "Sexo Oral" e "Giro 89".

Durante três anos, entrevistou diversos músicos nacionais e internacionais, mas lembra especialmente quando conversou com os integrantes do Red Hot Chilli Peppers em 98. "Foi uma entrevista exclusiva de meia hora. Foi a glória. Mas entrevistou muita gente, de Rita Lee a Jô Soares. "A Cássia Eller que também foi marcante", relembra.

A experiência em rádio impulsionou sua carreira na MTV, na qual entrou como repórter, ficou um ano e hoje é VJ e continua com suas entrevistas. "A vivência forte na 89 me ajudou bastante. Eu cobria muito festival e tudo o que aprendi foi lá."
Ingressos para o Rush

A Mix FM, além de sortear ingressos para o show que a banda Rush fará na sexta-feira, no Morumbi, também levará um ouvintes para conhecer os músicos.
Festa do Garagem

Dia 30 de novembro acontece a festa do Garagem, com a discotecagem do trio de apresentadores do programa, no Roxy Club, que fica na Rua Maria Carolina, 648, em Pinheiros. A festança rolará a partir das 23h e a equipe da Rádio Base estará presente!
E, logicamente, estão todos convidados!
Resposta ao Hamilton Casagrande

Olá Hamilton!
Referente ao assunto "Diploma", o Marco já disse tudo! Pelo que me consta, nunca escrevemos nada nesse blog defendendo a não-obrigatoriedade de diplomas para jornalistas e radialistas! Pelo contrário, como locutor não gosto nem um pouco da idéia de ter de concorrer à uma vaga de locução com um "profissional" sem DRT. Sem comentários, isso é assunto para nosso sindicato...
E já que estamos falando de locutores, deixe-me defender minha classe! Apesar de você ter pedido uma resposta do nosso querido Maia, peço permissão para fazer um comentário:
Independente de que rádio se esteja falando, a equipe de locutores deve ser a última a ser criticada, e vou explicar o porque.
Como todos sabem, o locutor tem sido uma figura desvalorizada no FM! Infelizmente, a programação das rádios está tão "ágil" que não há mais tempo do locutor mostrar o que sabe, fazer comentários sobre músicas e bandas tocadas e "conversar" com o ouvinte. Um exemplo de um bom locutor, que já citei aqui e não cansarei de citar, é o Daniel Daibem, da rádio Eldorado FM. Ele não é o "cara que fica no estúdio apertando botões", ele tem um baita conhecimento musical e não tem vergonha de demonstrar isso! Cada brechinha que ele acha, ele faz algum comentário sobre o que tocou, conta alguma história e até filosofa no ar... é muito divertido acompanhar o seu horário na rádio!
E é isso que falta na maioria das nossas rádios jovens! Um cara que fique lá, batendo um papo com o ouvinte, sem gírias forçadas e expressões batidas, ao natural mesmo!
Tocou uma música legal? Ótimo, comente sobre ela! Sabe de alguma história sobre essa banda que tocou no último bloco? Muito bom, ao desanunciar, conte-a para os ouvintes! Lógico que não queremos um bando de tagarelas, existe um meio termo que já resolve o problema.
Isso poderia ser regra nas rádios jovens, mas infelizmente elas têm "pressa", ficam correndo com a programação à mil por hora e tiram cada vez mais a voz dos locutores da programação.
A volta da revista Jovem Pan

A Jovem Pan FM anuncia a volta da Revista Jovem Pan. A publicação deve chegar às bancas em dezembro. O conteúdo da publicação ainda não foi definido. Ainda na Pan: não será tão cedo que o “Torpedo” terá um quarto integrante. A pesquisa que a emissora fez no site para que o público indicasse um apresentador foi arquivada. (Diário de São Paulo)

De olho no poder público

A Rádio Eldorado está com um projeto de avaliação das subprefeituras. Das 6h às 9h30, a repórter Fabiana Novello percorre as principais ruas da região avaliada e conversa com subprefeitos e moradores. No site da Eldorado (www.radioeldorado.com.br), os ouvintes podem dar notas, de zero a dez, para a subprefeitura de seu bairro. O resultado da avaliação será divulgado no dia 13 de dezembro. (Patrícia Kogut - Diário de São Paulo)
Lançamento do novo CD de Rogério Skylab

Bem, depois de um bom feriado emendado e ensolarado, estamos de volta com o programa Kizumba Net!!!
E voltamos com tudo: nesse sábado, teremos um convidado especial!
Vindo diretamente do Rio de Janeiro para lançar o seu novo CD, Skylab III, Rogério Skylab vem a São Paulo para shows no Centro Cultural São Paulo e para uma participação especial no Programa Kizumba Net! Tocaremos em primeira mão algumas músicas do novo CD e também algumas do, ao vivo, Skylab II, como os clássicos "Moto-Serra", "Matador de Passarinho", etc.
O poeta e cantor carioca falará sobre seu novo trabalho e responderá suas dúvidas, isso se você entrar no chat!!!!!!
Então não perca: sábado, dia 23 de novembro, a partir das 14h, em www.radioficina.com.br acontece o programa Kizumba Net, entrevistando Rogério Skylab!
Até lá!

Marcos Henrique Lauro
kizumbanet@ieg.com.br
www.kizumbanet.hpg.com.br
Produção Kizumba Net

quarta-feira, novembro 20, 2002

Gravação da "Noite da Vez do Brasil", da 89 FM, é hoje

As bandas Estação Fanckalha e Terral são as convidadas da noite da "Vez do Brasil". O programa é produzido pela 89 FM de São Paulo e procura mostrar ao vivo novas bandas de pop/rock de todo o país. A gravação acontece no Morrison Rock Bar, hoje, às 22h, No Morrison Rock Bar. O programa vai ao ar domingo, às 23h30, pela 89 FM de São Paulo.

