segunda-feira, setembro 30, 2002

Mudança no dial paulistano?

A Radio Manchete de São Paulo está com nova frequência? E a freqüência antiga está pegando o quê?
Abraços
Robson Ribeiro

==========================================
Pelo que me consta, Robson, está tudo como antes no quartel de Abrantes, tirando os muda-muda da Rede CBS, claro. Confira aí em baixo o dial das FMs paulistanas.

88.1 - Gazeta FM
89.1 - 89 FM
89.7 - Nova Brasil FM
90.5 - CBN FM
90.9 - Bandeirantes FM*
91.3 - Manchete Gospel
92.1 - Líder FM
92.5 - Scalla FM
92.9 - Eldorado FM
93.7 - USP FM - Rede Universitária de Rádio
94.7 - Antena 1 FM
95.3 - Nativa FM
95.7 - Mundial
96.1 - Band FM
96.9 - Sucesso 969
97.3 - Melodia FM
97.7 - Energia 97 FM
98.1 - Terra FM
98.5 - Metropolitana FM
99.3 - Aleluia FM
100.1 - Transamérica FM
100.9 - Jovem Pan FM
101.7 - Alpha FM
102.1 - Kiss 102 FM
102.5 - Imprensa FM
103.3 - Cultura FM
104.1 - Tupi FM
104.7 - Transcontinental FM
105.1 - 105 FM
105.7 - Musical
106.3 - Mix FM
106.9 - Ômega FM
107.3 - Brasil 2000 FM
107.9 - Tropical FM

*Transmissão simultânea com a Rádio Bandeirantes AM 840
Fontes: Anatel, website Rádio Base e emissoras
Rádio Revista Capital 2

Olá Marcos e amigos da Rádio Base

A sua lembrança sobre o Antonio Celso apresentando o Rádio Revista Bandeirantes foi mais que oportuna. Eu nem lembrava mais dessa fase, mas a comparação não fica invalidada. O Revista Capital está bem próximo do programa que era apresentado pelo Gilberto Pereira no começo da década passada. Aliás, por onde andam Antonio Celso e Gilberto Pereira?

Abraços
Rodney Brocanelli
http://onzenet.blogspot.com
Rádio tucana e anti-petista

Para Luis Felipe

Há muito tempo é sabido que a Eldorado é tucana e anti-petista sem disfarçar!! Apenas uma pequena correção: o comentarista em questão não é o Sr. Antonio Penteado Mendonça. É José Márcio Mendonça. O Antonio Penteado Mendonça fala sobre seguros.
Mas eu acho o Jornal Eldorado um clone do jornal da CBN, que também não é tão imparcial assim.

Daniela Brusco
São Paulo - SP

domingo, setembro 29, 2002

Eita blog comentado,sô!!!!!!!!!!!!!!

O nosso querido Diário de Bordo da Rádio Base foi citado, dias desses, nos famosos Blog da Nanda, no Clube dos Corações Solitários, Superblogs, Blog Bricabraque e DirLog.Valeu, amigos de blogagem!!!

sábado, setembro 28, 2002

O implacável Rodney e a Rádio Revista Capital

Olá Marcos e amigos da Rádio Base

Aproveitei o sabadão para ficar na escuta da Revista Capital, a nova atração das tardes da emissora da Av. 9 de julho, que nem é tão nova assim. Foi impossível não lembrar de um programa antigo chamado Rádio Revista Bandeirantes (coincidência, não?), apresentado por Gilbero Pereira e levado ao ar entre os anos de 91 e 92, nas tardes da Bandeirantes.

A estrutura é particamente a mesma, só que adaptada para o público da Capital. São entrevistas com especialistas que trazem dicas culinárias, de saúde, moda, livros, etc. Só para se ter uma idéia, o Revista Capital trouxe uma materiazinha sobre LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Uma das primeiras vezes de que ouvi falar do assunto foi justamente nesse programa da Bandeirantes. Outro destaque foi uma entrevista com Ayrton Mugnaini Jr, que está lançando um livro sobre Adoniram Barbosa. E os livros também eram destaque do Rádio Revista Bandeirantes...Dá para achar mais, semelhanças, basta querer.

O único diferencial são as fofocas do mundo dos artistas, apresentadas pela Fabíola Ripert, que são pre-gravadas. As trilhas sonoras que ficam de background são antigos clássicos do rock. Será que é uma forma de levar bandas como Nirvana e Led Zeppellin a uma parcela mais popular do público? Enfim, Revista Capital é isso aí.

Abraços
Rodney Brocanelli

===================================
Na verdade, a Rádio Revista Bandeirantes estreiou em 1.981 e era comandada pelo locutor Antônio Celso. A idéia era fazer uma revista radiofônica, análoga a uma revista de papel. Criaram a página médica, página de culinária, página musical, o editorial, o índice. Depois de apresentar o "sumário", Antonio Celso sempre dizia: A revista está pronta, vamos ouvi-la!!!.
Parece que conseguimos acertar o novo visual do blog. Que tal? Escreva pra gente. Até porquea gentenão pretende mudar mesmo. Mas...
Jornalismo (im)parcial

Mando este e-mail para defender a CBN,pois ela ainda é a rádio mais imparcial do Brasil. Isso porque o ouvinte de Curitiba não ouviu a Eldorado AM, que só dá notícias elogiando o Governo Federal e Estadual. Porém só critica a Prefeitura de São Paulo. Não que ela seja perfeita, mas certos comentários de um cidadão chamado Antonio Penteado Mendonça vem deixando uma impressão parcial do jornalismo da Eldorado. Sem contar os comentários do economista Celso Ming, implorando aos seus ouvintes (ou deixando a entender) para votarem no candidato da continuidade econômica.

Eu não quero entrar no âmbito político, porém o jornalismo da Eldorado está parecendo que está a serviço de algumas pessoas. A Eldorado ainda protesta por estar proibida de emitir comentários elogiando ou criticando candidatos. Acho nada mais certo do que a proibição da opinião eleitoral das emissoras.

Luiz Felipe Tonin
São Paulo - SP

Que tal ficou, caro leitor? Dá para disputar o IBest 2003?
Magaly Prado

Radialistas veteranos são homenageados em jantar


Os 80 anos do rádio ainda rendem. O jantar oferecido pela Abert, Aesp e Sindicato, foi pretexto para homenagear o veículo. Salomão Ésper, comentarista da Rádio Bandeirantes de São Paulo, foi o mestre de cerimônias contando uma cronologia do rádio com sua voz impecável. O maior comentário entre as pessoas era de que haveria muita gente a ser homenageada, se resolvessem escolher os radialistas vivos. Mas, quem foi unânime nas opiniões foi o Enéas Machado, até hoje atuante (ele está com 90 anos) na Rádio Capital, como diretor de Comunicação.

Mas eu senti falta dos grandes comunicadores, afinal, não são eles que conseguem a audiência das rádios? Pelo menos eu não vi o Eli Corrêa, o Paulo Lopes, o Paulo Barboza, o Zé Bettio, o Paulinho Boa Pessoa. Outros dois veteranos que senti falta no jantar : o Waldemar Ciglione, 93 anos, superintendente da rádio Mundial e Nicolau Tuma, 90 anos, que já está afastado do rádio, porém trabalhou no veículo por 73 anos.

Os três mais antigos do rádio vivos mereciam não só estar presentes como homenagens para lá de especiais. Salomão contou a trajetória do rádio, mas o mais legal foi relembrar alguns jingles antigos. Muito engraçados. Aliás, Renato Corte Real apresentou um pocket show no início com repertório em cima desses jingles, hilário.

Mas os músicos que roubaram a cena foram Os Três do Rio. Como é que apenas um trio consegue um som que parece até uma orquestra? Diga-se de passagem, eles também são veteranos na carreira! Johnny Saad, diretor-presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão confidenciou a todos que seu pai, João Jorge Saad, um dos homenageados, gostava mesmo era de rádio, apesar de ter fundado a TV etc e tal. Aliás, corre nos bastidores que as rádios do Grupo Bandeirantes sempre sustentaram a TV.

Fora isso, amigos, concorrentes e inimigos sentaram à mesma mesa. Modo de dizer, pois cada grupinho estava na sua mesa separada, claro! Tutinha, da Jovem Pan FM, leu discurso quando recebeu o bronze pela homenagem prestada a seu avô, Paulo Machado de Carvalho. Confessou que não é bom de discursos improvisados. Realmente. Já o primo de Tutinha, Paulo Machado de Carvalho Filho, o Paulito, que falou como presidente da Abert, não se enrola, fala redondo, parece locutor.

Globo e CBN - parte 2

Olá Marcos e amigos da Rádio Base,

A Rádio Globo AM (1100 KHz/SP e 1220 KHz/RJ) tem promovido mudanças consideráveis em sua programação e em seu cast nesse ano que passa. Ainda que no Rio a direção tenha tomado uma decisão ainda mal explicada, quando da saída de Haroldo de Andrade, em São Paulo, pelo menos, a troca de comunicadores tem sido das melhores. A vinda de Miguel Dias (ex-CBN) enriqueceu e muito os 1100 da Globo. E sabendo que este é leitor desse blog, aproveito para parabenizá-lo pelo bom trabalho que realiza todos os dias. É um verdadeiro profissional.

Entre as mudanças destaco o comunicador Laércio Maciel, que vem comandando o programa Madrugada Globo Brasil, em rede, das 0h às 3h. Assim como Miguel, Maciel tem apresentado uma verdadeira salada musical diariamente da melhor qualidade. Apesar de alguns deslizes, haja vista que entre o milhares de ouvintes da Globo tem quem goste de sucessos medíocres de cantores e bandas de quinta categoria, é possível ouvir seqüências perfeitas. Outro dia selecionou, numa mesma hora, Elis Regina, Jair Rodrigues, Moraes Moreira, Beth Carvalho e Jorge Ben Jor. Populares, sim, mas é disso que uma rádio feita para a massa precisa programar e transmitir. Verdade que as músicas dos cantores citados nem sempre são umas maravilhas, mas, pelo menos na seqüência que ouvi, eram canções de primeiríssima qualidade.

O programa deve ser líder no segmento AM no horário, já que suas três concorrentes diretas - Record(?), América e Capital -
transmitem programação religiosa no horário. A Capital (1040 KHz), como escrevi dias atrás, segue firme rumo ao arrendamento dos horários da madrugada para um possível padre vidente, ao estilo do Francisco Barbosa da Rádio Planeta 90, que fora assunto de Laura Mattos na Folha de São Paulo em sua coluna semanal.

Mudando de assunto, quanto a mensagem anterior que enviei (CBN em alta no mercado publicitário), dados de maio de 2001 do diretor do Sistema Globo de Rádio, Paulo Novis, afirmam que o faturamento da CBN é 90% superior ao da Rádio Globo. É importante lembrar que a CBN tem um pacote publicitário interessante, pois, além dos comercias tradicionais de 60 e30 segundos, é possível comprar o horário de um programa inteiro e transmiti-lo de diversos locais, quando de um evento e este assim
desejar que a rádio instale um estúdio em suas dependências.

Abraço a todos
Alessandro Pereira
Jundiaí - SP
Olá Miguel Dias!
Muito obrigado pelo e-mail e pela "audiência" ao blog!
---------------------------------------------------------

Vale lembrar que segunda-feira acontecerá o 2º Radiomania, na Radioficina, com a presença de Miguel Dias, Reynaldo Tavares e como mediador, Cyro César. Mais uma oportunidade para discutirmos sobre o rádio, esse veículo tão esquecido por publicitários e afins.
Estarei lá para conferir esse evento! Se você quiser ir também, basta se inscrever por telefone: 0xx11 - 6163-1370
Kizumba Net

Infelizmente, semana passada tivemos alguns problemas técnicos que não permitiram que você ouvisse o programa Kizumba Net inteiro. Por isso estaremos disponibilizando trechos da ótima entrevista que fizemos com os dubladores Nelson Machado e Cecília Lemes em mp3. Em breve darei mais detalhes...
Nesse sábado não teremos convidado, será um Kizumba "arroz com feijão": simples, mas feito com todo carinho!
Então já sabe, é só acessar www.radioficina.com.br à partir das 14h e dar umas risadas conosco. Ah, e pode entrar no chat, viu? Não paga não...
Até mais!

