sábado, agosto 31, 2002

Bons tempos do rádio FM paulistano

Pessoal da Rádio Base,

Peço descupas, pois de fato vocês não disseram que as Radios Difusora e Excelsior, já transmitiram em conjunto. Fiz interpretação errada do texto que li.

A respeito de locutores esquizofrenicos, tenho a dizer o seguinte: Já houve um tempo em que o conceito de rádio jovem era bem diferente, pois as interferências de locução eram as mínimas possíveis ou até mesmo inexistentes. Para quem lembra, estou falando basicamente dos anos de 1976 a 1981, quando as Rádios Jovem Pan 100,9 Mhz - S. Paulo e Transamérica 100,1 MHz - S. Paulo (na época essa última ocupava outra frequência que não estou lembrado agora), eram realmente consideradas emissoras de qualidade e programação especial. Naquela época, o que se prezava no FM era ouvir música sem qualquer tipo de ruído e muito menos locutores/apresentadores, que querem roubar a cena (ou o som, como queiram).

E hoje o que temos em FM? Futebol e até pregação religiosa ! É pessoal, os tempos mudaram!

Um radioabraço a todos,
Nilson Sousa
São Paulo - SP

Tudo ao mesmo tempo agora (Titãs, de novo?)

Caro Marcos Ribeiro e amigos do rádio,

Lembram do caso que eu contei, da gafe envolvendo o Felipe Vieira, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre? Pois bem, recebi ontem esta resposta dele, que faço questão de transcrever:

"Caro Eduardo, obrigado pelo auxílio. Eu me distraí e dei o resultado da TV na abertura do programa. Tinha visto que era TAPE, mas não sei o que me deu e acabei dando o placar que estava na tela. Bobeira total!! Depois tentei fazer aquela conta de chegada, pulando a cada 3 games. Para alcançar o resultado que eu passei a acompanhar na tela do Uol. Menos mal que o Meligeni ganhou. Não gosto dele, mas vitória é vitória. Valeu a tua colaboração e por favor envie novos e mails ou telefone sempre que perceber que estamos ERRANDO como nesse caso.
Abraços,
Felipe Vieira"

Gostei que ele me deu retorno agradecendo, pois meu único intento foi apenas de ajudá-lo, justamente. E é que nem diz aquele ditado, "acontece até nas melhores famílias", né? (Eduardo César / Porto Alegre - RS)

Violência contra rádio comunitária

A rádio Bicuda FM é uma das mais importantes emissoras comunitárias do país. Funciona na Zona da Leopoldina, subúrbio carioca com mais de um milhão de habitantes e se articula a partir de uma ONG ambientalista que luta pela preservação da única área verde da região. Mas, a Bicuda FM também é parceira da Fundação Oswaldo Cruz em programas de saúde, divulga a cultura local e ajuda na organização dos diversos movimentos sociais da Leopoldina.

Pois bem, neste dia 29, a polícia federal invadiu a emissora com diversos homens armados. As três pessoas que estavam no local foram mpedidas de usar telefones. Uma moradora ainda tentou fotografar o que estava acontecendo, mas teve seu filme apreendido.
Nova Brasil e USP FM

Caro Marcos e amigos da Rádio Base,

Esse debate sobre a culpa do atual estágio das nossas rádios está começando a ficar interessante. Continuo achando que parte da culpa está nos ouvintes, sim. Agora quando eu falo em ouvintes, eu estou falando de todos, sem distinguir classes sociais. Querem ver só como os aqueles que se dizem mais esclarecidos também agem assim? Vamos pegar o ranking de audiência publicado aqui mesmo pelo Rádio Base.
Leia mais clicando aqui.

Rádio Globo abrirá filial em Curitiba

A Rádio Cidade de Curitiba está prestes a encerrar sua programação. No lugar da emissora, que opera na freqüência 670 AM e oscila entre o segundo e terceiro lugares na audiência, entra a Rádio Globo de Curitiba, nova afiliada do Sistema Globo de Rádio.
A Globo/Curitiba entra no ar dia 23 de setembro. O objetivo da mudança é competir com a Rádio Banda B, líder de audiência no segmento popular, para abocanhar o primeiro lugar da faixa AM na preferência dos moradores de Curitiba e região.

A Globo/Curitiba terá 5 horas de programação local e no restante retransmitirá a programação nacional do Sistema Globo de Rádio. O primeiro horário local será das 10h às 13h – logo depois do programa do Padre Marcelo Rossi. O segmento será ancorado pelo radialista e animador de shows Carlos Nascimento, atualmente com programa na Rádio Clube. Carlos Nascimento foi escolhido pelo perfil criativo e animado com que conduz o microfone. Vai fazer o que no rádio se chama “companheiro do ouvinte” – aquele cara que conversa informalmente com a dona-de-casa e o trabalhador, passando informações e divertindo. Mais informações, clique aqui

Xiiii, pode tirar seu cavalinho da chuva!!!!

Operando nessa frequência, a Dumont FM jamais chegará com seu sinal em São Paulo. Ou será que você se esqueceu de que encostado nos 101,1 MHz existe uma emissora chamada Jovem Pan 2, que diz transmitir com 100 Mil Wattas de potência (dizem alguns que é bem mais do que isso, sei lá!!). Isso sem contar as dezenas de rádios ilegais que infestam o dial paulistano.

Agora, vem cá, Marcão: rádio pirata que toca Ira e Offspring não é pirata,não!!!! É clone da Mix FM, ahahahahah!!!!! E rádio que rola rock direto, sem vinhetas, sem locução, sem porra nenhuma, pra mim é streaming. E isso qualquer um monta na internet, bicho.
Quem entende a CBS???

Aproveitei para dar uma lida na coluna da Magaly Prado e descobrí que nem ela entende as mudanças da rede CBS...
Se você entende, mande um e-mail para nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oláááááá pessoal!

Estou respirando o ar jundiaiense ainda... e ouvindo algumas rádios daqui também.
O destaque fica para a Dumont, que aliás esta para chegar em São Paulo em breve. Segundo informações, a emissora já está com novos transmissores e equipamentos. Só falta a autorização da tia ANATEL. É uma programação pop bem feita...
Já nos 101,1 Mhz existe um vitrolào que fica tocando Rock direto, sem vinhetas, comerciais ou locutores. A cada meia-hora, pode-se ouvir umas três músicas do Led Zeppelin, outras três do AC/DC e uma do Black Sabbath, intercalados com Ira!, Offspring e outros... piratona total!

quinta-feira, agosto 29, 2002


Dobradinha no esporte e os esquizofrênicos das FMs

Pessoal da Rádio Base,

Com relação a nota abaixo, achei estranha a menção de que as Rádio Difusora AM e Excelsior AM, saudosas emissoras de São Paulo, já transmitiram em rede. Salvo desconhecimento meu dessa parte da história, isso nunca aconteceu, até porque havia grande rivalidade entre essas duas emissoras. Acho mesmo que o que aconteceu foi a menção que foi feita entre parenteses, ou seja, transmissão conjunta dos 960 KHz da Difusora e 1040 KHz da Super Rádio Tupi, já que essas pertenciam ao mesmo grupo. Quanto a Gazeta AM e Record, já terem transmitido em conjunto, até faz sentido.

Sinceramente, eu gostava da dobradinha Globo Excelsior. As duas transmitiam em conjunto até a hora do jogo. Depois elas se separavam e cada uma transmitia sua partida. Essa experiência já havia sido feita, anos antes pelas finadas Difusora e Excelsior, que a batizaram de Futebol 2000 ( 960 KHz da Difusora e 1040 KHz da Super Rádio Tupi). Quem também montou um esquema semelhante foram as moribundas Gazeta AM e Record AM, sob o comando de Osmar Santos.

Saudações Radiofônicas,
Nilson Sousa
S. Paulo - SP

==========================================
Onde você leu que a Difusora e Excelsior já transmitiram partidas de futebol juntas? De fato, as transmissões da Excelsior e Globo eram boas, como você disse, porque ambas falavama "a mesma lingua". Não tinha esta besteira de que a "Globo era para o povão e a CBN é para ouvintes da elite" que o Sistema Globo de Rádio quer botar na nossa cabeça.

Agora porque a segmentação é moda, querem segmentar tudo, até calcinha e cueca. Não é por aí. A segemntação tem de se fazer baseado em qualidade não em estereótipos, como a maioria das emissoras fazem. Ou seja, não é porque a emissora é destinada a um público jovem, por exemplo, significa que os locutores tenham de ficar berrando feito uns retardados no microfone. A menos que o pessoal da rádio ache que o ouvinte seja uma anta. Se eles falarem em um tom coloquial, sem correr, cadenciadamente, garanto que qualquer jovem os entenderão. Afinal, pra que tanta esquizofrenia?

Por onde anda Marcos Gomes?

Amigos da Rádio Base!!!

O Marcos Gomes ainda trabalha no Jornalismo do Sistema Globo de Rádio. Mas desde a cobertura do carnaval que ele não fala ao microfone. Já faz um tempinho que sua função é de Coordenador de afiliadas da Rádio CBN. Seu trabalho é verificar se as emissoras destoam do "padrão CBN de jornalismo", tanto no conteúdo, quanto no formato dos programas locais das emissoras coligadas à rede. E me parece que ele tem muito trabalho, porque algumas CBN's espalhadas pelo interior do Brasil parecem currais eleitorais de coronéis.

Fica difícil de entender quando no nordeste um âncora manda um abraço para determinado deputado, ou tal empresário, etc. Ou de repente ter um clone de Ratinho, ou Alborghetti, num programa semelhante à Patrulha da Cidade, da Tupi do Rio, na CBN Diário, de Florianópolis. Creio que além de respeitar o contrato feito com a emissora geradora da programação, as rádios acima de tudo, deveriam ter uma postura ética (é o que falta na maioria das rádios do Brasil, notadamente no interior) e respeito ao ouvinte, que está cansado de ouvir asneiras e truculências gratuitas.

O atual substituto do Marco Aurélio é o jornalista André Giusti, que apresenta os blocos locais do Jornal da CBN e eventualmente substitui o Sidney Rezende na apresentação do CBN Rio.

Um grande abraço
Maurício Galli - Rio de Janeiro/RJ

P.S.: Apesar de ter colocado a Patrulha da Cidade no mesmo balaio das rádios picaretas do interior, gostaria de defender este programa, que é o único do gênero policial que sobrevive há cerca de 30 anos, sehdo hegemônico no horário do meio-dia. Apesar do noticiário não ser dos mais agradáveis, as imitações e dramatizações carregadas de humor são imbatíveis e engraçadíssimas.

===============================================

O Marcos Gomes deveria prestar atenção também nos textos locais produzidos pela CBN São Paulo. PÔ, não aguento mais ouvir repórter chamar o septuagésimo oitavo distrito de "Delegacia número 78", ou o quarto distrito policial da Consolação de "delegacia número quatro". Será que os redatores e repórteres da CBN se esqueceram para que servem os números ordinais ou como se deve falar o nome de uma delegacia no rádio? Ou a CBN não é mais uma emissora que prima por usar um português bem falado (e escrito)?. Se esqueceram ou não sabem, podem olhar no Manual da Jovem Pan que eu não conto para ninguém.

Em tempo: o Manual de Radiojornalismo da Jovem Pan recomenda que o 78º distrito policial dos Jardins seja simplesmente chamado de Delegacia do bairro dos Jardins, e que o 4º Distrito Policial da Consolação deve ser chamado de Delegacia da Consolação. Afinal, o que interessa ao ouvinte saber o número da delegacia se ele não souber onde fica?

Perguntas, respostas e broncas da destemida e indefectível Daniela Brusco!!!!

Olá Renato!!

Em primeiro lugar, vamos às respostas para suas perguntas. (Depois às broncas!). Você me pergunta qual emissora de rádio costumo ouvir? Você ainda não sabe? Em quase todos os meus comentários na Rádio Base, eu cito a Eldorado FM de São Paulo, portanto, conclui-se que só pode ser a Eldorado FM 92,9. Inclusive o jornal que eu citei que eu ouvia, era o FM Notícia, das 7 às 9:30, cujo slogan era "Música e Informação na medida certa". Era o único jornal de rádio(que eu saiba, pelos menos) que era light justamente porque tocava música e ao mesmo tempo informava de tudo o que um jornal precisa informar. Quando das mudanças para "rejuvenescer"a rádio, o primeiro corte foi nesse jornal, para colocarem o famoso Jornal Eldorado que tem no mínimo 40 anos de existência e com o mesmo formato de 40 anos atrás!!! É um bom jornal? É, mas é cansativo, repetitivo, e eu duvido que o "jovem"escute. Foi aí que começou a minha "briga"com a Eldorado.