NOITE DA VEZ DO BRASIL

Shows: ESTAÇÃO FANCKALHA e TERRAL
Data: 21 de novembro (evento semanal)
Horário: a partir das 22h
Ingresso: R$ 8,00
Ingresso promocional: R$5,00 + 1kg de alimento não perecível
Classificação: 18 anos
Local: Morrison Rock Bar
Rua Inácio Pereira da Rocha, 362.
Vila Madalena - São Paulo/SP
Fone: 11/3814-1022
www.morrison.com.br
Classificação: 18 anos

terça-feira, novembro 19, 2002

E por falar em festa...

Sábado, dia 23 de novembro, a partir das 23h, na rua Heitor Penteado, 59, do lado do metrô Sumaré, acontecerá a festa "Mocinhos e Vilões".

O esquema é o seguinte: cerveja, vinho e refri NA FAIXA. Mulher paga R$12 e homem, R$15 (preço para ingresso antecipado).
Também vai ter crepe francês a R$ 1.

No som, muito rock'n'roll, black music, glam e indie.

E vai ser à fantasia! Vale qualquer coisa: até vir de band-aid na testa e dizer que é o Rocky Balboa!

Os ingressos serão vendidos antecipadamente e para conseguir o seu entre em contato com a gente pelo tel. 9681-9651 ou pelo e-mail semquererquerendo@yahoo.com.br

No comando do som, DJ Marcos Lauro.
Festa do Garagem

Já que ela foi citada, vamos ao serviço:

Dia 30 de novembro acontece a festa do Garagem, com a discotecagem do trio de apresentadores do programa, no Roxy Club, que fica na Rua Maria Carolina, 648, em Pinheiros. A festança rolará a partir das 23h e a equipe da Rádio Base estará presente!
E, logicamente, estão todos convidados!
Moçadinha, vou trocar uma idéia com o porteiro lá embaixo, jogar um pouco de SIM CITY 3 e se der volto ainda hoje, ok?Forte abraço
Rádio, outra vez

Oi gente. Legal foi um cara que mandou um e-mail, o nome dele é Haroldo Silva. Mandou bem. Lembrou da Nova FM, da Pool, da
Manchete FM. Me lembro que quando tinha uns 19 para 20 anos ouvia muito a Nova FM que foi uma baita rádio legal. A Manchete também era legal e a Pool que depois virou 89. E aí já pararam de chorar pelo garagem ? Ouçam o da Mix, é muito bom.

Abraços
J.Menezes.

São Paulo - SP
============================================
Não adianta nos provocar, Zezinho, paz e amor. Os únicos torpedos que você verá serem lançados dessa base são os Torpedos de Mel, da nossa querida Dani. Pelo menos até o dia da grande festa de arromba do Garagem, no dia 30, no qual você está intimado a ir e terá o grande prazer de conhecer a espetacular Larissa, o Ary Robocop, o escravo Gabriel, o fantástico JC, a musa Ana Maria Broca, a jovem guarda roqueira do finado NP, o DJ Sandro Vieira, além de do Trio Mecânico André, Álvaro e Paulão. Claro que você terá a discreta presença do cast da Rádio Base, se você conseguir nos achar no meio daquela multidão de ouvintes fiéis.

Um abraço e até lá.
Diploma, ter ou não ter?

Olá amigos,

Pelo que pude perceber os editores deste blog são a favor de que pessoas não habilitadas, que não fizeram faculdade, atuem com jornalistas. Devo lembrar que essa é uma profissão regulamentada e é preciso prestigiar o ensino acadêmico. Sei que transita no congresso projeto que quebrará essa rotina, mas manifesto aqui o meu repúdio a essa mudança. Sei também que a Folha emprega não formados em sua fileiras e lamento muito por isso. Volto a insistir com os amigos leitores do blog sobre o site da ACEESP, quero saber um pouco mais sobre essa entidade, de que se fala tão pouco.

Queria também reiterar o pedido de que os apresentadores do Estádio 97 se manifestem sobre a baixaria "Casagrande X Chico Lang". Ouço o programa, gosto e acho que eles nos devem uma explicação. Era necessário colocá-los ao vivo, ao mesmo tempo no ar. Falo isso porque o Concorrente (Na Geral), nem perco o meu tempo em ouvir. Tem o excelente Beto Hora e mais nada. Quando
ele não vai ao programa, e isso ocorre sempre, da até dó dos outros dois, o programa fica enfadonho, perdidinho....

Sinto saudades do Maia à frente da Brasil 2000 e gostaria de saber o que ele acha de coisas como "Na Geral", Lélio, locutores (Lobo, Rubinho, Kiko, Sandro), programação atual da rádio, Pastor e afins dessa nova Brasil 2000. Saiba, Maia, que rezo todos os dias pela sua volta aos 107,3.

Hamilton Casagrande
São Paulo - SP


=============================================
Olha, Hamilton, acho que você nos entendeu mal, ou nós não fomos claros. Não somos a favor de que pessoas não habilitadas, que não fizeram faculdade, atuem com jornalistas, radialistas ou qualquer outra ocupação na área de comunicação social, salvo as exceções de praxe. Como por exemplo, nosso amigo Jairo Bauer, que é médico e nada melhor que um graduado em medicina para atuar na área em que ele atua. Ou o caso do nosso amigo Ronaldo Spanholo, que tem mais de 35 anos de jornalismo, logo, seria desnecessário tê-lo que colocar numa faculdade de comunicação para aprender o ofício. Ele poderia até ir para lá, mas para ensinar a garotada que está se graduando como se faz jornalismo.Mas este assunto é mais para o pessoal do Comunique-se, do Maxpress, do Site do Sindicato dos Jornalistas, do Observatório da Imprensa analisar.

Por enquanto a conversa ainda não chegou na cozinha da Rádio Base. ehehehehe. A nossa preocupação é: quantos profissionais a "aquela rádio aprendiz" e a Gazeta vão empregar nesses projetos que usarão "mão-de-obra", digamos, "estudantil". Serão convocados alunos de comunicação ou vão pegar a garotada que ainda está nos cueiros do colegial? Se colocar a turma da facu, eles serão contratados como estagiários, como temporários ou como o quê? Eles receberão salários ou ajuda de custo? E os profissionais que por ventura forem contratados serão devidamente registrados? Espero que alguém da Anhembi-Morumbi ou mesmo da Faculdade Cásper Líbero venha a público se explicar.