Marcos Henrique Lauro
kizumbanet@ieg.com.br
www.kizumbanet.hpg.com.br
Produção Kizumba Net

sexta-feira, setembro 27, 2002


Miguel Dias aqui na Rádio Base

Caro Marcos Ribeiro e amigos da Rádio Base

Obrigado por esse carinho. Pena que não deu para produzir ainda mais essas homenagens. Foi muito bom.
Um abraço a todos

Miguel Dias
migueldias@radioglobo.com.br
Rádio Globo
São Paulo - SP

===================================
O programa "Manhã da Globo", apresentado por Miguel Dias na Rádio Globo, é um bom exemplo de que é possível fazer um rádio AM popular com inteligência e criatividade. Hoje mesmo, Miguel colocou o "Repórter-Penetra" - o competente Carlos Maglio - para transmitir ao vivo e em cores o comício de "Seu Craysson"(aquele famoso personagem do Programa Casseta & Planeta Urgente, da Rede Globo), 'candidatio a Presidêntio da Repúbrica' , que estava sendo realizado na Praça da República, centro de São Paulo, bem na hora do "ranguio" (almoço). Ouviram só? Não é só a revista Veja que tem o privilégio de retratar um personagem tão sui generis como este.

Direitos autorais

Olá, vi o seu site e achei muito interesante. Tenho uma dúvida: estamos pensando em montar uma rádio aqui na minha faculdade, em Salvador e gostaria de saber se temos que pagar Ecad. Pode me esclarecer?

Grato,
Renato Silvarado.
Salvador - BA

===============================
Alguém pode ajudar o Renato a redimir esta dúvida, pessoal?

Credibilidade de CBN em questão

Amigos da Rádio Base

A Rádio CBN diz ser a rádio que “toca notícia”, mas para conhecer o seu “hit parade” e o modo faccioso, quando não mentiroso, como este vem embalado é preciso escutá-la. Na quinta-feira, dia 19 de setembro, a Rádio CBN publicou na seção Internacional a reportagem “Disputa entre donos de lanchonetes leva ao envenenamento de 400 pessoas e causa indignação na China”, de autoria de Guilherme Corte, correspondente da CBN na China. (confira em www.cbn.com.br ).

Segundo o Sr. Corte nos conta, um dono de lanchonete em Nanquim teria colocado veneno de rato na farinha da loja do concorrente, o que teria ocasionado o envenenamento de 400 pessoas e causado indignação entre a população. E também de acordo com o Sr. Corte a causa disto seria a concorrência desenfreada proveniente da economia de mercado, característica peculiar ao “capitalismo selvagem”.

Vejo aqui duas hipóteses. A primeira é que talvez o Sr. Corte viva na China comunista há tanto tempo, que acabou por assumir inconscientemente o discurso oficial do partido. A Revolução Cultural moldou sua mente de tal forma que ele não percebe mais estar mentindo de forma obscena. Pois que, fosse a causa deste episódio a concorrência promovida pelo capitalismo liberal, veríamos com freqüência nos EUA, a economia mais livre do planeta, algum acionista do Burger King envenenando a farinha do McDonald’s e vice-versa. A segunda hipótese, é que talvez o Sr. Corte, como muitos outros correspondentes, não apure os dados corretamente, não verifique os fatos de maneira retilínea e imparcial e não esteja nem aí para o ouvinte. Ele apenas reproduz uma matéria panfletária de algum periódico oficial do governo chinês e, no instante em que não questiona a veracidade de um argumento de tão baixo nível, subscreve a agenda do comunismo totalitário em prejuízo da verdade e do público aqui no Brasil.

Quem foi o locutor que teve que se calar, pois viu que os argumentos dele eram fraquinhos e sem conteúdo e que não dava pra encarar os leitores do blog Rádio Base, Daniela? Outra coisa: não creio que o jornalismo da CBN seja tão confiável e imparcial assim como dizem as pesquisas de opinião. No começo, quando a CBN estava engatinhando no radiojornalismo, sua proposta de “tocar notícia” não era tão comprometida com o governo federal. Essa pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem entre os publicitários, a fim de verificar o grau de credibilidade depositados nos meios de comunicação, a meu ver, não tem tanta validade e confiabilidade assim.

Na ausência de uma rádio melhor e mais neutra para se ouvir, ouve-se a CBN, a Bandeirantes, a Gaúcha e a Guaíba mesmo. Quando os meios de radiodifusão querem fazer um jornalismo sério e descomprometido com as ações do Estado e do Governo, fazem. E dá certo.

Renato Monteiro Kloss
Curitiba – PR
Credibilidade!

Essa pesquisa da Meio & Mensagem mostra como o rádio é tratado de forma secundário no meio publicitário! Falar que confia na CBN é fácil, quero ver fazer boas peças publicitárias para as rádios jovens, fazer seus ouvintes tirarem o escorpião da carteira.

Não sei até que ponto pesquisas como essa podem mostrar a realidade, mas é estranho não vermos emissoras "de classe" parecerem na lista. Essas rádios têm como público alvo pessoas de alta classe social, com grande poder de compra e muito exigentes, e isso pede ótimas campanhas publicitárias.

Será que nossos tão eficientes publicitários não conseguem criar para o rádio? A necessidade da imagem é tão grande assim?
Ficam as perguntas no ar...

quinta-feira, setembro 26, 2002


Rádio Gaúcha core desabamento no Rio de Janeiro

Aqui em Porto Alegre, o triste desabamento de um prédio de 5 andares no Rio de Janeiro também teve forte cobertura do rádio, no local dos fatos. Três emissoras mantinham seus ouvintes informados com os fatos que marcaram de forma triste o dia na capital fluminense: a Gaúcha cobriu com Sérgio Guimarães, que é correspondente da emissora na CBF (ele também envia boletins pra Clube B2 de Curitiba); a Bandeirantes cobriu com Sérgio Couto, também repórter esportivo que está na cidade para cobrir dois jogos da dupla Grenal na cidade; e a Guaíba também acompanhou com o correspondente jornalístico Gustavo Vitorino. Além das emissoras locais, também o acompanhamento da CBN, na transmissão da rede.

Não cheguei a ver como foi a cobertura das TVs abertas (a TV paga que eu assino só pega a Globo e a CNT, que nada informaram), e pelo que soube só os canais fechados transmitiram ao vivo o fato. Assim sendo, esta foi mais uma prova de que o rádio, e só o rádio, é capaz de nos manter plenamente informados de todos os fatos em qualquer hora do dia, sem hora marcada.

A propósito: parabéns para todos nós, que hoje comemoramos os 80 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
Giro no dial
Magaly Prado
Do Agora São Paulo

A rede CBS de Rádio e Televisão marca presença no Maximídia 2002, com um estande que privilegia a atuação de quatro de suas emissoras de rádio. Cada uma delas ganhou um dia especial durante o evento, que acontece no Pavilhão de Exposições Transamérica.

Estréia - Nuno Mindelis é o mais novo programador da Kiss FM (102,1 MhZ), rádio segmentada em clássicos do rock. O músico de blues abre sua discoteca básica para apresentar os clássicos de seu acervo. O programa "Clássicos do Nuno" tem estréia marcada para outubro.

80 anos - Nesta sexta-feira, a Jovem Pan encerra as atividades da Semana do Rádio, das 14h30 às 16h, com o "São Paulo Agora Especial". Depoimentos exclusivos e entrevistas com profissionais, como Vida Alves, que fizeram a história da Rádio Panamericana, desde seu primeiro ano de fundação.
Publicitários avaliam veículos jornalísticos

Da Redação do website Comunique-se

Realizada pela segunda vez, a pesquisa promovida pelo grupo Meio & Mensagem que mede a credibilidade dos veículos jornalísticos junto ao meio publicitário mostra que a Folha de S. Paulo é, novamente, o mais admirado. Encomendada à Troiano Consultoria de Marca, a sondagem ouviu 790 profissionais do mercado entre os meses de julho e agosto. Num índice de zero a 100, a Folha ficou 69 pontos na categoria geral.

Em segundo lugar, na mesma categoria, está o Estado de S. Paulo, com 66 pontos. Logo atrás vêm a Rede Globo (64), Veja (60), Exame (52), Gazeta Mercantil (51), Isto É (49), O Globo (49), CBN (45) e Época (45). Na categoria credibilidade, a melhor pontuação também foi para a Folha, que obteve 66% dos votos. O Estado de S. Paulo também ficou em segundo lugar (63%). Em terceiro está a Gazeta Mercantil, seguida por O Globo, Jornal do Brasil e Zero Hora.
Rádio CBN em alta no mercado pulicitário

E uma pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem entre os publicitários, a fim de verificar o grau de credibilidade depositados nos meios de comunicação, teve o seguinte resultado: entre os dez primeiros veículos (1º lugar para o jornal Folha de São Paulo), apenas uma emissora de rádio e uma de TV foram citados. A TV é a Globo e, a de rádio, CBN. Cerca de 45% dos publicitários acreditam no que falam os comunicadores dessa rádio, enquanto 69% confiam nas matérias da Folha E 54% na Globo. Algumas emissoras de rádio nem sequer foram citadas e, outras, tiveram um grau de confiabilidade inferior a 30%.

Diante desse resultado, fica claro o porquê da CBN ser a emissora que possui o intervalo comercial mais caro do rádio no Brasil ( 30 segundos custa cerca de R$ 1800,00). Por maior esforço que outras do gênero façam, a CBN prova a cada dia que jornalismo sério e bem apurado tem retorno garantido de audiência (está em 3º lugar no AM em SP e no Rio) e, a longo prazo, também financeiro. Ainda que muitas vezes possa ser considerada enfadonha, os ouvintes sabem que a qualquer momento do
dia podem sintonizar a CBN e terão, a disposição, o que procuram: notícias.

Afinal, não é qualquer rádio que possui em seu time personalidades como Carlos Heitor Cony e Gilberto Dimenstein e, ao mesmo tempo, governistas assumidos, como Jabor e Miriam Leitão. Ou seja: sempre em busca do contradiório.

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

========================
Uma curiosidade, Alessandro: pelo fato de ter uma tabela tão cara, será que ela tem tantos anunciantes assim? Mudando um pouco de assunto: Muito obrigado pelos elogios a este blog pelo fato de ele ter saído na relação dos websites de rádio na Folha de São Paulo.

Laert Sarrumor na All TV

Notívagos, corujões e amigos da Rádio Base:
Não percam hoje, 1h da madrugada, uma entrevista comigo, Laert Sarrumor, apresentador da Rádio Matraca, na TV Virtual ALLTV
Assista em: www.alltv.com.br
Um abraço
Laert Sarrumor
São Paulo - SP

Jazz na Eldorado FM

Para quem curte boa música e um bom jazz, mas tá sem grana para assitir a um bom show, anote esta: a Eldorado FM vai transmitir direto do Bourbon Street em São Paulo, o show de lançamento do cd Jazziz do Michel Freidenson Jazz Group, na 4a. feira a partir das 8 e meia da noite, com apresentação de Patrícia Palumbo.
A sintonia.... 92,9 MHz.
Um forte abraço
Daniela

============================
Xi, Dani, esta já foi. Será que eles vão reprisar?
Terra/Pan

Hoje acompanhei pela internet um trecho da estréia do programa Pânico no TV Terra e deu pra perceber o tamanho da infra-estrutura montada na rádio Jovem Pan aqui de São Paulo.
Enquanto quem está acompanhando o programa pelo rádio ouve música, pela internet acontecem brincadeiras entre os participantes e promoções para quem envia e-mail para a rádio. Hoje até o Tutinha apareceu para dar um alô!!!!!
Pensei até que a Mariana Kupfer ficaria menos chata apresentando o Pânico com imagem, mas deu na mesma... aliás, qual a função dela no Pânico mesmo??????
Sucesso à Jovem Pan nessa nova empreitada.

quarta-feira, setembro 25, 2002


Torpedos de Mel da incansável Daniela

Nossa! As rádios de Porto Alegre têm cada história cabeluda! Primeiro um louco invade os estúdios e ameaça o locutor com uma arma! Depois é um locutor que briga com os ouvintes e recebe ameaças.Só uma pergunta: se este locutor tem um programa para responder aos ouvintes e quase não tem ouvinte que liga, por que conservam o programa?

E você, Eduardo de Oliveira Cesar, não respondeu à altura para ele, quando ele te destratou? Sugira a ele para escrever para o blog "Diário de Bordo", vamos ver se ele "segura a onda" dos leitores, ou vai fazer como um certo outro locutor que teve que se calar, pois viu que os argumentos dele eram fraquinhos e sem conteúdo e que não dava prá encarar os leitores do blog.

