domingo, março 31, 2002

Primeiro de Abril tem novidades em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Amanhã os ouvintes de rádio podem conferir mudanças radicais e inesperadas no dial da capital mineira. A primeira é a inauguração de mais uma emissora evangélica nos 99.9 FM da já antiga Líder FM, rádio que era a segunda mais ouvida na capital mineira segundo o Ibope.
Para subistituir a Líder chega à Belo Horizonte hoje a Rede Transamérica Hits nos 88.7 FM. Nela está toda a equipe da Líder. Quem perde nessa são os ouvintes de rádios jovens que perderam uma opção no dial.
por (Daniel Starck - Planeta Rádio)
Olá,

Meu nome é Robson e também sou apaixonado por rádio. Todos os dias, vejo o Diário de Bordo para saber o que está rolando no meio radiofônico. Também sou colunista do planeta dando informações do que está acontecendo em Belo Horizonte.Gostaria de saber, se possivel, por onde anda o repórter da Rádio Globo Elcio Venancio? Caso saiba, por favor, entre em contato.
Obrigado,

Robson Ribeiro
Belo Horizonte - MG
Neste momento estou passando uma massa fina em nossa sala de bate papo. Mas se você quiser entrar, é só clicar no link ao lado.
Os músicos do movimento Punk trabalham, pagam contas, criam filhos, acessam internet e....ouvem rádio. Como você vai ver no I meio abaixo.

Pois é, meu caro Marcos, os idiotas passam e a história continua. E a lata de lixo da história é o que o futuro reserva para traidores reacionários tipo papau (com minúsculas mesmo!) e os fhc (idem!), traidores reacinários que cagaram no passado. Não ouço muito
rádio mas eu gosto da Kiss, que com certeza tá meia pasteurizada. Ele precisam começar a tocar bandas de Hard Rock desconhecidas do grande público, entre outras categorias dentro do Rock em geral. Só para citar algumas bandas: Sir Lord Baltimore, Cactus, Rose, Tatoo, Titanic, Trapeze, Focus, Captain Beyond, Space Rangers, Aardvack, Power of Zeus, Damien, Gun,
Buffalo, Eloy, The Groundhogs (MARAVILHOSO!!! UMA DAS MELHORES BANDAS DO MUNDO!!!), T2, Black Water Park,
Bang, Highway Robbery, Pink Faires, ufaaaa!!!!! Se eles não tiverem esses discos, não se preocupem, é só me contratar que eu descolo todos e muito mais! Se o problema for diploma de jornalismo, eu também tenho.

Abraços, hermano.
Keep rocking!!!
Niva dos Santos
Banda HC Pátria Armada


É, meu caro Niva, como dizia o grande jornalista Cid Barboza, "somos todos bacharéis!!!!". Já pensou se uma dessas rádios pop rock te contrata e uma concorrente me contrata? Garanto que a "disputa" iria ser boa e de alto nível. E o ouvinte sairia ganhando porque desatolaríamos um pouco o pé do lôdo da mediocridade reinante da maioria das FMs "jovens". E teria mais gente ouvindo rádio.
Uma abraço.
Uepa!!!Acabo de ver no nosso contador que atingimos a audiência de 500 ouvintes únicos em 15 dias. Valeu, moçada!!!!!
E neste momento, a Kiss Fm está levando ao ar a ópera Rock "Jesus Christ Superstar". Muito bom. Se você perdeu fique ligado porque imagino que a emissora nem vai ser burra de não reprisá-la.
Ave, você perde tempo ouvindo essa pseudorádio de Dance Music? É melhor tentar sintonizar a USP mesmo! Vale muito mais a pena.

sábado, março 30, 2002

Não sei porque a USP não está pegando direito aqui em casa! Tem muito chiado e uma rádio em cima...
Alguém me empresta um Bombril pra pôr na antena??????
Estou ouvindo o Terremoto, com o DJ Marky, na Energia 97!
O programa está cada vez melhor... e o cara é o papa do Drum 'n' Bass mundial!

Quanto à 97, acho que a rádio encontrou sua "cara", está se firmando no cenário da música eletrônica cada vez mais, e participando também, com muitas festas e shows organizados pela rádio.

Pelo menos não é igual à uma rádio vizinha que toca eletrônico, meia hora depois tá tocando Skank!
Se decide, meu!
Pare agora mesmo o que você está fazendo agora e ouça a Rádio Matraca, com o especial sobre Elis Regina. Agora são 17h20 do sábado, 30 de março.

sexta-feira, março 29, 2002

Hummmmmm, quando a esmola é demais, o santo desconfia.......
Vagas em Rádio na Área de Esportes (notícia publicada pelo Jornal da Tarde - dia 29/03/2002):

Para narrador e repórter de rádio

Estão abertas as inscrições para o concurso de narrador e repórter esportivo da Rede Boa Vontade de Rádio (Rua Doraci, 90, Bom Retiro, São Paulo, SP, CEP 01134-050), valendo para profissionais e estudantes de Jornalismo.

É necessário enviar – até 26 de abril – envelope com xerox de CIC e RG (no caso de candidatos a narrador, é ncessário ainda anexar uma fita cassete de 20 minutos com a narração de um jogo de futebol).

Os finalistas serão conhecidos em 6 de maio, no programa Momento Esportivo, que vai do meio-dia às 13h.

Vocês se lembram de uma simpática figura chamada "Professor Papau": Um que apresentava o Show da Manhã na Jovem Pan e dava aula de cursinho na TV Cultura? Pois é, o cara virou político e olha só o que ele aprontou pra cima de uns músicos amigos meus!!!

AÍ RAPAZIADA, TÁ VIRANDO BRINCADEIRA!!! NÃO É QUE CANCELARAM MAIS UM FESTIVAL ONDE O PÁTRIA ARMADA ÍA TOCAR??!! DESSA VEZ O CULPADO FOI UM TAL DE "PROFESSOR" PAPAU (NO QUÊ??), QUE ALEGOU SER PROIBIDO ATIVIDADES COM "FINS LUCRATIVOS" NUM ESPAÇO DA PREFEITURA.

LUCRATIVO??? IRIA SER COBRADO R$1,00 (PARA O ALUGUEL DA APARELHAGEM) E MAIS UM QUILO DE ALIMENTO, QUE SERIA DISTRIBUÍDO COM AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES DO ROCHIDALE (EM OSASCO). MESMO A SUGESTÃO DE TRANSFORMAR O "REAL" EM MAIS UM QUILO DE ALIMENTO NÃO SENSIBILIZOU O TAL PROFESSOR QUE VEIO COM OUTRA DESCULPA DIZENDO QUE O ESPAÇO NÃO ERA PARA AQUELE TIPO DE SHOW, ETCCCETERA....

O PÁTRIA ARMADA LAMENTA A ATITUTE REACIONÁRIA DESSE "CIDADÃO". ESSE COMPORTAMENTO ALTAMENTE CRITICÁVEL, ALEM DE FRUSTRAR OS FÃS DAS BANDAS QUE IRIAM SE APRESENTAR NO DIA 31, TAMBÉM DEIXA VÁRIAS PESSOAS SEM PRECIOSOS ALIMENTOS, PARA MUITOS, A ÚNICA OPÇÃO PARA AQUELE MOMENTO.

PEDIMOS MAIS UMA VEZ, DESCULPAS POR MAIS ESSA PALHAÇADA MAS, NÓS TEMOS CERTEZA QUE MUITO EM BREVE, O PÁTRIA ARMADA ESTARÁ SE APRESENTANDO COM O SPUNK!!, SUCO GÁSTRICO, NARCOSE, RESÍDUO, PLEBEUS URBANOS, P.U., HIDEOUT e HC/DC.

VALEU RAPAZIADA!! A GENTE SE VÊ POR AÍ! BOA PÁSCOA PARA TODOS!!!.


Pois é. É lamentável que um sujeito desses administre uma cidade como Osasco como se fosse o quintal da casa dele, mandando e desmandando. Tenho desprazer de conhecer esse senhor in loco e o sofrimento dos moradores do Rochdale, cujo sofrimento é causado unica e exclusivamente pelas "otoridades" locais, como esse tal de professor "Papau".

Mas não tem nada, não. Outros shows virão para os meus amigos e não há de faltar quem ajude o povo sofrido daquele bairro de Osasco. Afinal, a eleição está aí e é hora "deles" prestarem contas de seus atos à população. Afinal, o povo elege, o povo tira.

quarta-feira, março 27, 2002

Demorei, mas achei esta informação no website deles. O piso de radialista no Estado de São Paulo é de R$ 450,00..
Estão aqui duas notinhas extraídas do website do sindicato dos radialistas paulistas.

Radio Atual
A Rádio Atual que pertence ao José de Abreu, aquele que se candidatou para Prefeitura na última eleição, arrendou a emissora para a Fundação Legião Brasileira da Boa Vontade. Se o proprietário já não pagava em dia o vale transporte, agora quem não paga é a Fundação, São os dois a darem calote no trabalhador. O Sindicato esta solicitando fiscalização para punir os infratores.
Rádio Record
Rádio Record demitiu quase todos os trabalhadores que não eram da igreja e acabou com a programação (Jornalismo, musical) só deixaram o Esporte. Hoje noventa por cento da programação é evangélica. Como a lei de radiodifusão garante um percentual muito pequeno de programação jornalística e musical as igrejas quando compram ou arrendam, segmentam para o evangelho a programação e isso tem causado a demissão de radialistas e jornalistas.
Renascer continua enrolando para não cumprir o Acordo Coletivo e a Legislação dos Radialistas.