Sobre a baixaria no programa estádio 97, não tenho a menor idéia do que você está falando porque não ouço aquela rádio. Em todo o caso, se alguém quiser esclarecer, este blog também agradece.

E por falar em Maia, espero que ele se manifeste sobre as recentes "mudanças" daquela tal emissora dos 107,3 MHz paulistano. Por parte dos editores deste blog só temos a dizer que ela está sendo boicotada por nós e por parte de nossos leitores, em protesto ao destino que ela deu ao programa "Garagem".

Um abraço e continue participando.
Valeu o recado!!!!!!!

Finalmente, a Globo.com consertou aquele problema de sinal ruim da Globo FM. Agora o som voltou a ser limpo e cristalino. Valeu, pessoal da Globo.com e do Rádio Click.
A Dance Music do Pedrão

Ainda bem que nessa internet tem louco pra tudo. Pensei que só a gente fosse doido de falar de rádio num blog. Tem gente pior. Nosso amigo DJ Pedrão, de Volta Redonda, estado do Rio, resolveu criar um site para um programa de rádio que ele tem na FM 105 local. Sabe o que rola no programa dele? A mais pura Disco Music. Dá para matar um pouquinho a saudades. Anota aí e acessa já!!!!!!!!! http://www.danceclassics.com.br

segunda-feira, novembro 18, 2002

Finalmente, um concorrente para o IBOPE!

A partir de janeiro de 2003 o IBOPE terá um concorrente nas aferições de audiência na TV.
A empresa Geopolitcs, do cientista social Carlos Novaes, começou hoje à instalar aparelhos medidores de audiência em 250 domicílios na Grande São Paulo. Em janeiro, os primeiros relatórios do Adviser (nome do serviço) serão divulgados.
Toda a tecnologia está sendo financiada pelo SBT. "Se o SBT criasse uma empresa, não teria credibilidade. Queremos deixar claro que o SBT não está montando uma medição e que não sabe onde ficam esses 250 domicílios", diz Alfonso Aurin, superintendente de engenharia do SBT.

Da redação, baseado em notícia da Folha Online
-----------------------------------------------------------------
Opa, parece que agora poderemos ter um outro "ponto de vista" em relação à TV.
Agora só falta alguma outra empresa pesquisar sobre rádio também, os publicitários estão muito viciados em IBOPE!!
Aliás, alguém aqui já foi parado na rua e teve de responder: "Que rádio você ouve"??
Valeu pela dica, hein!

Hoje, seguí a dica dada aqui no blog pelo Alessandro, no sábado, e me dei bem!
Foi exibida hoje pela rádio Cultura AM a radionovela "Se meu táxi falasse" e pude ouvir histórias criativas e engraçadas sobre o dia a dia do taxista "Nonato". Toda a loucura, os perigos e a correria da profissão foi bem retratada pelas histórias, intercaladas com músicas de qualidade!
Muito obrigado, rádio Cultura, pelos bons momentos passados nessa tarde!!!!! E parabéns pela iniciativa!
Lanterna Mágica - 2 ! Bons tempos aqueles!!!

Prezado Marcos,
Qual não foi a minha surpresa ao notar que um fã da Rádio Base comentou o meu programa Lanterna Mágica na TV Cultura. Fui diretor desse programa durante 6 anos que esteve no ar como lider de audiência chegando a 10 pontos no Ibope, foi na época de ouro da TV Cultura, durante a gestão do Roberto Muylert. Foi o único programa no mundo que exibiu todos os filmes do famoso cineasta canadense Norman McLaren e prestigiou os desenhistas brasileiros Maurico de Souza, Daniel Messias, Valbercy R.Camargo, Ziraldo e muitos outros.

Essas informacões são para reforçar a excepcional audiência que tem nosso site Rádio Base, hoje uma realidade brasileira
no mundo da internet.

Um grande abraço
Roberto Miller Maia, pai
Notícias de Belo Horizonte

Olá, pessoal da Rádio Base em todo o Brasil,

Primeiramente quero desejar uma boa semana a todos do blog. Bom, o primeiro tema que quero comentar é sobre a Transamérica Hits de BH. Realmente não sei se é só aqui que acontece, mas nas madrugadas de domingo para segunda a programação da rede entra ao mesmo tempo com a programação local, fazendo aquela mistura de duas músicas ao mesmo tempo mostrando a falta de
profissionalismo da equipe da Transamérica de Belo Horizonte. Que mico!!!!! Para uma emissora do porte da Transamérica, desse jeito não vai durar muito tempo no dial belohorizontino.

Em FM, o ponto positivo fica para a programacão de sábado à tarde da Alvorada FM. Além de uma locução pausada, sem gritos, o
repertório musical, apesar de ser 95% baseada em flash-backs, têm sido rejuvenescida tocando alguns sucessos atuais de nomes consagrados, revelacões da mpb e cantores internacionais da música contemporânea.

No AM, a boa nova fica por conta da Rádio Mineira que voltou e agora está afiliada à Jovem Pan Sat. Porém, o sinal é de péssima qualidade e as transmissões esportivas ainda não são locais. Agora como venho falando, BH está carente de emissoras jovens. Está na hora da Geraes FM, Líder FM e até a ex-jovem Extra FM pensarem em reformular sua programação para o público jovem das classes A e B.

Por enquanto a briga fica entre a Jovem Pan e a 98 FM, que por sinal possuem um jabá excelente. Só para se ter uma idéia a Jovem Pan possui anunciantes como a Telemig Celular,Oi,Tim,Laqua de Fiori, O Boticário, Vide Bula, Puc, Milton de Paiva, Bh Shopping, Minas Shopping, sem contar as casas de shows mais badaladas da cidade, entre outras .Ou seja, o caixa da filial mineira deve ser um dos carros chefes da Rede Jovem Pan.