Um onda de abraços
Daniela Brusco
Rádio Base em ótima companhia!!!!
E não é que o caderno de Informática da Folha de São Paulo colocou nosso humilde blog na página dos 110 sites de rádios selecionados? Nossa, que chique, né, gente, estar ao lado da CNN Radio, Bloomberg Radio, Usina do Som, DJ Radio, Museu do Rádio e da Tv dos EUA, Rádio Bandeirantes, Rádio Senado, Rádio Click, Rádio Capital Italiana, Rádios (Varginha), Bach Radio, Radio Beethoven, Rádio USP, Voice of Russia e tantas outros websites do Brasil e do mundo. Obrigado, Heloisa Lupinacci, pela citação.

Ah, por falar em citações, o blog de Córa Ronai também nos menciona em uma de suas postagens desta semana.

AM e FM? Como funcionam?

Eu tenho uma dúvida e gostaria que vocês me ajudassem. Eu gostaria de saber qual é a diferença entre AM e FM? Me respondam se possível.
Grata
Karen Sarnelli
São Paulo - SP

================================
AM significa Amplitude Modulada, Karen. FM, Freqüência Modulada. Essas duas siglas se referem ao processo de transmissão usado tanto em uma, como em outra faixa de onda.

No AM, o som que sai do estúdio é misturado um sinal "portador", modulando-o. Quando ele chega ao seu receptor, o sinal da rádio (onda portadora) é separada do sinal do estúdio que é o que você acaba ouvindo. No FM, a coisa é parecida. Em vez de mexer na amplitude do sinal da freqüência portadora, o som que sai do estúdio é misturado à freqüência da portadora, sendo "demodulado", quando chega a um receptor desta faixa.

Não sei se deu para entender, mas é por aí. O importante é saber que o AM, embora tenha um sinal suscetível a interferências eletromagnéticas, ele pode ir mais longe porque seu sinal é irradiado para a estratosfera e retorna à terra, de onde é rebatido para o céu e volta novamente. À noite, dependendo da frequência ou do tamanho de onda (ondas curtas), esse sinal pode ser captado no mundo todo. Além de ter uma qualidade de som melhor, as ondas de FM se propagam em linha reta, iguais às de televisão. As antenas tem de estar em lugares bem altos e longe de quaisquer obstáculos físicos (prédio, morro, etc) entre ele e os receptores. Apesar de o sinal ser de curta distãncia - na maioria das vezes, não vai a mais de 100 Km - ele está mais imune a ruídos eletromagnéticos como os gerados por aparelhos eletrodomésticos, lâmpadas fluorescentes, computadores, etc.

Espero ter podido satisfazer sua curiosidade. Um abraço e continue na sintonia, ok?
E não é que ele não saiu do ar?
Pois Marco, Rodney e demais colegas,

Não é que por extrema curiosidade, resolvi ligar no programa dele no dia seguinte à este episódio, e tava lá ele todo faceiro, falando das mesmas coisas de antes, do seu clube, catando notícia no jornal pra encher tempo, e tudo e tal? Referência às ameaças de morte? Tá louco? Nem se tocou neste assunto! Eu não disse que tinha cheiro de mistério na coisa, hehe???

E Rodney, eu acho que ele nem deve saber que filme é este "Talk Radio", hehe (aliás, faz um tempo mesmo que não passa na TV, senão eu veria de novo, porque não cheguei a vê-lo inteiro de outra vez).

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
Talk Radio no ar? É coisa de cinema!!!!
Olá, amigos da Rádio Base

Pelo jeito o Nelson Marconi deve ter se inspirado no filme "Talk Radio" para moldar seu estilo ao comandar o Pampa na Madrugada. No filme, um apresentador de rádio também destrata os ouvintes que ligam para bater um papo. Não lembro bem do enredo, mas acho que em "Talk Radio" o bacana é ameaçado de morte também. Com esse caso, mais o do lunático artista que invadiu o estúdio da Atlântida FM com um revolvér a fim de que seu CD fosse tocado, chego a conclusão de que o rádio de Porto Alegre é uma coisa de cinema.

Abraços
Rodney Brocanelli

================================
Cerca de dez anos atrás, a Bandeirantes FM de São Paulo colocou no ar um programa nesses moldes, comandado por Arnaldo Sacomani, inspirado neste tal filme.


Deu na Rádio Globo
Fui eu mesmo que ouvi

O apresentador Miguel Dias, da Rádio Globo, também rendeu suas homenagens aos 80 anos de rádio. Ao longo de seu programa "Manhãs da Globo" ele colocou no ar trechos do famoso "Repórter Esso", de Hélio Ribeiro interpretando um texto em que ele diz ser o rádio (procure em nossos arquivos), da Excelsior, a Máquina do Som, sob o comando do sensacional Antonio Celso e.....de um certo radialista da antiga Rádio Nacional (hoje Rádio Globo) chamado Silvio Santos. Ele lembrou nomes de antigos profissionais que pela casa passaram, assim como por outras emissoras. Como foi o caso de Marcos "Baby" Durães, Hélio de Araújo, Erci Ayala, Ademar Dutra, Calé, Salomão Júnior, Humberto Marçal, Jorge Paulo, Juca Amaral e muitos outros. Pena que não deu para gravar, só para ouvir. Parabéns, Miguel.
Deu na Folha
De Laura Mattos

O Grupo Bandeirantes abre hoje para o público uma exposição sobre os 80 anos do rádio no Brasil. A mostra terá modelos antigos de aparelhos, fotos e gravações históricas, como o milésimo gol de Pelé e um discurso de Getúlio Vargas. A mostra, com entrada franca, termina em 5 de outubro (Torre da Bandeirantes, r. Minas Gerais, 454, Cerqueira César, SP, de seg. a dom., das 10h às 17h).
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Por falar em 80 anos de rádio, Eli Correa comemorou hoje o dia do rádio em seu programa! Infelizmente não pude ouvir, mas D. Benedita (minha avó!) me disse que vários profissionais, como Hélio Ribeiro e Osmar Santos, foram homenageados.

terça-feira, setembro 24, 2002

Quem pode ajudar Juliana?

Oi amigos, tudo bem?

Meu nome é Juliana, estou fazendo um trabalho sobre o rádio nos anos 50, quando a TV estava sendo inaugurada. Como ficou essa relação já que muitos diziam que o rádio morreria depois da TV! Vocês podem me ajudar? Quem sabe uma bibliografia sobre o assunto?
Eu agradeço desde já!
Juliana Ferreira

ju_sf@hotmail.com
===================================
Olha, Juliana, não é exatamente uma bibliografia explícita sore o assunto que você está pesquisando, mas já dá uma bom indício.

O principal deles talvez seja "RADIO NACIONAL - O BRASIL EM SINTONIA", de Sonia Virginia Moreira e Luis Carlos Saroldi, da Editora Martins Fontes. Esse livro foi editado em 1988. Pelo menos na Livraria Cultura ele está esgotado, mas não custa procurar. Se não achar esse, você pode tentar na biblioteca de sua cidade o livro "POR TRÁS DAS ONDAS DA RÁDIO NACIONAL", de Miriam Goldfeder, da Editora Paz e Terra. Só que esse livro foi lançado originalmente em 1981. Há outros livros em catálogo que também podem te ajudar também. (Aliás, você não diz qual curso você faz e em qual cidade você mora)

Pilares, Via Satélite, da Rádio Nacional a Rede Globo, de Paulo César Ferreira
A verdadeira História de Silvio Santos, de Arlindo Silva
Jovem Pan 50 anos, Álvaro Alves de Faria
A Bola no ar vol. 45 - O rádio esportivo em São Paulo, Edileuza Soares
O Rádio, o Futebol e a vida, de Flávio Araújo
Programa Case, o rádio começou aqui, de Rafael Case

Boa sorte na pesquisa.
Estréia do Pânico na Web

O Terra está participando da 12ª edição do Maximídia, o maior evento de comunicação da América Latina. No estande que ocupa 140m2 no Transamérica Expo Center, em São Paulo, foi montado o estúdio completo da TV Terra.
Nele estão sendo produzidas diversas atrações, como o anúncio do vencedor do Prêmio Publicitário Interativo, a estréia do Programa Pânico da Rádio Jovem Pan FM, Chat Shows exclusivos e bate-papos com personalidades.


Enviado por Rafael Marinari - São Paulo/SP

segunda-feira, setembro 23, 2002


Pesquisa sobre o rádio

Caro Marcos

Gostaria de agradecer pela valiosa contribuição. Na verdade, acabei me valendo do Rádio Base para obter algumas informações, mas já me vejo como um visitante freqüente do site, pois curto as coisas do rádio, sobretudo esse caráter nostálgico que o veículo instaura na vida da gente.
Um abraço e mais uma vez obrigado. Manterei contato.
Samir Thomaz
samir.thomaz@atica.com.br

=========================================
Obrigado pela sintonia, Samir. Vamos aqui repetir o questionário que você nos enviou para que nossos prestativos leitores pudessem responder. Quem estiver a fim, é só enviar para o email do nosso amigo, ok?

Caros amigos da Rádio Base,
Sou o Samir Thomaz, do jornal Esquinas de S.P., da Fundação Cásper Líbero. Estou escrevendo uma matéria sobre rádios populares para a edição comemorativa dos 80 anos do rádio no Brasil. Como sei que se interessam pelo assunto, ficaria muito grato se pudessem me responder a quatro perguntas que certamente vão enriquecer a matéria.

1) O que há para comemorar nesse momento em que o rádio comemora seus 80 anos?
2) Do que você gosta e do que não nas programações das rádios atuais?
3) Que papel você acha que o rádio tem na sociedade contemporânea?
4) Qual a sua opinião sobre as chamadas "rádios evengélicas"?
5) Se for possível, mencionar nome, idade, cidade e profissão.

Grato.
Samir Thomaz
Jornal Esquinas de S.P.
Faculdade Cásper Líbero
São Paulo - SP

Radialista gaúcho é ameaçado de morte e sai do ar

Gente, vejam só isso e tirem suas próprias conclusões.

O radialista gaúcho Nélson Marconi, da Rádio Pampa, apresentador do horário "Pampa na Madrugada" entre 2:00 e 7:00, anunciou esta madrugada que sairá do ar da emissora por estar recebendo diversas ameaças de morte, assim como sua família e seus sócios em seu clube de futebol amador. Ele disse que não quer mais se expor publicamente enquanto estiver com este problema em sua vida. Tá, à primeira vista pode parecer algo como "Jesus Cristo, tão ameaçando matar o cara, que horror!!!" Só que este radialista é conhecido por volta e meia bater boca de forma furiosa com alguns ouvintes (seu programa dedica-se unicamente a atender ouvintes por telefone), e até destratar alguns no ar mesmo, tanto que a direção da Rádio Pampa sempre recebeu reclamações furiosas por este moço ter destratado muitas pessoas no ar - eu mesmo fui uma delas, era ouvinte dele e fui destratado um dia sem o menor motivo. Fiquei muito chateado aquele dia.

Aí ontem, tô eu passando pelo dial de noite, e ouvi aquilo. Me chamou a atenção, e resolvi ouvir mais. E acabei sabendo disso. E aí, eu fico pensando: tanto pode ele estar mesmo sendo ameaçado de morte por este maníaco (como foi descrito), ou de repente pode ser jogadinha ensaiada para ele acabar saindo do ar por cima, porque a direção da rádio pode ter se cansado das diversas reclamações em torno dele e tirado-o do ar.

Apenas para constar: apesar de seu programa ser de atendimento aos ouvintes, poucas pessoas ligam. Tem horas que ele fica até uma meia hora sem atender ninguém, porque ninguém liga. Nisso, ele se socorre de recuperar matérias da programação esportiva da rádio. Outros dois momentos "ó do borogodó" do programa são uma tal mulher que liga pra ele, e ele desanda a ficar contando piadas de Joãozinho por mais de uma hora a fio; e ficar tratando detalhes de seu clube de futebol, como negociar vinda de jogadores, festinhas, tudo em pleno ar!!! Nisso, são 5 horas diárias jogadas fora pelo tal de Marconi.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre-RS

USP promove ciclo de debates sobre o rádio

O Senac e a Escola de Comunicações e Artes da USP realizam entre hoje e sexta-feira um ciclo de debates para comemorar os 80 anos de rádio no Brasil. O debate de hoje, com o tema Encontro Sonoro - Rádios On Line, ocorrerá das 16 ás 19 horas e terá a participação de Ligia Trigo de Souza e Sonia Avallone. As palestras de hoje e de amanhã, das 19h30 ás 22h30, serão realizadas no Auditório Paulo Emílio (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, segundo andar, Cidade Universitária). As restantes - quarta, das 16 às 19 horas; quinta, das 19h30 às 22h30; e sexta-feira, das 14 às 17 horas - ocorrerão no Auditório Senac (Rua Scipião, 67, Lapa, telefone 3866-2500). O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo - Caderno 2 de 23 de setembro de 2.002
Daniela Brusco
São Paulo - SP

Andreas Kisser convida.....