Em reunião realizada no dia 21 de fevereiro entre Sindicato dos Radialistas e o Advogado da Fundação Renascer; nada foi resolvido. O Sindicato compareceu a reunião para que a Fundação apresenta-se a documentação de que os salários estariam sendo pagos em dia, que todos os trabalhadores estariam registrados em carteira profissional, que as horas extras, adicional noturnos e feriados estariam sendo pagos, que estariam fornecendo vale transporte, que estariam providenciando o registro profissional de todos os trabalhadores radialistas e que as medidas de seguranças das viaturas estariam sendo providenciadas. Nenhuma prova documental foi apresentada pelo Advogado da Fundação , de forma verbal disse que algumas irregularidades já foram sanadas e outras estavam providenciando.
Como gato escaldado tem medo de água fria, não dá, infelizmente, para confiar na palavra. Nesta reunião, para não ficarmos perdendo tempo ficou acordado que o Sindicato dos Radialistas apresentaria através de um documento (que já foi entregue e protocolado no dia 22.02.2002), todos os problemas que foram denunciados para num prazo de quinze dias a Fundação Renascer solucionar definitivamente os problemas existentes.

São Paulo, 22 de fevereiro de 2.002.

Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo
Locutor da Transamérica no primeiro batepapo sobre rádio na web

O locutor da Transamérica, Robson Ferri, estará teclando com os radionautas nesta quinta-feira dia 28 à partir das 23h00. Não perca! Será no chat do Planeta Rádio. Vai ser muito legal. Eu estarei lá para a nossa tradicional "rasgação de seda". Rárárá.
E ontem, o Paulo Barboza recebeu o ex-governador Paulo Salim Maluf em seu programa de debates. Acho muito difícil ele perder o pleito de outubro. Andando pela rua, a gente percebe que o povo que votou no finado Covas e na Marta está extremamente arrependido. É quase eleição ganaha, a não ser que apareça um Quércia na briga, ou um Silvio Santos.....
Este é o link para ouvir a Rádio 102 FM direto no real player. Clica Aqui. Assim você não precisa entrar no site da rádio, depois no da RBs, depois no da rádio, pra depois entrar no realplayer deles.......
Pois é, mais uma rádio do Sul se destacando!

terça-feira, março 26, 2002

Diário de São Paulo (26/03/2002), coluna Sônia Abrão:
*O governador Geraldo Alckmin esteve ontem na inauguração dos novos estúdios da Rádio Record, na rua Ministro Rocha de Azevedo, na região da Paulista. Foi uma grande festa.

Deste jeito, o governo do Geraldo Alckmin vai ficar caracterizado pelo que mais construiu pedágio e "inaugurou" rádios (risos)

PARE TUDO O QUE ESTÁ FAZENDO!!!!!! e OUÇA A 102 FM DE PORTO ALEGRE. SÓ CLÁSSICOS DANCE MUSIC BALADAS BLCK DOS ANOS 70 E 80 E VÁRIOS HITS DA MPB DA ÉPOCA E SÓ.

http://www.rd102fm.com.br

domingo, março 24, 2002

Quem é vivo, sempre aparece!!!!!!WOODY ALLEN no Oscar!!!!!!!!!
André, meu querido, arruma seu ICq filhote!!!!!Se quiser falar com a gente é só pintar no chat do Planeta Rádio. estou lá agora, viu?
Uma outra novidade que ouvi: A Rádio Nova Difusora, de Osasco, falou que vai transmitir a sua 5ª Copa seguida.
Estou esperando chegar a Copa para ver se as emissoras paulistanas que não compraram os direitos vão entrar em cadeia com outras redes. Lembro-me que na Copa de 98, a Rádio América, de São Paulo, retransmitia os jogos do Brasil em rede com a Rádio Jornal, do Recife (PE).
Vamos aguardar...
Mais uma da Rede CBS... (Começa Bem depois Some)
A Rádio Tupi (1330 AM) e sua repetidora Rádio Difusora (1150 AM) não estão mais com uma equipe de esportes. Pude perceber isto neste domingo, já que as duas emissoras não estavam transmitindo os jogos deste domingo. É uma pena que isto aconteceu, pois a equipe da Tupi, com o comando de Jarbas Duarte, tinha um diferencial: os ouvintes podiam falar diretamente com o Jarbas Duarte no estádio e dar o seu palpite para o jogo.
Isto não deixa de ser uma forma de interação para quem está em casa, pois em todas as transmissões o bate-papo rola entre o narrador do jogo, o comentarista, os repórteres e o âncora que está no estúdio.
Jovem Pan prepara estúdio de TV
Roberto Perrone

[22/03 - 10:43] Tutinha quer retomar projeto de ter um canal de TV com a marca da emissora

A radio Jovem Pan de São Paulo vai construir em breve um estúdio de TV em sua sede na avenida Paulista. A emissora pretende gravar em vídeo um dos seus maiores sucessos na FM: o humorístico Pânico, programa de entrevistas que tem a irreverência como principal característica. Segundo o vice-presidente da emissora, Antonio Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, este será o primeiro passo para retomar o projeto de ter um canal de TV com a marca Jovem Pan.
Fonte: MMOnline


ALÔ ouvintes e internautas incautos. Agora vc pode conversar com os colunistas desse Diário de Bordo e do Planeta Rádio também. Anota aí o endereço!!!!

http://www.planetaradio.cjb.net e clique no chat do Planeta Rádio.

Qause toda noite, depois das onze, a gente bate ponto lá para falar de rádio, é claro.
Energia para Curitiba

Meu caro Cássio, se é por falta de Adeus, pode levar essa radiazinha aí para os lados de Curitiba. Por mim, está liberado. Uma rádio a menos pra poluir nosso dial. Aproveita e leva também aquele programinha chulé de futebol que eles tem bem na hora da Voz do Brasil. Mas depois eu não aceito reclamação, nem devolução. Vão te que aguentar um monte de neguinho metido a engraçadinho falando de Palmeiras, Portuguesa, Santos, São Paulo, Corínthians.....

Ah, se quiser levar a 89, a Mix, a Sucesso, a Gazeta, a Transamérica, a Jovem Pan, a Metropolitana, a Nativa sinta-se à vontade. Você vai contribuir profundamente com despoluição de São Paulo. Rárárá.
O Diferencial da Energia

Curitiba - E a Energia 97, como vai? Vai bem, obrigado. A rádio tem uma identidade própria, com vinhetas bem produzidas e uma programação rápida e dinâmica. A Energia se destaca por tocar dance music em 99 % de sua programação, lembrando até os tempos de Transamérica Portadora 2 nos anos 90. É uma pena que os paulistanos não dêem muito valor a ela, pois o público de lá está dividido em três categorias distintas: Os populistas, os elitizados e os Rockeiros. O público roqueiro até hoje se lamenta pela lacuna deixada pela antiga 97 Fm, considerada por eles a verdadeira Rádio Rock. Terra da Brasil 2000 e Kiss, a Energia é a única opção para quem curte o segmento mais dançante da música. A energia tem programas ruins sim, assim como todas as outras emissoras de São Paulo. Mas aí vai do gosto de quem os ouve. Pesquisas de audiência? Essas não devem ser levadas muito em conta devido ao fator público-alvo. A 97 Fm se daria bem em qualquer outra capital do sul/sudeste do Brasil. A Energia é a Rádio certa na cidade errada. (Cássio Silvério, no Planeta Rádio)

Outra grande pedida para se ouvir MPB, no domingão à tarde é sintonizar a MPB FM, lá do Rio de Janeiro

O melhor do domingo no rádio

Clique aqui e ouça agora a programação da Rádio USP em Windows Media Player. Aqui você ouve o melhor da MPB

Ok, Marco,

Li com bastante alegria sua convivência com o rádio. Também sou viciado no veículo, principalmente ondas curtas, em que sempre acompanhei grandes nomes da Bandeirantes, Tupi, Globo, Record, etc. Peço ao amigo que divulgue nosso interesse em conseguir gravações de antigos programas do saudoso Hélio Ribeiro (O Poder da Mensagem) e as Crônicas do Fiori Gigliotti.

Grande abraço,

Luis Carlos Sena Ribeiro,

Itabuna - BA

contatos (073) 211-9995 -
( 073) 9981- 3918 .


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Valeu, Luís,

E Aguarde novidades aqui na Rádio Base, Ok?

sábado, março 23, 2002

Pegando carona nesta rede

Eu diria mais. A fase áurea da Transamérica foi do seu início, em 74, até 1986, quando deixaram de ser uma rádio adulta para ser uma rádio pop. Daí pra frente não teve mais quase nada que se aproveitasse nela.

Se o colega me permite, o problema não é só na Transamérica não. As outras emissoras que operam em rede estão em crise. mudam de freqüência de uma hora para outra, perdem filiadas e assim por diante. O formato da rádio é que está errado. Não quanto a programação musical, mas da forma de transmitir. Não dá para montar uma rádio que transmite a maior parte do tempo via satélite, em geral de São Paulo. Para quem está aqui, não faz diferença, mas quem está longe daqui, será que tem saco pra ficar ouvindo o que a matriz de São Paulo impõe?

Cada região do país tem seu público, que já provou não ser tão uniforme assim, nem se levarmos em consideração a faixa etária ou classe social. CBN, Antena 1, Transamérica, Jovem Pan FM e Band Fm sofrem por insistirem nesses erros. Quem melhor se saiu na questão das redes foi aJovem Pan AM e a Rádio Bandeirantes, que transmitem em rede apenas algumas horas do dia. Parece que alguns diretores de rede são acometidos de a "sindrome da Rede Globo" e esquecem que rádio é um veículo local. Talvez nem se lembrem que várias rádios locais transmitem à longa distância (AM), pelas antenas parabólicas e pela Internet.

O conceito de rede para rádio que espero que vingue, a julgar pelo passado do veículo, certamente será o de redes "secas". Esse era o modelo antigo adotado pela Transamérica nos anos 80 e que é adotado pela Rádio Rock. As afiliadas funcionam como uma franquia nas quais elas são responsáveis pela parte técnica e artística, desde que obedeçam o padrão da rede. Têm direito de retransmitir por satélite ou por gravação os programas especiais. E ainda por cima podem realizar alguma produção local, dentro dos padrões estabelecidos.