Até mais,
Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG

=========================================
Henrique, o que você quis dizer com " a Jovem Pan e a 98 estão com um jabá excelente?" Só porque elas têm bons anunciantes? Se for isso, ótimo, não. Se a programação é boa e atrai bons comerciais melhor para você e melhor ainda para a rádio, não acha? Agora se você se refere ao suborno que supostamente as grandes gravadoras fazem para transformar uma música em sucesso - de tanto tocar na emissora "assediada" - aí é outra coisa. Mas isso é assunto que vamos discutir em breve, tão logo nossos leitores o queiram fazer.

E aqui estamos torcendo para que a Alvorada e a Mineira continuem dando certo. Enquanto à tal "Transamérica Pop", só temos a lamentar. Além de ter uma programação falsamente popular, ainda comete erros de operação? O pêssoal, vamos fazer as coisas direito, né? Os ouvintes da capital mineira merecem o mínimo de respeito, não é?
Quem diria!!!!! Leitor ainda se lembra da esquecida Pool FM

Olá, amigos da Rádio Base

Estive visitando vosso site sobre a história do rádio paulistano, e devo dizer que é um belo trabalho a respeito, e que nunca vi nada similar. Sempre fui um grande entusiasta por rádio, isso desde 1981, quando eu tinha 11 anos. O rádio, desde então, sempre foi a minha grande fonte de conhecimento musical. Antes disso, eu, que sempre adorei todas as vertentes do pop internacional e dance music, somente conhecia as músicas através de trilhas sonoras de novelas, comerciais de TV, e eventualmente quando estava passando por algum lugar e alguém estava ouvindo rádio, aí eu ouvia certas músicas.

Confesso que, ao longo da década de 80 e comecinho dos anos 90, eu não imaginava que as coisas tomariam o rumo que aí está. Rádios, para mim outrora gloriosas como Nova, Manchete, Pool/Opus, Bandeirantes, Cidade e 105, viraram o lixo do lixo da programação do FM, ao lado de outras que aí estão. É triste ver que, em busca do lucro, as emissoras caiam na iniqüidade dessas programações horrorosas voltadas para o pagode, axé, sertanejo e afins.

Está certo que música é um assunto democrático, mas a proliferação indiscriminada desse lixo cultural é tal qual um câncer que incha a cada dia que passa. Eu jamais sintonizaria qualquer dessas rádios, mas sempre há alguém por perto que gosta dessas porcarias, e que, inadvertidamente, acaba me incomodando, tal qual minha mãe, que adora ouvia a rádio América AM, e colegas de trabalho, que adoram ouvir as Tupis e as Sucessos da vida... isso sem contar que, em festas, o som da vez também acaba sendo uma dessas merdas.

Voltando a falar mais especificamente de rádio, tiveram as que me marcaram... posso citar a Nova, em meados de 1992 e 1993, com aquela programação que mesclava, com muita competência, dance music e rock. Hoje a Nova, que também teve uma boa fase no primeiro semestre de 2000, mais voltada para os flash backs, só toca o que de mais medíocre existe em matéria de pop nacional. Outra de que me recordo com carinho é a Pool 1995, que, sob comando do DJ Ricardo Guedes, um crânio em matéria de música dance, para mim foi a melhor rádio que já ouvi, pois tocava exatamente o que eu queria ouvir, 24 horas por dia. Foi, ao longo de todos esses anos, a única emissora 100% em matéria de programação para o meu gosto. Infelizmente, em fevereiro de 1996, menos de um ano após entrar no ar, a rádio, absolutamente sem patrocínio, cedeu lugar à Opus, rádio com a mesma linha de programação da Alpha, e que também não daria certo, para, por fim, dar lugar à indigesta Nativa, que, com o apoio desse publicozinho medío

Hoje em dia, rádio para mim não passa de horários específicos, não tem uma rádio que realmente preste a nível de programação normal, e temo que um dia simplesmente não haverá mais o que ouvir. Sinal dos tempos, meu caro, hoje em dia tudo é "business", e a qualidade que se dane.

Muito obrigado pela atenção dispensada. Um grande abraço.
Haroldo Silva
São Paulo - SP

=======================================
Caro, Haroldo, obrigado pela sua mensagem. Foi bom você relembrar a finada Pool FM 95,3 MHz. Muita gente a ouvia. Era uma espécie de Antena 1 "dançante", só que com hits da atualidade e menos flash backs. Nada a ver com essas rádios poperôs que estão aí. Mas algum espertalhão soprou no ouvido da família Camargo que a rádio não ia dar certo e colocaram essa coisa "popular" que está aí no lugar. Com o Globo FM (1990) foi a mesma coisa. As duas - Pool e Globo FM - se ainda estivessem no ar, seriam, com certeza, líderes de faturamento e de audiência em seus respectivos segmentos. Quem sae, estariam nos primeiros lugares do ranking geral do famigerado Ibope.

Como professor Maia bem disse, fazer rádio não é difícil, desde que feito com muita ousadia, imaginação e seriedade. E ouvinte gosta disso e abraça uma rádio assim, tal como você fez com a Pool. Ou será que nós 3 estamos errados?

Um abraço e escreva sempre, ok?
Sobre as college radios

Acho que manter um rádio tipo college é muito simples (e pouco custoso, tenho vários estudos, projetos e formatos), mesmo por aqui, onde podemos ver a proliferação das rádios piratas, que obviemente tem muito menos recurso do que instituição de ensino .O que falta é uma vontade política no sentindo exato da palavra.

Falta uma pressão, a começar pelos estudantes de comunicação de todo o país, exigindo este tipo de canal, depois das próprias universidades, por fim as autoridades em si que deveriam obrigar este tipo de prática nas instituições que tem cursos nesta área. E um paradoxo ao meu ver assim como a rádio USP que, na minha visão, deveria ser a rádio mais ousada do País.

Abraços
Roberto Miller Maia, filho
São Paulo - SP

============================================
Pois é, meu caro Maia, apesar da atual "apatia" da USP FM, você deve se lembrar que a emissora jáo foi a mais ousada do país, como você poderá verificar nos Arquivos Sonoros dos próximos dias. Ela, a Cultura FM e a Eldorado FM, apesar de toda sisudez, eram muito mais inovadoras do que muita rádio pop que havia. Mas isso foi nos anos 80. Teria hoje em dia essas, ou qualquer outra emissora do país coragem de bancar um projeto realmente arrojado e não somente "de fachada" como há alguns por aí.