... Samuel Rosa, Nando Reis, Tony Belotto, Edgar Scandurra, Beto Lee, Derrick Green, Paulo Jr., Igor Cavalera, João Gordo, Paulo Zinner, André Cristovam, Bocato e Theo Werneck para tocar Classic Rock! A festa acontece no dia 25 de setembro, no Via Funchal: (11) 3846.2300. Venda promocional de ingressos com 50% de desconto na Woodstock Discos, à Rua Dr. Falcão, 155, Metrô Anhangabaú. Mais informações pelo telefone 3101-6690.
Este é um show que vale a pena assisitir!

Holandês Voador
Rádio Kiss FM 102,1 MHz
São Paulo - SP

Rádio Rio 1440 muda de nome

Desde sexta-feira, 13 de setembro de 2002, que a Rádio Rio passou a se chamar Rádio Super 1440. Deve ser para não confundir com a espírita Rádio Rio de Janeiro, que opera em 1400 Khz. A rádio Super 1440 continua sendo da Sociedade Radiodifusão Verde-Amarela Ltda., dirigida pelo Procópio Mineiro e continua sendo afiliada da Rede Jovem Pan Sat.
Um grande abraço radiofônico de:

André Luis Alves de Amorim
da Penha Circular
Rio de Janeiro - RJ

domingo, setembro 22, 2002

2º Radiomania - Uma oportunidade para você debater sobre temas do veículo rádio

O início: Até que ponto o rádio influenciou o Brasil com seu surgimento. O estilo musical e o conteúdo veiculado naquela época, tinham alguma relação ou semelhança com os de hoje?

O meio: Mobilidade, instantaneidade e credibilidade foram fatores que realmente fizeram o rádio se fortalecer e firmar seus valores diante da televisão na década de 50

O futuro: Será este um sentimento cada vez mais presente no profissional da modernidade? Como o rádio se prepara para enfrentar o aumento cada vez maior da velocidade da informação frente as novas tecnologias?

Palestrantes: Miguel Dias (Rádio Globo AM/SP - Apresentador) e Reynaldo Tavares (Radialista, autor do livro "Histórias que o rádio não contou").
Mediador: Cyro César (Radioficina)

Data: 30 de setembro de 2002, às 19h30

Para fazer sua inscrição ou para maiores informações, o telefone da Radioficina é 0xx11 - 6163-1370
Tá bom, eu explico...

... mas serei breve!
Durante a finalização da gravação do CD do Magazine, marquei uma entrevista com o Kid Vinil para o programa Kizumba Net. Fiz o contato, mandei o release, marquei dia e horário, tudo certinho. E quem disse que ele apareceu? Nem ligou para dar uma desculpa, por mais esfarrapada que fosse.
Também não liguei para saber o motivo da falta, preferí seguir meu trabalho cuidando de outros entrevistados mais interessantes.

sábado, setembro 21, 2002


Patrícia Palumbo na Senado FM

A jornalista e radialista Patrícia Palumbo é a convidada desta semana do programa "Escala Brasileira", da Rádio Senado. Na entrevista, Patrícia falará sobre o seu livro "Vozes do Brasil", comentará sobre os novos nomes da MPB e sobre sua experiência em rádio. O "Escala Brasileira" vai ao ao neste domingo às 11h, pela Rádio Senado FM 91,7 MHz. (Marcos Ribeiro)

Rádio Tupi multada por opinar sobre Alckmin

A Rádio Tupi AM foi multada pelo TRE-SP em R$ 21.282,00 por emitir opinião desfavorável ao governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin, durante o programa "Colocando a boca no trombone". O artigo 45, III, da Lei 9.504/97, determina que os veículos de Comunicação não podem divulgar opinião favorável ou contrária a candidato. (Consultor Jurídico / Comunique-se).

Emissora e entrevistada devem indenizar por ofensa

http://conjur.uol.com.br/view.cfm?id=13518&ad=b

As empresas de comunicação com programas ao vivo respondem solidariamente pelos danos morais causados por conteúdo ofensivo de uma entrevista. O argumento de que a emissora não conhece previamente o caráter de declarações de ouvintes entrevistados em tempo real não é válido. O entendimento é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, que condenou a Rádio Liberdade de Sergipe Ltda a pagar uma indenização de R$ 20 mil para Adely dos Santos Rego. A entrevistada de um programa da rádio também deve pagar R$ 20 mil para Adely por causa de uma entrevista ofensiva.

Adely entrou na Justiça como uma ação de reparação de danos morais e materiais contra a rádio. Alega que foi ofendida em um programa veiculado pela emissora. Segundo Adely, em maio de 1996 Silvana Cristina Souza dos Santos, uma das entrevistadas, dirigiu-lhe acusações graves. Silvana disse que Adely era amante do então prefeito de Nossa Senhora das Dores. A entrevistada também foi condenada a pagar-lhe indenização no valor de R$ 20 mil.

Adely diz que a entrevista teve grande repercussão em sua vida particular. Ela conta que teve de se ausentar do ambiente de trabalho por tempo indeterminado e seus filhos passaram a ser objeto de gozação na escola. E mais: ela diz que foi abandonada pelo marido, que não suportou o escândalo. Em primeira instância, o pedido de indenização foi negado. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe. De acordo com o TJ-SE, quando se trata de programa ao vivo, a emissora não tem um controle prévio sobre o que vai ser transmitido. Adely, então, apresentou recurso especial no STJ.

O relator, ministro Aldir Passarinho Júnior, afirmou que se uma empresa de comunicação divulga programa ao vivo expõe-se a riscos de que o entrevistado utilize-se do rádio, televisão ou jornal para dar amplitude significativamente maior à sua opinião a respeito de alguém. "E se essa opinião é ofensiva, é óbvio que o dano moral é patente e de muito maior alcance do que se fosse uma mera declaração veiculada pessoalmente", diz o ministro.

De acordo com o relator, se a proposta do programa é a de divulgar entrevistas em espécie de "canal aberto" parece-lhe que a propagação ao público de acusações e reclamações são o objetivo da emissora, que angaria audiência e receita econômica. "É uma opção sua, e por ela deve responder, quando ultrapassada a linha divisória entre liberdade de imprensa e a imputação de acusações a alguém que, a seu turno, tem o direito de defesa e de obter o ressarcimento pelo abalo em sua honra e dignidade expostos daquela maneira", ressalta o ministro.

Por conta disso, a Quarta Turma do STJ, por unanimidade, reformou decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe e condenou a Rádio e a entrevistada, solidariamente, ao pagamento de indenização por danos morais correspondente a R$ 40 mil, além de custas e honorários advocatícios de 10% sobre o total da condenação.

Processo: Resp 331.182
Revista Consultor Jurídico, 20 de setembro de 2002.


Vinhetas Antológicas da FM

Caro Marcos e pessoal da Rádio Base,

Parabéns pela iniciativa!!!!! Como é bom ouvir de novo os locutores e vinhetas antológicas do FM. Uma sugestão: porque vc não entrevista os locutores que arrebentavam nos anos 80? Virei fã deste site!!!!

Abraços,
Marcus Savoi
São Paulo - SP


=========================================
Sugestão anotada, Marcos, e muito obrigado por visitar nosso site, ok?


Ora, sim, pois não!!!

Não tenho a menor idéia do por quê você não gosta do Kid vinil, Marcos. Gostaria que você esclarecesse para os leitores. Agora, no programa dos Paralamas, se eles não falarem sobre direitos autorais, pirataria, preço dos cds, espaços físicos para música, shows para o eixo Rio São Paulo, internet, novas tecnologias para a música, divulgação na mídia, etc, eles vão falar do quê? Da veia musical do senhor Carlinhos Brown? Da nova safra da MPB? Dos novos grupelhos de rock? Da morte da Cássia Eller? Da saída do Nando Reis dos Titãs, ou do "mundinho pop" do qual eles fazem parte? Ainda que eles discutam essas amenidades, não dá para fazê-lo consistentemente se não tratar das outras questões mais substanciosas como as que descrevi. Do contrário, será um especial que nem vai feder, nem vai cheirar, de tão inóquo.

Como não sou um ouvinte cruel porque eles não investem no programa e chamam alguém como o Fábio Massari, Roberto Maia, Maurício Valladares, enfim, alguém do ramo para comandar e entrevista?
Kid Vinil

Bom, não vou lá muito com a cara do Kid Vinil (quem ouve o Kizumba sabe por quê!!), mas achava que ele segurava o pique da Sessão da Tarde lá em cima, e a qualidade do programa também. A Sessão da Tarde começou quando a tão falada dupla Tatola/Maia resolveu "conversar" com os ouvintes ao vivo, fazendo enquetes, promoções e brincadeiras. Depois que eles saíram, o programa continuou no ar, mas sem sentido, já que não havia "conteúdo", só músicas, como num horário normal da rádio. Com a entrada do Kid Vinil, o programa recuperou sua razão de existir e seguia bem.
Vamos ver qual será a próxima empreitada do Kid Vinil e como ficará a Sessão da Tarde.
Especiais 89 FM

Boa a iniciativa da rede Rádio Rock em realizar esse especial do Paralamas... parece que a banda está voltando com tudo mesmo!
Quanto à qualidade do especial, Marco, uma coisa de que não posso reclamar da 89 FM é de seus especiais! Geralmente, são programas dignos de ter gravados, como eu tenho alguns...
Já não garanto que eles vão falar sobre esses assuntos que você citou, sabe como é, não é?

sexta-feira, setembro 20, 2002

Vai ao ar a primeira entrevista de Herbert

A rede Rádio Rock apresenta na segunda, às 21h, o programa "Dossiê Paralamas", um especial com três horas de duração. Trata-se da primeira entrevista que Herbert Viana concede depois de seu afastamento, decorrente do acidente com o ultraleve que ele pilotava em fevereiro de 2000. Na entrevista, fala da volta do Paralamas do Sucesso. O programa mostra versões exclusivas de sons da banda.

O "Dossiê" ainda inclui depoimentos de Bi Ribeiro, João Barone e também de outros artistas sobre o Paralamas. A rede Rádio Rock transmite o especial para as demais emissoras que a compõem: 89, em São Paulo; Rádio Cidade, no Rio; 89, de Campinas; e a 103, de Sorocaba. Já o novo som do Paralamas estará no ar, na programação normal, só a partir do dia 26.(Magali Prado, Jornal Agora SP)

=================================================
Ora, vivas!!!!!!!! Parece que, de algum modo, a indignação dos ouvintes contra a preguiça dos produtores e emissoras de rádio começa a dar resultados, ainda que muuuuito indiretamente. Só espero que esse "Dossiê" seja realmente substancioso, não aquela conversa fiada para encher fita magnética. Será que eles vão falar de coisas importantes como direitos autorais, pirataria, preço dos cds, espaços físicos para música, internet, novas tecnologias para a música, divulgação na mídia, etc, ou vão falar somente de frugalidades, coisas vagas e tocar as mesmas músicas de sempre, além as malditas canções "de trabalho"? Vamos esperar para ouvir.

A propósito: por que não tocam mais músicas novas do conjunto ao longo da programação normal dessas rádios?

Jornal Esquinas pede opinião dos leitores da Rádio Base

Caros amigos da Rádio Base,

Sou o Samir Thomaz, do jornal Esquinas de S.P., da Fundação Cásper Líbero. Estou escrevendo uma matéria sobre rádios populares para a edição comemorativa dos 80 anos do rádio no Brasil. Como sei que se interessam pelo assunto, ficaria muito grato se pudessem me responder a quatro perguntas que certamente irão enriquecer a matéria.

1) O que há para comemorar nesse momento em que o rádio comemora seus 80 anos?
2) Do que você gosta e do que não nas programações das rádios atuais?
3) Que papel você acha que o rádio tem na sociedade contemporânea?
4) Qual a sua opinião sobre as chamadas "rádios evengélicas"?
5) Se for possível, mencionar nome, idade, cidade e profissão.