Como você vê, eu tenho também as minhas reclamações com a Eldorado, mas não "dou o gostinho"de ficar escrevendo para eles, como você fez com a Transamérica, principalmente agora que eu li a resposta que o diretor da rádio deu a você. Um absurdo! Um total desrespeito com o ouvinte, porém deve ter suas razões. Sabe por que as "pilhas"de e-mails que você escreve para a Transamérica não são respondidas? Sinceridade? Porque ninguém deve ter mais "saco"! Não existe só você de ouvinte. Você já se colocou no lugar deles? Um ouvinte escrevendo como você mesmo disse "pilhas e pilhas" de e-mails? E falando sempre a mesma coisa? Você já pensou que pode prejudicar essa sua "'idola"? O pessoal da rádio pode ficar de bronca com ela, por sua causa!!

Eu não sei com o que você trabalha, mas o pessoal da Transamérica, da Eldorado, e de outras rádios, tem o seu trabalho e caso você não saiba, trabalhar em rádio é "pauleira"! Não têm muito tempo para ouvir todo dia a mesma lamúria do mesmo ouvinte! Todo mundo ali ralou, estudou e devem ter seus motivos para fazerem essas mudanças, que a gente nem desconfia! Não sou contra reclamar (só faltava né?), mas até isso a gente tem que fazer com bom senso, equilíbrio e inteligência, e para tudo tem o timing certo. Passou do timing, vira exagero e aí você perde o crédito. É o que deve estar acontecendo na Transamérica com relação a você.

Eu avisei que viriam as broncas. Mas é para o seu bem. Acho que você escreve muito bem e está perdendo tempo com essa "radiozinha". Pense nisso!

Um abraço
Daniela Brusco


Colóquio flácido para ninar bovino?

Meu! Esse texto abaixo do Renato Kloss está ótimo para você enviar para aquele site português que eu lhe falei. o endereco é www.telefonia-virtual.com. Acho que é exatamente isso que eles estão querendo. Faz o seguinte: Escreva para Nuno Ribeiro brasil@telefonia-virtual.com e diga que você quer colaborar para o telefonia virtual. Um monte de gente se ofereceu, todo mundo era jornalista e isso e aquilo, mas na hora de escrever.. nada! Num futuro próximo (segundo eles) os colaboradores serão remunerados. Não custa tentar.

Daniela Brusco
São Paulo - SP
A polêmica do “Transamérica Esporte” continua

Prezados Senhores

Se a alta cúpula diretiva da Rede Transamérica de Comunicações fosse mais dúctil, mais maleável e menos inamolgável com o caixilho de programação das suas afiliadas, seguramente usaria o mesmo expediente que utilizou quando adquiriu os direitos de transmissão das principais pelejas da Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, sobretudo quando este portentoso complexo radiofônico transmitiu, junto com as rádios co-irmãs Bandeirantes e Globo – ao vivo, via satélite – as partidas da nossa Seleção nos frisos pop, light e hits, e abriria seu sinal em rede nacional também para transmitir a versão paulista do “Transamérica Esporte”, sem contudo abstrair, abster, omitir das suas retransmissoras o sagrado tributo constitucional que as mesmas possuem de difundirem, de propalarem os seus próprios programas locais – sejam eles musicais ou esportivos.

Sou um gajo de visão liberal. Respeito todos os pareceres. Não condeno, contudo, que as estações de rádio propalem conferências com artistas e melodias de diversos ritmos durante boa parte do dia em seu gradil. Todavia, tais mass media deveriam preencher as lacunas que porventura existam em seu tabique – e esses vazios, atualmente, são muitos; são enormes – não com nonadas de fundo de quintal, superficialidades de botequim, picuinhas entre famosos, e sim com acontecimentos marcantes, fatos relevantes, que tragam confiabilidade aos radioescutas e despertem no seu ramerrão um pingo de esperança, uma gota de ventura. Note que o que solicito é um pouco mais de compreensão e bom senso por parte da superintendência de determinados veículos de comunicação tupiniquins para que estes simplesmente atendam aos interesses de uma platéia exigente, seleta e que apresenta um conceito, uma concepção mais aberta e abrangente do microcosmo, do universo que lhe circunda, que lhe rodeia.

Quando as rádios querem fazer radiojornalismo com qualidade, fazem. Tanto que não se opõem a efetuar alterações profundas em seus line-up de programação e transferem seus respectivos informes – mesmo que eles sejam ftárticos e mambembes – para outro horário mais apropriado, afim de que os mesmos não se choquem, não colidam frontalmente com a propaganda eleitoral gratuita do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – a qualquer átimo do dia que esta venha a ser exibida. A Imprensa pataxó tem por missão, por dever, por obrigação fazer com que os indivíduos raciocinem por si só, criem juízo crítico e deslustrem a gravidade de determinadas obsolescências reumáticas que os aporrinhem, pois funciona como se fosse garrote formador de opinião.

Em Curitiba, a Transamérica opera em duas bandas – 95,1 MHz e 100,3 MHz. Portanto, se Rogério Afonso, o almirante-mor da fragata, não fosse um motoneiro de cizânias e soubesse combinar sensibilidade com razão, certamente remanejaria a segunda edição do “Golden Light” --- recordações musicais inesquecíveis dos chamados anos dourados, enfocando um período que vai do final dos anos 50 até o início da década de 70 --- e que, aqui na capital paranaense, vai ao ar das 18 às 19h, pela Transamérica Light, diariamente, para outra ocasião, para outro ensejo mais consentâneo. No referido lugar desse musical, veicularia-se a variante paulista do “Transamérica Esporte”. Ou, na pior das hipóteses, a Transamérica daqui de Curitiba continuaria reproduzindo a versão local deste fastidioso noticiário na freqüência de 100,3 MHz, das 18 às 19h, e retransmitiria a gravação paulista deste informativo nesta mesma freqüência, mas em ensejo mais convidativo – finzinho da noite, por exemplo. A terceira possibilidade seria a retransmissora curitibana da Transamérica transmitir - via satélite - a versão paulista do “Transamérica Esporte” na freqüência de 100,3 MHz aqui para a cidade de Curitiba às 18h e transmitir sua variante curitibana desse informe de manhã, na hora do almoço ou à noite. Não ao entardecer como faz comumente. Custa muito as afiliadas da Transamérica fazerem como fazem as retransmissoras da CBN com o “CBN Esporte Clube” e retransmitirem, sem preterir o regionalismo esportivo, a versão paulista do “Transamérica Esporte” em cadeia nacional? Solução para se resolver o problema há (e diversas!), basta vontade para tal. Esse chove-não-molha de que não se pode preterir o noticiário local em prol de um informativo nacional é conversa pra boi dormir. Até porque tudo nesta vida é uma questão de hábito.

Transmitindo dois noticiários esportivos simultaneamente, das 18 às 19h, de segunda à sexta-feira, aqui para Curitiba – um na freqüência de 95,1 MHz e outro na freqüência de 100,3 MHz – o ouvinte curitibano da Transamérica poderia escolher quais deles gostaria de ouvir. Não me venham com essa desculpa de que o curitibano é bairrista e só gosta de escutar as notícias dos times do seu Estado, da sua urbe, da sua província, porque isso é balela. Tudo nesta vida, repito, é questão de costume. Além do mais, as principais notícias do Brasil brotam nos grandes centros – São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro. E dali se espalham para o resto do território nacional – Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, etc. Não é à-toa que todos os telejornais, todos os jornalões, todas as revistas semanais, todas as estações de rádio praticamente reproduzem, grosso modo, as mesmas porandubas. A base da notícia, o sustentáculo da informação, é um só. A forma como os meios de comunicação abordam o mesmo tema é que é diferente.

Por que a maioria das rádios teima em botar um noticiário matutino às 6h da manhã em época de eleições e um informativo esportivo às 18h? As emissoras deveriam diversificar mais os horários dos seus informes. A audiência do rádio é rotativa e segmentada. Pra que rivalizar quando se pode variar. A mídia erra, e erra gravemente, quando não contextualiza os fatos. E não parece aprender quando flagrada no erro. Repete-o à exaustão. Por incompetência ou conveniência. Creio que pelas duas razões. Uma notícia vale mais do que um anúncio. A salvação da lavoura foi algumas rádios terem adiantado ou atrasado seus noticiários face ao horário eleitoral. Menos mal.

O problema, amigos, não é ouvir a rádio A, B ou C, o programa ou o noticiário X, Y, Z. O problema é que eu me apego ao jeito de ser e a maneira de trabalhar de determinados jornalistas e quando me impedem de prestigiá-lo, quando não passam o informativo que ele ou ela apresenta - seja no rádio ou na tevê - eu protesto, os questiono por quê A gente fala, telefona, manda pilhas de e-mail, fax, carta para determinados meios de comunicação, mas a redação deles não nos dá a mínima. O ouvinte, o leitor, o telespectador aponta para o problema, sugere formas de equacioná-lo, aponta os defeitos da programação, enxerga as coisas de outra maneira, mais abrangente, mais ampla, e sem aquela visão tosca de mundo, mas poucos se interessam em mudá-las. O fato de eu querer ouvir a versão paulista do “Transamérica Esporte” em rede nacional está na oportunidade de ao acompanhá-lo eu poder prestigiar a performance da Cléo Brandão, pois se ela não o apresentasse eu não faria questão alguma de auscultá-lo.

É isso.
Aguardo retorno
Atenciosamente
Renato Kloss

Hei, mas eu vou ficar por aqui, viu?

Tem muito trampo nos próximos fins de semana. Nem vai dar pra ir na festa de aniversário do Garagem. Que meldis!!!!
Uma folguinha não dói!

Amanhã vou dar uma pausa de quatro dias na correria!
Vou descansar respirando o ar de Jundiaí, tranquilo, tranquilo...
Segunda-feira estarei novamente por aqui!

quarta-feira, agosto 28, 2002

Cidadania sempre presente no rádio!

Valeu pela dica, Daniela!
A Eldorado sempre se destacou no FM por liderar as mais diversas campanhas. Além dessas que você citou, a campanha contra a obrigatoriedade da transmissão da Voz do Brasil teve como destaque os spots que a Eldorado colocava no ar.
Pena que no FM só a Eldorado se preocupe com esse lançe de "comprar a briga" do ouvinte, em assuntos sobre a cidade, problemas, etc. No AM isso é bem mais comum! Todos os grandes comunicadores têm pelo menos um quadro em seu programa que ouve as reclamações do ouvinte.
De qualquer forma, parabéns à Eldorado FM pela iniciativa.

terça-feira, agosto 27, 2002


Mais informações sobre futebol na rádio CBN

O Eduardo Cesar perguntou se alguma afiliada da CBN tem o mesmo espaço para a programação local esportiva como a emissora de Florianópoilis. Bem, a CBN Anhanguera, de Goiânia, também dá um grande espaço para o futebol local. Eu até cheguei a comentar aqui que a equipe esportiva, formada em sua maioria por ex-profissionais da Rádio K, chegou a liderar uma rede na Copa do Mundo (cujas transmissões puderam ser acompanhadas aqui em São Paulo pela Rádio América). O programa de esportes na CBN Anhanguera vai ao ar entre 11h30 e 12h30, cobrindo a primeira meia hora do CBN Brasil. A emissora pertence a Organização Jaime Câmara, o maior sistema de comunicação do estado de Goiás. A emissora de tv retransmite a programação da Rede Globo.

-Já que está se falando tanto da cadeia Globo-CBN no futebol vou dar aqui um palpite. Creio que essa medida visa anabolizar os índices do Ibope. Essa estratégia é uma repetição do que foi feito na década de 80, quando a Excelsior ( hoje CBN AM ), aqui de São Paulo, entrava em cadeia com a Globo. Isso acabava roubando uma parte da audiência da Bandeirantes, uma vez que os 780KHz ficava bem ao lado dos 840Khz. Não duvido nada que nos próximos dias o Sistema Globo de Rádio solte um anúncio comemorando a "liderança absoluta" de audiência de suas transmissões de futebol, ainda mais com o reforço da CBN FM.

Rodney Brocanelli
São Paulo - SP
=======================================


Sinceramente, eu gostava da dobradinha Globo Excelsior. As duas transmitiam em conjunto até a hora do jogo. Depois elas se separavam e cada uma trasmitia sua partida. Essa experiência já havia sido feita, anos antes pelas finadas Difusora e Excelsior, que a batizaram de Futebol 2000 ( 960 KHz da Difusora e 1040 KHz da Super Rádio Tupi). Quem também montou um esquema semelhante foram as moribundas Gazeta AM e Record AM, sob o comando de Osmar Santos.


