quarta-feira, outubro 31, 2001

Aproveita e toca umas músicas da banda de uns amigos meus lá de Santo André. O DZK, já ouviu falar?
Tô gostando desse negócio de rádio caseira!!!!!!
Ontem, na primeira transmissão, já conseguí três ouvintes (ooooooooooohhhh!!!!!!) e espero alcançar a Mix FM em três meses (putz!).
Continuando a saga de estilo musicais, hoje terá um especial sobre punk rock nacional. Ainda estou selecionando as músicas, mas só petardos!
Então até mais tarde, à 0h30.
Como ouvir??? Leia o post aqui de baixo, pô!

terça-feira, outubro 30, 2001

A partir de hoje, quase que diariamente, vai ao ar a Rádio Kizumba!
De 2ª a 6ª, das 0h30 as 1h da matina você pode ouvir a mais nova rádio virtual da internet brasileira.
Cada dia vou abordar um estilo musical diferente, e hoje vou começar com o melhor do Classic Rock.
Para ouvir é fácil! É só acessar o site da Shoutcast e procurar por Kizumba.
Depois de localizado, é só clicar em tune in que seu winamp se abrirá automaticamente e se conectará à Rádio Kizumba.
Se você não tiver o Winamp, no site há um link para baixá-lo.
Aguardo sua conexão!
Acabei de ler no UOL uma nota do SBT sobre a ameaça de processo da Rede Globo por plágio, já que a nova atração do Sr. Abravanel é baseada no programa britânico "Big Brother", que a Globo detém os direitos.
Ainda não parei pra pensar em quem tem a razão, mas vai escrever bem assim lá longe!!! Detonaram tanto a Globo que vou copiar a nota aqui no blog, na íntegra:

"Não há direito a monopólio

A indústria brasileira do entretenimento só pode crescer se a TV Globo deixar.

A Rede Globo comemora primeira derrota do Fantástico ameaçando processar o SBT por plágio de programa não exibido.

Não satisfeito em derrotar o índice de audiência da TV Globo durante todo o domingo, o SBT cometeu a leviandade de, pela primeira vez, derrotar o Fantástico sem pedir as desculpas devidas a este pilar de moralidade e correção que é a TV Globo.

Na verdade o SBT, no domingo, só perdeu para o Corinthians, um dos contratados da Globo que não vinha correspondendo às expectativas no campo, mas que jogou um bolão no domingo. Ainda por cima, no sábado, batalhando contra a novela do SBT, o Jornal Nacional atingiu um novo marco na sua rota descendente, atingindo os 31%, uma nova experiência.

Isso para não falarmos de Xuxa, Faustão e outras gentes inocentes, todas pessoas de nosso estima e respeito, mas que são rotineiramente derrotados nas tardes de domingo.

Por tudo isso, é justo que a Globo nos processe, ainda que seja por plágio de um programa que não está sequer produzido. Será plágio por adivinhação, por premonição?

Tem razão a Globo de se dizer vítima do SBT e de suas práticas ilegais. Afinal, por causa da acirrada, imoral e ilegal perseguição de que é vitima, a TV Globo ficou reduzida a apenas uma Rede Nacional de Televisão, uma Rede Nacional de Rádio, uma meia dúzia de jornais com que ainda não conseguiu eliminar a concorrência, inclusive um novo jornal em São Paulo que, como sabemos, não dispunha de um jornal com os elevados princípios éticos e morais do atual Diário de São Paulo.

Para não falarmos das empresas e empresários que lhe são afiliados, cada qual menos poderoso do que o outro, não tendo, em regra mais do que o jornal líder em cada Estado.

Tanto é assim que só possuem uma única empresa de televisão por satélite, distribuindo meros 60 canais e umas poucas televisões por cabo com outro tanto de canais.

Também na área editorial, a Globo não conseguiu ultrapassar umas duas dúzias de títulos nem conseguiu, até hoje, eliminar as demais gravadoras de discos com seu som livre. Vamos abreviar; tal é a perseguição que lhe é movida pelo insaciável SBT que a Globo ficou com a exclusividade apenas de todo o futebol brasileiro e das próximas duas Copas do Mundo.

E tudo isso sem veículos que lhe acolha os anúncios, sem recursos para um marketing agressivo, obrigando-os a enormes prejuízos oferecendo brindes para quem lhes assine os veículos, modestos é verdade, apenas aparelhos de televisão ou passagens de avião para qualquer ponto do Brasil.

Tem razão a Globo, ao afirmar em sua nota, que "a indústria brasileira de entretenimento só pode crescer se for baseada (sic) no respeito à lei e em princípios morais" e "que a sociedade anseia por ética". É verdade.

Como sabemos, é altamente moral e ético pagar as multas e assumir os processos judiciais de autores sob contrato, para que o SBT não possa contar com um único escritor; é extremamente ético comprar eventos para não exibi-los; aliciar contratados apenas para desorganizar os concorrentes; como sabemos, é extremamente ético vender jornais à custa da desgraça de pais desesperados e de filhas sequestradas. Tudo isto é altamente elogiável, é exemplar.

O SBT, enquanto a Globo não for o único veículo, o único empregador, não for o único Poder, o Big Brother que anseia ser, dona da televisão que nos vigiará, até este dia, o SBT continuará trabalhando e derrotando, sem luxo e com modéstia, derrotando o Poder, a Riqueza e a Prepotência, hoje disfarçados em moralistas.

São Paulo, 30 de outubro de 2001

Diretoria do SBT"

Abaixo ao monopólio!
Pô, nem estava sabendo desse negócio do show da Mix!!!!
Eu já fui num show da 89 no Anhembí, há uns 8 anos, e achei o lugar um lixo! Não teve tumulto nem nada, foi tranquilo, mas o lugar é muito aberto e o som estava um lixo, falhando muito... depois disso, não fui mais em shows no Anhembí!!!
O último que tentei assistir foi o Close-Up, aquele que não aconteceu porque caiu um pedaço do palco antes do show começar.
Mas vejam a diferença: enquanto o povo estava se batendo no Anhembí, eu estava no Jockey Club assistindo o último dia do Free Jazz Festival. Não vou dizer que o ingresso estava barato, mas valeu a pena ver Fatboy Slim discotecando bem na minha frente.
E ainda ví um trechinho do show do Trio Mocotó, que estava tocando no palco ao lado.
É muito complicado ir à shows de rock, ultimamente tenho pensado duas vezes se vale a pena gastar uma grana com esses caras... nos gratuítos é que eu não vou mesmo!!! O público de Rock 'n' Roll está ficando cada vez pior...