Mas esse negócio de rede, assim como o franchising, é um negócio de alto risco. Não saõ todos que podem entrar nele. O ideal para emissoras pequenas é descobrir seu filão. Ou seja, o que seu ouvinte quer escutar. Acho que as rádios menores copiam demais as "grandes rádios", como se isso fosse dar dividendos pra ela. Isso é bobagem. Cada emissora tem de saber qual é seu filão. Em algumas AMs de São paulo é assim. A Rádio ABC de Santo André vai bem porque descobriu que ela tem de falar com o ABC. As duas rádios de Mogi descobriram que o negócio delas é Mogi das Cruzes e está mandando ver. O pessoal de Curitiba tem de saber qual é o som que mais agrada por lá. De repente é a Disco Music dos anos 70 que os curitibanos querem ouvir e ninguém sacou ainda. Ficam querendo só imitar.........
Transamérica. Quem conhece, confia?

Quem conhece a história da Rede Transamérica se envergonha do papel que a rádio está desenvolvendo na atualidade.
Durante anos, a Transamérica mostrou-se ser "a mais moderna copiada do Brasil", como eles mesmo diziam. Só que de uns tempos pra cá, a rádio se tornou um veículo de exibição e não de comunicação, atropelando trabalhos (programas) consagrados por eles mesmos e desrrespeitando gostos dos ouvintes mais cativos, que acompanharam todos os grandes momentos da emissora através dos tempos. Começaram a trazer artistas para seu "cast", copiando a sua maior concorrente, a Jovem Pan 2.
A programação musical, que outrora fôra ponto de referência para emissoras menores, hoje é confusa e perdida, tudo para satisfazer os gostos das gravadoras e de seu atual diretor artístico, remanescente da fase áurea da rádio nos anos 90. O diretor (que é fanático pelas rádios nova yorquinas e que tenta impôr o R&B a todo custo aos ouvintes) insiste na utopia de transformar a Transamérica em uma rádio eclética, em que se toca de tudo um pouco. Pois bem, num tempo de concorrência acirrada no mercado radiofônico, com os concorrentes cada vez mais se segmentando, escolhendo um público alvo para se definir (e se garantir) no mercado, a Transamérica se contapõe ao tempo, misturando sua programação e fazendo uma salada na cabeça de quem a ouve. Você acha que os ouvintes mais leigos vão entender o que vai acontecer com a Transamérica BH, que num dia toca Linkin Park e no outro tocará Sandy e Júnior? Que num dia é a "rádio do Tesão" e no outro será a rádio em que "o sucesso é pura diversão"? E esse problema não acontece só com Belo Horizonte não. Isso acontece também com a Transamérica Hits Dourados, que ainda sustenta o nome de Terra Fm 101 em sua programação local. O esquema de portadoras é outro problema: Pop, Light e Hits deveriam ser para três públicos bem definidos. Só que atualmente a portadora Pop toca músicas que se encaixam mais com o perfil do povão (hits). É uma salada tão grande que nem os locutores da Transamérica Pop de São Paulo sabem explicar.
As portadoras Pop e Hits não identificam quando é uma ou outra que está no ar. Só usam o nome Transamérica e mais nada. Pior para quem ouve a Transamérica em um determinado lugar, deixa de ouvir e algum tempo depois resolve ouví-la de novo. Com certeza toma um susto com essas mudanças de portadoras, tendo a impressão de que a Transamérica sofreu uma revolução musical. E aí eu volto a tocar no assunto Transamérica BH. A rádio passará por essa lamentavel mudança, trocando a portadora Pop pela Hits. Isso faz parte de uma grande conspiração que envolve muito dinheiro. Eu, como ouvinte, assumo o que digo com toda propriedade. Como pode, da noite pro dia, uma emissora como a Líder fm, segundo lugar no Ibope ser arrendada por uma igreja evangélica e toda sua equipe se transferir para uma emissora como a Transamérica, que nada tem a ver com o estilo popular? E por isso a Transamérica muda de portadora sem mais nem menos, tudo para tentar herdar o segundo lugar da Lider? Tem muita sujeira por trás disso. A nova diretoria da Rede Transamérica deveria tomar consciência da bagagem histórica e do papel que a rádio desempenha no rádio brasileiro atualmente.

Se alguém tem algo conta as opiniões expressadas nesse texto, por favor, envie-as para planetaradio@yahoo.com.ar.

sexta-feira, março 22, 2002


MUSICAL MPB É A PRIMEIRA RÁDIO ON LINE COM BOLETINS DE TEMPO

Parceria com Climatempo Meteorologia é inédita na internet brasileira

A poucos dias de completar 2 anos de vida, a Musical MPB acaba de firmar mais uma parceria inovadora para a sua rádio on line. Pela primeira vez na web brasileira, uma emissora virtual irá veicular boletins de tempo e temperatura durante a programação musical. Esses boletins serão gravados por profissionais da Climatempo Meteorologia, um dos mais conceituados institutos brasileiros dessa área. Através de tecnologia desenvolvida pela Musical Tech (empresa proprietária da Musical MPB), os boletins serão gravados e atualizados via web pelos meteorologistas da empresa.

Os mais de 150 mil usuários únicos mensais da Musical MPB poderão ouvir as informações do tempo a cada hora, durante a programação de MPB da rádio. Os boletins da Climatempo serão uma das poucas intervenções comerciais/promocionais nessa programação musical, que veicula ainda spots do Bradesco. Vale lembrar que a rádio online da Musical MPB toca o melhor da MPB 24 horas por dia, sem interatividade do usuário. "É uma rádio de verdade, que toca 59 minutos de música por hora e que agora vai também prestar serviço para os ouvintes de todo o Brasil", afirma Ronald Gimenez, diretor de conteúdo da Musical MPB. O serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 25.
Falta é produção naquele programa. Não tem cadência. Parece que a Mancha Verde não tem jornalista, pô!!!!! Se me contratassem, aí sim que vocês iriam ouvir o que é um programa de torcida organizada no rádio!!!!!
É a Folha não publica infográficos no site dela. Mas a Rádio Base publica. E olha que a gente não ganha nada. Imagina se recebesse pra trampar aqui. Rárárárá....
O texto colocado no Folha Online sobre a situação das "rádios que andam" não trouxe um quadro com as rádios que estão na mira da Anatel, pois o mesmo saiu somente na versão impressa do jornal.
O quadro traz as emissoras AM e FM que estão na mira da Anatel, contendo o local de concessão e localização da antena de cada uma, além da situação perante o Ministério das Comunicações.
As emissoras FMs que estão na mira são: 89, Bandeirantes, Apolo, Nativa, Gospel, Melodia, Energia 97, Rede Aleluia, Alpha, Kiss, Tupi, Musical, Mix, Ômega e Tropical. Entre as AM's, temos: Bandeira Paulista (560), Mundial (650), Trianon (740), Rádio News (1150), Universo (1300), Atual (1370), Imaculada Conceição (1490).
A emissora que está em pior situação é Apolo (94,1), já que ela não tem concessão, ou seja, é uma rádio "pirata" que está no ar graças a liminar. Esta rádio transmite a programação da Igreja Deus é Amor e pertence a rede CBS (Começa Bem depois Some).
As emissoras da Rede CBS costumam ser as mais bagunçadas, pois estão sempre mudando de nome e de freqüência, sendo que três (Kiss, Tupi e a Apolo) só estão operando graças a liminares.
Do que fala o programa oficial da Mancha Verde no rádio???
Fala da agenda das porradarias do mês?

quinta-feira, março 21, 2002


Sei-Lá-Quem-Ravalone?

"Por que cortaram meia hora do programa do Zé Nello na Bandeirantes? O programa dele é bom e ainda por cima dá a hora certinha para eu me arrumar e sair para trabalhar. Agora tenho de aturar esse chato desse Sei-lá-quem Ravalonne, que só fala do Palmeiras, da academia não sei de quê, de um tal de Palestra Itália (será que é aquele clube de São Bernardo) e não sei mais o quê de futebol. Só futebol. E o programa se chama Esporte Notícia. O pior que ele nunca dá a hora certa. Quando dá, fala até os segundos, nem sei para quê. Só preciso saber a hora. Agora sou obrigado a ouvir a CBN que só fala de política, de Brasília, mas dá a hora certa. Assim não dá!"

A reclamação acima é da dona Francisca, que por sinal é a mãe desse humilde redator. E ela está cobertíssima de razão. E ai de quem discordar da opinião dela!!!!!! Vai se ver comigo!!!!!!
Acabo de ouvir o programa oficial da torcida Mancha Verde no rádio. Todas às quintas-feiras, às 21h, na Rádio Imprensa FM 102, 5 MHz de São Paulo.
Só porque esses dias eu elogiei o Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, pro Marco, hoje ví um erro meio grotesco...

A narração falava sobre uma "união" entre as polícias do Rio e de Minas para prender sequestradores, enquanto as imagens mostravam delegacias e policiais dessas duas forças. Até esse ponto tudo bem, mas a legenda:
"Procura-se Bandidos" (sic)
Isso me lembra aquele filme, que passa direto na Band, o "Aluga-se Moças" (sic sic sic sic)... credo!

E outra: não tinha uma frase mais criativa não???
Se está mostrando uma reportagem sobre polícia, lógico que eles estariam "procurando bandidos"!!!!

quarta-feira, março 20, 2002

Olha aí pessoal, esse reportagem foi publicada hoje na Folha de São Paulo.