Grato.
Samir Thomaz
Jornal Esquinas de São Paulo
samir.thomaz@atica.com.br
==================================
Olha aí, ouvintes de todo o Brasil, vamos colaborar com nossos amigos da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, aqui de São Paulo.

Clique aqui e leia a última entrevista de Kid Vinil, antes dessas modificações na Brasil 2000. (Será que ele voltará?)
Kid Vinil deixa o programa Sessão da Tarde, da Brasil 2000 FM

O radialista, músico e jornalista Kid Vinil fez a última apresentação de seu programa "Kid Vinil na Sessão da Tarde" nesta sexta - feira. No entanto, ele deixou claro que a edição que vai ao ar sempre aos sábados será mantida. Sem maiores explicações aos seus ouvintes, ele disse que a atração deverá passar para o horário noturno e que a emissora também manterá os programetes "Dicas do Vinil".

O programa "Sessão da Tarde com Kid Vinil" estava no ar desde o começo de abril. Em uma hora, o vocalista do conjunto Magazine apresentava inúmeros itens de sua vasta discoteca de música pop de todo o mundo, além de antigas bandas de rock nacional. (Marcos Ribeiro)
Obrigado pela dica, Daniela!
Vou acessar já!
Versão brasileira Kizumba Net

Alô você!!!!!!!!!
Os estúdios da Radioficina e o 20th Century Passado têm o prazer de apresentar mais um programa Kizumba Net, o primeiro programa de humor transmitido totalmente ao vivo pela internet brasileira.
Neste sábado, dia 21/9, teremos a ilustre presença de Nelson Machado e Cecília Lemes, dois dos melhores dubladores do nosso país! Nelson dubla personagens como o Quico (seriado "Chavez"), o desenho animado Darkwing Duck e no cinema, os filmes com o Robbin Willians. Já Cecília, dubla a Chiquinha (também do "Chavez), Harriet (Super Vicky) e Fran (The Nanny). E essas são só algumas personagens que essas vozes podem fazer!
Para ouvir o programa, basta acessar www.radioficina.com.br à partir das 14h. Se quiser mandar perguntas, é só entrar no chat.
Esperamos você por lá!
Até...


Marcos Henrique Lauro
kizumbanet@ieg.com.br
www.kizumbanet.hpg.com.br
Produção Kizumba Net

quinta-feira, setembro 19, 2002


Só para não esquecer

Que fim levou o movimento MPB Sempre, que depois virou uma Ong. Alguém sabe?

Sexta-feira 13 com o padre vidente da FM ( e a Globo contou o milagre mas não disse o nome do santo)

Laura Mattos
da Folha Online

Em outras rádios, candidatos prometem de tudo no horário eleitoral. Na pirata 90,1 FM, a Planeta 90, a propaganda política obrigatória não vai ao ar, mas o padre vidente Francisco Silva também faz promessas: uma consulta com ele "resolve todos os seus problemas, cura frieza sexual, desfaz trabalhos e traz a pessoa amada em poucos dias". A estação, criada em 98, toca música popular. Já foi fechada seis vezes pela Polícia Federal e Francisco Sales Silva, que se auto-intitula padre vidente, preso. No ar, a propaganda não pára: "Marque uma consulta". Esta coluna decidiu "se consultar". Quanto custa? "R$ 20. Ele põe o nome na gruta e ora." Marcamos para sexta.

É uma escadaria numa portinha entre dois açougues, debaixo de um viaduto. Uma placa diz: "Igreja Católica Santa Missões". Lá em cima, um salão com 300 cadeiras voltadas para um altar pintado de amarelo, roxo, azul e laranja. Ao lado, loja de produtos "religiosos". Na parede, lista dos "dizimistas" e um cartaz com 25 razões para pagar o dízimo: "Porque quero ter a consciência tranquila, porque meu salário não será posto em um saco furado...". Umas 20 pessoas esperavam a "consulta", metade para as 10h. Uma secretária chegou às 10h40. Recebeu os R$ 20 de cada fiel, que colocava a mão direita sobre um papel para ela fazer o contorno com caneta. "Entrega pro padre."

A missa começava. "Nesta sexta-feira 13, macumbeiros farão sacrifício até com sangue de gente", dizia o padre, não o Francisco Silva, para os cerca de 200 fiéis. "Sua vez." Um garoto de 20 e poucos anos, batina dourada rasgada, atendeu numa sala, nos fundos da igreja. Francisco Silva? "Não, padre Marcos." Viu a mão no papel. "Qual é o problema?" Pela tangente: "Uma amiga pediu para eu vir. O marido é alcoólatra". "Feche os olhos. Em nome do senhor..." E rezou por segundos. "Vi uma baiana enterrando três garrafas de cachaça com a boca pra baixo. Esse homem era pra estar morto. Mande sua amiga vir. Digo o nome de quem fez o trabalho. Vá com Deus."

A coluna tentou falar com Francisco Silva, ontem, por telefone. A secretária, Clarice, disse que ele não iria comentar e que a rádio não era dele. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) diz que ele é o responsável pela FM. "Essa emissora não outorgada já foi interrompida seis vezes. Responde a vários inquéritos, mas a impunidade impera. Já representamos criminalmente novamente. Estamos aguardando a PF requisitar nosso apoio", respondeu a Anatel, responsável pela fiscalização de rádios piratas. Só para fixar: "A impunidade impera". Palavra da Anatel.

==========================================
O que só eu ouvi e ninguém pôs na web: no programa "Show do Antonio Carlos", da Rádio Globo Brasil, essa notícia foi comentada por uma das repórteres da atração. No entanto, ela nem ao menos se deu ao trabalho de dizer que a história foi publicada na Folha de São Paulo de quarta-feira, nem deu os devidos créditos à repórter Laura Mattos. Será que não dar créditos a trabalhos jornalísticos de profissionais de outras empresas virou regra nas emissoras de rádio, tv e jornais das Organizações Globo? "Vamo acordar, Antônio Carlos!!!!", como ele mesmo costuma dizer.

Colunista da Folha Online estréia programa na rádio Capital AM
da Folha Online

A jornalista Magaly Prado, colunista da Folha Online, estreou no último dia 14 o programa de rádio "Revista Capital", na Capital AM -1040 khz ou pelo site http://www.radiocapital.am.br . O programa, que vai ao ar todo sábado, das 14h às 15h, trata de temas variados, como saúde, nutrição, moda, beleza, entretenimento e sexo, trazendo entrevistas com especialistas nos assuntos abordados.

Magaly também convida um cozinheiro diferente a cada semana para dar uma receita. No programa, ainda há dicas de lazer e de leitura. A colunista do jornal "Agora" Fabíola Reipert tem participação fixa, contando fofocas sobre famosos. Na parte música, Magaly diz que tocará "canções bonitas de qualquer época" e que conversará com músicos que estejam lançando trabalhos.

=============================================
O programa já estreou. Mesmo assim, boa sorte, Magaly. Estou torcendo por você.

Lembrei o nome do filme

O filme norte-americano, que eu te falei, comparando ao ocorrido em Porto Alegre, chama-se "Cabeças de Vento". Sim, eu sei que vai te dar motivos para piadinhas para comigo!!! Mas, eu me esforcei para lembrar esse nome, dá um tempo, vai.

Abraços a todos
José Bueno - Brasilia/DF

As reportagens da Filomena Saleme estão na web

Olá, Marcos Lauro
Se você quiser escutar a série de reportagens da Filomena Saleme, acesse o site da Eldorado www.radioeldorado.com.br e láááá´em baixo no fim da página, tem o link Série Especiais - Os Caminhos do Rádio. É acessar e se deliciar.

Um abraço
Daniela Brusco

O maluco de Porto Alegre

Amigos da Radio Base,

Esse acontecimento da invasão da Atlântida FM, em Porto Alegre, eu estava no carro pelas 16h30 e ouvi pela CBN, aqui em Brasília. Na mesma hora, me veio a mente, um filme norte-americano, dessas comédias adolescentes, de uns 10 anos atrás. O filme era sobre uma banda de Rock que invade uma emissora FM, uma KBXF da vida, que se intitulava " A Radio Rebelde". Os caras obrigavam o locutor a tocar as musicas da banda, igualzinho ao ocorrido em Porto Alegre. Por se tratar de um filme bobinho, não me lembro do nome, pois o assisti em vídeo há uns 10 anos. Acho que a vida imita a arte, ou, pelo menos, assiste e copia.

Abraços a todos.
José Bueno
Brasília - DF


Invasor de rádio pode pegar até três anos de detenção

Enviado por Daniel Freiberger
De Porto Alegre - RS

O músico Marcus Vinícius Deorristte dos Santos, que invadiu o estúdio da Rádio Atlântida FM de Porto Alegre na tarde desta quarta, 18 de setembro, e fez o locutor Márcio Paz como refém durante uma hora e 10 minutos, responderá pelos crimes de cárcere privado (artigo 148 do Código Penal – reclusão de uma três anos) e porte ilegal de arma (detenção de um a dois anos e multa). Depois de autuado em flagrante, o músico foi encaminhado para o Presídio Central de Porto Alegre. Insatisfeito por não fazer sucesso na mídia, Santos resolveu apelar para o crime. De roupas pretas com detalhes prateados e com os olhos pintados de preto, o músico de 27 anos ameaçou o radialista com uma arma e o obrigou a tocar na rádio todas as músicas do CD Fases da Vida, da banda ACC – Além do Céu Cinzento –, da qual é vocalista. Paz rodou o CD na íntegra e em seguida repetiu duas músicas por duas vezes.

Santos – que na banda tem o codinome de Cram – chegou à Atlântida de táxi, pouco depois da 15h. Dizendo-se interessado em conhecer a emissora, teve acesso ao segundo andar ao apresentar uma carteira da Ordem dos Músicos do Brasil com outro nome. Vestia uma longa capa preta sob a qual escondia um revólver 38. Santos invadiu o estúdio enquanto rodavam os comerciais e mandou os três acompanhantes de Paz saírem. Trancou a porta por dentro e mandou Paz anunciar que a rádio havia sido tomada. Com o locutor na mira de sua arma, o músico obrigou-o a tocar as 10 músicas do CD. Mantendo a calma, Márcio Paz obedeceu, apenas anunciando a intervalos regulares no ar: "A Rádio está sitiada, isto é sério, estou aqui com o Cram, da banda ACC, e estamos tocando músicas do CD da banda".

Acionada, a polícia cercou o prédio 10 minutos depois. O tenente-coronel Rodolfo Pacheco – que minutos antes tratava com os internos rebelados da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) na Rua Jacuí – começou as negociações com o jovem. Ao perceber a movimentação na rua, Santos começou a ficar nervoso e pediu um advogado para se entregar. O refém telefonou para sua própria advogada, Katiuscia Machado. Dez minutos depois da chegada de Katiuscia, Santos entregou a arma e se rendeu. Ele deixou a rádio às 16h20min, algemado, e foi levado para a Área Judiciária da Polícia Civil. A advogada lembrou que durante as negociações Marcos alegava estar "desesperado" para divulgar o som de sua banda. Ao final, o único resultado objetivo do invasor foi ter o CD retirado das prateleiras da loja que os vendia. Logo após o desfecho, o locutor da Atlântida se disse apavorado com a violência. Elogiou a conduta da BM no episódio e garantiu que durante o tempo em que esteve sob a mira do revólver conversou com Cram. Paz afirmou que não se tratava de um marginal, mas de um músico descontente com as dificuldades do mercado fonográfico. A carreira do líder da ACC já teria 10 anos e ele se consideraria injustiçado pelo sistema. O pai do músico, Getúlio Nunes dos Santos, afirmou estar surpreso com a atitude do filho, que classificou como uma pessoa tranqüila.

No site da ACC, informações sobre a história do grupo e de seus integrantes trazem particularidades, como a mania de escrever nomes de lugares e pessoas ao contrário. Um mundo futurista, situado após a Quarta Guerra Mundial é o palco da fantasia. Segundo eles a Terra, fragilizada no cenário pós-guerra, teria sido invadida por extraterrestres do planeta RX 222, que impuseram um reinado de terror, usando os seres humanos como cobaias em experiências científicas. Apesar da situação, 10 mutantes teria conseguido se reunir para depor o imperador Oguh Rotciv em 5991 e o seu líder, Cram, teria se tornado o novo governador da Terra. Esse grupo de 10 mutantes é o ACC.