segunda-feira, outubro 29, 2001

Dando continuidade ao assunto, estranhei que o Show da Mix FM fosse juntar um número de pessoas tão grande, visto que a Rádio não está entre as mais ouvidas de São Paulo. A Rede Globo foi a Emissora de TV que fez a melhor cobertura do tumulto. Ouvi dizer que a Mix terá que pagar todos os prejuízos causados por atos de vandalismo. Creio que neste incidente há vários culpados: a própria Rádio, o Anhembi, a Polícia Militar, etc...
Estávamos a comentar a pancadaria do show da Mix FM. Agora tá explicado porque as FMs, é na média, ruim. A julgar pelo QI dos idealizadores que bolaram essa pagação de mico, dá pra calcular porque a programação da Mix é uma porcaria. Será que eles não sabem qual é o tamanho do público deles? Será que eles não sabem que o estacionamento do Anhembi é uma roubada pra esse tipo de show? Por que não perguntaram à PM se era seguro a fazer um show daquele tipo ali?
Hoje no Garagem, o convidado especial é o Vinny, aquele do mexe a cadeira. O cara é compadre do Carlinhos Brown.
Obrigado....
Pode recomendar que eu assino em baixo!!!!!!!hehehehehe
Vocês não perdem por esperar!!!!! Se urucubaca não pegar, vou colocar alguns arquivos sonoros do Garagem. Aliás estou gravando desde a semana passada.
Marcão, os "Arquivos Sonoros" ficaram muito legais, arranja mais coisa aí!!!!
Quem puder, visite o site da Radio Base... eu recomendo!

sábado, outubro 27, 2001

Já está no ar o tão esperado web site com gravações antigas e raridades das FMs paulistanas. São os Arquivos Sonoros dentro da nossa velha e quase famosa Rádio Base. Já estão arquivados neste espaço um depoimento de Tavinho Ceschi Jr. sobre a fase áurea da Bandeirantes FM ( 1976 - 1982 ). Também conseguimos a primeira vinheta da Rádio CBN e a vinheta de identificação da FM 97, no tempo em que tocava rock' roll. Esta vinheta foi gravada por Laert Sarrumor e o pessoal do Golpe de Estado. Também temos um trechinho do programa Radiografia ( 1985 - 1992 ), da rádio USP, produzido e apresentado pela nossa coleguinha Magaly Prado, aquela da Folha Online. Ah, antes que me esqueça, precisa ter Windows Media Player instalado no seu amado computador para ouvir os arquivos.

sexta-feira, outubro 26, 2001

Deêm uma ouvida nesta rádio exclusiva da internet que é especializada em pop rock nacional de tudo que é jeito. É a Litoralnet.

quinta-feira, outubro 25, 2001

Já está no ar o nosso website de arquivos sonoros da Rádio Base. www.radiogaga.hpg.ig.com.br
Nesta página estou colocando algumas vinhetas de AMs e FMs dos anos 80 e 90, além de trechos de programas, entrevistas, etc
Por enquanto, você pode conferir a primeira vinheta da CBN, uma vinheta do tempo em que a 97 era uma rádio de rock em Santo André e alguns trechos de um programa especial da Bandeirantes FM em que Tavinho Ceschi conta sua história na rádio. Imperdível!!!
Como disse anteriormente, na terça-feira pude visitar os estúdios da Rádio Gazeta AM e FM. Eles estão localizados na Avenida Paulista, 900 - São Paulo/SP, no 4º andar, em um dos mais tradicionais prédios da capital Paulista. O 4º andar é ocupado inteiramente pelos estúdios e escritórios da Rádio. Ao chegar no andar, você vê o vidro("aquário) que dá visão para o estúdio de FM. Talvez possa estar trocando alguns nomes, é que, apesar de ser formado nesta área, eu não estou exercedendo a profissão.
Ao entrar pela porta principal, há uma sala que serve como produção onde há alguns discos e serve também para os ouvintes retirarem seus prêmios. Entrando na parte dos estúdios, a primeira coisa que vi foi um grande painel, onde há gravadores de rolo, entradas e saídas das linhas privativas (LP's) que faziam a conexão dos estádios para a Rádio, o gravador de censura (um vídeo-cassete que grava a programação da rádio durante as 24 horas do dia). Todo este equipamento não está sendo utilizado, como exceção dos MD's e dos gravadores de censura.
O estúdio do FM é o mais moderno que há na rádio. Existe um computador onde o locutor anuncia as músicas que estão indo para o ar. O próprio locutor também opera a mesa de som. Creio que as músicas ficam armazenadas no HD (disco rígido) do computador. O estúdio FM não é muito grande. Existe também um outro estúdio usado pelo FM para gravação de comerciais e vinhetas da Rádio. Mais ao fundo, existem três estúdios que eram utilizados na época em que a Emissora AM tinha programação regular. Atualmente, a Gazeta AM só retransmite a programação da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Os estúdios são um pouco ultrapassados, com toca-discos de vinil, gravadores de rolo, cartucheira, não há computador, mesa de áudio com oito botões (não sei o modelo exatamente). Lá, eles estão fazendo um trabalho muito interessante: gravando em MD gols desde 1972 que estavam gravados nas fitas de rolo. Existe uma pasta numerada onde está escrito o jogo realizado, a data e o local, o tempo e o marcador dos gols de cada equipe. Tem jogos históricos lá.
Pude reparar a diferença de tamanho entre os estúdios antigos e os atuais. Lá na Gazeta existe um estúdio enorme, onde um operador me disse que bandas já chegaram a se apresentar ao vivo com todos os equipamentos musicais. Neste mesmo estúdio, há quatro microfones no estúdio.
É uma pena ver tudo isso lá sem nenhuma utilização. Para mim, foi gratificante visitar uma das mais antigas e conceituadas Rádios de São Paulo: a Rádio Gazeta AM - 890 Khz. Estou torcendo para que volte a produzir sua própria programação. Isso trará benefícios para os radialistas com uma oportunidade a mais de trabalhar, como para a própria história do rádio paulistano.