Anatel realiza operação pente-fino nas "rádios que andam"

Laura Mattos
Da Folha de São Paulo

A Anatel iniciou na semana passada uma verdadeira operação pente-fino nas AMs e FMs que têm concessão da Grande São Paulo, interior ou litoral e operam na capital. Um relatório enviado à Folha pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostra que há 15 FMs e oito AMs nessa situação (veja ao lado). A maioria teve a situação regularizada por um verdadeiro festival de portarias do Ministério das Comunicações. Outras estão operando apoiadas em liminares da Justiça.
Mas o fato de haver autorização -ou do ministério ou judicial- para alterar o local da instalação da antena não significa, necessariamente, que as emissoras estejam funcionando regularmente. Não é raro que as rádios usem uma potência acima da autorizada para serem ouvidas em um raio maior em São Paulo. Há ainda o artifício de colocar a antena na fronteira e aumentar a potência. Por isso, além das rádios de outras cidades que têm o transmissor na capital, a Anatel checará as que estão fora, mas podem ser ouvidas em São Paulo.
É o caso, segundo o documento da Anatel, da Mundial FM (95,7 MHz) e da 105 FM (105,1 MHz), de Jundiaí, da 98 FM/Rádio News (98,1 MHz), de Itatiba, da Nacional AM (920 KHz), de Cotia, da Tupi AM (1.330 kHz) e da Nova Difusora (1.540 kHz), de Osasco.
A decisão de dar "uma geral" no dial de São Paulo foi tomada a partir de denúncias e da pressão de prefeituras das cidades de onde as rádios "migraram" para a capital. É o caso de Santa Isabel e de Arujá, na Grande SP. Os prefeitos não têm entrado diretamente na Justiça, mas estão estimulando a abertura de ações populares.
As portarias do ministério salvaram a pele de vários donos de rádios até 1998. Foi quando o governo baixou um decreto proibindo que o local da antena fosse diferente do de concessão. A partir daí, só brigando na Justiça. Das quatro FMs que estão operando apoiadas em liminares, três (Kiss, Tupi e Apolo) são do grupo CBS, de Paulo de Abreu. A situação mais grave é da Apolo (94,1 MHz). Segundo a Anatel, a emissora nem tem concessão para operar em lugar nenhum. A liminar foi concedida em 1997.
Do mesmo grupo, foi fechada na semana passada uma FM de Sorocaba que operava nos 100,5 MHz. Foi encontrada em São Roque e podia ser ouvida em São Paulo. A rádio, de forró, estava dando interferência na Jovem Pan (100,9 MHZ) e na Transamérica (100,1 MHz), que fez a denúncia.
Olha só que email legal que recebi. É de uma colega que está estudando comunicação na Itália. Ela está fazendo um trabalho acadêmico sobre as grandes rádios brasileiras. Na semana passada, ela mandou um email para gente pedindo ajuda sobre as histórias da Rádio Globo e Bandeirantes. Pedi que ela desse uma olhada em nossas páginas e arquivos e sugeri que entrasse em contato com as emissoras. Ele respondeu o seguinte:


Oi Marco Antonio,

Muitissimo obrigada por ter me respondido, é realmente muito dificil receber informaçoes ai do Brasil. Eu estou em contato com Michelle Marino, da Radio Globo, ele me prometeu um material sobre a rádio e estou aguardando. Ah! a propósito de qual Rádio será a Radio Globo do Rio de Janeiro, FM?
Nao têm so facil conseguir material. Estou aguardando també respostas da Rádo Bandeirantes de Sao Paulo, mas não enho muitas esperanças pois eles nunca me deram uma resposta em 3 meses de tentativa, mas paciênia.....
Bem se você conseguir algo por favor me mande. Eu ja visitei os sites que você me sugeriu, mas infelizmente ali nao encontrei todas as informaçôes necessárias pra continuar meu trabalho. Continuarei tentanto, mas me falta realmente pouco tempo pois no início de março tenho que entregar esta tese e até agora, consegui pouco.

Te agradeço de coraçao pela resposta,

Um grande abraço

Rosana Alves

Quem puder ajudar a moça, é só enviar um email pra ela clicando em seu nome.

Valeu.
Alguém sabe como sintonizar rádios AM de outros estados à noite? Tem algum macete? Se souberem,me avisem, tá?

terça-feira, março 19, 2002

Ai, não aguento mais o Paulo Ricardo com essa música do Irmãozão!!!!!!!!!

E o pessoal do Garagem promete recepcionar o novo CD do RPM em grande estilo com a Ana Maria Broca!
Essa é imperdível.
Nossa, acho que ela anda lendo a gente. Será? De qualquer forma, valeu a grita. Se não fosse a gente aqui, talvez ninguém lembrasse do Ademar Dutra, André.
Seu último trabalho foi na Rádio Nove de Julho, de onde ficou desde a reinauguração da Rádio até junho do ano passado. É uma grande perda para o rádio!!!
Infelizmente, o Ademar Dutra faleceu, conforme notícia da Sônia Abrão, no Diário de São Paulo, de 19 de março de 2002:
Será realizada hoje, a partir das 20h, a missa de sétimo dia em intenção de Ademar Dutra, ex-diretor do SBT. O culto será realizado na Paróquia Santa Rosa de Lima, na rua Apiacás, 250, nas Perdizes.

domingo, março 17, 2002

Quase todas as emissoras AM de São Paulo possui site na Internet. Brevemente, estarei passando todos os endereços.
Na minha opinião, o melhor site é da Rádio Jovem Pan AM, pois ele possui um amplo arquivos de sons, composto pelos gols da rodada, programas antigos da emissora e grandes reportagens. Sem contar uma seção onde os funcionários da rádio dão um depoimento sobre o que é trabalhar na Jovem Pan.
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a Magaly Prado por ter colocado na sua coluna no Folha Online o IBOPE das emissoras AM de São Paulo. Infelizmente, o ibope das AM's não costuma ser muito divulgado.
Analisando os resultados, temos algumas mudanças em relação aos meses anteriores.
A Rádio América, que era líder, passou para o quinto lugar, depois da saída do Pe. Marcelo Rossi para a Rádio Globo. Geralmente, demora cerca de dois a três meses para que os ouvintes se adaptem a mudança de emissora do comunicador.
Vemos também o aumento de audiência de duas emissoras jornalísticas: Bandeirantes e CBN, que ocupavam posições inferiores no ranking anterior. A tendência é de crescimento para estas emissoras para os próximos rankings, já que a Bandeirantes e a CBN/Globo serão as únicas emissoras AM paulistanas a transmitirem a Copa do Mundo.
A Rádio Capital poderia estar em uma posição mais acima, pois ela tem no seu quadro de comunicadores, Paulo Lopes, que foi um dos responsáveis pela Rádio Globo ficar tanto tempo na liderança. Neste mês de março, o Eli Correa passou a trabalhar lá. É provável que, na próxima lista, aconteça um aumento de audiência da Capital.
As posições ocupadas por América (5º), Jovem Pan (6º) e Eldorado (9º) podem ser consideradas normais.
Acho meio estranho a Rádio Record ocupar a 8ª posição, pois, dos grandes comunicadores que tinha anteriormente, ficou somente com o Paulo Barboza e Fiori Gigliotti, sendo que a maior parte da programação é apresentada por pastores da Igreja Universal do Reino de Deus.
A Tupi (7º) deve ter uma grande tendência de crescimento, pois agora ela é transmitida em duas freqüências: 1330 e 1150 (ex-Rádio Difusora do Brasil).
Agora, na minha opinião, a grande supresa da lista foi a 10ª posição ocupada pela Rádio Imaculada Conceição, de Santo André. É uma rádio dedicada totalmente à evangelização católica e tem somente 5000 watts de potência, por isso não é muito bem sintonizada em toda a Grande São Paulo.
É um bom resultado para a Imaculada Conceição, que com pouca potência, deixou para trás emissoras como: Trianon, São Paulo, Difusora do Brasil, Nova Difusora (Osasco), ABC (Santo André), Nove de Julho, entre outras.
É uma pena que a Rede CBS (Começa Bem depois Some) tenha tirado do ar a Rádio Difusora do Brasil, diminuindo assim o espaço dedicado a MPB.
E pra quem gosta de um baticundum eletrônico, no dia 20/21 de abril rola o Skol Beats, que tem previsão para acabar só lá pelas 10 da manhã... e tome Flash Power!!!
Quem quiser garantir seu ingresso, pode entrar no site da Skol ou da Ticketmaster e desembolsar R$ 30 até o dia 19, no dia do evento, sobre pra R$ 45.
As principais atrações são: Groove Armada, Kosheen, Fernanda Porte e os reis do Drum 'n' Bass "nacional-com-cara-de-gringo" DJ Marky e DJ Patife.

sábado, março 16, 2002

Alô, internautas. Parem de ouvir essas rádios pré-primárias, tipo Band FM, e ouçam já a Rádio da Universidade de São Paulo FM 93,7 MHz.E aprendam, de uma vez por todas, o que é música brasileira de verdade!!!!!!!!!!!!
Hoje quem for aqui de São Paulo pode participar do pedágio da Energia 97 e fazer sua doação para a CCHI, instituição que cuida de crianças com HIV. Podem ser alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e roupas!
O pessoal está na Pça. dos Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na Zona Norte.
Veja as 10 mais ouvidas do dial AM

Segunda a domingo/ 24h/

1º AM-GLOBO
2º BANDEIRANTES AM+FM
3º CBN AM+FM
4º AM-CAPITAL
5º AM-AMERICA
6º AM-JOVEM PAN
7º AM-TUPI
8º AM-RECORD
9º AM-ELDORADO
10º AM-IMACULADA CONCEICAO

Veja as 10 + ouvidas do dial FM
De domingo a segunda das 5h às 5h

1º FM-BAND FM
2º FM-SUCESSO 969 - FM
3º FM-TRANSCONTINENTAL -
4º FM-GAZETA
5º FM-NATIVA
6º FM-MIX FM
7º FM-105 FM
8º FM-TUPI -
9º FM-JOVEM PAN II FM
10º FM-89

Filha de Fidel Castro apresenta programa de rádio em Miami

Do Uol / Afp

Alina Fernández, uma dos oito filhos conhecidos do líder Fidel Castro, uma dissidente que deixou a ilha em 1993, apresenta um programa numa rádio hispânica da cidade de Miami (Flórida, sudeste), a capital dos exilados cubanos. "Simplesmente...Alina" é transmitido pela emissora de língua espanhola WQBA. Trata-se de um programa de entrevistas, no qual Alina prefere deixar que os convidados falem à vontade.