Uai, uai, quem trupica também cai (Domínio Público)

Amigos da Rádio Base,

Lembram que há uns dias, eu falei do apresentador Denian Couto, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, que entrevistou uma pessoa que tinha o mesmo nome dum vereador corrupto? Pois bem, agora à tarde na mesma emissora, mais uma divertida gafe: o apresentador Felipe Vieira, do "Ciranda da Cidade" (que aqui em Porto Alegre, ao contrário do programa de São Paulo, segue a linha de um noticiário) abriu o jornal às 16:00 falando do jogo de Fernando Meligeni pelo Aberto dos Estados Unidos, que acontece agora, e está passando na Sportv. O que derrubou o Felipe foi que o jogo passou gravado, e ele anunciava como se fosse ao vivo. É mais ou menos isso aqui que aconteceu:

*Começa o noticiário. O Felipe anuncia que o jogo tá no andamento do segundo set, mas eu desconfiei que o jogo não fosse ao vivo, pois a Sportv sempre coloca o "ao vivo", o que não tinha ali. Checo um minuto-a-minuto da Internet, e tá lá: segundo set fechado, vitória de Fininho, e terceiro set à toda. Aí, ligo para a Bandeirantes, e a gentilíssima produtora Edith Auler me atende, e eu passo pra ela a informação.

*Na sequência, passam alguns minutos, mas o Felipe não repassa a informação que dei. Ligo de novo pra lá, pra avisar do fechamento do terceiro set, de novo vitória do Fininho. Mais tarde, o Felipe avisa o resultado, mas atribui isso à "espantosa velocidade" com a qual Fininho fecha o jogo, quando na verdade, ele que tava meia hora atrás na informação. Curioso isso, e divertido também.

*Às 16:35, parece que ele encontrou na Internet o mesmo minuto-a-minuto que eu, e já tá avisando o resultado do jogo em tempo real - inclusive, dando o crédito da primeira informação para mim, no ar.

Enfim, achei isso curioso, e resolvi contar pra vocês, pois foi engraçado o "tropeço" dele, que é um excelente jornalista e apenas foi pego distraído por crer que a TV estivesse passando ao vivo o jogo, quando havia o "delay" de mais de meia hora.

Abraços,
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS

===================================
Põ, Eduardo, pega leve com o coitado, meu. Afinal, "Herrar é Umano" (ehehehehe). Briancadeiras à parte, qualquer dia desses vou dar uma de Maurício Menezes aqui no blog e vou começar a contar as maiores gafes que o só rádio, por ser imediato e ao vivo, poderia ter produzido. Afinal, parafraseando Faustão ( quejá trabalhou muitos anos no veículo) "Quem erra, erra ao vivo"

Até que enfim o cinema brasileiro se lembrou do rádio !!!!!!

Eduardo Pares
De São Paulo

O longa-metragem "Uma Onda no Ar", de Helvécio Ratton, prêmio especial do júri e de melhor ator no Festival de Gramado-2002, será exibido na sessão de lançamento do Cineclube Cásper Líbero, atividade de extensão promovida pela Coordenadoria de Rádio e TV, com apoio do projeto Escola no Cinema. O evento, aberto ao público, será realizado em 31 de agosto, sábado, às
10h15, no Espaço Unibanco de Cinema (Rua Augusta, 1.475).

Os ingressos custarão apenas quatro reais. Após a exibição, haverá debate com a participação de professores e alunos de Cásper Líbero, e de representantes de rádios comunitárias. "Uma Onda no Ar" reconstitui a trajetória da Rádio Favela FM, de Belo Horizonte. (www.umaondanoar.com.br ). Entre os participantes estarão presentes Helvécio Ratton, diretor do filme, e Chico Lobo, um dos ícones do movimento de rádios comunitárias no país.

Para saber como adquirir ingressos antecipados (vai lotar!) entre em contato com a Coordenadoria de Rádio e Tv da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, tel: (11) 3170.5898.
============================================
Está aí uma ótima oportunidade de saber como a sétima arte anda retratando as ondas do rádio e, ao mesmo tempo, é uma chance de debatermos mais a fundo a polêmica questão das rádios comunitárias.

Internauta cidadão: nem tudo são espinhos

Prezado leitor paulistano:
Mais uma iniciativa da rádio que considero a mais preocupada com a cidadania. A Eldorado. Chama-se Internauta Cidadão. Qualquer ouvinte pode (e deve) escrever para o endereço da rádio (www.radioeldorado.com.br), clicar em Internauta Cidadão e desabafar sobre qualquer problema da cidade de São Paulo. (e aqui em São Paulo o que não falta é problema). Sua reclamação é levada ao ar em forma de entrevista. Sim, o ouvinte é o entrevistado. (ha!ha!).

Escrevi para lá, citando um assunto que normalmente é tratado "cheio de dedos" pela Prefeitura, e até pela imprensa, que é o triste caso da presença de camelôs pelas ruas e avenidas, (triste para os paulistanos),sujando, badernando, atrapalhando pedestres e carros, sonegando, ou seja, roubando a população, (sim, alguém paga pelos servicos de limpeza, etc,) e a Rádio Eldorado, foi ousada mais uma vez tratando o assunto com seriedade e respeito.

Tenho meus problemas com a programacão da Eldorado, as mudancas principalmente, mas tenho que reconhecer que é a mais preocupada com a cidadania e o meio ambiente. Quem visitar o site vai saber mais sobre os projetos de recuperacão do Rio Tietê, coleta de lixo seletivo implantada por iniciativa dela e de empresas particulares ( a nossa prefeita devia ter vergonha, por São Paulo ainda não ter lixo reciclável), etc.

Cidadania é coisa de gente civilizada. Então.... mãos à obra. Vamos usar a rádio para fazer prevalecer nosso direito de cidadão civilizado.

Um abraço
Daniela Brusco
São Paulo - SP

Mais um ex-global localizado

Amigos da Rádio Base,

O Cássio pergunta sobre o Luiz Carlos Silva (que era praticamente o narrador titular da CBN Rio, pois só narrava jogo lá) e do Élcio Venâncio (que eu via muito nos debates da "Mesa Redonda" da CNT, programa feito quase que por todo o pessoal da Rádio Globo do Rio), né? Bom, do Élcio não sei falar, mas sobre o Lula eu tive a mesma dúvida. Resolvi perguntar isso pro Marco Aurélio, durante uma jornada esportiva da CBN. E ele respondeu: Luiz Carlos Silva hoje trabalha na assessoria de imprensa de uma empresa de marketing esportivo do Rio de Janeiro. Isso foi dito há um mês, mais ou menos.

Falando em gente do rádio, que fim levou o Luiz Augusto Maltone, conhecidíssimo comentarista de futebol paulistano que estava na Globo/CBN? E o locutor de notícias Márcio Rodrigo, que era da Rádio Bandeirantes (ele fazia a edição SAT do "Primeira Hora")? E outro que me lembrei agora que tá sumido: Marcos Gomes, que era da CBN Rio, e fazia programas locais, além de ser uma espécie de substituto do Marco Aurélio, tanto no "CBN Total" quanto no futebol, que fim levou ele?

Abraços!
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre - RS
O paradeiro dos ex-globais

Olá amigos do blog

Envio este email, (coisa que eu já estava pra fazer há muito tempo) para agradecer por este espaço reservado para nós, os incompreendidos amantes do rádio. Respondendo a pergunta do Cássio, de Curitiba, ELSO Venâncio e Luiz Carlos Silva, que não trabalham mais no Sistema Globo de Rádio, coincidentemente, são sócios de uma empresa de marketing esportivo, que já foi responsável pelas placas publicitárias do Maracanã, juntamente com a empresa de Kleber Leite.

Um passarinho me contou que Elso foi demitido da Globo por se desentender com um colega no próprio estúdio, partindo para as vias de fato. O resultado foi a sua demissão sumária. Quanto ao Lula ( o locutor, não o candidato), prometo apurar e trazer resposta

Um grande abraço
Maurício Galli
Rio de Janeiro - RJ

-------------------------------------------------------------

Oi, Cássio Silvério, de Curitiba, PR

O Elso Venâncio, que trabalhou na Rádio Globo do Rio de Janeiro, hoje é publicitário. Quanto ao Luís Carlos Silva, infelizmente não sei te dizer.
Mas vai um grande abraço radiofônico de:
André Luis Alves de Amorim,
do Rio de Janeiro - RJ
Contato!

Além dos e-mails, você também pode entrar em contato com o blog através do ICQ.
O número do meu é 46063857. Ao pedir inclusão, coloque na solicitação: "Blog Radio Base" para eu saber do que se trata, ok?
Kiss FM For Those About to Rock!

Olá José Bueno! Obrigado pela "sintonia" ao nosso blog, hein!
Como já comentou nosso outro leitor de Jundiaí/SP, o Alessandro, quando a Kiss FM surgiu aqui em São Paulo na frequência de 102,1 Mhz foi realmente uma pancada na cabeça das outras rádios-rock. Todas tiveram de fazer alterações em suas programações para acompanharem a "onda classic rock" que varreu a cidade.
Agora acho que a coisa deu uma esfriada, já não é mais aquela febre de antes... mas acho que a Kiss ainda tem muito gás! Atualmente a programação, principalmente à tarde, não é mesmo lá essas coisas.
Não sei se você acompanhou na íntegra a eleição dos "500 melhores rocks" na versão dos ouvintes da Kiss (em sua estréia, a rádio transmitiu os "500 mais...", mas na versão de críticos europeus e americanos). A lista brasileira obteve um número bem maior de músicas e bandas de Heavy Metal, como Black Sabbath, AC/DC e Judas Priest. Ou seja, como diria Gastão Moreira, o ouvinte da Kiss curte mesmo uma "porrada na orelha"!
Sei que todos os sábados a rádio transmite o programa "Siderurgia", onde o Heavy Metal tem seu lugar garantido. Começa à meia-noite e tem, se não me engano, quatro horas de duração. Quem sabe espalhando o repertório desse programa pela programação da rádio não seria uma boa? Nem se fosse em formato de "drops"...
Talvez outra boa medida para acabar com essa tal "sonolência" de que você reclama, seria incluir na programação normal da rádio um pouco de rock nacional. Nada melhor que um Mutantes ou um Raul Seixas para dar uma acordada no pessoal, não é?
Por enquanto, ficamos no aguardo para ver se alguma coisa diferente acontece.

segunda-feira, agosto 26, 2002


A opinião de quem entende do riscado

Leia alguns trechos da opinião do jornalista e diretor da Rádio 2 Celso Antonio de Freitas sobre o rádio atual e as novas tecnologias.

José Paulo Lanyi - Há quem diga que daqui a alguns anos o rádio só vai existir na internet. Você concorda?

Celso de Freitas - Não, não concordo porque o rádio é um aparelho tão dinâmico e o sistema de transmissão do rádio é tão fantástico e descomplicado que, desde que ele surgiu, não houve tanta evolução assim. Houve, sim, a miniaturização, a troca das válvulas pelos transistores, o sistema de FM se sofisticou um pouco mais, enfim, houve a modernização, não a extinção de meios. O único que praticamente está extinto hoje é o das ondas curtas, mas por causa do sinal de baixa qualidade. É um sinal eficiente para longas distâncias, mas chega com muito ruído, os fenômenos atmosféricos influenciam na transmissão.

JPL - E a rádio AM não passa por esse problema também?

CF - Passa, mas com menor intensidade. O AM tem uma eficiência um pouco maior. Talvez a gente vá ter nos próximos anos um enfraquecimento grande do AM por força também da entrada do rádio digital, do rádio que tem um espectro maior de freqüências no dial, você vai poder fazer rádio por assinatura... Eu acho que a internet é mais um sistema de recepção e ferramenta para trabalho com o rádio.

JPL - No Brasil ainda há uma avenida imensa considerando-se que grande parte da população não tem acesso à informática...

CF - Fora isso, o rádio tem uma particularidade de ser um veículo de comunicação local. A gente tem mais de duas mil emissoras oficiais no país, talvez mais umas dez mil ainda não regularizadas, que alguns chamam de piratas, outros de comunitárias, enfim, não importa o nome. Num momento adiante, esse leque de emissoras reconhecidas, oficializadas, vai ter de se multiplicar um pouco. E o rádio trabalha o local. O maior defeito das redes de rádio que trabalham principalmente com informação é falar para o Brasil inteiro, e não para o público local.


Se você quiser ler a íntegra desse bate-papo e um perfil desse que é um dos maiores e melhores profissionais do radiojornalismo brasileiro, entre na coluna de José Paulo Lanyi no website Comunique-se http://www.comunique-se.com.br

Kiss FM dá sono em ouvinte brasiliense

Mesmo morando em Brasília, procuro, sempre que posso, ouvir a Kiss FM, via internet. Não consigo ouvi-la por mais de 30 minutos. Me dá sono. É uma programação extremamente depressiva. Para uma rádio que se intitula "a primeira e única classick rock do Brasil" eu esperava muito mais do que musiquinhas dos anos 60, 70 depressivas. Esperava ouvir mais bandas "porretas", "pesadas".