De fato, manter uma programção de rádio não deve ser difícil. É que tem gente que não é do ramo e que fica complicando só para dizer que é um expert no assunto. Ficam falando que tocam música de qualidade ruim porque o povo é que quer ouvir, pode? Há até quem fique ofendido e diz que ouvinte não entende nada de rádio. Ué, e por que eles (ouvintes) ainda ouvem essa gente? Como o senhor mesmo disse falta muita ousadia e criatividade nas ondas do rádio.

domingo, novembro 17, 2002

Enquete

Com os acontecimentos das últimas semanas, acabamos deixando nossa enquete de lado, mas ainda está valendo!!!!!!!

Se te dessem 1 hora em qualquer rádio, com liberdade total de expressão e podendo tocar a música que quisesse, como você ocuparia esse horário???
Vale qualquer coisa, menos xingar a mãe!
Se quiser se inspirar, dê uma olhadinha em nossos arquivos e leia as últimas respostas, ok?
Aguardamos sua resposta!
Caramba, até o pai do Maia está escrevendo para a Base!!!!!!!
Isso é que eu chamo de "site-família"!!

É por isso que eu digo: "Junte sua família na sala e leia o blog Rádio Base"!
E os nossos queridos publicitários?

Alô, Maia!
Em primeiro lugar, muito obrigado pelos e-mails enviados à Base, ok? É muito gratificante ler suas mensagens aqui... e uma honra também.
Quanto aos comentários do Top 10 das Colleges norte-americanas, concordo com o fato dessa "rede alternativa" fazer falta aqui no Brasil. Mas como aqui nesse país (ou no mundo inteiro?) as coisas só funcionam com muito dinheiro envolvido, gostaria de saber se você acha que nossos queridos publicitários estão prontos para apostar numa jogada desse tipo.
Pergunto isso porque, como já discutimos nesse blog, percebemos que nossos tão premiados publicitários simplesmente não sabem trabalhar com o rádio e isso leva à imensa diferença de renda publicitária entre os meios de comunicação, fazendo com que o rádio perca até para o jornal.
Sei também que na teoria uma College Radio não necessita de publicidade, já que é mantida por uma instituição de ensino, mas sabe como é aqui no Brasil, não é.
Um abraço!

Marcos Lauro
Top 10 de Roberto Maia

Segue os dez discos mais executados nas Colege Radios dos Estados Unidos ,se quiserem conferir uma musica de cada um destes disco vá até um o site : TANZINE e entre no Top 10. É interessante notar a diversidade musical e a importância deste conjunto de mais de 500 rádios que deram um vigor ao meio radiofônico americano, este é o grande problema do Brasil não criar um circuito alternativo com base e forte o suficiente para influenciar o mainstream.

1. Beck - Sea Change
2. Jurassic 5 - Power in Numbers
3. Ho Hot Heat - Make Up The Breakdown
4. Jets to Brazil - Perfecting Loneliness
5. Donnas - Spend The Night
6. Death Cab For Cuitie - Youcan Play These Songs With Chords
7. Badly Drawn Boy - Have You Fed The Fish?
8. Black Heart Procession - Amore Del Tropico
9. Hot Water Music - Caution
10. Sahara Hotnights - Jennie Bomb

Eu diria para ouvir com atenção o grupo Black Heart Procession .

Abraços
Roberto Maia
São Paulo - SP
Currículo do Maurício Martins

Prezados amigos,

Sou um profissional da área de Comunicação (Produção, Redação e Jornalismo) e no momento trabalho com marketing. Infelizmente esta não é minha vocação e estou procurando novas oportunidades em Jornalismo e Produção. Acredito que vocês podem me ajudar, encaminando meu currículo que está em anexo para os meios de comunicação da região (Rádios, TVs, Jornais e Revistas), com o intuito de conseguir uma vaga. Mas, na realidade, sou um apaixonado por rádio desde os meus 15 anos.

Tenho experiência de 6 anos no Sistema Globo de Rádio, tendo atuado como produtor, redator e repórter do programa Haroldo de Andrade. Depois trabalhei um tempo com internet e tive uma rápida passagem pela TV, produzindo um programa de horário alugado aqui na CNT do Rio de Janeiro. Hoje estou na área de Marketing da uma multinacional, mas com grande vontade de voltar ao que eu escolhi como carreira. Quero muito voltar a trabalhar na área de Comunicação e por isso conto com a ajuda de vocês.

Estou à disposição.
Um abraço e muito obrigado,
Mauricio Martins
Rio de Janeiro - RJ
Lanterna Mágica!!!!!!!!

Olá Marco e amigos da Rádio Base...

Será que esse Roberto Maia que trabalhou na TV Cultura era o produtor de uma programa sobre desenhos animados chamado Lanterna Mágica? Se for, eu lembro de seu trabalho. Não sabia que ele é pai do nosso homem-enciclopédia. É bom termos a audiência de personalidades tão ilustres.

=======================================
Gaora que você falou, eu me lembrei: tinha um Roberto Miller Maia que dirigia este programa na Cultura e que durou até 1990, mais ou menos. Será que é ele?
Globo FM: 20 anos, largada e mal ouvida

Alô pessoal do Sistema Globo de Rádio e da Rádico Click, vamos acordar!!!!! O som da Globo FM na web está uma tremenda porcaria. Há dois dias que eu ouço mais chiado do que música. Seria muito pedir para consertar? Tá certo que a rádio está largadona há uma porrada de tempo, mas assim já é demais, né? Por que o som da 98 está limpinho, parecendo som local? Vamos colaborar, né, rapaziada!

Talento hereditário

Caro Marcos, obrigado pela resposta, estava certo que você já tinha trabalhado na TV Cultura, mas olhe, um dia se você for trabalhar nessa TV vai se dar muito bem, lá você terá ótimos colegas e usar livremente sua criatividade. Sou pai, sim, do querido Roberto Miller Maia o "Homem enciclopédia do Rock". Abração e até mais.