=============================================
Resumo da Ópera: o tal do Cram teve seus 15 minutos de fama, foi preso, vai passar uma estada no xadrez e a Rádio Atlântida vai continuar sua vidinha normal tocando alegremente seus hits de sempre. Será que adiantou fazer essa forma de protesto? Não havia uma forma mais "inteligente"? Será que depois disso a Atlântida vai abrir espaço para banda que não façam parte do "Mainstream"? Espero que nossos valorosos leitores gaúchos ajude nos a entender melhor os desdobramentos desta história, combinado?

Que faixa de trabalho, que nada!!!!

É como eu disse: a maioria das rádios trabalham como a há vinte anos atrás. Dizem que trabalham num esquema "profissional", mas não parece. Numa época em que temos CD regravável, MD, MP3, internet e o escambau, a tal "faixa de trabalho" é coisa de radialista imbecil e preguiçoso que engole o que as gravadoras empurram. Se o cara é bom, não vejo nada demais rolar as outras faixas do CD, a menos que resto do trabalho do Jorge Versillo seja uma merda mesmo!!!

O pessoal mais velho deve lembrar que, tanto na Excelsior FM como na Fluminense FM, era terminantemente proibido repetir qualquer música num espaço de 120 horas ou menos. Era um listão aberto e criativo. Suponho que alguns dos profissionais que "tão bem conhecem de rádio" saibam disso. Ou será que nós, ignorantes ouvintes, precisamos realmente fazer faculdade para aprender a lidar com rádio e, aí sim, fazer críticas construtivas?
Ah, o Jorge "Versinho"...

Marco, infelizmente há a filosofia da "música de trabalho", aquela faixa do CD que escolhem a dedo para nos encher a paciência...
Há algum tempo, a rádio Brasil 2000 fazia um esquema muito interessante: nos lançamentos nacionais, a banda ia até o estúdio para um entrevista, eram tocadas duas ou três músicas do disco em lançamento e a própria banda, junto com os ouvintes que ligavam, escolhiam a "música de trabalho" que seria tocada na rádio.
Com certeza, é um modo de aproximar a banda dos ouvintes e é criativo, já que foge do "esquemão" da gravadora.

quarta-feira, setembro 18, 2002


Alô, emissoras que adoram tocar as duas músicas do Jorge Versilo

Se o cara é tão bom, porque vocês não tocam as outras músicas do CD dele para a gente conhecer?
Homem invade rádio e "sequestra" locutor em Porto Alegre

Do Uol / Reuters
Enviado por Rodney Brocanelli

Um homem maquiado invadiu o estúdio da rádio Atlântida de Porto Alegre durante a tarde de quarta-feira, rendeu um locutor e o obrigou a executar apenas músicas de sua banda por 1h10. Segundo uma funcionária da rádio, o jovem se identificou na portaria como Marcelo Getúlio dos Santos e invadiu o estúdio em seguida com um revólver, obrigando o locutor Márcio Paz a tocar apenas o CD de lançamento da banda ACC, sigla para "Além do Céu Cinzento". O CD, chamado "Fases da Vida", foi inspirado na Segunda Guerra mundial.

"Ele se identificou como músico da banda", disse Cristina Bernardes à Reuters por telefone. O comandante do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, tenente-coronel Rodolfo Pacheco, teve que deixar a negociação de uma rebelião na antiga Febem para comandar as conversações com o músico. A televisão local mostrou imagens da resolução do episódio por volta das 16h10. Depois de parar de executar as músicas, o locutor disse que a situação estava sob controle e ainda divulgou os locais onde se podia comprar o CD da banda. O grupo ACC se autodefine de estilo pop rock e mantém mensagens catastrofistas em seu site.

========================================
Teria sido mesmo um tresloucado ato solitário de um doidivanas ou foi mais um golpe de marketing de profundo mau gosto? Alô, pessoal de Porto Alegre, o que vocês acham?

Trocando em miúdos pode guardar as sobras de tudo que chamam lar! (Chico Buarque e Francis Hime)

Caro Marcos Ribeiro

Acalme-se! Não precisa se enervar, se aborrecer, se ojerizar, se martirizar com aquilo que eu te disse com o comentário que fiz a respeito de Carlinhos Caju e a programação popular das rádios. Saiba que respeito o parecer, a opinião de todas as pessoas que escrevem e se manifestam no blog e assim como você eu também estou descontente, decepcionado, insatisfeito com a programação que determinadas estações difundem atualmente. Porém, cansei de repetir centenas de vezes a mesma coisa e não ver as providências serem tomadas. Os diretores das rádios parecem estátuas; verdadeiras múmias. O que eles querem é simplesmente se locupletar. Só isso.

Quanto aos meus escólios, eles são tão chinfrins, tão relés que merecem ser desprezados, esquecidos. Já com relação ao programa esportivo difundido por determina emissora e o apreço que nutro por certa jornalista que trabalha nesta, informo-te que a jornalista fora dispensada do quadro de apresentadores deste informativo de tão bisonho que este informe era. A garota, todavia, continua apresentando o noticiário. Só que na parte da manhã. Que fique bem claro pra ti que não estou enfastiado dos aranzéis que a Rádio Base proporciona aos internautas e as pessoas que militam no setor radiofônico.

Renato Monteiro Kloss
Curitiba – PR
============================================
Ahhhhhhh Bom!!!! Agora entendi !!!!!!!!
Rádio Capital estréia programa religioso

A Rádio Capital (1040 Khz), de São Paulo, estreou nessa segunda-feira, 16 de setembro, um programa religioso nas madrugadas. O programa ocupa o horário das 0h às 1h e é apresentado por um padre. A apresentadora Rose Marques, ex-dona do horáriio, desligou-se da empresa. Com isso, a Capital deixou de ser a única emissora grande e popular que não tinha um programa religioso em sua programação diária.

Estranho é que tal transmissão aconteça na madrugada, ou seja, é nessa faixa que diversas outras emissoras começaram o processo de arrendamento para seitas evangélicas. Independentemente de ser católica ou evangélica, é triste que exportamos para o mundo esse tipo de programação, que nada acrescenta na divulgação de nossa cultura. A Capital é uma das poucas emissoras
que ainda transmitem em ondas curtas e, no período noturno, chega a diversos países do mundo. Record, Gazeta, Canção Nova, entre outras, já fazem isso há tempos. A Capital, agora, se junta a elas.

Enquanto na Capital a estréia não é das melhores, a Rádio News (1150 Khz) entrou no mundo do futebol e, desde este último fim de semana, transmite jogos do Campeonato Brasileiro com uma grande equipe esportiva. Além disso, diariamente, tem um programa acerca desse assunto às 11h. Não tem nada a ver com a programação light da emissora, mas, ainda assim, deve encontrar um público sedento por futebol nessa nova fase da rádio, em AM.

Abraço a todos e estou acompanhando o crescimento do número de leitores desse blog. De fato, a Rádio Base já está promovendo o essencial, ou seja, o debate. Não adianta querer mudar o que é ruim. É preciso valorizar o que é bom e divulgar, como faz muitos dos navegantes desse blog.

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

==========================================
Xiiii, lá vem outra polêmica, Alessandro. Como não adianta mudar o que é ruim? Então se o cano de sua casa estoura, você não vai tratar de consertar, é? Vai prefirir elogiar a instalação do vizinho? É lógico que é preciso mostrar o que dá certo no rádio, mas também é necessário discutir as mazelas e as coisas erradas que fazem no veículo. O rádio que a gente ouve no Brasil está ruim? Sim, está ruim. Porém, como você e outros vivem mostrando aqui, há muitas coisas interessantes acontecendo por aí. Só lamento que os profissionais do meio não estejam interessados em participar deste debate. Há muitos deles que nos leêm, no entanto, quando são chamados a discutir coisas que são de interesse de todos, a maioria prefere o silêncio, como se concordasse com o estado de coisas. Será que eles acham que o Rádio vai bem, obrigado? Ou será que essa imensa minoria de ouvintes que lê e escreve nesse log é um bando de exagerados? Por enquanto, não dá para saber exatamente o que eles pensam.
Horário inviável (para mim, pelo menos)!

Fiquei curioso para ouvir para ouvir a série da Filomena Saleme, na rádio Eldorado!
Pena que nesses horários não há a mínima chance para eu ouvir...
Será que rola uma reprise?

terça-feira, setembro 17, 2002


Filomena manda aquele alô para a nossa Dani!!!!!!

Nem todo radialista é Carlinhos Caju. Tem uns que respeitam os ouvintes. Leiam a mensagem que recebi agora há pouco. (Daniela Brusco)

Oi Daniela..

Obrigada pelo carinho, este é realmente o retorno que importa para uma pessoa que gosta de rádio como eu. Quanto aos horários, na segunda-feira houve um problema, porque tivemos um entrevistado no estudio, mas normalmente a série especial vai ao ar as 6
horas e 50 minutos e as 10 horas e 50 minutos.
Um abraço
Filomena Saleme
Rádio Eldorado AM de São Paulo

Gafes radiofônicas!!!

Olá pessoal da Rádio Base,

Meu nome é Jorge Junior, jornalista esportivo, estou escrevendo um livro e lançando um site com histórias engraçadas do rádio.
Gafes, erros de português e muitos coisas que aconteceram nos bastidores. Gostaria de contar com a colaboração e participação de vocês. Que o pessoal pudesse descrever uma história ou gafe que conhecem para ilustrar este trabalho.


Exemplo: Um narrador esportivo de Maringá - PR enviou está história.
O repórter foi acionado para dar uma notícia.
-Olha Antenor! a polícia encontrou um cadáver totalmente morto aqui na zona leste".

Por favor, ajude-me a apresentar estas histórias muito engraçadas!
Um grande abraço!
Jorge Junior
Londrina - PR
jorgejunior9@sercomtel.com.br.

============================================
Olha aí, pessoal, vamos dar uma força para o nosso amigo Jorge?


A série de reportagens do rádio na Eldorado

Cara Filomena:

É a segunda vez que uma reportagem sua me emociona às lágrimas. A primeira foi a das crianças que "trabalham" em lixões, e a segunda é essa agora "Os Caminhos do Rádio". Adoro rádio e por isso fico emocionada. Só que a rádio Eldorado me faz passar vergonha. Escrevi ontem para um site especializado em rádio (Rádio Base), divulgando essa série de reportagens e dei o horário que eu havia escutado ontem, 16 de setembro, que foi entre 8 e 45 e 9 horas da manhã. Pois não é que hoje, foi para o ar às 6 e 45 da manhã? Quem sintonizou no horário que eu divulguei, se deu mal. Ainda bem que eu pelo menos estava sintonizada.
Um forte abraço e parabéns!

Daniela Brusco
São Paulo

===================================
A Filomena Saleme foi uma das grandes repórteres com quem eu tive a satisfação de trabalhar. Como eu, ela também veio do ABC e já foi da equipe da CBN.

Uma conceituada rádio AM que fica que fica na Avenida Paulista

Caro Marcos e amigos da Rádio Base

A essa altura todos já estão carecas de saber que o atacante Romário agrediu um companheiro seu de Fluminense, o zagueiro Andrei. A imagem vai ser exibida até cansar. Mas o que interessa para nós do Rádio Base veio depois. Romário foi escalado para conceder uma entrevista coletiva e num dado momento ele se estressou com as perguntas sobre os tapas que deu. O repórter
que ele destratou foi o Luis Carlos Quararolo, da Rádio Jovem Pan, que insistia em tentar uma declaração mais forte do jogador.

Vale lembrar que durante a Copa do Mundo, Romário tinha contrato com a emissora paulistana para fazer comentários sobre a participação da seleção brasileira na competição. E as participações de Romário eram em forma de entrevista pingue-pongue. Adivinhem quem fazia as perguntas? Era o mesmo Quartarolo. Pois é, quando tem dinheiro na jogada, Romário aceita responder qualquer tipo de pergunta. Quanto não tem...

E o mais hilário aconteceu na Rádio Bandeirantes, que também transmitiu essa coletiva. Roberto Avallone, que apresentava o Jogo Aberto naquele momento, fez elogios a quem tinha colocado Romário na parede e quis saber quem era. Eduardo Affonso, o repórter que estava nos vestiários do Flu, ficou constrangido em dizer o nome de Quararolo no ar e se limitou apenas a afirmar que "foi um companheiro de um outro órgão de imprensa".