Afinal, classick rock também inclui Heavy Metal, Speedy Metal, e congêneres, ou não?? Ou será que eu fiquei mal acostumado com esse mundo globalizado, no qual, ouvindo as ditas Classic Rocks dos EUA, Inglaterra, Europa em geral, com uma
variação muito melhor, indo de um Pink Floyd a um Megadeth, passando de um Creedence Clearwater a um blues de raiz, depois tocando um rock dos anos 50, 60, etc. Não sei se os horários que posso ouvir a Kiss, sempre os mesmos, me transparece isso, ou a radio realmente é assim mesmo, o dia inteiro? Sugiro a Kiss mudar seu slogan para "Antena 1 rock light." É impossível, pelo
menos para mim, ouvir a Kiss por mais de trinta minutos sem cair no sono. A Kiss quer ser o quê?? Já existem rádio de elevador, agora a Kiss está inaugurando a rádio classic rock para sonolentos em geral.

Abraços a todos
José Bueno - Brasília/DF

Kiss FM e a "educação" musical pelo rádio

Amigos da Rádio Base

No texto que enviei a respeito da qualidade musical e cultural no rádio não quis passar a mensagem que somente os donos e funcionários das emissoras são os responsáveis pelo o que ouvimos. Disse que passamos por uma degradação cultural que afetou em cheio uma geração.

Como escrevi, nos último 15 anos o rádio, talvez para não morrer, deixou de ser ousado. Portanto quem ouve as chamadas rádios rock são jovens que não conhecem outra coisa se não O Surto, Raimundos, e outros do gênero. Tanto é assim que a Rádio Kiss FM (102,1 MHz) capitalizou esse sentimento de desprezo que vivia os roqueiros de verdade e lançou, com grande sucesso, sua programação no ano passado. Os efeitos que essa rádio fará veremos dentro de dois ou três anos, quando muitos ouvinte, que nunca tinha escutado nada igual, serão em número tão grande que despertará o interesse de outras emissoras. A Kiss está " educando" seus ouvintes com uma programação muito singular. Ousou e se deu bem.

Não quero entrar no campo da sociologia ou coisa assim, mas é importante fazer essa relação. Os ouvintes estão imobilizados, alienados. Basta ler o e-mail de um diretor da Transamérica nesse blog. Eles sabem com quem estão trabalhando: ouvintes adolescentes que abominam quem é contra o sistema vigente. Se há mil ouvintes que reclamam, há duzentos mil que aplaudem como foquinhas o que ouvem. Até podem reclamar, mas jamais fazem algo para que haja mudança.

Nós, através desse blog, jornais, e-mails para as próprias emissoras, podemos nos organizar e propor mudanças. Mas que mudanças? Temos que chegar, a principio, a um objetivo em comum. Quanto a afirmação " Já pagamos para ouvir rádio há
muito tempo!" quero dizer que o governo repassa dinheiro para as emissoras, como isenção de impostos ou programam comerciais governamentais para determinadas rádios "amigas". E esse dinheiro é nosso, que pagamos impostos diversos.

É isso. Abraço a todos
Alessandro P. Araújo
Jundiaí - SP


Que fim levaram Luis Carlos Silva e Elcio Venâncio?

E aí, Marcos, beleza?
Preciso de uma ajuda sua e dos leitores do Rádio Base. Há alguns dias atrás eu recebi um e-mail de um leitor perguntando por onde anda o locutor Luis Carlos Silva e o repórter Elcio Venâncio, que eram da Globo do Rio. Se você e os leitores puderem ajudar, eu ficarei imensamente agradecido.

Abraços,
Cássio Silvério
Curitiba - PR

==================================================
Alô, pessoal do Rio, será que vocês podem ajudar o Cássio? Ou quem sabe os dois mesmos nos informam sobre seus paradeiros, não é?

Dial das AMs e FMs portoalegrenses

Amigos da Rádio Base,

Foi pedido pelos amigos, eu coloco para vocês o dial das emissoras que tem em AM e FM aqui em Porto Alegre.

ONDAS MÉDIAS

540 - Rádio Real (emissora de Canoas)
600 - Rádio Gaúcha
640 - Rádio Bandeirantes
680 - Rádio Farroupilha
720 - Rádio Guaíba
780 / 970 - Rádio Pampa
840 - Rádio Capital
880 - emissora religiosa que não sei o nome
1020 - Rádio Caiçara
1080 - Rádio da Universidade
1120 - Rádio Rural
1220 - Rádio Record
1300 - Rádio Boa Vontade
1340 - Rádio CBN
1390 - outra rádio religiosa

FREQUÊNCIA MODULADA
89,3 - Rádio Antena Um
90,3 - Rádio Mensagem
91,3 - Rádio Metropolitana
92,1 - Rádio Cidade
92,5 - Rádio Alegria
94,1 - Rádio Atlântida
94,9 - Rádio Ipanema
95,5 - Rádio Transamérica (Novo Hamburgo)
95,9 - Rádio Liberdade
96,7 - Rádio Eldorado
97,5 - Rádio Jovem Pan 2
97,9 - Rádio Ativa
98,3 - Rádio Continental
98,9 - Outra rádio religiosa não identificada
99,3 - Rádio Band FM
99,9 - Rádio Novo Tempo
100,5 - Rádio Aleluia
101,3 - Rádio Guaíba FM
102,3 - Rádio 102 FM
103,3 - Rádio Unisinos
104,1 - Rádio FM 104
105,3 - Rádio União (Novo Hamburgo)
106,7 - Rádio Aliança
107,1 - Rádio Pop Rock (Canoas)
107,7 - Rádio FM Cultura

A propósito, só três coisas sobre a Rádio CBN que me lembrei de dizer:

1) É muito discutido o espaço local que a emissora devesse dar, né? Pois bem, ontem eu peguei um pedacinho da CBN de Florianópolis, e tinham jogos ontem do Figueirense às 16h e do Avaí às 20h. Os dois foram transmitidos pela emissora, que começou sua programação local ao meio-dia (a de esportes, deixar bem claro, pois já tem o horário matutino do "CBN Praça") e só acabou à meia-noite. Será que alguma outra afiliada da rede faz algo sequer próximo disso?

2) E o que frequentemente acontecia muito na CBN de Porto Alegre voltou a acontecer neste domingo: na hora da programação esportiva da rede, ao invés de ter vindo o jogo da CBN Rio, ou o da CBN São Paulo, a rádio simplesmente entrou em cadeia com a Rádio Gaúcha. Bom, só se eles acham que como a rede CBN passou a entrar em cadeia com a Rádio Globo em alguns dos jogos, eles pensam que com eles não há grilo fazer o mesmo. E até não tem mesmo. Desde que eles também fizessem a transmissão alternada de um jogo inteiro em cada prefixo, o que não é o feito pela Gaúcha com a CBN, e que é realmente lamentável!

3) E ue CBN transmita jogos alternativos aos da Rádio Globo, eu acho muito bom. Só que eles tem que escolher melhor os jogos, puxa! Que razão havia em colocar na CBN São Paulo o jogo Coritiba x Corinthians, que já passava em duas redes de Tv abertas, enquanto poderia ter se entrado em cadeia direta com a Rádio Globo do Rio para transmitir-se Fluminense x Santos, que só passava no pay-per-view?

E só pra fechar, queria elogiar dois programas feitos pela Rádio Bandeirantes de São Paulo, que gosto muito de ouvir por gostar muito: o "Rádio Clone", humorístico apresentado após as jornadas esportivas, com personagens divertidérrimos que clonam a equipe esportiva da Bandeirantes. E o "Memória" de Milton Parrón (retransmitido para Porto Alegre nas noites de domingo), que traz coisas do arco da velha.

Por hoje, era isso, amigos do rádio. E apoio máximo à luta contra esta barbaridade feita com a Record paulistana!
Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre/RS

==============================================
Faça como nosso leitor Eduardo, mande a lista das AMs e FMs de sua cidade. É só clicar aqui embaixo!!!!
Alô, alô, seu Renato, aquele abraço!!!!! (Gilberto Gil ou quase ele)

Olá, Renato. Em primeiro lugar obrigada pelo "ótima visão do rádio no Brasil e no exterior". Costumo ler seus textos na Rádio Base, mas, sinceramente, muitas vezes não os leio até o fim, primeiro porque são extremamente longos, e segundo porque o tema Transamérica e noticiário esportivos não são assuntos que eu domino.

Como expliquei para os Marcos (Antônio e Lauro), quando eles me convidaram para fazer parte da Rádio Base, eu não trabalho em nenhuma rádio, nunca trabalhei e até gostaria. Apenas algumas participações na Rádio Eldorado. Meu conhecimento sobre rádio limita-se em ouvir. Desde que eu me entendo por gente(que eu me lembre, desde os 4 anos). Então é pura paixão mesmo. Mas acompanho de perto a sua briga com a Rádio Transamérica, porque, se você também me lê, vai ver que eu também comprei uma briga feia com a Eldorado de São Paulo. E com a família Mesquita toda, pois disparei minha metralhadora em direção ao jornal O Estado de São Paulo, que é da mesma família. A razão, é mais ou menos a mesma que você. Mudanças! e para pior!

Não conheço outro blog de rádio. Tem um site português, (www.telefonia-virtual.com), que também queria que eu colaborasse, mas eles são tão complicados, eu não sei exatamente o que eles querem de nós brasileiros, não publicam os textos que nós escrevemos, então desisti de escrever. Mas vale a pena dar uma olhada.

E não deixe de brigar pelo que considera seus direitos, mas dê tempo ao tempo. Enquanto vc escrever insistentemente para a rádio, eles vão saber que apesar de tudo, vc continua ouvindo-a. Há pouco tempo atrás eu era chamada no ar durante o jornal da manhã (que antes tinha música e informação), da ouvinte numero 1, tamanha era a minha adoração e participação em tudo o que a rádio punha no ar. Hoje, eles se perguntam: se nem a nossa ouvinte número 1 está nos ouvindo, quem está?
O que eu puder ajudar na sua batalha, pode contar comigo.
Um grande abraço
Daniela Brusco
São Paulo - SP
Ps: só mais uma pergunta: O diretor da rádio te respondeu?
Será que essa tal Fundação Quilombo, de Alagoas, não tem nenhuma dessas cinco rádios sobrando pra me dar não?
Deu na Folha de domingo:

COMUNICAÇÕES

Concessões contemplaram entidades ligadas a aliados do governo

FHC distribuiu rádios e TVs educativas para políticos
ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

Repetindo seus antecessores João Baptista Figueiredo (1979-85) e José Sarney (1985-90), o presidente Fernando Henrique Cardoso distribuiu concessões de rádios e televisão a aliados políticos.
Pelo menos 13 deputados federais -além de deputados estaduais, prefeitos, ex-deputados e candidatos a cargos eletivos- receberam concessões de rádios e TVs educativas.
Em seu primeiro pronunciamento pela TV como presidente, Fernando Henrique prometeu pôr fim ao uso político de concessões de radiodifusão e anunciou que elas passariam a ser vendidas em licitações públicas. "O governo não estabelecerá nenhum balcão nem canal algum para a prática do "toma lá, dá cá'", afirmou.
Ele acabou com a distribuição política das emissoras comerciais, tornando obrigatória a venda das concessões por licitação pública. Mas deixou uma porta aberta para a negociação política: as emissoras educativas continuaram sendo concedidas pelo Executivo.
Em sete anos e meio de governo, além das 539 emissoras comerciais vendidas por licitação, FHC autorizou 357 concessões educativas sem licitação. Figueiredo distribuiu 634 e José Sarney 958 -basicamente comerciais- igualmente sem licitação.
A distribuição foi concentrada nos três anos em que o deputado federal Pimenta da Veiga (PSDB-MG), coordenador da campanha de José Serra, esteve à frente do Ministério das Comunicações. Ele ocupou o cargo de janeiro de 99 a abril de 2002, quando, segundo seus próprios cálculos, autorizou perto de cem TVs educativas. Pelo menos 23 foram para políticos.
A maioria dos casos detectados pela Folha é em Minas Gerais, base eleitoral de Pimenta da Veiga, mas há em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Roraima e Mato Grosso do Sul.

Políticos
O ex-ministro dos Esportes, deputado federal Carlos Melles (PFL-MG), recebeu uma TV educativa para São Sebastião do Paraíso, onde a mulher dele é prefeita. A concessão saiu quando ainda era ministro, em abril de 2001, em nome da Fundação Educacional e Cultural Sudoeste Mineiro.
A Fundação Cultural Campos de Minas, de parentes do presidente da Câmara, deputado federal e candidato a governador de Minas Aécio Neves (PSDB-MG), recebeu TV em São João Del Rey.
O decreto de concessão foi assinado por FHC, no dia 5 de julho do ano passado. No mesmo dia, o deputado federal Cleuber Carneiro (PFL) recebeu uma TV educativa para a cidade de Januária (sua base eleitoral), no norte de Minas. A concessão saiu em nome da Fundação Cultural de Januária, dirigida por filhos do deputado.
O deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB- MG), pai do advogado Geral da União, José Bonifácio Borges de Andrada, recebeu concessão de TV para sua cidade, Barbacena, em nome da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada. O decreto do presidente é de 8 de março deste ano.
Em junho, FHC contemplou o grupo do deputado federal e candidato ao Senado Hélio Costa (PMDB-MG), adversário de Bonifácio Andrada. A TV saiu para Barroso, vizinha a Barbacena, em nome da Fundação Minas Gerais.
Depois de aprovadas pelo Ministério das Comunicações e pelo presidente da República, as concessões passam pelo Congresso, onde são referendadas. A maioria das concessões autorizadas por FHC ainda está no Congresso.