Roberto Miller
São Paulo - SP
==================================
A julgar pela ótima programação das duas rádios Cultura, penso que deve ser estimulante trabalhar lá como o senhor diz, meu caro Robertão. A única coisa ruim na Rádio Cultura AM é a transmissão que é ruim para caramba. Já estava na hora do senhor governador liberar uma vera para comprarem um novo transmissor para a emissora, não é mesmo. Você sabia que o atual é da década de 50? pode isso? Alô, seu Geraldo, alô seu Jorge Cunha Lima, vamos botar mais potência na Cultura AM. Afinal, a rádio não é do povo? Ah, aproveitando: porque a Cultura AM não transmite também em FM?
Esportes, Maia e Blog do Taz (de novo?)

Olá Marcos e amigos da Rádio Base,

Fico muito contente em ler as participações de Roberto Maia aqui no blog. Tive a oportunidade de entrevistá-lo no primeiro semestre deste ano em sua residência e conheci o seu famoso acervo musical com milhares de CDs e vinis. Realmente, trata-se de um radialista que conhece bem o seu metier e está fazendo falta no FM paulistano.

Gostaria de saber mais detalhes envolvendo essa polêmica envolvendo o jornalista Chico Lang e o comentarista Casagrande, no Estádio 97. Aliás, se engana quem pensa que o referido programa pertence ao gênero jornalistico. Na verdade, trata-se de mais um humoristico envolvendo a paixão clubistica que qualquer outra coisa, embora alguns um de seus integrantes (Benjamin
Back) tenha uma coluna no jornal Lance! Se fosse para fazer uma coisa séria, por que não se fazer algo nos moldes do lendário Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, no qual dos jornalistas, um gremista e um colorado, duelam todos os dias?

Sobre a cobertura do futebol, para mim, a primeira emissora que tratou uma partida como um evento jornalistico e não um show foi a Jovem Pan. A Bandeirantes, é verdade, ganhou muito em qualidade com a contratação de José Silvério, o último grande narrador esportivo em atualidade e na mais completa forma. Aliás, vivemos uma entressafra prolongada em termos de locutores esportivos. Me digam qual foi a última grande revelação apresentada por alguma das nossas emissoras que transmitem futebol. Isso é
preocupante.

E sobre o Blog do Tas, julgo que ainda são um tanto precipitadas as primeiras críticas. Marcelo Tas é um excelente profissional que certamente aprenderá com seus erros em sua primeira semana à frente de um programa ao vivo e em breve dará a volta por cima. Afinal, estamos falando de alguém que deu à tv um de seus mais geniais personagens, o repórter Ernesto Varella. Penso que Tas não deve ser transformado em bode expiatório pelo fim do Garagem

Abraços
Rodney Brocanelli
São Paulo - SP
==========================================
Não sei se você sabia, mas Roberto Miller, nosso leitor assíduo é pai Maia, nosso "Homem Encliclopédia", como ele mesmo contará mais tarde.

Ah, Rodney, gostei do nomezinho bonitinho que você arranjou para aquele lixo que a Enerchia 97 põe no ar nos fins de tarde:"humoristico envolvendo a paixão clubistica". Valeria também para o programa do Lélio?

Você tem razão quando diz que a Jovem Pan foi a primeira a tratar transmissões esportivas como eventos jornalísticos. Mas depois que nosso querido e amado Milton Neves virou estrela da emissora do senhor Tuta, não dá mais para dizer que é assim. Não que o nosso "cabeção" não seja talentoso, mas fico de saco cheio quando ele quer criar polêmica onde não há e quer ser o centro das atenções sem ao menos ser técnico de futebol. Não foi à toa que a andeirantes foi buscar na tevê o não menos piroténico Roberto Avalone. Ainda sim, com essa porção "show" em sua equipe, a Bandeirantes mereceu esse prêmio.

E não se preocupe porque, se depender dos leitores desse blog, o Blog do Tas já é um "sucesso", tamanho o número de queixas que eles fazem do programa. Você, Rodney, como colunista do web site daquela emissora, já deve ter desconfiado, que esse programa nada mais é do que uma desculpa em forma de tapa buraco do senhor Dimenstein para justificar a saída do Garagem e de outros bons programas que "aquela" rádio tinha, não acha? É como se dissessem: "olha, tiramos o pessoal do Garagem para poder contratar o Marcelo Tas porque ele será o carro-chefedo projeto". Que genial, né? Tão genial que os novos dirigentes da rádio não tiveram coragem de colocar um programa no lugar do "Garagem" até agora. Devem estar esperando os seus "ouvintes por minuto" se esqueceram da trupe garageira e colocar um programa "novo", baseado "sem querer" em algum programa teen da Transamérica, da Jovem Pan, da Enerchia, como é o caso do Blog do Tas (ou Taz?).
Mais um filhote da Rádio Base. Está no ar o MÚSICA BASE!!!!!!!!

E aí galera da Rádio Base.

Quero parabenizá-los pelo excelente Blog. É de alto nível. Sou leitor ouvinte há muito tempo. Gostaria de informá-los que a griffe "Base" aumentou. Inspirado em seu blog criei o Música Base em http://www.musicabase.blogger.com.br. A finalidade deste blog é analisar e divulgar CDs, Bandas, Shows, Lançamentos, etc. Claro que o comportamento das gravadoras será observado.

Também é um ótimo espaço para os colecionadores trocarem informações e tentarem achar aquelas raridades que procuram há anos. É só participar. Como Rádio e Música têm tudo a ver, já coloquei um link para a Rádio Base.