Abraços
Rodney Brocanelli

========================================
E esse tipo de pudor (frescura) ainda existe? Está certo que ninguém é besta de dar cartaz para emissora concorrente, mas assim.... Quem tinha dessas frescuras antigamente era a Rede Globo. Não dava o nome nem das emissoras de rádio do próprio grupo. Certa vez, quando estava lá, eles se referiram ao Heraldo de Oliveira (se não me engano), que levantou uma reportagem exclusiva, como "um repórter de uma emissora de rádio de São Paulo". E olha que mais da metade da redação de lá havia trabalhado na Excelsior (hoje CBN) e na....Jovem Pan.

De qualquer maneira fica chato porque, independentemente dele ser funcionário da Jovem Pan, o Luis Carlos Quartarolo tem Cic, RG, Título de eleitor e está no jornalismo há mais de vinte anos. E não é à toa que Milton Neves o chama de repórter "marimondo", aquele que fuça, indaga e vai fundo na notícia. Pelo jeito só faltou o Quesada dizer que "era um colega nosso de uma conceituada emissora AM que fica na Avenida Paulista", de onde aliás, também saiu o chefe dele, José Carlos Carboni. Esquisito, né?
Perguntaram por mim...

Fim? Não, só estou estudando (e muito) para o vestibular de Dezembro.
Ah, e o trabalho na agência também não está fácil...
Continuarei sempre ligado ao blog e assim que ocorrer algo de novo aqui em Curitiba eu informo, ok?

segunda-feira, setembro 16, 2002

Audiência virtual?

Aproveitando o atraso no envio de mensagens deste que vos tecla: quantas rádios, das que vocês pegam por Internet, tem
um bom som pela rede mundial de computadores? Posso apontar algumas:
RIO GRANDE DO SUL
Gaúcha - excelente
Bandeirantes - ruim
Guaíba - péssimo
Pampa - bom
SANTA CATARINA
CBN - excelente
PARANÁ
CBN - razoável
SÃO PAULO
Globo - ruim
Bandeirantes - bom (desde domingo, em estéreo!)
Jovem Pan - bom
Transamérica - bom
Band Vale - excelente
CBN - ruim
Antena 1 - horroroso (aliás, às 19:00, ela fica tocando música. Será que
isso é só na Internet, ou é a emissora paulista que não tem "Voz do Brasil"
na hora?)
RIO DE JANEIRO
Globo - ruim
Tupi - razoável
CBN - ruim
Globo FM - ruim
MINAS GERAIS
Itatiaia - bom
Inconfidência FM - excelente
GOIÁS
Rádio K - razoável
DISTRITO FEDERAL
Nacional - razoável
BAHIA
Sociedade - ruim
PERNAMBUCO
Jornal - razoável
Central - ruim
ALAGOAS
Gazeta - péssimo
RIO GRANDE DO NORTE
Cabugi (hoje, Globo Natal) - ruim
CEARÁ
AM do Povo - ruim
.PARÁ
Clube - ruim
Quem puder me desmentir, ou confirmar o que digo, avise.

Eduardo César
Porto Alegre - RS

Pauta da Rádio Base para esta semana (como se alguém se preocupasse com isso):

* Por que prefiro a Antena 1 à Alpha.
* A morte de Henrique Régis (ex-locutor da Difusora e da Tv Record)
* O que será que vai rolar no Garagem hoje?
* Ano que vem, o programa "Nas Quebradas do Sertão", da Band FM, comemora 20 anos no ar!!!
* As rádios de João Pessoa.
* Que fim levou Cássio Silvério? Que fim levou André Maciel?
* E a nossa capanha da reprise do Garagem?
*Qual será o destino da Globo FM Rio?
*Qaundo podemos ouvir a Fluminense e a Antena 1 Lite na internet?
Sexta tem Língua "de grátis" na Paulista

- Show Língua de trapo
- Projeto Sons Urbanos - SESI
Vão Livre do Centro Cultural FIESP.
Dia 20 de Setembro de 2002 - sexta-feira às 12h30.
Entrada Franca
Av Paulista, 1313
Jardim Paulista
http://www.fiesp.org.br

E não perca: 21 de setembro, na Rádio Matraca. O convidado do mês, Pena Branca, lança CD em homenagem ao mano Xavantinho. Rádio Matraca, programa de música, humor e curiosidades, produzido e apresentado por Alcione Sanna e Laert Sarrumor. Sábado, 17h, pela USP FM 93,7 MHz, e pela Rádio Universitária de São Carlos 102,1 Mhz

Ouça também pela internet: http://www.usp.br/radiousp
===========================================
Se há vinte anos, alguém dos dias de hoje viajasse no tempo e dissesse aos fãs do Língua de Trapo que, no futuro, eles fariam um show nos domínios do então poderoso sindicato patronal da indústria, certamente seria chamado de louco. Pois é: o mundo gira, a Lusitana roda e nada do que foi será do jeito que já foi um dia, nem o Nelson Motta, porque ainda somos os mesmos e vivemos como Belchior. Fui claro?

A Agert e a Voz do Brasil

Amigos da Rádio Base,

Faz uns dias que eu não tenho escrito para os amigos, mas não deixei de ler as mensagens postadas. Sobre isso de rádios populares, eu só tenho a dizer que não gosto nada delas, e é apenas meu gosto. Tá, tem muita gente que gosta, mas eu nadinha de nada.

Bom, mas tô escrevendo é por uma coisa: sobre isso da Abert não fazer nada pelas rádios do país no tocante à Voz
do Brasil, queria dizer que aqui no Rio Grande, a Agert (Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão), comandada por Paulo Sérgio Pinto, hoje na Rede Pampa e homem de rádio desde muito tempo, conseguiu uma liminar à seu favor para cassar definitivamente de todas as rádios do estado gaúcho em todos os horários à Voz do Brasil. Como infelizmente nada pode ser posto
em prática antes que a ação seja julgada em definitivo - o que ainda levará alguns meses -, nada é posto em prática ainda. Mas total, é uma iniciativa!

Eduardo César
Porto Alegre - RS

Os caminhos do rádio

Não percam a série de reportagens "Os Caminhos do Rádio" da Filomena Saleme esta semana toda no Jornal Eldorado, entre 8 e 45 e 9 horas da manhã. Escutei o primeiro e afirmo: É apaixonante! Vale a pena!

Abraços
Daniela Brusco

Água no feijão que chegou mais um!!!! (Não me lembro o autor agora!)

Primeiramente, parabéns pelo excelente Blog. É, sem dúvida, um canal de "desabafo" para nós que ouvimos rádio há tanto tempo e jamais poderíamos imaginar um cenário tão lamentável como o atual. Assim como o ouvinte Vladimir Fontoura de Porto Alegre, tenho 38 anos e também sou saudosista das antigas FMs. Não dá para esquecer os bons tempos da Rádio Cidade FM aqui do Rio, com sua programação musical, seu estilo de locução, suas vinhetas e originalidade. A Rádio Cidade marcou toda uma geração de ouvintes. Também estou sempre em busca de material da época: reportagens, vinhetas, comerciais. Por onde andará Ivan Romero, produtor e apresentador do excelente Cidade Disco Club? Parece que trabalhou no Sistema Globo de Rádio durante um tempo.

Aproveito para parabenizar a Antena 1 Rio. Suas locutoras são ótimas e sua programação musical é bem dosada sem ser repetitiva como as outras FMs do seu segmento. Pena que ainda não transmita via Internet.

Grande abraço,
Sergio Luis
Rio de Janeiro - RJ

=================================
Seja benvindo, Sérgio, e continue na sintonia ok?
A resposta

Já recebí a resposta da Nativa:

"Olá Marcos!
Adoramos receber o seu e-mail!

A sua sugestão já foi encaminhada ao Departamento Artístico.

Continue participando!

Um abraço da Equipe da Nativa FM - O Amor do Brasil
"
--------------------------------------------------------------------------------------
Será que dará algum resultado???
Que cês acham?
Então vamos pôr a mão na massa

Bom, já que estão reclamando que essa discussão não leva à nada, resolví botar a mão na massa.
Acabei de mandar um e-mail para a Nativa FM com aquela sugestão que coloquei aqui no blog há uns dias, sobre um programa com músicas populares antigas.
A tela de confirmação do e-mail diz: "Marcos Lauro, agradecemos a sua mensagem! Em breve, seu e-mail será respondido.".
Estamos aguardando a resposta.

domingo, setembro 15, 2002

Farto de discussões aqui no blog?

Cara Daniela e pessoal da Rádio Base,

Esse aranzel que Carlinhos Caju, você, Rodney e os dois Marcos estão tendo no blog da Rádio Base, se o jeito regula, nunca chegará ao fim. Esse chove-não-molha já encheu, já deu para minha bolinha. Como que o gosto popular das pessoas pode ser tão “nojento”, tão “asqueroso” e o som da Nativa FM estar se expandindo pelo Brasil afora tão rapidamente? Será que a maioria da ralé tupiniquim tem gosto estragado? O que as universidades ensinam hoje a respeito de rádio para serem consideradas fracas? Não se polemiza aqui suas disciplinas nem a questão do diploma mas o por quê da qualidade do tirocínio ser tão vil. Caju, embora faine no rádio, parece ter uma visão estreitíssima, oblíqua, obtusa desse veículo. Que debuxos são esses que ele teima querer discutir com os internautas?

Tudo bem que Carlinhos reconheça a atuação de determinadas jornalistas no meio e deteste radiojornalismo, mas que coisas são essas que o senhor Caju afirma estar aprendendo (ou ter aprendido) nesses 13 anos em que milita no rádio? Que tipo de habilidade a pessoa precisa ter para trabalhar neste meio? Ela não tem apenas que saber empostar a voz? A qual ouvinte interessa saber o nome da canção que Lobão está cantando na rádio X e Jorge Versilo na rádio Y? O que precisa ser debatido é a segmentação das AM’s e FM’s e que caminhos o rádio pretende trilhar se há gosto para tudo e espaço para todos.

O que o dono da emissora pretende quando coloca sua estação no ar? Que público o proprietário da rádio visa? Por que o jornalismo e o esporte devem ser transmitidos em AM e não em FM? Interrogar só não resolve. Tem-se sim é que apresentar soluções para tamanha cretinice. Se o produtor de determinado programa radiofônico não sabe o que está fazendo ali o dono da rádio só pensa em se locupletar e persuadir.

A gente reclama, manda fax, telefona, envia e-mail, fala sempre a mesma coisa e a direção das rádios não toma nenhuma providência. Aguardo resposta a essas indagações bem como propostas de mudança. Do jeito que está o rádio cada vez mais terá menos audiência.

Grato
Renato Monteiro Kloss
Curitiba - PR

=================================

Escuta aqui, senhor Renato, aqui quem escreve é o Marcos Ribeiro

Até agora, eu, Daniela, Marcos, Rodney, os demais leitores e creio que até o senhor Caju, acompanhamos pacientemente suas longas elucubrações a respeito do esporte de determinada rede e de uma certa apresentadora de lá. Gostaria que o senhor democraticamente, respeitasse os pontos de vista e as manifestações dos leitores e colunistas, que por ora se envolveram nessa contenda a respeito sobre a qualidade da produção de rádio. Esse assunto, aliás, embora tenha um certo verniz local, diz respeito a todos os ouvintes e profissionais de rádio brasileiros.

Não acredito que haja em qualquer canto do país um leitor desse espaço que esteja totalmente satisfeito com a qualidade do rádio que ouve em sua cidade. Se há, infelizmente, ainda não se manifestou aqui, assim como outros radialistas que acompanham o blog e resolveram se calar, deixando o colega Carlos Caju brigando sozinho com com pensa diferente dele. No lugar dele (Caju), eu só responderia por mim, uma vez a categoria nem ao menos hipoteca solidariedade a quem a está defendendo. Mas tudo bem, se ele diz que estas são as idéias de seus companheiros de trabalho, e estes se omitem, acaba valendo aquele ditado: quem cala, consente. No entanto, sou obrigado a admitir que, desde que esse blog, o Planeta Rádio e as colunas da Magaly Prado, Laura Mattos e outros especializados em rádio que surgiram na mídia, algumas coisas começaram a mudar no veículo. Foi através desses canais que, direta ou inderetamente, os radialistas começaram a ver o que os ouvintes interessados nas ondas hertzianas pensam sobre o que se passa nelas.