Disputas
O deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB- MG), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, obteve concessão de TV para sua cidade, Frutal. A outorga foi dada à Fundação Cultural e Artística de Frutal, da qual fazem parte, entre outros, o pai e a sogra do parlamentar.
Para atender a aliados políticos, o governo atropelou outros grupos e empresários que já retransmitiam TVs educativas no interior, amparados em antigas licenças, sem a força legal da concessão. Há situações de conflito em Sete Lagoas e São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, e também em Petrópolis, no Estado do Rio.
Em Sete Lagoas, três grupos políticos -do ex-governador Eduardo Azeredo (candidato do PSDB ao Senado), do deputado federal Márcio Moreira (PPB) e do ex-prefeito e candidato a deputado estadual Marcelo Cecé (PTB)- controlam a Fundação Educacional Comendador Avelar Pereira de Alencar, que recebeu um canal de TV educativa em abril. Um grupo local, que explora o mesmo canal há dez anos, recorreu à Justiça.
Em São Paulo, pelo menos duas concessões de TV educativa foram dadas à entidades ligadas a políticos: a Fundação Cultural Anhanguera, ligada ao deputado federal André Benassi (PSDB-SP), recebeu concessão para Várzea Paulista. A segunda concessão -para uma TV em Presidente Prudente- foi dada à Fundação Agripino Lima, ligada ao deputado federal Paulo Cesar de Oliveira Lima (PMDB-SP).
A maior parte das emissoras educativas autorizadas por FHC foi para universidades, igrejas e profissionais de radiodifusão, mas grande número foi parar em fundações ligadas a políticos.
A identificação dos políticos favorecidos é difícil porque eles não aparecem como responsáveis pelas fundações na documentação existente nos cartórios e no Ministério Público. Em geral, se fazem representar por parentes, assessores e pessoas de confiança.
A Fundação Quilombo, que recebeu as seis concessões aprovadas para o Estado de Alagoas (cinco rádios e uma TV) tem como presidente a assessora do deputado federal João Caldas (PL-AL), Maria Betânia Botelho Alves. Ela disse que o deputado é o "instituidor" da entidade.
No Maranhão, a Fundação Nagib Haickel, do deputado estadual Joaquim Haickel (PTB), obteve concessões de TV educativa para as duas maiores cidades (São Luís e Imperatriz) e seis rádios.
Rádio ruim? De quem é a culpa? II - O Comentário

Pois é Alessandro, atrás do inocente aparelhinho de rádio que ouvimos em casa há um tremendo jogo de interesses sim! Mas isso, de forma alguma, é exclusividade do rádio. Isso já vem da nossa sociedade, de muitos anos... mas deixemos um professor de história ou um sociólogo discutir isso, certo? Coisas do capitalismo...
Baseado na mesma frase que você citou, do sr. Venturelli ("a cidade de São Paulo é suja porque o povo é porco"), discordo de você quando diz que a culpa dessa programação é SÓ da rádio e seus "funcionários". Isso ocorre da mesma forma com a sujeira da cidade! O povo é porco sim (e muito!!!!)! Só hoje, ví umas três ou quatro pessoas jogando lixo no chão e latinhas de alumínio, com a maior cara-de-pau! Aí junta com a incompetência e a má-vontade dos governantes e vira essa bagunça!
Portanto, na minha opinião, os ouvintes têm uma parcela de culpa sim, e bem grande por sinal! Cada pessoa que liga pra uma rádio rock e pede uma música d'O Surto (Deus me livre!) faz como aquela que ví jogando sua latinha no chão. Contribui para a mesmice e dá de cara com os interesses do fulano da gravadora! É a fome com a vontade de comer, juntinhas!
Por isso, se o ouvinte quer que as rádios melhorem suas programações, mande e-mails, ligue, faça barulho mesmo! E pode ser até por intermédio desse blog!

domingo, agosto 25, 2002


Playlist on line

Essa informação nosso amigo Daniel Freiberger, do Rio Grande do Sul, enviou á nossa redação pelo ICQ, o mensageiro instantâneo mais usado na internet: E a Rádio Ipanema FM, de Porto Alegre, agora mata a cobra e mostra o pau. Tem uma seção no site que eles colocam todas as músicas tocadas na programação nos últimos dias, por programa. Já dá pra ter uma idéia de como é.Valeu pela dica, Daniel.
A quem interessar possa, o meu ICQ é 55526729 (Radio Base).

Vale a pena ler de novo (se você ainda não leu, leia junto comigo)

Luiz Antônio Mello e a volta da Maldita

A "VOLTA DA MALDITA" E EU
Luiz Antonio Mello

Escrevo este esclarecimento porque recebi muitos e-mails de ouvintes da ROCKNET perguntando se eu faço parte da chamada "volta da Maldita". Não. Não faço parte. Não faço parte, e em nenhum momento fui informado, comunicado, avisado pela direção da rádio sobre a existência do projeto. Teria que ser avisado? Não, eles não tem que dar satisfações a ninguém.

Soube da "volta da Maldita" através de e-mails de ouvintes da ROCKNET, alguns questionando se a Fluminense AM pode juridicamente utilizar o nome "Maldita". Pode sim. Apesar de ter sido criado por mim, Serginho Vasconcellos e Amaury Santos na madrugada de 1o. de março de 1982, o slogan "Maldita" está registrado no INPI pelos donos da Rádio Fluminense. Ou seja, a "Maldita" é deles, como os discos de Jimi Hendrix foram de terceiros, e não dele, durante anos e mais anos.

Muita gente pergunta se estou revoltado, indignado, enfurecido com a situação. Não, não estou. Tanto que até e-mail para lá mandei, desejando boa sorte, oferecendo músicas e sugerindo programas. Por que? Porque sou assim mesmo, o que uns classificam de altruísta e a maioria de babaca. Estou triste, estou sim, pois esperava pelo menos um telefonema do tipo "Luiz Antonio, vamos botar uma rádio chamada Maldita no ar no dia tal". Eu espero e vou seguir a vida esperando atitudes bacanas das pessoas. Fora isso não acredito em volta de "E o Vento Levou", "Beatles", "Led Zeppelin", Leonardo da Vinci, Carlos Lamarca, Renato Russo, e, obviamente, da Maldita. Por que? Porque o tempo não pára, e como bem escreveu Nelsinho Motta "nada do que foi será/ de novo do jeito que já foi um dia".

Minha história com a rádio Fluminense FM, a verdadeira Maldita, está integralmente publicada em meu livro "A ONDA MALDITA - COMO NASCEU E QUEM ASSASSINOU A FLUMINENSE FM", 364 páginas, cuja nova edição já está à venda no portal Grandes Autores (www.grandesautores.com.br). É só acessar, fazer o cadastro e o livro chega as suas mãos. E vai ser a ÚLTIMA EDIÇÃO pois ou eu enterro a verdadeira Maldita ou ela acaba me trucidando, pois esse mito me assola há mais de duas décadas. Vai fazer 20 anos em 2002!!!!! Adoraria distribuir esse livro para todo mundo, de graça, mas isso é impossível pois até motocicleta vendi para fazer essa edição. Afinal, trata-se de uma edição independente, e por isso LIVRE!!!!!!! Conto muito com todos vocês na divulgação deste trabalho que me custou duas úlceras no estômago, 17 cálculos de vesícula e uma mesa de cirurgia. Aline Rios, que fez o livro comigo, também foi no limite do stress. Mexer com a "minha" Maldita é mexer com a minha vida, melhor dizendo, com os diamantes de minha vida.

Está clara a minha posição? Se está clara, por favor enviem esse texto para o maior número possível de pessoas. É um pedido. Forte abraço. LAM.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esse texto foi originalmente publicado como editorial do site RockNet e mostra que as coisas não são tão "bonitinhas" como parecem, infelizmente. Reconhecimento ainda é uma coisa muito difícil de se acontecer...

Dial das rádios AM da região de Piracicaba

Prezados amigos da Rádio Base:

Como forma de colaboração, segue o dial do AM da região de Piracicaba, mostrando todas as emissoras. Em linhas gerais, todas elas pautam suas programações nos programas populares, no esporte, na informação e na prestação de serviços, estando esta última cada vez mais em alta, trazendo ao ar, principalmente, num mundo cada vez mais globalizado, a realidade de suas respectivas cidades e regiões. Essa tendência que já é de há muito usada em São Paulo por rádios como Jovem Pan, Bandeirantes e CBN, está chegando aos poucos ao AM do interior, que claro, mantém ainda a programação popular, mas está abrindo espaço cada vez maior ao chamado talk radio, conquistando com isso bom índices de audiência e retorno publicitário, deixando a parte mais musical para as FM's.

A despeito disso, muitas dessas emissoras interioranas filiam-se a redes como, por exemplo a Jovem Pan, para incrementar o jornalismo. No entanto, a programação principal é voltada à comunidade. O caminho do AM interiorano é cada vez mais prestar serviços. Segue a lista do dial (em KHz):

540 - Rádio Nova Sumaré - Sumaré
580 - Rádio Notícia AM - Americana
650 - Rádio Difusora de Piracicaba
690 - Rádio Brasil - Santa Bárbara D'Oeste
770 - Rádio Mix AM - Limeira
850 - Rádio Clube de Rio Claro
870 - Rádio Central AM - Campinas
910 - Rádio Alvorada - Piracicaba
990 - Rádio Cultura Regional - Dois Córregos/Jaú
1020 - Rádio Educadora - Limeira
1030 - Rádio Emissora da Barra Bonita - Barra Bonita
1060 - Rádio Educadora AM - Piracicaba
1090 - Rádio Canção Nova - Paulínia
1140 - Rádio Cultura AM - Rio Claro
1170 - Rádio Bandeirantes AM - Campinas (Ex - Educadora)
1360 - Rádio Luzes da Ribalta AM - Santa Bárbara D'Oeste
1410 - Rádio Excelsior AM - Rio Claro
1440 - Rádio Azul Celeste AM - Americana

Felicidades a todos... abraços radiofônicos...

Chico Fonseca
Rádio Educadora de Piracicaba - AM 1060 kHz
Piracicaba - SP
chicofonseca@zipmail.com.br

============================================

Muitíssimo obrigado pela sua colaboração, amigo Chico. Se algum outro leitor tiver a uma lista das emissoras AM ou FM de sua cidade, por favor nos envie também, ok?

sábado, agosto 24, 2002


Quem manda é o mercado

Olá, Marcos

Acho que essa polêmica toda envolvendo a Transamérica no Paraná já deu, não? Sempre ouvi dizer que o paranaense tem uma simpatia pelos clubes de futebol aqui de São Paulo. Acho que deve ser por isso que uma das emissoras do grupo transmite o programa de esportes feito aqui. Se existe essa demanda, é claro que uma das emissoras espertamente atende a ela. Nada mais simples.

Abraços
Rodney Brocanelli

Rádio ruim? Dequem é a culpa?

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base

O rádio brasileiro não oferece boa qualidade musical e cultural aos ouvintes por culpa dos diretores e, principalmente, proprietários das emissoras. É lamentável que a culpa acaba sendo creditada sempre do lado mais fraco, que, nesse caso, é o ouvinte. Claro que temos a força e somos vitais para que as emissoras continuem a existir, mas, assim como o próprio povo, não sabemos o poder que temos.

Rádio Record, Eldorado, Transamérica, Brasil 2000, entre outras centenas espalhadas pelo Brasil, são provas do que estou escrevendo. Não se pode culpar exclusivamente o ouvinte, como fez recentemente um dos apresentadores do programa Garagem,
da Brasil 2000 (107,3 MHz). Lembro-me de um secretário do ex-prefeito Celso Pitta, o sr. Venturelli, que disse "a cidade de São Paulo é suja porque o povo é porco!". Investir em educação? Nem pensar. É mais ou menos isso que esse apresentador ( que não me recordo o nome) também disse.