Filha de um romance de Fidel com Natalia Revuelta, que ainda vive em Cuba, Alina "desperta polêmica, porque muitos a vêem como a filha de Castro", admite à AFP Chuny Montaner, diretora de programação da emissora. Alina Fernández, autora do livro "Alina, memórias de uma filha rebelde de Fidel Castro", é considerada agora uma dissidente "moderada". Vive discretamente numa casa do bairro La Pequeña Habana de Miami.

Ela deixou Cuba em 1993, com um passaporte espanhol falso e uma peruca para dificultar a identificação. Viveu em Nova York, Atlanta e Madri, antes de escolher Miami. Cerca de 700.000 pessoas de origem cubana residem em Miami.
Virou campeonato pra ver quem é ouve o programa mais popular; é? Então, meu amigo, se prepara que você vai perder feio porque a rádio mais ouvida, segundo aquele tal de Ibope, é a Band FM, seguido da Transcontinental e sei lá mais quem. Estou me lixando pra saber se tem mais gente que gosta mais ou gosta menos daquele simulacro de rascunho de programa.

Minha conta de luz e as pilhas que gasto em radinhos saem do meu bolso, não vivo às custas de ninguém e vice-versa. Portanto, cada um ouve que bem entende. Só acho perda de tempo ficar falando nesses programas de mandrake que seu amigo Lélio inventa. Aliás, eles não acrescentam absolutamente nada à nada. É só papo furado sobre futebol. Prefiro gastar meu tempo dizendo que a Rádio Usp é a melhor rádio de MPB de São Paulo. Tem jornalista por aí que fica endeusando a Nova FM que, por sinal, é muita fraca para uma rádio que diz tocar "o melhor de nossa música". Também não é pra menos. A emissora está até anunciando na MTV!!!!! Mas disso a gente cuida depois.

Sinceramente, prefiro que os amigos internautas deêm sua opinião sobre o que acham legal (ou não) nas emissoras que eles conseguem ouvir em suas cidades. A minha opinião e a dos colunistas daqui não são melhores nem piores de que a de ninguém. São apenas algumas opiniões. Da parte que me toca, não tenho medo de desagradar nenhum profissional. A minha opinião é sobre o que ele produz para o rádio. O que acho legal, eu chego aqui e falo que é legal. O que eu acho uma porcaria, eu digo e falo que é uma porcaria e ponto.

Se concorda comigo, ótimo, escreva para cá. Se não concorda, melhor ainda, escreva para cá do mesmo jeito. Só não dá para achar que está tudo bem e que a programação de nossas rádios são excepcionalmente ótimas, que todas as rádios são maravilhosas, o que não é verdade. Há pouquíssimos programas bons no ar e muita coisa feita por gente picareta voando por aí, na minha modesta opinião.
E por falar em Roger Waters, que waters caiu hoje em São Paulo, hein!!
Pra quem conhece o caminho: levei exatas duas horas da Republica até a Lapa!!!!!!!!!!!

E há pouco, por volta das 23h30, ainda havia um grande fluxo de veículos na Av. Francisco Matarazzo, sentido Lapa. Congestionamento uma hora dessas não é mole...

sexta-feira, março 15, 2002

Mas no U2 eu tô afim de ir sim.
Ah, eu não fui ao show do Rogério Águas ontem e nem vou hoje, prefiro comprar um CD ao vivo do Pink Floyd mesmo!
Ah, eu não fui ao show do Rogério Águas ontem e nem vou hoje, prefiro comprar um CD ao vivo do Pink Floyd mesmo!
Taí, temos duas visões totalmente diferentes sobre um mesmo programa, o Na Geral!
O Marco odeia e eu adoro (é legal contrariar o Marco, mas nesse caso eu gosto mesmo, de verdade!)...
Se você quiser mandar sua opinião, mande um e-mail para esse singelo blog ou diretamente para mim no marcoshlauro@uol.com.br.
Aí dá pra fazermos um placar...
Então quer dizer que o Mesa Redonda da tevê Gazeta vai mudar de nome? Particularmente jamais perderia um dia ou noite de aula para assistir um programa que acha que é esportivo numa rádio que pensa que toca rock and roll. O Beto Hora é o humorista certo no programa errado, na emissora mais errada ainda. Pior que o "Na Geral" só mesmo aquele tal de "Estádio 97", da morta-viva Energia 97.
Outra boa pedida para se ouvir enquanto se navega pela web é a Rocknet.Cada vez melhor.....
Ah, e ontem pela manhã eles gravaram o piloto para TV, lá na Gazeta...
Vamos ver se rola algo!
Ontem visitei novamente os estúdios da Brasil 2000 para assistir ao fenômeno Na Geral e, como das outras vezes, foi muito interessante... a ponto de eu faltar no meu cursinho!
A equipe do programa dá um show de entrosamento, só vendo mesmo pra perceber... eles têm uma comunicação "fora do microfone" incrível. Quem pensa que todas as piadas do programa vem da cabeça do Beto Hora está enganado, o Lélio passa várias coisas pra ele também.
Lógico que não vou discutir a competência do Beto Hora, que além de amigo é um ótimo profissional... é o nome mais forte do humor no rádio e deve ficar com essa fama por muito tempo, difícil alguém chegar perto dessa fera!
E atenção, o show do Beto Hora com o Alaor Coutinho deve ir para o teatro em breve... novidades, você lê aqui pelo blog.
Faz um tempo que não ouço a Ipanema, mas sei que é muito boa mesmo!
E apesar de ser uma "Rádio Rock", ela não fica presa só à "música" Rock 'n' Roll, mas também leva em consideração a atitude do som. Para exemplificar: certa madrugada estava ouvindo e Ipanema e, na sequência tocou Sepultura, com Inner Self e Bezerra da Silva, com Cocada Boa!!!! Muito louco!

O único ponto negativo é que ela não tem locução ao vivo de madrugada, ou seja, profissionais poderiam estar lá comandando a rádio noite afora...

- Rádio tem que gerar dinheiro. Aquelas que trabalham para pequenas tribos não vingam financeiramente. - disse Tutinha, diretor da Rede Jovem Pan em setembro de 1.994, em uma entrevista ao Globo, a respeito do fim das transmissões da então Fluminense FM 94,9 do Rio. Será que ele tinha (ou tem) razão?

Eu acho que não.

E eu continuo sintonizando a Ipanema FM pela Internet. Provavelmente a melhor rádio de rock do Brasil, que pode ser ouvida pela rede. Atenção, eu disse Rádio de Rock, não de Pop Rock, como umas e outras que pululam por aí....

Ainda os 20 anos da Fluminense FM!!!!!

Uepa!!!!!finalmente o site Tributo à Fluminense FM abriu uma página para falar sobre os 20 anos da Maldita!!!!Antes tarde do que nunca, né?

quinta-feira, março 14, 2002

******Taxi - I need your love********

Por acaso o amigo lembra dessa baladinha baba do começo dos anos 80?????

Álguém vai no show do Rogers Watters? Acho que só eu que não fui....snif, snif. Jornalista desempregado é uma m.....
Caraca, fui mexer nesse código fonte, quase que sai tudo de ponta-cabeça, xará!!!!Melhor deixar esta história de comentário pra depois.

Mudanças na Transamérica (será?)

A Transamérica muda sua programação e estréia novas atrações. No domingo, às 22h, começa o The Vibe, que será parecido com os programas americanos de black music ( A Brasil 2.000 já tem um programa nessa linha, apresentado por Sandro Vieira nos fins de semana). A apresentação do musical será de Ruy Balla.
Na segunda, estréia o Hora Extra, 60 minutos sem intervalos e com as melhores músicas da programação. Irá ao ar em cinco edições diárias, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, serão outras cinco edições de duas horas. Não sei por que, mas esse programa lembra muito as Sete Mais da Pan.
No próximo dia 19, a partir das 22h, a Transamérica estréia o Terça Pirata, com novas bandas do pop rock nacional. Será apresentado por Maurício Tadashi e Henrique Yamashita. Terça Pirata ou Terça Corsária? Só o tempo dirá.......
Lulo no Pânico

Lulo é o convidado de hoje do programa Pânico, apresentado por Emílio Surita, na Jovem Pan FM, ao meio-dia. O primeiro eliminado da Casa dos Artistas 2 fala sobre a nova fase da atração do SBT e sobre seus projetos.

quarta-feira, março 13, 2002


Arnaldo Antunes apresenta Paradeiro no Sesc Santo André

De 15 a 17 de março, Arnaldo Antunes apresenta, no teatro do recém-inaugurado Sesc Santo André, o repertório de seu quinto cd solo, Paradeiro, lançado em outubro de 2001.

Gravado no estúdio Ilha dos Sapos, na favela do Candeal, em Salvador, e produzido por Carlinhos Brown, o trabalho reuniu músicos baianos, como Vandinho Carvalho, Juninho Costa, Boghan Costa, Leonardo Reis, Orlando Costa, e os paulistas Edgard Scandurra, Paulo Tatit, Fabio Tagliaferri e Guga Stroeter, entre outros. O resultado foi uma sonoridade bastante singular, conquistada do encontro entre a modernidade de São Paulo e a força primitiva dos ritmos afro-brasileiros.

No repertório, além das composições de Arnaldo - Essa Mulher, Debaixo D'água, Cidade e Escurissíssimo - estão as recentes parcerias dele com Marisa Monte (Paradeiro, faixa-título), Carlinhos Brown (Santa e Lembrança Vó), Edgard Scandurra (O Mosquito), Davi Moraes (Na Massa) e Paulo Tatit e Sandra Peres (Do Vento).

Arnaldo Antunes, no show Paradeiro.
Dias 15 e 16 (sexta e sábado), às 21h. Dia 17 (domingo), às 19h.
Teatro do Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302 - V. Guiomar - Santo André
Livre. Lotação: 303 lugares. Ingressos: R$ 6 a R$ 12. Estacionamento: R$ 2.
Acesso a portadores de deficiências. Informações: 4469-1250 / 4469-1251

Por que está tão complicado sintonizar as estações no Brasil?