terça-feira, outubro 23, 2001

E tem mais: para quem ainda não sabe, a Gazeta Mercantil, recém comprada pelo grupo que controla o Jornal do Brasil, está em greve. A situação lá está preta, contam-me alguns colegas. E não é de hoje, não. A crise já é antiguinha.
Ontem fui ao centro de SP e, na volta, parei em uma banca central da cidade. Por curiosidade, perguntei se o jornaleiro tinha a Gazeta Mercantil. O rapaz me respondeu que só havia recebido a edição de terça e nunca mais. Até na TV Gazeta pararam de fazer aqueles boletins de hora em hora, que entrava no programa do Clodovil à tarde. Era até engraçado porque o programete tinha 3 minutos e o clodovil passava mais de cinco elogiando o boletim.
Mais detalhes sobre a greve você pode obter no Diário de Bordo dos funcionários da Gazeta Mercantil.
Nesta terça-feira, estive visitando os estúdios da Rádio Gazeta AM e FM. Tudo indica que, a partir de 2001, a Gazeta AM voltará a ter programação própria. Atualmente, todos os seus horários estão sendo ocupados pela Igreja Pentecostal Deus é Amor. Existe um programa produzido pelos Estudantes de Jornalismo da Cásper Líbero que vai ao ar somente pela ondas curtas da emissora.
Novidade nos cursos universitários de Comunicação: a partir de 2002, a Faculdade Cásper Líbero (São Paulo-SP) também estará oferecendo o curso de Rádio e TV. Atualmente, a Cásper oferece os cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas.
A Rádio e TV Gazeta são ligadas a Fundação Cásper Líbero, que também mantêm a faculdade. Todo mundo fala que Cásper é uma das melhores Faculdades de Comunicação. Porém, analisando a programação da TV Gazeta e tendo como exemplo, programas do Sérgio Mallandro, Mesa Redonda, será que a faculdade é tão boa assim? A Gazeta só está produzindo telejornais graças a uma parceria com a Gazeta Mercantil, sendo que deveria ter uma equipe própria, pois teria um grande celeiro de profissionais dentro da faculdade.


Vamos fazer um teste ok? Clique exatamente aqui e ouça a primeira vinheta da CBN. Mas instale primeiro o Windows Media Player, né, Zé?
Se alguém conseguir traduzir o que eles falaram, por favor, enviem seus emails para este Diário de Bordo ou para o website do programa Garagem. Ahahahahah.
Pensa que acabou? Tem mais. Seguuuuuuuuura peão. (copiraite Estadão)

DE ANTUNES PARA BROWN

Antunes - Faz tempo que você não faz show em São Paulo. Como é a expectativa pra esse?

Brown - Já faz um tempo que eu não faço show no Brasil; eu escolhi São Paulo como forma de retornar aos palcos no Brasil. O show que vamos apresentar em São Paulo, Bahia do Mundo - Mito e Verdade, começou na Alemanha, nós passamos por mais de 30 cidades da Europa, fizemos uma turnê pelo Japão e Espanha, e o show dos Estados Unidos que estava programado ainda para este ano foi cancelado, todos sabem porquê. Faremos ainda o México. A minha expectativa com relação a este show é que a cidade que mais entende hoje a minha linguagem musical e que consagrou várias músicas minhas, que são reconhecidas pelo povo especialmente, esteja presente no show para que eu possa mostrar como a música rítmica baiana e brasileira está viva e nova.

Antunes - A última vez que a gente se encontrou no palco, você falou que estava estreando a sua calma. Como você está agora?

Brown - Eu consegui estrear a minha calma. Na verdade, isso significa assumir as minhas canções nos shows que faço. Graças ao incentivo de amigos, estou conseguindo esta façanha e o público tem amado esta reação. Mas é bom explicar para o leitor que essa calma significa que ele vai assistir a um show calminho, a um espetáculo de música popular brasileira contemporânea.

Antunes - O que é música?

Brown - Música vem do som da chave de São Pedro oferecendo aos meros mortais o sentido único de alegria e paz, mantido como único espírito fiel ao homem.

A música não trai nada e ninguém.

Antunes - As sílabas servem para batucar?

Brown - Sim. Para batu-educar, para batu-alimentar, para baco-vinhar, para basco-escoar e para basquear-pintar.

Antunes - Como você vê o impulso tribalista na sociedade contemporânea?

Brown - A retribalização não se parece com indústria, quermesse organizada ou encontros colegiais. É um tombo no ombro do cidadão, a família no estádio de futebol, o metrô socado, as ruas livres de engarrafamentos de uma sociedade excluída.

Antunes - Como estão indo as gravações do disco da Margareth?

Brown - Estou, junto com Alê Siqueira, dando um segmento a uma parceria Bahia/São Paulo onde juntos acreditamos que quem gosta de música irá ganhar muito com o trabalho desse novo disco. Quanto a Margareth, ela é uma delícia de pessoa e artista e, dar seguimento a um trabalho com essa dupla Carlinhos Brown/Alê Siqueira, é também um reforço para mexer com esse paradeiro musical. Ela dará os detalhes da surpresa.

Antunes - Como vai Carlito Marrom?

Brown - Agora, o Carlito Marrom está vivendo a expectativa junto com todo povo latino de manter a América do Sul um continente calmo. Continuo sonhando com Marilyn Monroe, claro, regado a sons saborosos.
Achei o famoso bate papo entre o o Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. Acompanhe: (copiraite estadão)

DE BROWN PARA ANTUNES

Brown - Arnaldo, com quantas palavras você faz uma música?

Antunes - Com quantas não sobrarem.

Brown - Você acredita que a percussão pode reeditar uma sociedade mais justa?

Antunes - Eu acho que qualquer esperança de uma sociedade mais justa implica necessariamente num atendimento às necessidades básicas das pessoas - alimentação, moradia, oferta de trabalho, dignidade, direitos de cidadania, acesso à educação, ao lazer, ao esporte e à cultura. Eu acho que você tem uma grande experiência da música como algo que pode trazer algumas dessas coisas (profissão, lazer, expressão artística, educação, dignidade) para as pessoas. Lá no Candeal, a gente pode ver isso com bastante clareza.

Brown - Você acha os livros sinceros?

Antunes - Eu acho que nenhum livro é sincero por si. Ele depende da relação com quem o lê. Quando temos a sorte de abrir o livro certo no momento preciso, é como se ele nos descortinasse aquilo que já sabíamos sem saber.

Eu acho que o I Ching pode ser um bom exemplo de um livro que vai se tornando cada vez mais verdadeiro, para mim. Mas há outros e houve outras experiências de leitura durante a vida que me foram formadoras, isto é, que moldaram em parte a minha própria integridade. Agora sincero, sincero mesmo só o corpo da gente.

Brown - As gravadoras dizem que os piratas estão acabando com o mercado fonográfico, pois eles vendem mais que as próprias gravadoras. Você seria capaz de se juntar aos piratas para ter os seus discos mais ouvidos?

Antunes - É claro que eu quero que os meus discos sejam ouvidos pelo maior número de pessoas possível. Eu também gostaria que, não apenas a música que eu faço, mas a música de uma forma geral, fosse mais acessível para a maioria das pessoas. Agora seria ingenuidade acreditar que a pirataria seria uma solução real para isso. Se os discos não arrecadarem os investimentos feitos para sua produção e divulgação, como eles poderão continuar a serem produzidos? E os músicos, como irão sobreviver sem receber nenhuma forma de direito (nem artístico, nem autoral, nem de intérprete)? O que eu espero, sim, é que a pirataria possa servir de motivo de reflexão para a indústria fonográfica; para que abaixem o preço dos discos nas lojas, que ainda é muito alto.