Quem tem o poder de formar opinião são justamente os meios de comunicação de massa, como rádio e TV. Ninguém aprende a ler e escrever em duas, três semanas. É um processo lento, gradual, mas que tem retorno garantido. Como exigir dos ouvintes bom gosto se, nos últimos 15 anos, o rádio brasileiro só divulgou o que há de mais medíocre em nossa música, sempre se escondendo atrás do lema "É disso que o povo gosta". Como um Caetano Veloso ou Chico Buarque foram sucesso no passado? Foi o rádio e
a TV que apresentou esses músicos ao público. E prova maior de que o que é bom o povo gosta e não esquece é que esses cantores, ainda que marginalizados pelo rádio de hoje, ainda são referencias musicais.

Quem são os donos de emissoras de rádio no Brasil? Mais de 70% pertencem a políticos sem cultura, de direita e integrante das oligarquias. São eles que podem decidir, além da própria programação de suas estações, a verba e o emprego do dinheiro público na educação, na saúde, alimentação,etc. Não permitem que o cidadão sequer se alimente, quiçá ter acesso a cultura! E ainda pelo
rádio, que qualquer pobre diabo pode ter um. Agora basta fazer as relações necessárias e verão o que escrevi na prática.

A rádio Eldorado FM (92,9 Mhz) pertence ao Grupo OESP. Ligadíssima ao governo Federal. Transmitir música quando se pode transmitir um jornal (06h - 09h) que abra espaço para políticos discurssarem para a massa? Em breve devem transmitir a mesma programação nas duas freqüências (FM e 700 Khz). Outra: Transamérica. Propriedade do Banco Real. Oras, quem mais
lucrou nos últimos oito anos nos Brasil? Banqueiros, é claro. Portanto, abram espaço na programação para falar o que o governo quer. Afinal, uma mão lava a outra. E a Mix e Brasil 2000? Propriedades de donos de Universidades (UNIP e Anhembi-Morumbi, respectivamente). Que oferecem lixo 24 horas por dia.

Vez ou outra sintonizo essas rádios. A Mix parece ser feita para crianças de dois anos de idade. Quem, de fato, deveria ter um mínimo de consciência e usar o rádio de uma maneira mais isenta, como as Universidades, não fazem e contribuem para que continuemos no mesmo círculo vicioso. A questão é muito mais subjetiva do que parece ser. O dinheiro que, aparentemente, não está sendo investido pela publicidade, com certeza, está vindo de outras fontes. Nós já pagamos para ouvir rádio há muito tempo!

Alessandro P. Araujo
Jundiái - SP

==================================

Caro Alessandro, o que você quer dizer com "já pagamos para ouvir rádio há muito tempo!"?


Fazenda Grande do Retiro articula projeto de Comunicação Comunitária

Desde o dia 27 de julho, moradores do bairro de Fazenda Grande do Retiro e adjacências (Salvador) vem articulando a implantação do seu serviço de Radiodifusão Comunitária. A idéia se concretizou durante o 1º Seminário Sobre Comunicação Comunitária que deliberou pela fundação da Associação de Radiodifusão Comunitária da Fazenda Grande do Retiro e Adjacências - ARCOFAGRA.

O Seminário contou com a presença de diversos segmentos representativos da comunidade que, juntos decidiram iniciar a implementação do projeto que resultará num funcionamento de uma FM Comunitária. A Coordenação do projeto tem como data para a ativação do Sistema o dia 31 de agosto, ocasião em que a Associação estará realizando um almoço beneficente em prol da
implantação da Rádio. A grade de programação pretende contemplar a prestação de serviços, cultura e lazer. Já em avaliação propostas de programas versando sobre meio ambiente, cultura de paz, DST/AIDS, cultura afro-descendente, gênero, HipHop, dentre outros.

A proposta do coletivo quanto ao nome da rádio é lançar uma consulta popular para que a comunidade se envolva na escolha. A partir do dia 1 de setembro a entidade estará fazendo suas primeiras transmissões experimentais na freqüência 98.2 MHZ.

Ednilson ednaweb@terra.com.br

ARCCA - ACESSO E REINTEGRAÇÃO À COMUNICAÇÃO, CULTURA E ARTE
Salvador - BA
============================================
Paulo Barboza vai voltar? Oba!!!! Vou avisar a minha mãe e minha vizinha!!!!! Já estava ficando sem graça ouvir AM depois das 10 da manhã.
Quem ouve os ouvintes da Transamérica?

E aí Marcos, beleza?

É o seguinte: diante do "impactante" e-mail publicado essa semana no blog, do qual o leitor Renato Kloss expressou toda a sua indignação quanto a programação esportiva da Transamérica, eu resolvi saber qual era a opinião de quem estava dentro das acusações. Enviei um e-mail com o protesto do leitor (abaixo) para Mauro Mueller, coordenador artístico da Transamérica de
Curitiba e também apresentador do Transamérica esportes.

Leia o que ele disse:

"Não ligue para este cara chamado Renato Monteiro Kloss. Ele é um cidadão extremamente inteligente, tem um vocabulário extenso mas não tem credibilidade nenhuma de fazer qualquer comentário a respeito de quem quer que seja dentro do rádio, pois ele enche semanalmente nossa caixa de e-mails com criticas a respeito de tudo que diz respeito à Transamérica e não tem o perfil de quem ouve a rádio. Fico tranqüilo com este tipo de comentário. Mas, de qualquer forma, obrigado pelo e-mail, não fecho completamente os olhos das coisas que falam a nosso respeito, ouço e leio tudo e todo o tipo de comentário, o que for para acrescentar alguma coisa para o nosso formato, eu assumo e acabo até aceitando.

O que for coerente, agradeço de verdade e procuro fazer de tudo pra não errar, mas errar é extremamente humano, graças a Deus.
Obrigado e continue se comunicando conosco.
Mauro Mueller"

Portanto, podemos concluir que pelo menos aqui em Curitiba nossas mensagens são respondidas. Se mudanças ocorrem com isso? Não sabemos. Só sabemos que há muito dinheiro envolvido nesse esquema de esporte e não seria com uma simples reclamação de um ouvinte que causaria mudanças drásticas nesta afiliada. Vale lembrar que aqui em Curitiba quem realmente manda é Luiz Guilherme de Albuquerque, Diretor Geral da Rede Transamérica de Comunicações. Nas afiliadas daqui (Pop/light) todo mundo é funcionário, pois a rádio é propriedade da Transamérica São Paulo. Tudo o que for produzido aqui em Curitiba, tem que ser comunicado antecipadamente a matriz para que seja aprovado e aí sim vá ao ar. Ah, e sem contar que Curitiba foi, há aproximadamente dois anos atrás, a "barriga de aluguel" para o concepção da Rede Transamérica Hits.

Aqui eles alugaram uma rádio AM com grande audiência e puseram no ar experimentalmente a programação da portadora Hits. Após a rede ter dado certo, a rádio foi devolvida para o seus antigos donos. Mas esse tipo de esquema, em que geradora manda em
afiliada, acontece em todo o Brasil. O que podemos fazer então? Tire as suas conclusões.

Abraços,
Cássio Silvério.
Curitiba - PR

========================================
Então quer dizer, Cássio, que seu amigo da Transamérica só aceita críticas positivas, é? E quem se manifesta contra o trabalho dele simplesmente é desqualificado? Bela forma de se tratar um ouvinte, não? Estou tendo uma impressão ruim do senhor Mauro Mueller e creio que quem está lendo este texto agora também terá. Gostaria que ele desfizesse esta má impressão, enviando para este blog sua versão dos fatos, se ele assim o desejar.

Além do mais ele não deixou claro se explicou ao nosso leitor se a questão das tomadas de decisões quanto á mudanças de programação não são de responsabilidade dele, e sim, da matriz em São Paulo. Aguardamos resposta.

Agora quanto ao seu comentário de que "não seria com uma simples reclamação de um ouvinte que causaria mudanças drásticas nesta afiliada", só tenho a lemantar. Se todos aí pensarem como você as rádios de Curitiba jamais sairão do marasmo que você tanto reclama. Já pensou se a turma do Rio pensasse assim. Eles não teriam nem como reclamar da programação da ressucitada Fluminense FM, não é mesmo?

Alô CBN, dá para alguém esclarecer?

Amigo Marcos,

Eu não disse que os canais de satélite são da Sky, eu disse que são do próprio satélite da rede CBN. Num canal, é transmitido o sinal de São Paulo, e no outro, o sinal de rede do Rio. A Sky, quando começou a retransmitir a CBN, colocava o som do canal 1 do satélite, o que leva os programas cariocas da emissora, "CBN Total" e futebol do Rio. E a geração de comerciais e chamadas veiculados durante os programas locais não é gerado do Rio, é gerado de São Paulo mesmo. Tanto que me lembro que a voz misteriosa que chamava o material de gravação, dizia sempre ao final: "se alguma afiliada perdeu algo, liga no 11 37 sei lá das quantas". DDD 11, chamadas veiculadas de São Paulo mesmo. Depois de um tempo, a Sky passou a retransmitir simplesmente o som da Rádio CBN 780/90,5 de São Paulo, o mesmo som que você ouve. Ou seja: pela Sky, todo o país ouve o "CBN Total" de São Paulo, e os jogos dos times paulistas. Aliás, ô Marcos, o som do "CBN Total" paulista também está no satélite. O programa é transmitido pelo mesmo para Santos, que não recebe a CBN de São Paulo, lá tem CBN própria. E uma vez, quando a CBN Rio fez uma transmissão dum jogo do Vasco à tarde, a CBN Porto Alegre não entrou com o futebol, e retransmitiu o quê? "CBN Total" de São Paulo.

Então, esta conexão por LPs que é a que permite a chegada dos sons das rádios de uma ponta à outra, Marcos. É o mesmo sistema que a Rádio Globo usa. E eu reitero: o som do RJ chega pior em SP, e o som de SP chega pior ao RJ, conforme pude constatar em 11 de setembro passado, quando a Globo FM do Rio, que transmite na Sky com limpíssimo som, entrou em cadeia com a CBN. Ouvindo na CBN São Paulo e na Globo FM do Rio, pude constatar isso.

De qualquer maneira, se puderes contatar o teu amigo da central técnica da CBN São Paulo para ler tudo que escrevemos aqui, e esclarecer tudo tintim por tintim, seria muito bom. Quem sabe, você possa também pedir pra ele conseguir também uma explicação do pessoal do Rio, de BH e de Brasília para isso.

Abraços, excelente final de semana!

Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre / RS

==============================================
Amigo Eduardo,

Tenho a absoluta certeza de que a transmissão é feita da forma que descrevi, ou seja, o sinal da rede é emitido somente pela emissora paulista (já pensou o coitado do operador da sua cidade tendo de ficar prestando atenção qual dos "sinais" da Cbn ele teria de por no ar, se houvesse mais de um? E o som que chega ao Rio é o mesmo que vai para todas as afiliadas: em alto e bom som. Em todo caso, vou tentar falar com alguém na CBN para ver se eles me explicam direitinho.

Explicação rápida e curta:

O Guns and Roses, na modesta opinião deste que vos escreve, é bela porcaria de conjunto e ponto final.
Porque esse ódio em seus coraçõesinhos?

Na mesma coluna da Magaly Prado há um leitor reclamando da Flu FM. No meio do e-mail (não foi um trocadilho!!!) ele afirma que a Flu está tocando ATÉ Guns n' Roses!!!!
Que cês têm contra o Guns, hein???? Não é rock não????
Contato com Paulo Barboza!

Hoje na coluna da nossa colega Magaly Prado foi divulgado que Paulo Barboza irá para a Rádio América, só não se sabe ainda a data de estréia! O e-mail para contato do comunicador Paulo Barbosa: paulobarboza@uol.com.br!
Quem quiser dar a sua palavra de apoio, está aí o endereço.
Rádio Record - será mesmo o fim?