Forte abraço da equipe da Música Base.
Ricardo Marques
São Paulo - SP

===================================
Valeu, Ricardo

Esperamos que vocês consigam manter o espirito crítico e partcipativo que procura nortear este nosso espaço aqui na web. Já somos 3 (tem o TV Base também). Que o diabo seja surdo e que venham mais "bases" por aí. Quem sabe Cinema Base, Teatro Base, Literatura Base e por aí vai.
Alpha Disco Club

É pra você ver que até a 89 tem seus poucos "Momentos Antena 1", como diria Kid Vinil. Só não sei porque a Antena 1 não tem um programa com 3 horas de flashbacks dançantes, ou um "Good Times Antena 1", de preferência com Sérgio Bocca. Mas do jeito que nosso blog é lido ( e está té virando grife na web!) quem sabe, né?

Por enquanto, o negócio é ficar com aquela merreca de Alpha Disco Club, da Alpha FM. Alô, Joca, vamos aumetar o tempo do programa para duas horas, meu querido!!!!!!!

sábado, novembro 16, 2002

Festa Rock

Estou há umas duas horas ouvindo a "Rock 'n' Roll Party" da 89FM e não consegui tirar o radinho da frequência! A seleção musical está muito boa, é uma "Festa Rock 'n' Roll" mesmo. Acho que só estão faltando umas coisas alternativas para levantar mais a galera, mas está legal.
Daqui a pouco; às 23h estarei no chat. Espero vc lá.
Tas e Taz
Olá amigos,

Eu também pude ouvir o tal Blog do Tas. Também achei um absurdo o descaso da Dra Havanir e duvido que ela faria isso se fosse num programa de maior conceito. Quem estava atrás do microfone era o Marcelo Tas, ótimo na TV, mas fraquinho no tal programa quem nem informa, nem toca música direito.

Já perceberam que a Brasil 2000 agora pode também ser chamada de Rádio Tas & Taz. Sim porque Taz é o apelido dado pelo companheiros de programa "Na Geral" ao Lélio Teixeira, Taz de Tazmania. E sobre a manifestação do Roberto Maia eu acho o cúmulo. Alguém com a experiência dele se oferecer para trabalhar...

E para encerrar queria que os amigos me ajudassem a saber um pouco mais sobre essa " ACEESP", entidade que representa o cronistas esportivos do Estado de São Paulo. Será que ela está atenta aos repórteres que atuam sem terem seus DRTs e MTBs? Ou será que ela só administra a contribuição desses tais " jornalistas". Caso os amigos saibam do site da entidade me ajudem,
quero conhecê-lo.

Só mais uma coisinha, que papelão da Enerchia 97, no Seu Estádio. Não deixou o Casagrande rebater as críticas do Chico Lang. Será que tomou partido daquele comentarista chato. Espero manifestação dos apresentadores daquele programa que por sinal, gosto muito.

Um abraço
Hamilton Casagrande
São Paulo - SP

=======================================
Gostei desse apelido: Tas e Taz FM...ehehehehe. Realmente é um crime um profissional como o Maia estar fora das FMs. Ah, se eu fosse dono de rádio FM..... O Maia é um radialista que se destaca da imensa maioria porque tem uma enorme bagagem cultural ( e não é um mala). Não quero dizer que ele fez pós graduação em Oxford ou que tem MBA não sei de que college, não se trata disso. Ele tem uma coisa que muitos profissionais deveriam ter: vontade de aprender. Sempre.

Não é um diploma ou título de mestrado, doutorado ou seja lá que for que nos faz grandes profissionais de grande gabarito. Pode até ajudar, mas não faz. O que nos faz melhores é a capacidade e a vontade de aprimorar o que a gente sabe, o que a gente conhece, de explorar o novo. Noventa por cento dos radialistas, infelizmente, não tem essa vontade. Acham que, chegou no rádio, parou ali e se acomoda. Esse é o maior erro. Por isso a categoria é tão desrespeitada e desprestigiada.

Sabe, Hamilton, achei justo a premiação da Bandeirantes, sim, embora não seja minha emissora preferida. Ela foi a primeira a encarar jornalismo esportivo como jornalismo esportivo, e não como show de variedades. A CBN/Globo, felizmente, está indo pelo mesmo caminho: fazendo jornalismo esportivo em vez de pirotecnia. A Bandeirantes conseguiu um feito que é notável: colocar o departamento comercial bem longe da editoria de esportes. E funciona muito bem cada macaco no seu galho, você não acha?

Isso, infelizmente não ocorre no programinha daquela que já foi um dia a FM 97. Perdoe-me a intromissão porque aí vai uma sugestão: porque você não houve o ótimo programa de Jazz do Hermanno Henning na Scalla FM, às 18h, em vez de perder tempo com estes simulacro de mesa redonda de futebol? Você não vai se arrepender de ter feito a troca.

Um abraço.



Maia responde dúvida sobre Dire Straits
Oi Marcos,

Vi a dúvida do Braúlio de Carvalho, sobre a gravação do Sultans Of Swing, o disco oficial que continha esta versão ao vivo era o Alchemy, que está sendo relançado e totalmente remasterizado. Vale a pena ir atrás, indico aqui o link de uma loja virtual que apóia o meu novo projeto que é o site Tanzine, ainda não oficilamente no ar. O link é http://www.studiotan.com.br

Abraços
Roberto Maia
São Paulo - SP

=============================
E tem mais, gente: Me lembro que esse disco, quando foi lançado aqui no Brasil, em 83, veio com o selo "Aprovado pela Fluminense FM 94,9". Valeu, Maia.
E hoje tem sala de bate-papo. Lá pelas 10 horas, dez e meia.
Globo FM: 20 anos, largada e mal ouvida

Alô pessoal do Sistema Globo de Rádio e da Rádico Click, vamos acordar!!!!! O som da Globo FM na web está uma tremenda porcaria. Há dois dias que eu ouço mais chiado do que música. Seria muito pedir para consertar? Tá certo que a rádio está largadona há uma porrada de tempo, mas assim já é demais, né? Por que o som da 98 está limpinho, parecendo som local? Vamos colaborar, né, rapaziada!
Waiting for Sultans of Swing

Caro Marco Antonio,

É por meio desta que o parabenizo por lembrar dos velhos roqueiros na Rádio Kiss FM. Não sei se estou enviando este email, pelos canais corretos: todavia tenho muita esperança que você consiga ler, e com muita sorte enviar me uma resposta. Por favor procuro uma antiga gravação de Dire Streits ; Sultans of Swing ao vivo, que tocava na antiga Rádio 97 FM, da Vila Gilda, em Santo André.