Brown - Sendo a educação um dos grandes problemas do nosso País, você acha que o governo poderia se responsabilizar pelo ensino básico profissional e a sociedade pelo ensino superior, ou seja, pela universidade?

Antunes - Não há dúvida de que o governo deveria dedicar maiores investimentos aos ensinos primário e secundário. Sabemos que a escola pública hoje em dia não supre as necessidades de grande parte da população.

Além disso, os níveis de ensino são insatisfatórios e os salários dos professores, indecentes. É um contra-senso, por exemplo, que em São Paulo tenhamos uma universidade pública de alto nível, superior à maioria das universidades pagas, e que as escolas públicas de ensino básico não correspondam ao mesmo padrão, em relação às escolas particulares.

Principalmente se levarmos em conta a enorme concorrência dos vestibulares para ingresso nas cadeiras da USP. Qualquer anseio por um futuro melhor, por uma sociedade menos violenta e mais equilibrada, passa inevitavelmente pela educação das nossas crianças. Eu só não sei se devemos separar tão drasticamente as responsabilidades do governo e da sociedade. Isso envolve uma discussão mais ampla sobre profissionalização, formação universitária, escolas particulares e ensino público etc.
Putz, não acredito!!!!!!!!!!!Arnaldo Antunes vai comentar as músicas dos Beatles na Brasil 2000.???? Isto é vingança, Lélio????

segunda-feira, outubro 22, 2001

Gente, essa é pra rachar o bico. Manchete do IG: "Carlinhos Brown reúne público simbólico em São Paulo". Deve ser uma manchete-piada. Saca só:

SÃO PAULO - O cantor Carlinhos Brown esteve em São Paulo no sábado (20) para um show no DirecTV Music Hall, marcado para as 21h30. Nem que quisesse conseguiria ser pontual. No horário em que deveria começar a apresentação, existiam cerca de 20 pessoas no local. O show começou uma hora depois, ainda assim com um público apenas simbólico. Carlinhos desabafou: "Quem está aqui é porque conhece o trabalho do artista e veio prestigiar", disse.
Vou fazer um Hai Kai, á lá Arnaldo Antunes, em homenagem ao grande Carlinhos Brown:
Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem,
Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem,
Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem,
Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem,
Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem, Na minha Garagem,
Só cabe o fusquinha do Brown
E o Garagem de hoje está comemorando o incrível público de 20 pessoas no show do Carlinhos Brown aqui em São Paulo, e meio que sem querer fui personagem disso.
Lá pelo meio-dia ví na página inicial do UOL essa manchete sobre o show, não pensei duas vezes, mandei um e-mail pro Paulão (do Garagem) avisando sobre o fato... e ele nem sabia ainda!!!
Ele me respondeu com esse e-mail:

"Oi, Marcos.
Onde vc escutou essa informação do público do show dele???
Responde logo, que a gente tem que comentar isso no ar hoje à noite!

abrs.
Paulao"

Infelizmente não pude responder o e-mail à tempo, mas pelo menos avisei... ele deve ter corrido atrás e visto em algum site de notícias.
Agora todos cantando em uníssono: VIIIINTEEEE! VIIIINTEEEE!

domingo, outubro 21, 2001

Nossa, baixou a sessão nostalgia na Bandeirantes. Agora estão falando do Hélio Ribeiro. Que bom......
Eu quero que se dane a economia de energia do governo. Cadê as hidrelétricas que prometeram? E as interligações que precisava? Eu não sabia que faltava energia no Brasil. Nem o FHC.
Corre pra ouvir que o Antonio carvalho está dando uma aula sobre o Vicente Leporaci, o homem do trabuco.
Pô Marcão, você esqueceu de adiantar o relógio do blog, tá no horário antigo!!!!!!!!!!!!!!!
Desse jeito você não está colaborando com a economia de energia, assim não pode, assim não dá...


Seja bem vindo à esse humilde blog André, escreva a vontade, sinta-se em casa.
Xiii, disfarça....ele já se apresentou. SEJA BEM VINDO, ANDRÉ.
Temos mais um participante neste contagiante Diário de Bordo. Acho que ele mesmo vai se apresentar.
Olá, amigos do Diário de Bordo da Rádio Base, é com muita alegria que estou escrevendo minha primeira mensagem neste blog dedicado ao maior veículo de comunicação de todos os tempos: o rádio. Minha apresentação: sou André Maciel, de São Paulo-SP. Tenho 23 anos e sou formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu. Gosto muito de rádio, a única experiência que tenho nesta área é de um ano e nove meses em que trabalhei em uma Rádio Comunitária na Zona Leste de São Paulo. Meu grande sonho é voltar a trabalhar em Rádio. Apesar de todas as dificuldades, é um trabalho gratificante e que trás muitos benefícios à sociedade. Esporadicamente, estarei mandando mensagens falando sobre o Rádio. Se alguém quiser me escrever, meu e-mail é: andremaciel@bol.com.br. Um grande abraço a todos!
mensagem de teste
Abrindo parênteses no nosso papo. Que tal fazer turismo num acampamento dos sem terra. Então clica aqui

sábado, outubro 20, 2001

Quer ver o que um DJ faz enquanto comanda uma programa numa rádio FM? Clique aqui e veja a Nativa FM do Rio.Precisa ter o Real Player instalado, viu?
E a Tupi ainda pode ser vista e ouvida em todo o planeta pela internet. É só clicar neste link que eu coloquei aqui.
Aproveito para dar uma passadinha no website da rádio Tupi do Rio que é de longe a melhor popular do país, já que a Rádio Globo, vive uma crise de identidade ao longo da Via Dutra. Essa crise é em decorrência do mercado publicitário carioca estar meio caidaço e muitas emissoras estarem indo atrás do mercado paulistano.
É, parece que a dupla de radialistas humoiristas dançou no sistema Globo de Rádio. Eles até já foram substituídos na grade de programação pelo "Papo de Botequim", de Loureiro Neto.
Atenção, atenção. A Rádio Globo tirou do ar o excelente programa "Agito Geral", apresentado por Maurício Menezes e Hélio Júnior. Detalhes, mais tarde.