Por Lauta Mattos, da Folha de S. Paulo

Parece que as rádios caíram na real: ou se preparam para enfrentar a crise do mercado publicitário e para aproveitar a emenda constitucional que deve liberar o capital estrangeiro na radiodifusão, ou vai ter muita emissora fechando as portas por aí.
Ontem, a Aesp (Associação das Emissoras de Rádio e TV de SP) realizaria almoço com executivos e um consultor internacional. No cardápio, prato feito: o que donos de AMs e FMs devem fazer para tentar provar a gringos e investidores nacionais que o setor pode ser interessante comercialmente?

Uma das causas da chacoalhada foi a recente divulgação do Inter-Meios, análise sobre publicidade em mídia da revista "Meio & Mensagem". Os investimentos publicitários em rádio caíram 8,4% de 2000 para 2001 (de R$ 482,1 milhões para R$ 441,5 milhões). A fatia das emissoras no "bolo" da publicidade recuou de 4,9% para 4,7%. Foi decepcionante, principalmente considerando que houve forte trabalho do GPR (Grupo de Profissionais do Rádio) para convencer anunciantes e publicitários a investir no setor.
E como se isso não bastasse, o meio também enfrenta problemas de representatividade política. A crise "televisiva" na Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), com a saída da Bandeirantes, Record e SBT, está fazendo eco nas rádios.

As três TVs estão formando nova entidade e querem levar as rádios também. As FMs e AMs da Band e da Record podem migrar e tornar ainda menos unido o setor.

Mas a questão é mais profunda. Há uma corrente defendendo que rádios e TVs não podem ser representadas pela mesma associação. Como a TV tem mais força no lobby político e mais dinheiro, as rádios ficariam em segundo plano nas negociações. Abert e Aesp, oficialmente, garantem que isso não ocorre. Nesse imbróglio, um fato: mesmo com tantas dificuldades, o setor está longe de ser "um por todos e todos por um".

E por falar em confusão, continua fervendo a disputa entre Neneto Camargo, proprietário da Nativa (95,3 MHz) e da 89 FM (89,1), e Paulo de Abreu, dono de várias emissoras, como Kiss (102,1 MHz) e Tupi (104,1).
Camargo tenta convencer empresários a denunciar em conjunto à Agência Nacional de Telecomunicações rádios de Abreu que têm autorização para operar em outras cidades, mas estão na capital. Tem muita gente com medo de entrar na briga. É só mais um capítulo da novela das "rádios que andam". Outros virão...

A Kiss FM mudou a sua equipe. Regina Bruni deixou a gerência comercial e foi substituída por Alexandre Jordão. E Isabel Silva assumiu o cargo de executivo de contas, no lugar de Ricardo Corte Real, que continuará produzindo o House of Blues e o Blues Breaks.
As cinco músicas mais tocadas nas rádios brasileiras no início de março foram Festa, de Ivete Sangalo; Quando Você Passa, de Sandy e Junior; All For Love, de Michael Bolton; Para Sempre em Mim, de Zezé Di Camargo e Luciano; e My Lover's Gone, de Dido. As internacionais estão na trilha sonora de O Clone, disco mais vendido na primeira semana do mês.
Sérgio Bocca comemora mais um êxito no seu quadro Classificados do Coração, do Capital do Amor, que vai ao ar aos domingos, às 19h, pela Rádio Capital. O apresentador recebeu uma carta da ouvinte Dora, de Lorena, interior de São Paulo, que completa em abril o primeiro aniversário de casamento com Renê, da cidade paulista Eldorado. Eles se conheceram no programa, que já promoveu mais de 50 casamentos.
Depois que o Xis saiu por um motivo muito justo, a Casa dos Artistas do SBT perdeu totalmente a graça. Até a Núbia Olive meteu o pau a atração no programa Raul Gil. Até minha mãe disse: " O BIg Brother está muito mais emocionante do que a Casa". Minha amiga punkezinha Dunga e sua assistente Fabiana concordam. Mas esse blog é pra falar de rádio: até os debates do Paulo Lopes e do Paulo Barboza deixaram de falar tanto nos reality shows.
Ah, sinto muito, mas essa eu tenho de copiar da Rosana Hermann:

"Esta brincadeira é divertida, experimente.

Vá até a linha de comandos da internet e sem colocar o "www" ou o "http"
escreva:
seu nome.seu sobrenome.foipreso.com (se for homen)
seu nome.seu sobrenome.foipresa.com (se for mulher)

Exemplo: eduardo.araujo.foipreso.com
ou...isabel.araujo.foipresa.com

Depois aperte ENTER.

O resultado é interessante... "
Eita Casa dos Artistas agitada!!!!

O apresentador de TV Sabbá "invadiu" a casa hoje e conversou por cerca de 6 horas com sua esposa, a cantora Syang... o cara tá com medo de tomar um chifre em rede nacional!!!!

terça-feira, março 12, 2002

Nossa!!!!É que essa casa dos artistas não está saindo como ele (Silvio Santos) queria. Tentou manter o Lulo, mas o Lulo não é o Frota. Tentou defender a Mariana por que judia como ele e não deu certo. Tá tentando segurar o Mário Velloso, mas acho que ele sai. Botou a Carola Scarpa, sobrinha do Boni, que logo disse que a casa é imunda, fedorenta, Tá na cara que ela é pau mandado. Desde quando patricinha balzaquiana entende de limpeza? Será que ela sabe o que é uma vassoura? Se o pessoal fosse esperto teria mandado ela varrer a casa inteira. "Ae, mina, quem gosta de limpeza inteiror é guru esotérico", diria Alexandre Frota.
I 1/2 e mais e mails

Marco, fiquei contente com o link e com os elogios, contudo, meu nome é Angélica Rissi...e não Ângela (se puder corrigir agradeço!)
O seu site é FANTÁSTICO e creio que poderemos "trocar figurinhas" pois iniciei um curso de pós graduação em história e meu tema será a trajetória do rádio francano...assim, continuarei pesquisando e quero registrar com carinho essa história que anda esquecida e depois será difícil de ser recomposta até porque as fontes (vivas!) são mortais (um dos meus entrevistados, por exemplo, o Carlos Grego, faleceu em janeiro...) Uma perda irreparável mas meu trabalho será uma homenagem aos quarenta e seis anos de trabalho que ele desenvolveu na cidade...

Viva o rádio!

Um grande beijo,

Atenciosamente,

Angélica Rissi

--------------------------------------------

Ô cara que locura o site da moça de Franca sobre o rádio da cidade e o Vicente Leporace! Visitei e achei nota dez mesmo! Continue garimpando coisa boa assim pra gente.

Abraço,

João Gonçalves Júnior

-----------------------------------------------------------------------
Caro Marcos Ribeiro,

Que coincidência! Eu procurando alguma coisa sobre o Vicente Leporace para um trabalho que estou desenvolvendo e não tinha achado patavinas. Pois não é que você achou para mim?

Obrigado

Carina Lemos
-------------------------------------------------------------
Bom, não tem muito a ver com rádio, mas... o rapper Xis abandonou a Casa dos Artistas!

Ele não gostou das mudanças de regras no meio do programa e caiu fora.


Cuidado Seo Silvio, o público pode não gostar também e fazer o mesmo que Xis...

segunda-feira, março 11, 2002

O Comando 97, da Energia FM, ganhou uma edição especial, aos sábados. É a Você no Comando, em que os ouvintes poderão apresentar o programa ao lado da equipe da emissora. O sorteado terá todas as regalias nos lugares mais badalados da noite paulistana com os apresentadores. Assim como as edições normais, de segunda a sexta-feira, a especial irá ao ar às 21h30.

Dorminhoco da Casa dos Artistas é campeão de execução no rádio

Mário Velloso, o cantor dominhoco, já curte o sucesso de Casa dos Artistas. As rádios de São Paulo começaram a tocar a música Tudo Por Você, que está no seu primeiro CD, lançado pela Sony Music. O clipe da canção também será divulgado em breve. Além disso, está no ar o site do cantor, www.mariovelloso.com.

domingo, março 10, 2002

Nossa, que legal!!!! Descobri uma página que fala sobre o rádio em Franca (SP).

É a página da Ângela Rissi

Lá tem a biografia de Vicente Leporace e algumas fotos da Rádio Bandeirantes AM, que nem a própria emissora possui.

Rárárá. a Angélica Rissi deu um tremendo furo na própria Bandeirantes. Tem até entrevista exclusiva do José Paulo de Andrade, com o sábio Salomão Esper e com o ex-Bandeirantes Nilton Flora.

Valeu, Angélica, continue preservando a memória do rádio!!!!!

sábado, março 09, 2002

Pra não dizerem que eu só meto o pau na Brasil 2000, vai aqui uma dica. O chat do site da rádio tem uma Hp que reúne informações sobre seus freqüentadores. Anota aí:

http://www.amigosdabrasil2000.hpg.ig.com.br/.

Manero, né? Eles ainda vão virar notícia numa dessas colunas de rádio por aí...

Quero dizer que o chat é muito legal. Fiquei lá umas 3 horas neste fim de semana e rolou muito papo sobre rock'n roll.
"Herrar é umano", me caro xará. Ainda mais quando é "al vivu". Fabrício é meu amigo, gente finíssima, e uma das grandes revelações do telejornalismo recente. Ele trabalhou duante quase 10 anos na Jovem Pan. (epa, o assunto deste blog é rádio e afins, uhhu!!) Pensa que é fácil falar na televisão? Rárárá. Ainda mais de improviso.