As discussões sobre a formação dos profissionais do meio, também são altamente importante, muito embora não seja a questão discutida neste exato momento e que apareceram em decorrência da discussão central, assim como o assunto do Jabá, do Lobão e de Jorge Vercillo. Quanto o assunto que o senhor levantou, julgo-as ser tão importantes como as demais. O problema é que ninguém se dispôs a discuti-las ainda. Mas os nossos leitores se ocuparão delas quando eles acharem mais conveniente.

Um abraço e até a próxima.




Mais sugestões de entrevistas e textos

Olá pessoal!!! Grata surpresa encontrar a página de vocês! Sou um fã de rádio, principalmente de FMs . Obviamente, pela minha idade(38), dá para notar que sou um saudosista das antigas rádios e estilos de locução! Bem, ,já notei que há poucos arquivos de áudio de FMs, pouco material. Porém, sugiro que tentem as antigas vinhetas da grande Rádio Cidade FM do Rio.

Entrevistas com a turma antiga, como Eládio Sandoval, que parece estar na ESPN-Internacional, o Fernando Mansur (mora no Rio), o Julinho Mazzei (esse "bala"...era demais o N.York Express e L.M.Music), mora em MIAMI (USA) e trabalha com trilhas para o Canal HBO. Enfim, será que não é possivel esse tipo de coisa??? Sou de Porto Alegre, onde também a "febre" Rádio Cidade reinou com grandes locutores locais!
Bem, vai meu abração à todos!!

Vladimir Fontoura
Porto Alegre - RS

========================================
Obrigado Elias e Vladimir pelas sugestões. Temos mais alguns trechos de programas de rádio dos anos 80, que em breve colocaremos no ar ´(só Deus sabe, na verdade!!). Quanto aos programas e locutores do Rio, estamos contando com a colaboração dos leitores cariocas. Se alguém alguma gravação interessante sobre rádio pata nosso Arquivo Sonoro, por favor, mande para o nosso email radiobase@ig.com.br. A casa agradece.

Sugestões de pauta

Olá, amigos do Rádio Base,

Navegando pela internet descobri o site de vocês, que por sinal é ótimo. Parabéns. Como sugestão para página em construção vocês poderiam mostrar entrevistas com os monstros sagrados da latinha que estão sumidos: Haroldo Fernandes, Fiori Gigliotti, Avila Machado, Aloisio Martins(BH), Luis Carlos Alves, Apolinho, Emanuel Carneiro, Jorge Kajuru, Enio Rodrigues, etc.

Abraço a todos,

Elias Torrente
São Paulo - SP
eliastorrent@uol.com.br

Quem entende de rádio?

Destaque para o trecho de Carlinhos Caju: "O que é levantado aqui são coisas que para boa parte dos radialistas nem sequer merece consideracão, pois é escrito por pessoas que não são do meio rádio". Grande coisa!!! como sempre, o preconceito e o desprezo com o ouvinte. Pelo que eu tenho lido aqui no blog, tem muito ouvinte que entende mais de rádio do que os "do meio".
E não se esqueça: o rádio tem 2 lados, o de cá e o de lá. E acho que os 2 merecem consideração. O "meio" é que não está com nada. Nem a arrogância de certos radialistas.
Daniela Brusco

sábado, setembro 14, 2002

Rede Rock chega a Curitiba

Cássio Silvério*

Depois de um longo tempo de espera, o sinal da Rede Rock finalmente é liberado para Curitiba. A Rede, que existe desde o ano passado, é controlada por um grupo de comunicação chamado Canal de Negócios e tem como integrantes os canais 96.3 FM e 670 AM e o canal 2 VHF, atualmente ocupado pela TV Bandeirantes. A Rede Rock (que nada tem a ver com a 89 A Rádio Rock de São Paulo) é um projeto novo, que busca valorizar a cultura regional do Paraná, aliado como o bom e velho Rock n' Roll.

A Rede desenvolve um projeto chamado "Geração Pedreira", onde diversos artistas locais se apresentam aos domingos em uma pedreira desativada e de posse do governo do estado. Além disso, a Rede Rock desenvolve em todo o estado campanhas educativas ao longo do ano. A Rede Rock está lançando atualmente dois CD's só com bandas locais. O primeiro, CD Geração
Pedreira Reagge traz em seu repertório músicas de grandes bandas locais do gênero como o Grupo Djambi, que recentemente voltou de uma turnê pela Europa e está de volta a cidade. Traz também faixas dos grupos Namastê, Numtemcaô e Bençavó. Já o CD Geração Pedreira Rock, que será lançado brevemente, conta com músicas dos grupos Relespública, Bug la Bag e Ópera Ópio. O Design dos dois CD's está sendo desenvolvido pela agência de propaganda G/PAC Comunicação Integrada.

A Rede Rock está presente em 5 cidades do Paraná (Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Apucarana e Maringá) e tem em sua programação excelentes programas como o aclamado "Dinossauros do Rock", que trará músicas das lendas do Rock como Rolling Stones, Led Zeppelin e Jimmi Hendrix. O programa já foi exibido na extinta Estação Primeira FM (atual CBN) esta, a primeira rádio rock do Paraná. Essa nova versão do programa vai ao ar em duas edições diárias: ao meio dia e a meia noite.

Outro programa que merece destaque é o "Central do Brasil", que leva ao ar músicas dos grandes grupos de Rock Nacional de todos os tempos, mesclados com lançamentos da nossa música. O programa vai ao ar diariamente a partir das 8 da noite. Vale destacar também o lado Black da emissora que durante a programação (principalmente de madrugada) toca músicas de artistas como Pedro Mariano, Wilson Simoninha e até Tim Maia. A Rede também não veicula vinhetas entre as músicas.

A Rede Rock, ao que tudo indica, crescerá rapidamente pois não existe nenhum concorrente direto a ela em todo o Paraná. Para as afiliadas, ficarão reservadas 4 horas diárias para veiculação de seus programas (das 10 da manhã as 2 da tarde). Todas as afiliadas serão isentas do valor de franquia, restando somente o dever de exibir os anúncios da rede. Mas nem tudo na Rede Rock são flores. Caso ela vingue, serão demitidos cerca de 85 % do quadro de funcionários de cada retransmissora, pois a maioria da
programação será via satélite daqui de Curitiba para o interior. Cada retransmissora poderá contar com apenas um ou no máximo dois locutores para suas transmissões locais. Em Curitiba já foi designado o seguinte esquema: Os locutores serão Sandra Carraro (A voz mais máscula do rádio paranaense), Cris "Caixinhos" e o locutor que faz a voz padrão da emissora. A programação é 95 % informatizada, os seja, grande parte é gravada, só restando ao vivo o promocional

Esperamos que essa nova rede dê certo e que seja uma nova opção para o ouvinte Curitibano. Esperamos também que a diretoria da rádio se sensibilize em relação ao departamento pessoal e não faça aumentar o número de desempregados no rádio paranaense. Mais informações da Rede pelo telefone (41) 3026 7625 ou pelo site http://www.rederock.com.br


======================================
*Cássio Silvério é publicitário da agência de propaganda G/PAC Comunicação Integrada

De Caju para Sabonete?

Eu tinha prometido sair dessa polêmica com o Carlinhos Caju, até para a coisa não ficar enfadonha e polarizada apenas entre eu, Daniela Brusco, os dois Marcos e ele (onde estão os outros leitores do Rádio Base? E os profissionais do meio que nos leêm? Não seria interessante mais gente entrar nessa discussão?).

De qualquer forma, eu penso que Carlinhos poderia mudar seu apelido de Caju para Sabonete. Ele é escorregadio demais, não responde pontualmente nossas manifestações e ainda continua usando a tática da desqualificação. Que os cursos de comumicação (e alguns técnicos de rádio) são ruins, isso todos sabem. Mas alguns acabam se destacando da média (e só ver os
resultados do Provão). Por isso a minha curiosidade de saber que tipo de formação Carlinhos teve. Será que se trata de um caso classico de boa formação nos bancos escolares e deformação ao longo dos anos com a prática?

Creio que essa pergunta também não irá ter resposta, além de outras tantas que eu deixei aqui durante esse debate. Repito uma delas: se eu fosse um cantor sertanejo iniciante, teria acesso a Nativa FM para divulgar meu trabalho?

Abraços
Rodney Brocanelli
Para Fernando e Henrique

Ah, ECAD, se você funcionasse...
Realmente Henrique, essa inscrição no CD é devido ao tão falado e tão pouco pago direito autoral, "cobrado" pelo ECAD.
Tenho até uma história curiosa para contar: O direito autoral não permite a reprodução de qualquer música registrada ao ar livre sem o devido pagamento ao ECAD, certo? Pois então, não é que um dia o bar que fica embaixo do meu prédio, o tão famoso Jamb Lanches (não é jabá!!!!!!!!!!!!!), recebeu a visita de fiscais do ECAD pedindo para não deixarem o rádio alto, senão voltariam e dariam uma multa??? Vejam se pode uma coisa dessa!!! Quer dizer que um bar Que coloca um rádio um pouco alto para seus clientes ouvirem que está infringindo a lei?
Coisas de Brasil!

sexta-feira, setembro 13, 2002


Resposta ao senhor Rodney

Pelo menos em algo nós concordamos. Eu acho os cursos de comunicação e jornalismo muito fracos. Alunos saem desses cursos sem saber praticamente nada, e quando entram nos veículos de comunicação, parecem que estão dentro de um disco voador. Quanto à minha formação, prefiro não discutir, pois isso é coisa muito particular, afinal tenho treze anos de rádio onde atuei em várias emissoras, em diversas cidades e em todas as funções inclusive na de direção artística.

Não sei tudo dentro do rádio, mas posso garantir que nestes treze anos aprendi muito e continuo aprendendo a cada dia !
Portanto questionamentos como este não levam a nada porque, pelo que entendi, estamos aqui para discutir o veículo rádio e não a minha formação profissional ! Para encerrar gostaria de dizer que eu acredito que o verdadeiro radialista já nasce radialista e apenas
aprimora a vocação nos cursos.

O problema do rádio hoje, é que todo mundo acha que sabe trabalhar nisso ou que é muito fácil exercer minha profissão. Tem até pastor de igreja evangélica fazendo isso. Pode ?

Um abraço
Carlinhos Caju

Dicas de lançamentos da Kiss FM

Caro Marcos e amigos da Rádio Base,

São nada menos do que 18 gravações antológicas que capturam os melhores momentos dos especiais acústicos da MTV internacional, um projeto musical que virou sinônimo de sucesso no mundo inteiro. Pela primeira vez em um só CD, 18 astros rock e da música pop internacional interpretam canções gravadas durante as suas performances ao vivo nos especiais Unplugged MTV. O verdadeiro time dos sonhos reunindo de Eric Clapton e a já clássica "Tears in Heaven", até a versão inédita de Sheryl Crow para "Strong Enough".

Por falar em faixas inéditas, outras 4 versões acústicas gravadas pela MTV permaneciam inéditas em CD até agora: R.E.M com "Loosing My Religion", Noel Gallagher com "Don´t Look Back in Anger", Lenny Kravitz com "Are You Gonna Go My Way" e Live com "Lightning Crashes". Alanis Morissette, Sting, Bryan Adams, Paul McCartney, Page & Plant, Seal, The Cranberries e outros nomes de peso fazem a festa no CD The Very Best of MTV Unplugged.

Confira as faixas:

1) Eric Clapton "Tears in Heaven"
2) Alanis Morissette "Ironic"
3) R.E.M. "Loosing My Religion"
4) Shery Crow "Strong Enough"
5) Lenny Kravitz "Are You Gonna Go My Way"
6) Page & Plant "Gallows Pole"
7) Bryan Adams "Summer of '69"
8) Paul Simon "Mrs. Robinson"
9) Annie Lennox "Here Comes The Rain Again"
10) Paul McCartney "Every Night"
11) Rod Stewart "Tonight's The Night"
12) The Cranberries "Linger"
13) k.d. lang "Constant Craving"
14) The Corrs "What Can I Do?"
15) Seal "Kiss From A Rose"
16) Live "Lighting Crashes"
17) Noel Gallagher "Don't Look Back In Anger"
18) Sting "Walking On The Moon".

Um grande abraço do

Holandês Voador
(em nome de toda a equipe da)
KISS FM - a primeira e única rádio Classic Rock do Brasil
São Paulo - SP
====================================

Valeu pela dica, Holandês Voador. Em tempo: a Kiss FM é uma das poucas emissoras de São Paulo cujos profissionais se preocupam com o que há de novo, respeitam os ouivntes e não têm preguiça de usar suas criatividades.