Mais uma vez, obrigado pelo e-mail, Chico!
Creio que dentre esses quase 12 mil acessos que constam no contador do blog, pelo menos um seja de alguém que trabalhe ou seja ligado à Rádio Record. Gostaria que se declarassem aqui nesse blog, para sabermos o que pensam e qual suas opiniões sobre os últimos acontecimentos, que jogaram na lata do lixo boa parte da história do rádio (e porque não, da TV) brasileiro. Continuamos aguardando contato!
Polêmica Transamérica no ar

PRIMEIRAMENTE MANDO UM ALÔ A TODOS QUE PARTICIPAM DESSE BLOG E EM SEGUNDO LUGAR COM RELAÇÃO A POLÊMICA TRANSAMÉRICA GOSTARIA DE DIZER O SEGUINTE ACHO QUE O RAPAZ QUE NÃO ME LEMBRO O NOME AGORA QUE FALOU DOS CURITIBANOS DEVERIA SER MENOS BAIRRISTA E OLHAR COM A RAZÃO E VERIFICAR QUE A TRANSAMÉRICA A MUITO TEMPO NÃO TEM AGRADO NEM A PAULISTAS,QUANTO MAIS A MINEIROS E PARANAENSES
É PROVADO QUE O PÚBLICO DE BELO HORIZONTE E CURITIBA SÃO BEM EXIGENTES E NÃO ENGOLEM QUALQUER GOROROBA QUE TENTAM ENFIAR GUELA ABAIXO EM NOSSA GARGANTA.
A TRANSAMÉRICA ANDA TÃO MEDIOCRE QUE NÃO PASSA DE UM MODESTO 14º LUGAR NO DIAL BELOHORIZONTINO E OLHA QUE TEMOS 18 EMISSORAS,SÓ GANHA DA LBV,MANCHETE GOSPEL,REDE ALELUIA E GERAIS OU SEJA TIRANDO A GERAIS AS DEMAIS SÃO TODAS REDES E SÃO GERADAS AÍ DE SÃO PAULO,AGORA QUE VIU QUE NÃO TEM PÚBLICO EM
BH RESOLVEU IMPLANTAR A PROGRAMAÇÃO HITS MAS NÃO CONSEGUE GANHAR DE NENHUMA EMISSORA POPULAR DE BH E AINDA FICA ATRAS DA 98FM E JOVEM PAN QUE SÃO POP'S E OLHA QUE TRADICIONALMENTE AS POPULARES SÃO MAIS OUVIDAS QUE AS POP'S.BOM OU A TRANSAMÉRICA MUDA SEU CONCEITO DE REGIONALISMO E PASSA A SER REGIONAL DE VERDADE OU SUAS AFILIADAS TRATARÃO DE DAR FIM ATÉ NA MATRIZ PAULISTA,ALIÁS SE É PARA SER BAIRRISTA POSSO DIZER QUE O MERCADO FONOGRAFICO AÍ EM SÃO PAULO ESTÁ BASTANTE POBRE PORQUE O QUE CHEGA EM REDE PARA NÓS AQUI NÃO ESTÁ DANDO PARA ENGULIR,A JOVEM PAN DE BH SÓ SE SALVA PORQUE TEM UMA PROGRAMAÇÃO QUASE QUE TOTALMENTE LOCAL,ACHO QUE A PAN APRENDEU QUE CADA REGIÃO TEM SUAS
CARACTERÍSTICAS E ESTILOS DIFERENTES DE GOSTO,A TRANSAMÉRICA OU ENTENDE ISSO OU ENTÃO DESMANCHA SUA REDE PORQUE DÁ PARA NOTAR QUE ELA ESTÁ MAIS PERDIDA QUE CEGO EM TIROTEIRO.
ABRAÇOS A TODOS NOSSOS AMIGOS CURITIBANOS,SOTEROPOLITANOS,GOIANOS,BRASILIENSES,CARIOCAS E A GRANDE PARTE DOS PAULISTAS QUE TENHO CERTEZA NÃO COMPACTUAM COM O PENSAMENTO DE NOSSO COLEGA QUE FOI INFELIZ EM SUA COLOCAÇÃO QUANTO AOS CURITIBANOS.

HENRIQUE GALO
BELO HORIZONTE

sexta-feira, agosto 23, 2002

Somos todos jovens e só a Eldorado FM não sabe disso!!!!

Aproveitando o gancho do ranking, queria fazer uma pergunta para quem trabalha com rádio. Qual o interesse de "rejuvenescer" uma rádio? é por causa dos anunciantes? O que faz pensar que jovem consome? Jovem não tem dinheiro! E se tem, os pais com certeza, têm mais.

Quem consome atualmente, é justamente o pessoal acima de 30, e digo mais, mulher!!! Ou seja, exatamente o ex-público da Eldorado. Agora que "rejuvenesceram" a rádio, ela simplesmente ficou uma cópia das 89, Mix e Brasil 2000. a única diferença é a locução, que a da Eldorado por enquanto é melhor. De resto, virou uma radiozinha engessada em play list, bobinha e sem graça. Será que é este o perfil do "jovem"ouvinte? Tenho minhas dúvidas. De qualquer maneira, o ouvinte consumidor está sem rádio.

Daniela Brusco

Quantos canais de satélite a CBN tem?

Amigos do Rádio Base,

Que áudio sensacional este da Rádio Record, muito bom mesmo. Uma vez, há uns dois anos, consegui pegar a rádio em ondas curtas , de forma muito precária. E doutra vez, no final da noite, consegui ouvir o programa de pós-jogo deles (acho que era "Lance Final" o nome), também com som bem precário, nos próprios 1000 khz, em AM. Por saber o que esta emissora representa aí pro rádio de São Paulo (mal comparando, significaria aí pra SP o que a Rádio Guaíba siginifica aqui em Porto Alegre), é que fico realmente chateado com isso da emissora virar totalmente evangélica. Nada contra eles, os evangélicos, longe de mim! Respeito todas as opções religiosas. O grilo é com uma rádio tão conhecida e famosa ficar reduzida à isso. Só duas perguntinhas relativas ao áudio: de que ano ele é, e quais são os locutores que estão na gravação?

Novamente sobre o assunto "Transamérica Esportes", acho sim que a emissora deveria abrir o programa para a rede mesmo (lembro que aqui em Porto Alegre, consigo pegar a rádio em 95,5 - Novo Hamburgo). E acho que até mesmo as jornadas esportivas poderiam ser abertas para a rede, sim. Normalmente, as rádios que transmitem via satélite tem dois canais de satélite (assunto ao qual quero me especificar em seguidinha). Num, poderia ir o futebol, pra quem quisesse ficar com a bola rolando. No outro, a programação musical tradicional. Simples, né? É só ter um pouquinho de cabeça e inteligência! E realmente, acho lastimável que uma bela profissional (em todos os sentidos) como a Cléo Brandão não seja aproveitada como deve na Transamérica. Tanto que concordo 100% com a carta aberta que o Renato Monteiro de Curitiba escreveu. Só uma coisa, ô Renatão: você também podia ter mandado o recado pro Fernando Gomes enviar pro Márcio, além de colegas no rádio, são colegas na TV, no "Mesa Redonda" da CNT. Qualquer ajuda sempre vem a calhar, então... Sobre colocar um dos programas na Transamérica Light, falarei com a autoridade de quem consegue pegar a rádio direto aqui em Porto Alegre (eu pego a única outra Transamérica Light que tem, além da de Curitiba, que é a de Gramado, em 95,3. Mal pra caramba, mas tem uma posição no meu quarto onde ela entra até bem razoavelzinha.): não funcionaria. A Transamérica Light, pra quem não conhece, é tipo uma Antena Um que toca música brasileira. E na Antena Um não cabe um programa de esporte, seja lá em que hora for, por não encaixar-se no perfil da rádio. Da mesma forma, vale isso pra Transamérica Light, penso. Tá, ela retransmitiu a Copa do Mundo com a Transamérica Pop (inclusive, alguns jogos eu só pegava na Light aqui, pois a Pop ficava com música no lugar), mas ainda assim, cada coisa no seu devido lugar, penso. Esporte numa rádio pop eu acho que cabe. Numa rádio que toque música adulta contemporânea, MPB, já não tenho muita certeza.

Uma correção necessária, Marcos: acho legal mesmo que no Paraná tenham transmissões regionalizadas de futebol na CBN, até o narrador deles, o Linhares Júnior, eu via na TV volta e meia narrando jogo de lá. Só que, como eu sou do Rio Grande do Sul, não tenho nada a ver, ok? Então, não é "daqui" o atual campeão brasileiro, como disseste.

Sobre os tais canais de satélite: sim, Marcos, tanto a CBN quanto a Globo fazem a transmissão via satélite da sua programação, como a interligação via os mesmos dos estúdios das rádios. No caso da rede CBN, são 4 emissoras que estão ligadas em canal digital de satélite: São Paulo (cabeça da rede), Rio, Belo Horizonte e Brasília. E as demais, via telefone mesmo. Há mesmo uma diferença no som de SP e RJ quando ambos fazem um programa conjunto na CBN, Marcos, mas ano passado pude tirar a teima e constatar: se em SP o som do RJ chega piorado, no RJ chega piorado o som de SP. É que nos atentados de 11 de setembro, as rádios musicais da Globo (como a Globo FM do Rio, que transmite na Sky, TV que assino, junto com a CBN São Paulo e a Rádio Globo - antes do Rio, hoje a de São Paulo) entraram em cadeia com a rede CBN. E assim, quando você ouvia a CBN São Paulo e a Globo FM Rio, percebia que o som da rádio da cidade entrava bom, e o som da rádio de fora nem tanto. De qualquer maneira, acho que esta deve ser a tecnologia mais avançada em matéria de interligação de programas de rádios diferentes. Faça um teste: digamos que a Bandeirantes São Paulo e a Bandeirantes Porto Alegre resolvam fazer um mesmo programa entre elas, ao mesmo tempo. Como elas não tem esta tecnologia digital usada hoje pelo Sistema Globo de Rádio, o som ficaria limpo da cidade onde você estivesse, e de telefone da outra cidade.

Para explicar melhor isto de sistema de transmissão via satélite, algumas coisas que eu me recorde de acompanhar: quando a CBN entrou na Sky, não entrara ainda o som da rádio de SP, e sim o do canal 2 do satélite, o do RJ, que coloca o "CBN Total" da rede, e que coloca o futebol do RJ (o canal 1 é o de SP, que coloca as programações para este estado da CBN, que são regionalizadas). Quando vinham os horários locais do "CBN São Paulo", entrava um pouquinho dos programas, mas logo sumia o som. Era pra começar a geração de material das afiliadas, como comerciais, chamadas, etc. E depois de rodado o material, voltava o áudio dos programas locais de SP. E de resto, toda a programação da rede, com o canal 2 do satélite da CBN. Numa quarta-feira, peguei as duas programações de rede da emissora: em AM, eu pegava o "CBN Noite Total" encerrando 23:00, pois era do canal 2 do satélite, o paulista. E na Sky, o canal 1 apresentava futebol da Copa dos Campeões de 2000 para o RJ (era um jogo alternativo no RJ, mas não ia pra SP pois lá já era jogo da Globo). Doutra vez há pouco, o "CBN Total" da rede foi apresentado direto de SP. Mas como, se ele vai pro RJ e afiliadas? É que o programa era feito do estúdio 2 em SP, o do satélite, enquanto no estúdio 1 ficava sendo feito o programa paulista. Até pra você cuidar, Marcos, quando o Marco Aurélio apresentar uma jornada esportiva de futebol, ele vai anunciar jogo tal pro Rio no canal 1 do satélite, jogo tal pra São Paulo no canal 2 do satélite. A divisão das emissoras da CBN no satélite para o futebol fica mais ou menos assim: com o satélite SP, as afiliadas no interior paulista, e no interior paranaense. E com o satélite do RJ, todo o resto da rede. Isso só é quebrado em casos específicos. Por exemplo: a CBN Porto Alegre é emissora do satélite RJ, então tá sempre retransmitindo os jogos deste estado. No entanto, uma chavinha no seletor do satélite foi mexida na quarta pra quê? Pra que a CBN Porto Alegre entrasse com o satélite paulista da rede, e retransmitisse o jogo São Paulo x Juventude, que era de mais interesse pros gaúchos do que Coritiba x Flamengo. Amanhã, o mesmo irá ocorrer quando a tal chavinha for trocada de curso pra que ouça-se Inter x São Paulo. E domingo, a chavinha (é só uma expressão minha, que não tem nada a ver com o que é de fato, pois nem sei em que botão eles fazem a troca de um satélite pra outro, só sei que eles fazem) coloca de volta no satélite RJ pra vir Goiás x Vasco pela CBN.

Ainda sobre isto de canal 1 e canal 2 do satélite: por muitos anos, quem usou este recurso era a Bandeirantes, que fazia duas edições do "Primeira Hora": a quente, que ia só pra cidade de SP; e a nacional, que ia pelo satélite. Também tinham o "Repórter Bandsat" e o "Jornal das Seis", programas excluvisos da rede. Aliás, duma vez, deu um defeito no recurso do satélite que possibilita a separação de canais, e pra não deixar as afiliadas sem o "Jornal das Seis", ele foi gerado com o áudio da própria Rádio Bandeirantes de São Paulo, dentro do "Jornal Em Três Tempos". E agora ano passado, lembram quando entrou o "Esporte Notícia" ao meio-dia? Por mais uma semana, ficou sendo transmitido pelo satélite o "Jornal do Meio-Dia", apenas para a rede. Hoje, a Bandeirantes não faz mais isso, pois agora o som via satélite ficou 24 horas sendo o da Rádio Bandeirantes, sem mais ter programação específica pelo Bandsat. Uma vez, quem também usou deste recurso foi a Rádio Gaúcha, que fazia um jogo do Grêmio que só ia acabar às 19:00. Pra não deixar as afiliadas sem o "Correspondente" das 18:50, ele foi apresentado pelo canal 1 do satélite da rádio, pras emissoras que não estivessem com o jogo. Enquanto isso, no canal 2, ficava o jogo.