Aliás, na TV Globo de São Paulo acontece uma coisa que pouca gente sabe. Boa parte da equipe de reportagem e produção veio do rádio AM. Lá tem gente que trabalhou na CBN, na Bandeirantes, na Eldorado e na Jovem Pan, como o nosso (ele é seu também) colega Fabrício.
ESTA ACONTECEU NA REDE GLOBO...
No jornal "Bom Dia São Paulo", da Rede Globo, de sexta-feira, o repórter que estava no helicóptero, se não me engano era o Fabrício Bataglini, cometeu um grande gafe: estava acontecendo uma passeata do MST pela Rodovia Anhangüera. Não é que o repórter falou assim: "O MST está realizando uma marcha contra a paz..."
No "Bom Dia Brasil", o repórter voltou a fazer uma entrada ao vivo, porém desta vez, ele falou corretamente: "O MST está realizando uma marcha contra a violência..."
Creio que o repórter nem deve ter se ligado do grave erro que cometeu na primeira entrada ao vivo.

sexta-feira, março 08, 2002

Vou nessa que a balada está só no começo. Inté. Depois eu vorto.
E a história das concessões de outras cidades que montam suas rádios na capital? Isso ainda vai dar pano para manga.

A Malu Mader foi a entrevistada do Pânico. A moça tirou aqueles incorrigíveis gozadores de letra. Até o Carioca, que tem mania de cantor de churrascaria, ficou a ver picanhas!!!!!!!Rárárá.

Então a Transamérica está com Sangalite também? Na verdade, trata-se de uma tentaiva de tirar essa marca de cantora de Axé que ela tem e tentar convencer os desavisados ouvintes da rádio pop / rock que ela é uma cantora pop. As aparências em primeiro lugar.
Tentaram isso com a Daniela Mercury e ainda não deu certo......
Neste exato momento está tocando a música "Baba", da suposta sósia de Britney Spears, Kelly Key na Transamérica Pop. Depois de tocar Ivete Sangalo, o que mais pode se esperar de uma Rede considerada Pop/Rock?
Incrível!!!!
Surpreendente!!!!
Funciona mesmo!!!

A Radio Base inc. apresenta o produto que vai curar sua insônia!
Liguando para zeroonzequatorzezerobesta você pode pedir uma coleção de fitas com jogos amistosos da seleção brasileira de futebol. Assistindo a fita, você consegue dormir em 5 minutos.

quinta-feira, março 07, 2002

Esse lance da MTV processar a Band por plágio por causa do programa do Mion também foi forte, hein!

Rolou até oficial de justica na Band...
Será que eu daria um bom mancheteiro???

Ah, acho que não...
Caramba, hoje o dia foi agitado nas redações! Quanta coisa acontecendo ao mesmo tempo!
Aí vão algumas manchetes:

"Garota de 6 anos morre após acidente em elevador do Shopping Eldorado"
"Ameaça de bomba esvazia Universidade S. Judas, na Zona Leste"
"Adolescente confessa o assassinato de Celso Daniel e indica o local do cativeiro"
"Polícia Cívil afirma que PCC se aliou ao Comando Vermelho, no Rio"


Ufa, Que dia!!

quarta-feira, março 06, 2002

Ôpa, mais uma matéria sobre os 20 anos da Fluminense. (Só agora elas começam a aparecer?)

FLUMINENSE FM DEIXOU SAUDADES
Luiz Antonio Mello
Hoje, faço questão de transcrever a reportagem de ADRIANA DEL RÉ, publicada na edição de 28 de fevereiro do CADERNO 2 do jornal O ESTADO DE S.PAULO, conhecido entre nós como ESTADÃO. Leiam que bela matéria:

Fluminense FM deixou saudades

Famosa nos anos 80, emissora carioca completaria 20 anos de vida se estivesse no ar

Adriana Del Ré

Se ainda estivesse no ar, a rádio Fluminense FM, no Rio, estaria completando amanhã, às 6 horas, 20 anos de rock. Fundada em 1982, a emissora carioca fez fama divulgando o trabalho dos novos músicos ou grupos que despontavam no cenário musical. Dessa safra de desconhecidos, saíram nomes como Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Ira!, Capital Inicial, entre tantos outros. Valorizou ainda outros sons, como o de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção.

O jornalista Luiz Antonio Mello, um dos fundadores da emissora, conta que a primeira vez que uma música do Lobão tocou no rádio foi na programação da Fluminense FM. "O Lobão trouxe o primeiro disco dele gravado numa fita para tocarmos", relata. "Era Cena de Cinema, com Lulu Santos na guitarra e Marina Lima nos backing vocals." O próprio Lobão admite que na época só havia uma saída: encaminhar o trabalho para a Fluminense. "Acho que foi fundamental uma rádio que quebrasse todos os protocolos e investisse no novo tocando rudimentares fitas cassetes de uma rapaziada que estava surgindo."

Segundo Mello, a idéia de criar um projeto com tais moldes surgiu durante um plantão chuvoso no Jornal do Brasil. Na época, o jornalista trabalhava na rádio do JB e o co-mentor do projeto, Samuel Wainer Júnior, na redação do jornal. O piloto do programa, que se chamaria Rock Alive, foi aprovado pela direção da então experimental Fluminense FM. "Eles gostaram tanto que nos pediram para organizarmos toda a programação da rádio."

Mello e Wainer tinham em mente estabelecer uma linguagem diferenciada, mesclando jornalismo e música. Ainda mais que, naquele início de anos 80, se esboçava uma abertura política no Brasil. "Era uma rádio totalmente de esquerda, que respeitava a inteligência do jovem. Cobríamos desde campeonato de surfe até greve de médicos", descreve Luiz Antonio Mello.

Enquanto a Fluminense desempenhava o papel panfletário, o rock servia de trilha sonora. A seleção incluía nacionais e internacionais. O baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, se recorda bem do período. "Fomos uma das primeiras bandas a aparecer na rádio. Ela inovou ao abrir espaço para os grupos que estavam começando." Para ele, tratava-se de uma atitude de ousadia em falta nas rádios brasileiras de hoje.

A Fluminense FM desencadeou uma rede "maldita" (como era denominada no próprio slogan), que encontrou ecos em radiodifusoras paulistas, gaúchas e de outros Estados. "Muitos paulistas que iam para o Rio gravavam nossa programação numa fita cassete e a levava para escutar em São Paulo", lembra Mello.

Outro fundador da rádio carioca, o produtor Maurício Valladares atribui o fim da Fluminense, em 1994, à perda da originalidade. "Todas as novidades que estavam na Fluminense passavam a tocar em outras emissoras", diz Valladares, que também é fotógrafo. Ao abandonar o vigor da renovação, a rádio carioca não conseguiu enfrentar as concorrentes, mais fortes, e foi fadada à extinção.

PM monta barreira na Castelo Branco e mata 12

Foi a notícia desta terça-feira.

A primeira a noticiar o fato foi a Bandeirantes. Por volta das dez horas, ela conseguiu falar com o comandante da ação e com os hospitais da região que receberam os corpos. Pouco depois entra a Jovem Pan na mesma linha. Após as informações, Joseval Peixoto lê um editorial elogiando a ação da Polícia Militar. A Eldorado dá a notícia dom um pouco de atraso. Em compensação faz o que as duas outras deveriam ter feito: mandado um repórter para os locais dos acontecimento. Até a Rádio Capital se mobilizou para mostrar o fato. Em compensação, a dona CBN, deu uma nota lida como se fosse uma notícia sem muita importância na hora.

A Bandeirantes seguiu com a cobertura, entremeada com a opinião dos milhares de ouvintes que não pararam de ligar para a emissora, elogiando a ação policial. Na Jovem Pan, programação normal, com os repórteres informando a toda hora. A Eldorado, idem. Diferente mente da Jovem Pan, a CBN timidamente questionava a ação dos PMs.

Na hora da notícia, a concorrência entre as emissoras AMs jornalísticas é brava!!!!! Sorte nossa dos ouvintes do AM.

terça-feira, março 05, 2002

É tudo tipo, viu Marco, com certeza...
O "personagem" Bola é assim mesmo, bravo, xinga todo mundo, briga... um tipo que faz sucesso à 9 anos!
Você não se lembra de quando o Carioca chegou no Pânico??
O Bola brigava com ele, no ar, e chegava até a sair do estúdio, dizendo que nunca mais pisaria lá enquanto o Carioca continuasse no programa.
Faz parte do show!
Por que será que a Nativa FM não está mais transmitindo a Casa dos Artistas, do SBT?
Hoje, o Marcos Chiesa, o Bola, do Pânico, ficou muito p. da vida porque um ouvinte disse que aquele radialista não gostava que o lembrassem que já fora funcionário da Rádio Transamérica. O Bola ficou realmente transtornado, até xingou o ouvinte. Até Emílio (Surita), diretor da Jovem Pan e apresentador do programa, disse-lhe que não era educado xingar as emissoras concorrentes, muito menos os ouvintes. Apesar de ser um programa cheio de brincadeiras e gozação, a zanga do rapaz parecia muito verdadeira.

segunda-feira, março 04, 2002



Vai acontecer em Curitiba a maior feira de comunicação do sul do Brasil. É o Mídia 2002, 3ª feira de Comunicação e seus fornecedores. Será do dia 5 ao dia 8 de Março de 2002, das 16 as 22 horas em Curitiba e contará com a presença dos mais importantes veículos de comunicação do estado do Paraná. Junto ao evento acontecerá a entrega do 26º Prêmio Colunistas do Paraná, que todo ano premia os destaques da propaganda e publicidade do estado. A feira Mídia 2002 é destinada aos profissionais da comunicação e do Marketing, que conta sempre com um grande público de visitantes que vem de diversas partes do País e até do exterior. Mais informações sobre o evento ou pré-cadastramento pelo fax (41) 335 3377 ou pelo site diretriz.com.br.
Você poderá conferir na íntegra todos os detalhes da feira, destacando os stands das rádios e suas atrações no site http://www.planetaradio.cjb.net .

domingo, março 03, 2002

Por falar em lançamento, o que vocês acharam daquela vez em que a Kiss FM tocou o novo disco do Paul MacCartney???