Como sou ouvinte da Kiss, tive o prazer de ouvir tocar esta música, que não consigo localizar o disco para eu comprar. Li algumas publicações deste site pelo Marco Antonio, onde ele exprimiu a grande dificuldade em obter um pequeno acervo da antiga Rádio FM 97, onde esta música era tocada freqüentemente. Procurei pela internet e lojas que trabalham com o velho vinil e nada de encontrar.

Por esse motivo peço sua ajuda para informar-me onde posso adquirir. Agradecendo antecipadamente seu especial obséquio, Braúlio de Carvalho
São Paulo - SP

PS: parabéns mesmo pela Kiss FM.

=================================
Muito obrigado, Braúlio, mas eu não faço parte da equipe da Kiss FM. Vamos ver se algum amigo nosso te ajuda, ok?
Quem sou eu? Quem é você?

Prezado colega,
Poderia me informar se você trabalhou na TV Cultura. Eu trabalhei durante 35 anos, mas já estou aposentado e lembro de um nome igual ao seu que foi produtor na TV Cultura.

Grato, um abraço

Roberto Miller
São Paulo - SP

===============================
Não, caro amigo Roberto, infelizmente ainda não trabalhei na Rádio ou TV Cultura. Vontade é que não em falta. Quem sabe, um dia, né? Agora, aproveitando essa missiva, gostaria de saber se o amigo é locutor da Rádio Jovem Pan, ou tem algum parentesco com o nosso prezado professor Roberto Miller Maia.

Até a próxima.
Peça radiofônica na Cultura AM

A Rádio Cultura AM (1200 KHz, ondas curtas e www.radiocultura.am.br) apresenta na próxima segunda- feira (18 de novembro) a peça radiofônica "Se meu taxí falasse" a partir das 18 horas. Uma ótima oportunidade de se ouvir uma peça dramatizada e transmitida pelas ondas do rádio, algo raro nas programações atuais.

O texto conta a 8 histórias de um taxista, de nome Nonato, que viaja com seu carro por toda a cidade de São Paulo e transporte passageiros de todos os tipos, todos em busca de alguém que os ouçam.

Na trilha sonora, canções de Gonzaguinha, Tom Zé, Eduardo Dussek, Joyce e outros. No elenco estão Pascoal da Conceição (Nonato),Carlos Silveira, Gisela Arantes, Zeca Ibanhez e Nivanda Santos. A peça faz parte de um projeto da jornalista Roseli Tardelli em conjunto com as Rádios USP e Cultura AM.

Todas as segundas-feira são apresentados programas especiais, frutos dessa parceria. A emissora reapresentará o programa no sábado, dia 23, às 14 horas. Vale a pena conferir.

Alessandro Pereira
Jundiaí/SP

===========================
Não falei, Alessandro que é fácil fazer rádio criativo e inteligente, quando se tem boa vontade competência? Parabéns às duas emissoras pela iniciativa!!!!!!
Renato Maurício Prado na CBN

Apesar de ser flamenguista, espero que o Sistema Globo de Rádio e a CBN não esteja confundindo as ideias dos ouvintes com uma opinião corintiana em SP(Juca) e flamenguista(Renato). Desejo sucesso a ele emitindo opiniões de verdade e não de bairrismo carioca.

Elias Torrent
Rio de Janeiro - RJ
Aniversário da CBN de Volta Redonda

Saudações, amigos da Rádio Base,

Hoje, 15 de novembro, a CBN Volta Redonda comemora 2 anos no ar, cobrindo praticamente todo o Sul Fluminense, motivo de orgulho para todos nós que trabalhamos numa emissora que tem "compromisso com a região".

Abraços,
Júlio Back
Operador de áudio
Rádio CBN de Volta Redonda - RJ

=====================================
A gente que fica aqui em São Paulo talvez não perceba direito, dada à variedade de opções que temos quando o assunto é radiojornalismo. Mas fora daqui, a CBN goza de um prestígio e de uma credibilidade inimaginável em várias praças. Bem que José Roerto Marinho, vice-presidente do Sistem Globo de Rádio tinha razão em 1991: " essa rede de rádio all news que estamos montando será a rádio mais respeitada e acompanhada em 10 anos, quando o assunto for radiojornalismo. Como diria Pedrinho Barreto, "quem conhece, conhece".

sexta-feira, novembro 15, 2002

Blog do Tas
Olá, amigos da Rádio Base

Ouvi o programa do Marcelo Tas pela Brasil 2000, pela primeira na integra, nessa sexta-feira, 15 de novembro. Nada de especial, pautas no estilo "gillete press", extraídas da mídia em geral. Um programa leve para quem está habituado a programas falados, mas não deve agradar aos ouvintes pretendidos pela emissora, que se auto proclama como "Rádio Aprendiz". Pouca música e muito papo, as vezes furado. Não sou ouvinte desse tipo de rádio (rock) e gostei do programa. Algo errado no ar.

Numa das entrevistas, a deputada Havanir Nimitz falou por mais de 20 minutos com Marcelo Tas, que ouviu, no fim da
entrevista da meiga deputada um "olha, tenho muito o que fazer. Não vou responder a mais nada!!. Jovens alienados, alvos da nova programaçao da rádio, estão dispostos a ouvir isso? Pela ar de deboche que ouvi, pensei que estivesse no programa do Paulo Lopes ou Paulo Barbosa. Como comunicador de FM, Marcelo Tas é um maravilhoso apresentador de AM. O "Clube da Mulheres"
era 25 vezes melhor. Em síntese: não vira o ano 2002 esse programa. Podem anotar.

Alessandro Pereira

=======================================
Na verdade, Alessandro, o Marcelo Tas precisa comer muito feijão e arroz para ser um bom apresentador de FM, o que dirá de AM, não é mesmo? Apesar de tudo, ele continua ótimo. apresentando o programa de tv dele, não acha?