sexta-feira, outubro 19, 2001

Programa alto astral de esporte mesmo é o Esporte Debate desta quinta, que começou com sete minutos de atraso. Sílvio Luiz e a equipe da Rádio Bandeirantes estão cada vez melhores. Imagina que o "pantera" Donizetti, do Palmeiras, disse que não era saci-pererê pra jogar com uma perna só.
A produção do programa não teve dúvida: tascou "Sítio do Picapau Amarelo", do Gilberto Gil no programa quase todo. Hoje o que menos se falou foi de futebol. Pudera, do jeito que o esporte bretão tá caidaço, né? De quebra Fábio Sormani desfilou seus conhecimentos sobre rock dos anos 70. Mais um pouquinho rolava uma aula de culinária ligeira com o seu "Sílvio Luiz". Mas o auge da noite foi a participação de Lombardi. Aquele mesmo do SBT. Ele é ouvinte assíduo da Bandeirantes. Ficou engraçado: o Lombardi e o Ratinho ouvem a Bandeirantes, a Hebe e o Sílvio ouvem a Jovem Pan. Dissidência radiofônica no SBT, ahahahahahah

quinta-feira, outubro 18, 2001

Hoje fui até a Rádio Brasil 2000 FM acompanhar de perto o programa Na Geral... e foi muito bom!
Deu pra perceber que Lélio, Zé Paulo e Beto Hora formam uma equipe afinadíssima e o astral no estúdio é muito bom. Quem pensa que só rolam aquelas palhaçadas no ar está enganado, no estúdio também é uma festa, principalmente com as graças de Beto Hora.
Foi uma experiência muito legal, espero voltar lá em breve...
Ah, eles estão pra ir no Kizumba Net, só falta acertar a data. Podem deixar que eu aviso aqui.

quarta-feira, outubro 17, 2001

Notícia urgente!!!!!!!!!!!
(trilha do plantão da globo)
Braço armado do Taleban aterroriza blog da Rádio Base.
Segundo informações, os membros desse grupo pretendem incluir no blog imagens que lembrem a cultura árabe, como esfihas, dançarinas de Dança do Ventre e fachadas do Habib's!
Num vídeo recebido por nossa redação, podemos ver um senhor de turbante e grandes barbas em frente a um computador escolhendo as imagens.
Maiores informações no Nojo Repórter desta sexta-feira!
Que isso, esfiha em blog de rádio?????????????

Acho que tem mão de árabe nisso...
Hummmmmm que fome, mas deu certo colocar imagem aqui. Vamos ver se conseguimos de novo?
esfiha

terça-feira, outubro 16, 2001

Preparem-se para rir muito no Kizumba Net de sábado!
Nossos convidados serão os integrantes do grupo teatral Quarteto em Rir Maior, que estão no Teatro União Cultural Brasil - EUA, aqui em São Paulo.
Maiores detalhes amanhã... ou depois... ou depois, ah, quando der, eu escrevo!!!!!!
Quem quiser receber semanalmente um e-mail com o Boletim Kizumba, é só entrar no site e se cadastrar.
Vou mimi, como diria Paulinha Zaidan. Até a próxima. Fui.
Na próxima edição, eu começarei a colocar os melhores "dream teams" do rádio. É só conferir.
Além de editar a Rádio Base e estas mal traçadas linhas, que escrevo aos lado do meu amigo de fé, meu irmão camarada Marcos Lauro, estou editando também uma coluna chamada RADIOMANIA, no website do meu colega radialista Thiago Gardinalli, com informações semanais sobre o mundo do rádio. Quem quiser fazer a fineza de conferir é só apontar seu browser para a página do meu anfitrião.Página esta muito bem feita por sinal.
Para quem quer conhecer mais sobre a história das rádios livres / comunitárias / piratas e tudo mais, recomendo a leitura do livro Rádios Livres - A Reforma Agrária no Ar, de Marcelo Masagão, Caio Magri e Arlindo Machado. Foi lançado em 1985 pela Editora Brasileinse. Se procurar em algum sebo, talvez você encontre algum exemplar.

segunda-feira, outubro 15, 2001

Meu, será que o Gugu não sabia que o AOL é a maior roubada???!!!!! Segundo pude apurar junto amigos meus do tempo de colegial técnico, que entendem tudo de internet, se você instalar aquele browser deles que vem no disquinho gratuito, vai desconfigurar o windows se tentar removê-lo. Se eles falaram, eu acredito. São do ramo e são do ABC. Vão querer encarar?
Realmente você acertou Marco, também não tenho nada contra as piratas (chamo de piratas, por que legalmente não existe rádio comunitária no Brasil), mas tudo tem limite.
Gostaria que muitas piratas se tornassem comunitárias, mas seus proprietários esqueceram de ler o Aurélio antes. Quando se diz que uma coisa é comunitária, entende-se que ela é de uma determinada região (bairro) e deve servir esse lugar. Só que a ganância não deixa, vemos muitas piratas com alcance municipal e até mais! Em algumas regiões de São Paulo, podemos ouvir tranquilamente "comunitárias" de Guarulhos, atrapalhando a recepção de rádios comerciais legalizadas, que tem, por lei, seu espaço assegurado.
Sou a favor das comunitárias sim, mas com potência bem regulada e que não atrapalhe as comerciais.
Talvez com a digitalização do FM isso melhore um pouco, pois poderemos ter uma rádio mais próxima da outra no dial, sem interferências.
Infelizmente, o problema das piratas parece não ter muita importância pro pessoal "lá de cima" e teremos de aguentar chiados e interferências por muito tempo.
Vou abrir aspas pra tirar sarro de um negócio, nada a ver com o rádio, mas já já eu fecho:

" abre aspas

O provedor America On-line fez uma parceria com o Domingo Legal e agora o Gugu quando vai ler as últimas notícias no ar, lê num site da AOL, mostrado num computador com um "banner" da AOL.
Num certo momento do programa, o Gugu tentou ler uma notícia e quando ele ia começar, a tela simplesmente apagou, só ficou o browser da AOL e seu interior todo escuro. Aí naquele clima de merchandising, ele tentou ler uma segunda notícia na sequência... mas a tela "apagou" de novo a ainda apareceu uma mensagem de erro do browser!!
É por isso que eu digo: a única coisa da Microsoft que presta é o Internet Explorer (com o Outlook), o resto eu dispendo!
Que vergonha, hein AOL?????