Então, Marcos, é somente e tão unicamente por isso que na CBN não são colocadas outras transmissões usando dos seus dois prefixos em separado, pois a programação de São Paulo e a do Rio são totalmente feitas para a rede (exceção aos "CBN Praça"), assim sendo eles nunca farão uma transmissão apenas para a cidade de São Paulo, que depois eles não possam repetir no satélite ou na Sky, ou na Internet. Infelizmente, a única mesmo que pode fazer isso, por já ter feito mesmo sabendo que um dos jogos nem pode ser pego pela rede, nem na Internet, é a Bandeirantes com o seu FM. E tem outra também: em São Paulo, acho que não fazem mais transmissões por falta de equipe. Por exemplo: final de semana passado, se fosse pra transmitir os três jogos dos grandes paulistas, só se uma equipe de uma CBN de fora fosse usada pra completar uma das transmissões, pois ficaram neste final de semana apenas dois narradores, o Osvaldo Maciel e o Ulisses Costa (já que o Oscar Ulisses estava fora do país, narrando corrida pela TV Record). E me parece que ela também só tem dois comentaristas na equipe. Não que isso seja motivo principal, apenas é uma tentativa que arranjo junto com a outra de ver o porque de mais transmissões não serem feitas.

Sei que a programação de futebol da CBN neste final de semana vai ficar esta aqui: amanhã tem Figueirense x Botafogo - exclusivo na CBN - para o Rio e quase toda a rede no canal 1 do satélite (em Florianópolis, a CBN Diário faz transmissões próprias, pois é a rádio comando da RBS na cidade), e Internacional x São Paulo (imagino que em simples cadeia com a Rádio Globo) para São Paulo e Porto Alegre, pelo canal 2. E domingo, ficará Goiás x Vasco pela rede CBN com o Rio, enquanto a CBN Minas vai entrar em cadeia com a Rádio Globo paulista pra Palmeiras x Atlético, a de Campinas e a de Curitiba vão fazer transmissões locais, e a minha dúvida fica sendo somente com a de São Paulo, pois qual será seu jogo alternativo ao da Globo na cidade? Coritiba x Corinthians, que já terá nas duas TVs abertas? Ou Fluminense x Santos, que seria exclusivo no rádio paulistano (e mais fácil de transmitir, pois simplesmente se entraria em cadeia com a Rádio Globo carioca)?

Só pra fechar, quanto à aquilo que disse sobre querer passar uma pilha de coisas que tenho gravadas da Rádio Bandeirantes para CD, não foi de começo com a intenção de enviar para vocês, até mesmo porque eu não sei mexer bulhufas com computador que não seja acessar a Internet e os e-mails (he), pois estou com ele há muito pouco tempo ainda. E pra enviar via correspondência, tá muito difícil, pois parece que vai sair uma greve dos carteiros por aqui. Na verdade, eu perguntei se valia eu passar para CD isto que tenho gravado, é para uso doméstico mesmo, apenas pra eu não correr o risco de as minhas fitas cassete onde tenho gravado isto tudo daqui à pouco se deteriorarem, apenas isso. Mas se houve o interesse de vocês, que legal. Se bem que não tenho nada muito de especial gravado, praticamente tudo coisa que ainda tá no ar.

Enfim, espero ter explanado corretamente as minhas idéias e ter feito direito as colocações que quis fazer, para tentar explicar direitinho algumas coisas, dentro do quase zero conhecimento que tenho sobre rádio.

Abraços à todos,

Eduardo de Oliveira Cesar
Porto Alegre
Rio Grande do Sul

P.S.: esta semana, tive uma mostrinha de que parece que algumas pessoas ainda não se tocaram mesmo do que é fazer o rádio em rede. Tava ouvindo pela Bandeirantes o jogo do Brasil (Porto Alegre estava em cadeia com São Paulo), e à certa altura, o José Silvério saiu anunciando as afiliadas da rede, e citou a "Guanabara do Rio de Janeiro". Mas será que o pessoal da Rede Bandeirantes não sabe que a Guanabara também passou a se chamar Rádio Bandeirantes há um tempo? Que coisa....

======================================================

Olha, Eduardo, pelo que tenho conhecimento a coisa funciona mais ou menos da seguinte forma: O que você chama de canal 1 e 2 da Sky não tem nada a ver com o sinal de satélite da CBN para todo o país. O sinal de um dos canais é captado diretamente do satélite para o qual a CBN São Paulo gera o sinal da rede. Não sei se você sabe, mas este sinal é codificado e só as afiliadas - incluindo Rio - e a Sky recebem este sinal, segundo me informou certa vez meu amigo Cláudio Lovatti, que trabalha na central técnica da CBN São Paulo. Se não o fosse, qualquer um poderia recebê-lo em uma parabólica convencional, de sinal aberto.

O som que você ouve em outro canal da Sky deve ser o som local da CBN Rio, aquele em ondas médias que vai para os rádios dos cariocas( ou até mesmo que sai direto da mesa de som da emissora via cabo). Pelo que me consta, o centro de captação de sinais da Sky fica lá no Rio. Até onde sei, esta "captura" é feita de forma convencional na maioria das emissoras - por meio de receptores com capacidade de apurar o som.

A tal conexão que você citou entre Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte é feita por um sistema de LPs especiais. Linhas privadas telefônicas que ligam um ponto a outros pontos diretamente, sem necessidade de discagem, tipo a linha quente do Batman. Por isso mesmo, o sons que vem do Rio, Brasília e Belo Horizonte são de qualidade inferior. E é por essa linha privada que a CBN Rio "gera" gravações para São Paulo das afiliadas do nordeste, por exemplo. As que vem do interior de São Paulo são transmitido para a CBN paulista por telefone convencional mesmo pelas afiliadas.

Não creio que o sinal de uma cidade para outra perca qualidade vinda pelo satélite. Em Recife e em João Pessoa pude constatar que o som da rede gerado em São Paulo chega perfeitamente bem, apesar das duas CBN transmitirem em AM para suas praças. No Rio, quando o sinal da CBN chega aqui à noite a gente percebe isso também.

Quanto ao programa vespertino, a rede fica com o sinal do Rio e São Paulo com uma programação local, não é? É que o programa gerado no Rio chega via LP pra São Paulo, vai direto para o satélite e não passa pela mesa do estúdio do ar. E o programa local da CBN daqui é transmitido somente para a capital paulista e não sobe para o satélite.

Era o que ocorria com Bandeirantes no Primeira Hora. O jornal local era transmitido de um estúdio somente para São Paulo. E o jornal da rede era produzido em outro estúdio e o sinal era levado direto para o satélite.

É mais ou menos por aí, pelo que me explicaram. De qualquer forma, se tiver algum técnico em radiodifusão que trabalhe ou conheça como funciona a Rede CBN e demais redes, por favor entre em contato com a gente, ok?

Um abraço e até a próxima.

Daniela não fica de braços cruzados jamais!!!!!!!!!!

Oi! Entendi o recado. E para te provar que não sou tão conformada como posso ter parecido, segue em anexo, o e-mail que acabei de mandar para o Jornal O Estado de São Paulo, com cópia para a Rádio Eldorado.

Em nada me admirou a nota publicada na coluna Persona de 23 de agosto, sobre a audácia dos camelôs, ao ameaçarem um leitor que solicitou a retirada deles de sua porta no centro de São Paulo, via Internet. O que me causa espanto, é terem publicado a nota, já que em todos os veículos de comunicação onde tentei entrar com reclamações e denúncias sobre camelôs, me senti literalmente boicotada. Inclusive por esse jornal e pela Rádio Eldorado, onde tentei participar do programa Internauta Cidadão. Para o programa, aliás, mandei e-mail, como qualquer ouvinte, o qual, foi respondido que gostariam de me fazer uma pequena entrevista, como qualquer ouvinte, mas na última hora, sem nenhuma explicação aparente, não me chamaram.

Para o Fórum do Leitor deste veículo, também mandei meu recado, mencionando o meu repúdio contra esta praga que cada vez mais se alastra por São Paulo. Também não foi publicado. Parece até que existe uma camada protetora que faz com que nada atinja essa classe de anti-comerciantes, sonegadores, receptadores e empobrecedores da nação. Não pretendo desistir da minha luta anti-camelô. Vou procurar quantos veículos de comunicação forem necessários para alertar a população que a compra de produtos de camelôs, além de perigosa, pois não têm garantia nenhuma, e são de origem duvidosa, é também um ato criminoso, pois gera dinheiro ilícito, que ainda por cima não reverte absolutamente em nada à população.

Atenciosamente,
Daniela Brusco
dbrusco@uol.com.br

MediaSpot irá fazer checking das Campanhas Políticas em 8 cidades, 120 rádios
Da Redação da Rádio Base

O serviço de monitoração de campanhas publicitárias da Crowley, o MediaSpot, está disponível para fazer o checking das campanhas políticas em 8 das 10 cidades cobertas atualmente. “Acreditamos que com o acirramento das campanhas políticas na sua reta final o instrumento de verificação ampla e ágil será de grande valor e controle para os Comitês de campanha, por isso decidimos montar um esquema especial que cobrirá de segunda a domingo, das 8 da manhã até a meia noite, horário determinado pelo TSE.”, afirma Paul Smith, Diretor Geral da Crowley.

A lista total de rádios se encontra no site www.cbab.com.br e as praças a fazerem parte desse esquema especial são : São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Porto Alegre, Campinas e Belo Horizonte.

Água no feijão que chegou mais um!!!! ( Almir Guineto?)

Oi, Marcos e amigos da Rádio Base

Acabei de conhecer sua página e achei muito interessante. Minha opinião sobre a rádio é exatamente a mesma de Luiz Antônio Mello no que se refere à estrutura que eles têm agora. É coisa de primeiro mundo, mesmo. Estive lá hoje de manhã, para buscar meu prêmio - fui o felizardo que ganhou a promoção do Echo & The Bunnymen - e pedi para conhecer o estúdio. Lá, fui recebido pela simpática Lia Easter, que falava com entusiasmo sobre os novos rumos que a Fluminense tomou. Eles estão de parabéns.

Um grande abraço.
Alexandre Carvalho da Costa
Repórter TI Master
http://www.timaster.com.br

==================================================

Seja benvindo, Alexandre, e fique à vontade para participar, ok?


Ainda com relação à Rádio Record

Prezados Marcos Lauro, Marcos Ribeiro, Daniela Brusco e demais amigos da Rádio Base:

Quero dizer que fiquei muito feliz em saber da repercussão que o e-mail que mandei teve entre nossos amigos leitores do blog. Quero agradecer a você também, Daniela, por lamentar o que estão fazendo com a nossa Record. Escrevi pois a Record foi a minha escola do Rádio. Sempre tive um carinho enorme pela nossa Record e digo que ela tem um papel fundamental nessa minha
vida de ouvinte de Rádio apaixonado. Ela foi a minha escola e como acredito qua para ser um bom profissional de Rádio antes de mais nada é preciso ser um bom ouvinte, aprendi muito sintonizando meu Rádio nos 1000 kHz, quando ouvia Silvio Santos (que honra...), Eli Corrêa, Gil Gomes, Zé Bettio, a grande equipe do Osmar Santos, com Reinaldo Costa, Loureiro Júnior,
entre outros.

Um dos meus maiores sonhos é trabalhar na Record e dói para gente ver uma emissora que a gente tanto ama nas mãos de quem nada entende e que, como colocou muito bem a Daniela, só pensa no dinheiro. Por isso, fiz esse apelo emocionado para realmente sensibilizar a todos da classe radialista, principalmente o Sindicato e todos os profissionais do meio, para que nos unamos e lutemos para que a nossa Record não morra. Acredito também no comentário do Marcos Lauro, que se no Rio de Janeiro conseguiram recolocar a Fluminense no ar, por que nós aqui em São Paulo não conseguiremos resgatar a grandeza do nosso Rádio, lutando para trazer de volta ao seu lugar emissoras tradicionais como a Record e a Gazeta???

É por isso que conclamo a todos nossos companheiros do Rádio para que nos unamos e resgatemos o Rádio para os radialistas... Nós estudamos, nos preparamos, tiramos o DRT e não é justo que paraquedistas, disfarçados do que forem, pastores ou artistas, destruam nosso maior patrimônio e nossa maior paixão, legada que nos foi pelo pioneirismo do Professor Roquette Pinto.
Obrigado novamente pela oportunidade de opinar e um abraço a todos os amigos do blog e da Rádio Base.
Felicidades a todos... abraços radiofônicos...

Chico Fonseca
Radialista - Rádio Educadora de Piracicaba AM 1060 kHz
chicofonseca@zipmail.com.br
Piracicaba - SP
==================================================


Oi, Chico. O último comentário sobre a Fluminense FM foi meu, Marcos Ribeiro. Creio que mais tarde ele vá dar sua opinião sobre o assunto. Um abraço.