Eu, particularmente, não achei muito interessante. Se é uma rádio Classic Rock, como pôde ter tocado um lançamento???
Tudo bem que é do Paul, mas deixa pra tocar daqui ha uns dez anos, pô!
******Rádio Kiss FM 102,1 MHz - São Paulo**************

Neste exato momento, está rolando o último segmento do ótimo Made In Brazil, apresentado por Helena T. Já que o pessoal vive dizendo que eu vivo metendo pau nas FMs paulistanas (que injustiça!!!). Deixo aqui uma sugestão legal: por que a Kiss não começa a incluir alguns dos chamados Classic Rocks Tupiniquins? A base poderia ser o acervo daquilço que já foi ao ar no próprio Made in Brazil. O programa poderia também servir de plataforma de lançamento das músicas nacionais que comelaria a fazer pare da programação. Que tal? ALÔ, ALÔ, Ademar, vamos botar pra quebrar!!!!!!
Gil Gomes, o radioshowman!!!!

Quem está com tudo e não está proza na Rádio Tupi AM é o veteraníssimo Gil Gomes. Nesta passagem pelo rádio, o locutor abriu um pouco mão de seu lado repórter e de bom contador de casos policiais e assumiu um postura de radioshowman, que aliás, ele faz muito bem. Te cuida, Jô Soares!!!!!!!!!
E mail direto da terra de Milton Nascimento

Que tal vocês colocarem no ar algumas gravações para download dos programas do Hélio Ribeiro (Rádio Bandeirantes)?

Ruy Campos Quintão

Três Pontas . MG


------------------------------------------------------------------

Olá, Rui, tudo bom?

Gostamos muito de sua sugestão de colocar alguns trechos de programas do saudoso Hélio Ribeiro. Faremos isso em breve, tão logo consigamos resolver alguns problemas técnicos com a gravação. Aguarde.
Se você tiver alguma outra sugestão, ficaremos muito contentes em recebê-la, o.k.?

Muito obrigado por freqüentar nosso site e obrigado pela "sintonia".
Creio que esse slogan que diz que ela é uma emissora de classic rock acaba por mimitar as possibilidades da emissora. Acho que a briga direta dela é com a 89 e a Mix. Mas nada de tocar coisas moderninhas, mas coisas de qualidade.
Bom, tivemos hoje uma reunião na Radioficina para definirmos o destino da Radioficina @jato e do programa Kizumba Net.

A primeira mudança significativa é a mudança de parceria, o que estava pra acontecer há algum tempo. Infelizmente, o @jato já não estava dando o apoio necessário e estamos planejando a alteração da parceria.

Sobre o roubo do dia 17, ficamos sabendo os detalhes:
Os ladrões tinham as chaves dos fundos da Radioficina, só precisaram arrombar a porta da frente por dentro para sair com os equipamentos.
Um dia antes, no sábado à noite, cortaram os fios do alarme e dos telefones.
E para finalizar o serviço profissional, eles desconectaram fio por fio todos os aparelhos. Nâo usaram alicates nem saíram arrancando os fios...
Pixaram numa das paredes a inscrição "PCC 1533", o que levou a polícia a cogitar que a aparelhagem serviria para abastecer alguma rádio pirata ligada ao grupo PCC.

Concluindo: num prazo de 2 a 3 meses, A Radioficina voltará a funcionar com sua web radio. As aulas já foram normalizadas.

sábado, março 02, 2002

Muito legal essa matéria sobre a Fluminense!

É um texto que nos faz "ver" o que era e o que representava a Fluminense FM para o público que gostava de boa música e queria fugir do "esquemão".
Seria exagero comparar com a Kiss, aqui de São Paulo???

Há 20 anos, surgia a mais rebelde das rádios

O jornalista Eduardo Sander é um apaixonado por rádio. Ele pôs na internet uma matéria que escreveu para comemorar os 20 anos que a Rádio Fluminense FM faria se estivesse no ar. Segundo Sander, ele baseou seu texto no livro do jornalista Luiz Antônio sobre a história da emissora.

Quem era adolescente pelos idos de 1982, lembra com saudade de uma rádio que derrubou conceitos e tabus, levando ao ar ousadia e inteligência, permanecendo inimitável até hoje. Falo da Maldita, ZYD 470, Rádio Fluminense FM, 94,9 Mhz – Niterói, que se estivesse no ar, completaria a partir de hoje, 20 anos de existência. Do outro lado da Baía de Guanabara existiu uma lenda, que é venerada com nostalgia por uma legião estimada em dois milhões de “órfãos” da Fluminense.

Idealizada por Samuel Wainer Filho (já falecido), Luiz Antonio Mello, Sérgio Vasconcellos e Amaury Santos, tinha como primeiro objetivo oferecer aos ouvintes uma programação musical calcada basicamente no Rock, tirando os rótulos de rádio “doidona” ou “para drogados”. Era uma alternativa séria, inteligente e culta. Os textos jornalísticos eram minuciosamente elaborados, já que Luiz Antonio vinha da lendária Rádio Jornal do Brasil. Até 1985, a Flu, como era carinhosamente chamada pela locutora Monika Venerabile, foi mania em todo o país, lançando praticamente todos os grandes nomes do rock brasileiro, como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Kid Abelha, Blitz e Lobão.

Até 1985, a Flu, como era chamada pela locutora Monika Venerabile, foi mania em todo o Brasil, ajudando a lançar praticamente todos os grandes nomes do Rock brasileiro, como Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Blitz, Lobão e Legião Urbana.
A Fluminense caracterizou-se pela locução exclusivamente feminina, e a E a Moniquinha integrou um time que contava também com a então iniciante Milena Ciribelli, Liliane Yusim (as duas hoje na TV Globo), as Selmas Vieira e Boiron, Edna Mayo, Cristina Carvalho, entre outras que passaram pelos estúdios da rua Visconde de Itaboraí. Já as promoções da rádio mobilizavam a cidade, comandadas pelo lendário Carlos Lacombe. Quem não se lembra da “promoção das formigas”, em que para ganhar uma camiseta, os ouvintes entregavam vidros cheios de formigas? Sem falar no Rock Voador, que lotava o extinto Circo Voador na Lapa, a cada show promovido pela Fluminense.

O grande momento da emissora aconteceu no primeiro Rock in Rio, em 1985. A competência desse trabalho é lembrada até hoje pelo publicitário Roberto Medina, idealizador do festival. Atualmente, apenas Amaury Santos continua ligado à mídia rádio. Sérgio hoje é publicitário e Luiz Antonio comanda, além do jornal Folha de Niterói, o portal web RockNet, onde resgata o espírito original da Maldita. Para ele, o fim da rádio Fluminense foi a vitória da mediocridade sobre a inteligência, do jabá sobre a ética. Tinha (e tem) razão, já que o pagamento a comunicadores e programadores para execução de músicas continua sendo a regra na maioria das rádios brasileiras.

Após 1985, a equipe original da rádio foi sendo desfeita aos poucos, e os profissionais que chegaram não mantiveram o mesmo padrão, resultando na queda de qualidade da programação, juntamente com a audiência. Quando saiu definitivamente do ar, em 1994, a Fluminense era muito diferente da “guerrilheira” nascida 12 anos antes, mesmo assim deixou um vazio, que desde o ano passado é preenchido em parte pelo ressurgimento da emissora, agora na frequência AM (540Khz).

Atualmente, a Internet nos deixa em contato com milhares de rádios mundo afora, mas infelizmente as novas gerações não saberão o que foram todos aqueles anos de dedicação, rebeldia e inconformismo, traduzido no mais puro som “Rock ‘n Roll”. É uma pena, pois a Maldita era um veículo cuja linguagem obrigava os ouvintes a, acima do repertório baseado em legendas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Jimi Hendrix e The Who, abrir a consciência, a pensar, a “questionar o sistema”, a lutar... Talvez o sonho ainda não tenha acabado.


Caro Eduardo, obrigado por me redimir. Fiquei nos últimos 5 dias atrás de algum website sobre rádio ou sobre rock que lembrasse da data. Vasculhei todos os que conhecia e que falavam sobre o assunto - Rocknet, Volta Maldita, Ronca Ronca, JB online, Jovem Rio, etc - e nada encontrei. Procurei até na página do livro "A Onda Maldita", mas foi em vão. Pensei que a Fluninense AM estivesse preparando alguma surpresa do tipo colocar seu sinal na web. Puro delírio. Nem os 20 anos da morte da saudosa Elis passou em tão brancas nuvens quanto o surgimento da nossa "Maldita". Agora estou quase certo de que você foi o único ex-ouvinte ou ex-profissional da Fluminense que se dignou a escrever algo sobre acontecimento tão importante. Parabéns!!!
Eu estou desconfiado de quem seja este "Supermano das América...". Se for o que estou pensando vai ser mais um programete de humor metido a engraçadinho. Mas se a informação que tenho for verídica, vai ser um programa batuta. Vamos aguardar....

sexta-feira, março 01, 2002

Dentro das perspectivas que o status quo me permite, acho que a Fluminense FM não voltou não...
Estou tentando contatos na Brasil 2000 para saber o que é esse tal de "Super Mano das América"...
Pensei que o Beto Hora estive envolvido (pois parece ser um novo programa de humor), mas falei com seu assessor, o Robson, e ele também não sabe o que é...
Que coisa, tô curioso!
Pô, Marco, nem apagaram a velinha da Fluminense???????

Atenção, ouvintes da Tupi AM: a emissora está transmitindo em duas freqüências agora: 1150 KHz (antiga Difusora do Brasil) e os habituais 1.330 KHz. Como as coisas mudam nessa rede CBS, não? Que me digam os ouvintes da Scalla ( em qual freqüência pode sintonizá-la? Alguém sabe?)

Por falar em Tupi, parece que a Tupi FM está de volta ao ar. Infelizmente não tive chance de checar graças ao elevado número de rádios clandestinas que poluem o dial aqui pela Zona Sul de São Paulo. Mas acho que isso já cansei de falar......
Buááááááááá, que decepção!!!!!!! Revirei todos os sites cariocas do gênero e nenhuma linha sobre os 20 anos da Fluminense. ALÔ, cariocada, será que nós, paulistas, vamos ter de fazer este serviço pra vocês?