fecha aspas"

domingo, outubro 14, 2001

VIVA AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS!!!!!ABAIXO OS PICARETAS DO ÉTER!!!!!!!!!
Sou a favor de rádios comunitárias sim, desde que elas sirvam ao propósito de ajudar e ser porta voz da comunidade onde está instalada. Além do mais, a regulamentação de emissoras comunitárias proprocionará a ampliação do mercado de trabalho para jornalistas, radialistas, técnicos em radiodifusão e será uma grande oportunidade para estes talentosos meninos que saem das faculdades de comunicação colocarem em prática seu aprendizado e sua inteligência, além de ser um excelente forma de ingressar na profissão.
O intuito da minha campanha foi a de defender os direitos de nós, ouvintes, a escutar sua emissora favorita sem interferência de rádios ilegais travestidas de comunitárias. Essas "rádios" estavam atrapalhando a recepção dos canais comerciais na Zona Sul de São Paulo.
Alguns colegas meus começaram a dizer que eu estava fazendo campanha contra as rádios comunitárias. Não é verdade.
Mas se a questão das rádios comunitárias for bem encaminhada na esfera do Estado, elas poderão crescer e muito, principalmente em termos de conteúdo. E Isto pode vir a acontecer. Isto é bom porque obrigará às líderes e as emissoras lanternas a se mexerem para não sumir. Aí sim poderemos dizer que vivemos uma democracia plena no rádio. E que ganha com isso são todos, principalmente o ouvinte.
Os difusores não podem se esquecer de que as rádios comunitárias estão chegando. Por enquanto elas não representam perigo algum porque ainda são ilegais e estão, em sua maioria, nas mãos de gente inescrupulosa que acha que rádio é trampolim para mutretagem para se ganhar dinheiro. E NÃO É!!!!!!!
As rádios líderes de audiência quantitativa sabem se proteger com suas fórmulas de sucesso e seus recursos financeiros largos. E as lanterninhas? Digo, aquelas que não tem nem audiência qualitativa nem quantitativa? Essas, mais do que nunca deveriam aproveitar que estão no fundo do poço para ousar e usar a criatividade. Afinal, eles não tem nada a perder. Ou quase nada.
Só que tem uma coisa: no rádio há muito espaço para a criatividade que os nossos colegas radialistas não estão sabendo aproveitar. Por isso o rádio perde espaço constantemente para outras mídias. A saída do rádio é criatividade, fazer o ouvinte se sentir participante. Não serão só fómrulas prontas que vão fazer o rádio cono continuar mantendo sua importância. É preciso ousar. Quando você ousa com inteligência, você cresce.
É. xará, você acertou de novo. O rádio é insuperável no dia-a-dia das pessoas. é portátil, é direto, é simples de ouvir. Com a internet então, viiiiiiiichi. O placar fica Rádio 20 X 0 outro veículo.E é "por isso que eu colo meu ouvido no radinho de pilhaaaaaaaaa" como cantam os Titãs.

sábado, outubro 13, 2001

Nessa madrugada tentei assistir ao treino do GP de Japão de F1 e ouvi-lo pelo rádio, mas não conseguí!
Não sei se é porque estou acostumado à transmissão da TV, mas não me acostumei à transmissão da Bandeirantes AM.
Em termos de automobilismo a TV é imbatível, mas não há nada melhor que assistir um jogo de futebol com um radinho ligado do lado, aí sim! É muito mais informação, alegria e, mesmo sem imagem, o rádio "mostra" mais os bastidores, entrevista mais jogadores e faz o clima do jogo!
Futebol: rádio 10 x TV 0
Nessa quinta fui assistir ao programa de entrevistas da Radioficina @jato, o Chat Room.
Nessa semana os convidados foram o Sheik Jihad, um dos líderes do islamismo aqui no Brasil e o professor de história e geografia econômicas das Faculdades Integradas Ipiranga, Antônio Fazoli Filho.
Foram discutidos alguns problemas do Oriente Médio e esclarecidas muitas dúvidas sobre o Islam e as tradições do povo muçulmano. Houve até um tempinho para pichar a revista Veja dessa semana, que sem pudor algum, denigre a religião muçulmana igualando todos os seus seguidores à esses malucos fanáticos.
Pois é, o Sr. Supla estava no Pânico mesmo!
Quanto à "Japa Japa Girl", ela se chama "Green Hair" e já existe em CD, quando a banda do Supla chamava-se Psycho 69, mas acho que nem ele tem...
Podem falar o que quiser do Supla, mas pelo menos ele tem atitude e acredita no que faz!

sexta-feira, outubro 12, 2001

Não é filha da Alcaide. É o filho do senador. O papito, rei do trash nacional, o guru de Marcos Mion. e o inspirador do Funk da Pamonha!!!!!!Supla, Comedia, Supla.. lindo Garrota de Berliin.....
Estamos de olho na Jovem Pan 2 FM. Olho, não, digo, ouvidos ligados. Podem falar o que quiser mas a qualidade técnica destas rádios populares e pop é insuperável. Nem sempre o MP3 resolve os problemas do rádio. Eheheehehe

Hoje a filha da alcaide foi no programa Pânico da Pan. E disse que vai lançar "Japa, Japa, girl", em CD!!!!!!!!

terça-feira, outubro 09, 2001

O que você faz quando tem um jogo da seleção na tv? Fica ouvindo aquela equipe ridícula do Galvão Bueno na Globo?
Eu não. Eu abaixo o volume e fico ouvindo pelo rádio. De preferência com José Silvério narrando futebol, Nilson César narrando Fórmula 1 e Dirceu Maravilha narrando outras modalidades. Os outros locutores......ah, fala sério, né?

segunda-feira, outubro 08, 2001

Dica para quem quer sintonizar a Rock Net. Em vez de usar o software Winamp, experimente usar o programa RealPlayer 8 Basic ou versão superior. Eu tentei e consegui. Ainda Bem.
Pois, meu camaradinha. A apresentação do "Porque Hoje é Sábado" é do veteraníssimo Lourival Pacheco. E a cada sábado, ele traz um tema musical diferente. Isto prova que uma rádio especializada em jornalismo também pode tocar música boa. Afinal, música não é informação? Veja aqui o site da Rádio Bandeirantes.

domingo, outubro 07, 2001

Hoje quem tentou ouvir o programa Kizumba Net se deu mal.
Algum infeliz durante a noite, resolveu cortar os fios de telefones da Radioficina!!!
O cara teve a manha de subir no telhado da casa onde fica a rádio e cortar os fios... olha o terrorismo!!!!!!!
Bem, confesso que não sou um assíduo ouvinte de AM, de vez em quando dou uma passada pelas rádios pra ouvir o que está acontecendo por aí.
E hoje durante essa minha "zapeada", passei pela Bandeirantes e estava tocando Ira!. Tocando Ira!? Pois é, acabei descobrindo um programa muito legal. O nome é "Porque hoje é sábado" e é uma maratona de 4 horas (das 20h à meia-noite) com o melhor do pop-rock nacional e internacional.
O tema de hoje foi Eric Clapton (que se apresenta na 5ª feira, aqui em São Paulo) e em cada bloco uma banda "tocava" com ele. Tudo isso com o apresentador (que infelizmente, não peguei o nome) contando a história das bandas e falando sobre trechos de entrevistas de Clapton.
Além de ouvir o Unplugged do Clapton inteirinho, rolou o já citado Ira!, Ultraje a Rigor, Legião Urbana e, pra terminar, o bom e velho roqueiro Erasmo Carlos.
Pois é, sábado, sem sombra de dúvidas, se tornou o melhor dia pra se ouvir rádio!

sábado, outubro 06, 2001

Muito boa esta programação da Rádio USP na madrugada. Só acho que deveria tocar mais música instrumental brasileira. Aí iria ficar insuperável. Bom, hora de mimi. Até a noite.
Ainda bem que entrou "Naquela Estação", com Adriana Calcanhoto, uma música dos meus tempos de DJ de MPB em Mogi das Cruzes. ehehehehe
Senhor, perdoai-me. Estava conversando com o camarada Nelsinho sobre o programa Garagem, da Brasil 2000. Contava pra eles o quanto eles tiram o sarro do Carlinhos Brown. E não é que estou ouvindo a saudosa Clara Nunes na USP FM e, de repente, o que começa a tocar? "A NAMORADA, TEM NAMORADA!!!!!!!!! Sai pra lá, genro do Chico

Se tocar Arnaldo Antunes eu quebro esse rádio!!!!!eheheheh
Agora uma lisitnha básica dos clássicos ouvidos no dia de hoje

"Why" - Annie Lenox
"Desenho de Giz" - João Bosco
"Love Me do" - Beatles
"Ela disse me assim" - Simone
"Balanço Zona Sul" - Cláudia Telles
"Caxangá" - Elis Regina
"Girlfreind in a Comma" - Smiths
"Lobo na Estrada" - Sérgio Reis
"Passarim" - Edu Lobo
"Ando Meio Desligado" - Mutantes
"Amazônia Vingadora" - Tarancón
"Roças Mortas de Aipim" (deve ser isso) - Chico César
Atenção, viúvas do Raul. O programa Memória, com Milton Parron, manda pro ar um especial em duas partes sobre Raul Seixas. Deve ser uma puta programa, se conheço bem a compatência do Parron. É na Ràdio Bandeirantes, hoje às 11 horas.
E hoje é sabado, o melhor dia do rádio. logo pela manhã, temos o "Guia do Curioso", na Rádio Bandeirantes, às 10h.
Tem o No Mundo da Bola, com Flávio Prado, na Jovem Pan AM.
O indispensável Rádio Matraca, às 17h, na ´Rádio USP 93,7 Mhz.
O Especial da Semana na Eldorado FM, às 16h.
O sensacional Agito Geral, às 20h, com Maurício Menezes, na Rádio Globo Brasil.
E o agitado São Paulo Agora à Noite, com Tiago Gardinali, na Jovem Pan AM.
O nosso leitor André Maciel Rocha descobriu o endereço da Ràdio Capital AM de São Paulo, para onde foi o nosso amigo Paulo Lopes. Anota aí www.radiocapital.am.br. Valeu, André.
Tá vendo porque eu disse que não dá para chamar a Brasil 2000, a 89 e a Mix de rádios de rock?

É por isso que quem tem internet prefere ouvir a Capitol Fm de Londres, em vez da Jovem Pan 2.

sexta-feira, outubro 05, 2001

Brasil 2000 FM: The Clash - Should I Stay or Should I Go (Pô, o Clash só tem essa???? Vamos variar...)
Mix FM: Capital Inicial - Natasha
Já perceberam como ultimamente a Jovem Pan tem tocado a música "Anna Julia", do Los Hermanos???? Tá me cheirando a armação isso...

Pode parecer "teoria da conspiração", mas é o seguinte: O Los Hermanos teve um problema com a gravadora, porque nesse novo CD não tem nenhuma música com o poder de "Anna...", pra tocar em rádio e tal. A gravadora mandou o grupo regravar o CD, mas eles se recusaram e tiveram de lançar assim mesmo. Pode ser uma armação, do tipo: "Ah, vocês não tem nenhuma 'Anna Julia', então a Pan vai tocá-la, ao invés de tocar a nova...".
Vou nessa que é hora de mimi, segundo Paula Zaidan. Depois eu conto a história do mendigo metido a locutor que achava que era o Alan Freed da novela das sete.
Por pouco a gente não chamou a janela da redação de Instituto Leão da Montanha. Afinal se a Bandeirantes tinha a Central do Tempo e a Jovem Pan tem o Instituto Jovem Pan, por que a CBN / Globo não poderia ter o Instituto Leão da Montanha? Mais tarde, alguém ponderou que poderia dar rolo com a Hanna Barbera e tal.....
Quando der na telha, colocarei aqui no blog um comparativo do que está rolando, no mesmo momento, em rádios diferentes, aleatoriamente.
Lá vai o primeiro:

Brasil 2000 FM: Red Hot Chili Peppers - Give it Away
Mix FM: U2 - Where the Streets Have no Name
Hoje em dia a rádio está mais moderna, tem o serviço da Climatempo e o escambau. Mas naquele tempo, se a gente não fosse de circo......
AQUI NA RUA DAS PALMEIRAS OS TERMÔMETROS MARCAM 21 GRAUS

Esta frase era uma marca registrada do famoso boletim "O GLOBO NO AR". Esse importante informativo, parente direto do REPÓRTER ESSO era então o principal programa jornalístico da Globo, ao lado de O SEU REDATOR CHEFE.
Eu sempre quis saber onde ficavam estes famosos termômetros da temperatura. Para a minha surpresa e decepção, era um termômetro sem vergonha que ficava pendurado do lado de fora de uma janela da redação que dava para a Rua das Palmeiras, endereço da rádio até hoje.
Quando o Cid Barbosa - editor do Globo No Ar - queria saber a temperatura ele gritava para o locutor: "Quantos graus, ó, meu amigo Leão da Montanha, vulgo Nilton José?". Nilton ia até a janela, consultava o termômetro, olhava pro céu e dizia: "Huuum, tempo encoberto, saída pela direita....não sei não. Põe aí Cidão: ' São Paulo tem tempo encoberto sujeito a pancadas de chuvas isoladas no começo da manhã. Aqui na Rua das Palmeiras, os termômetros marcam 21 graus.'"
Juro pela seriedade do Congresso Nacional, enquanto estive lá eles nunca erraram uma previsão do tempo.
Não vou contar como foi meu primeiro dia (aliás, minha primeira madrugada) porque esta história está no site Escritos Radiofônicos da Rádio Base.
Hoje faz exatos 10 anos que eu pisei pela primeira vez numa rádio para trabalhar de verdade.
Foi na então recém inaugurada CBN. Parece que eu sou pé quente...eheheheh. Trabalhei na CBN e ela vingou. Trabalhei também na primeira campanha do Covas e ele ganhou. Ou seja, a culpa também é minha ehehehehe
Estive ouvindo ontem algumas FMs e resolvi escolher os clássicos - eternos e instantâneos - do rádio da hora que passa. Quer ver?

"I am the Walrus" - Beatles
"O estrangeiro" - Caetano Veloso
"Até Quando" - Gabriel, o Pensador
"Cheiro Mineiro de Flor" - Sá e Guarabira
"É assim que se faz" - Luciana Mello
"Under the Bridge" - Red Hot Chili Peppers
"Clint Eastwood" - Gorillaz
"A melhor banda de todos os tempos da última semana" - Titãs
"Crazy" - Seal
"Toda Forma de Poder" - Biquini Cavadão (não, não errei. essa versão é com essa banda mesmo)
"Epic" - Faith no More
"So Far Away" - Dire Straits
"Candy Candy" - Iggy Pop & Keaty Pearson
"Owner of Lonely Heart" - Yes
"A mulher do Corno Rico e a Mulher do Corner Pobre" - Caju e Castanha
"Kiling Moon" - Echo & the Bunnymen

quarta-feira, outubro 03, 2001

O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA, E A POUPANÇA BAMERINDUS CONTINUA NUMA BOA

É....e pensar que você pode praticamente montar uma emissora de rádio em casa com a ajuda do computador.....Nem Bill Gates imaginou isso dez anos atrás. A gente nunca sabe o que vai acontecer. Em tempo: o Bamerindus ruiu e foi vendido pro HSBC.
DELÍRIOS TECNOLÓGICOS

Houve certa vez, logo no começo da CBN, em uma certa madrugada (sim, meu leitor, em rádio se trabalhava de madrugada) alguns jornalistas e este pobre escriba aqui começamos a divagar sobre como seria o futuro numa redação de rádio daqui a 20 anos. Pensou-se em transmissão via satélite, com som digital, computadores colocando no ar os intervalos comerciais. Repórteres andando com telefones portáteis que cabiam no bolso, e tocadores de CD, não só para as músicas, como também para a realização de entrevistas externas. Quem mais delirou imaginou poder ouvir a rádio pelo computador ligado ao telefone, em qualquer parte do mundo. As previsões foram perfeitas. Só erramos em 10 anos.

Atenção, jovens: Em 1991, a maioria das redações de rádio usavam máquinas de escrever. Computador era aquele MSX, da Gradiente para consultar a lista de assinantes da Telesp e olhe lá. Sistema operacional Windows, Apple, etc eram coisas de outro mundo. O cartucho de oito pistas imperava em todas as AMs e FMs. O disco de vinil era muito usado, principalmente nas pequenas rádios. Fita de rolo era quase essencial. O CD ainda era artigo de luxo para a maioria dos mortais. DAT então, era mosca branca. Mini Cd era peça de ficção. Gravar externa só com fita cassete. Na transmissão ao vivo fora do estúdio, tinha de se pedir uma linha telefônica LP para a Telesp com dois dias de antecedência. Ou senão, o jeito era rezar duas Ave Maria para a Motorola (rádio comunicador) da viatura pegar no local. Ou ainda rezar 3 Pai Nosso para ter um orelhão por perto e funcionando. Celular? Só chegou por aqui uns 4 anos depois e em sistema analógico que era pior que o atual. E Internet então? Nem a Fapesp, que era a única usuária, sabia direito o que fazer com seus computadores interligados aos EUA e à Europa, imagina o resto que nem sabia que esse trem existia????

terça-feira, outubro 02, 2001

A RÁDIO QUE DEU CERTO

Portugal está em festa!!!!!Nossos patrícios estão lendo a Rádio Base pela internet. É o caso do nosso amigo Eduardo Ferraz, que escreveu pra gente. Obrigado, Edu. E por falar em festa, a CBN está comemorando 10 anos de vida. Parece que foi ontem......Quem diria que ia dar certo, hein? Naquela época, quase ninguém. Só gente maluca como Celso Antonio de Freitas, Estevam Roitmann, Miguel Dias, Geraldo José Miranda, Jorge Guilherme Pontes, José Nello Marques, Chico Perez e outros tantos que passaram por lá e aqueles que ainda permanecem. E não é que acabou dando certo?
Até que o Ian não deu uma de mala no Garagem.
Também, com o tanto de pinga de meteram no cara, ele ficou chapadão!!!!!
No final um momento engraçado: Pauleta deu a furadeira para Ian detonar um CD e o André ficava falando "Pauleta, cuidado com o dedo que o cara tá mamado, cuidado, cuidado..."
Ninguém mandou misturar Coquinho com Caipirinha!! heheh

segunda-feira, outubro 01, 2001

Agora vai rolar no Garagem o som do Ian Maclough (aquele mala do Echo and the Bunnymen). O João Gilberto da Inglaterra. Depois, eu volto.
E por que não são? Só porque eles tem "atitude"? Afinal o que é ter atitude? Atitude o Lobão tem agora, nem por isso a música dele melhorou só porque ele começou a vender CD em banca. Pode ter sido ótimo pra ele que escapou do esquema das grandes gravadoras. Mas, e daí? Tem muito cantor evangélico que vende mais disco do que Bíblia e que não está nem aí pro mainstream.
Por enquanto vamos ficar no terreno da música profana, que é a música de mercado.
Lamento muito, mas a música dos Racionais e congêneres é intragável. Ninguém naquela praia tem noção do que seja música. Acha que rap é "ufanar" uma base conhecida e sair assassinando a língua pátria em nome de uma "revolta contra o sistema", "contra a polícia que discrimina o pobre". Ótimo, se eles vivem na merda, tem mais é que fazer isso, mas façam direito. A última flor do Lácio não tem culpa de ser extremamente bela e viver em um país de párias e hipócritas. Aposto que se eles melhorarem o nível do idioma nas letras, eles serão entendidos da mesma forma.
Pobreza não é sinal de relaxo e ignorância. Não sei se eles sabem, mas Machado de Assis era mestiço, pobre e continua sendo o maior escritor brasileiro de todos os tempos (pelo menos é um dos mais agradáveis de se ler). Ademais, protesto por protesto, os punks brazucas fazem melhor. Podem até ser barulhentos, escatológicos, o diabo. Pelos menos a maioria deles conhece os 3 acordes e evitam o máximo possível detonar o nosso rico idioma e a métrica da música. É o mínimo que um músico de "atitude" pode fazer pelo seu país (ou por si mesmo).
Pô Marcão, chamar Racionais Mc's de "porcarias do gênero" forçou, hein!!!!!! hehehe

Bom, em breve colocaremos no site do Kizumba Net alguns arquivos de áudio, com mensagens dos convidados para os ouvintes, não percam!